CCURSOS

Ciências Sociais

Licenciatura

Em uma sociedade plural, em que a tecnologia desempenha um papel central, o profissional de Ciências Sociais ganha destaque. Esse profissional é capaz de inter-relacionar dimensões sociais, políticas e culturais na avaliação de fenômenos socioeducacionais complexos. A estrutura curricular se organiza em torno de três áreas: Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com disciplinas como Sociologia da Educação, da Infância e da Juventude, Psicologia Social e Representações Sociais, Economia Política, Sociologia Brasileira e Tópicos Especiais em Sociologia: Movimentos Sociais e Cidadania, entre outras, o curso de Ciências Sociais da PUCPR forma agentes transformadores: professores de excelência e competentes pesquisadores.

O curso prepara o estudante para

Compreender os diversos fenômenos sociais, culturais, políticos, históricos e econômicos, fortalecer o compromisso social com a construção da cidadania e da solidariedade planetária. Além de se tornar um professor crítico, comprometido com a realidade que o cerca, desenvolvendo autonomia intelectual, capacidade analítica e reflexiva.

Cenário e atuações

O curso de licenciatura em Ciências Sociais da PUCPR visa a formação de professores preparados para os desafios contemporâneos da educação nos ensinos fundamental, médio e superior. O curso também prepara seus egressos para atuarem em outras modalidades de formação como: planejamento, consultoria, e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações governamentais, não governamentais, OSCIPs, partidos políticos, movimentos sociais, museus, órgãos públicos, instituições culturais e sindicatos.

Por que fazer Licenciatura em Ciências Sociais na PUCPR?

Os estudantes são preparados para o pensamento crítico, fundamentado e coerente, integrando dimensões sociais, culturais e políticas do ser humano e considerando diferentes correntes das ciências sociais. Também irão desenvolver projetos de pesquisa social e educacional com autonomia e consciência das escolhas teórico-metodológicas e suas implicações. Desde o início do curso, os acadêmicos são estimulados a desenvolver pesquisas e participar dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID). Ao final do curso, os egressos estarão aptos a formular propostas de intervenção em realidades locais, de forma colaborativa, que ampliem direitos e empoderem sujeitos.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Doutora

Sandra Maria Mattar

Coordenação

Doutor

Cezar Bueno de Lima

Docentes | Lattes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professor do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCPR, do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH/PUCPR) e professor visitante do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Membro pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos da mesma instituição. Desenvolve estudos e projetos de pesquisa vinculados à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educação em Direitos Humanos/PPGDH e ao grupo de pesquisa CNPq Sociedade, Direitos Humanos e Novas Formas de Solução de Conflitos nas seguintes áreas: Juventude, Violência, Direitos Humanos, Democracia e Práticas Restaurativas.

Doutor

Leonardo Carbonieri Campoy

Docentes

Doutor

Lindomar Wessler Boneti

Docentes

Mestre

Luiz Domingos Costa

Docentes

Doutora

Raquel Panke

Docentes

Doutora

Sandra Maria Mattar

Docentes

Doutora

Valquiria Elita Renk

Docentes | Lattes

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Doutorado em História da Educação pela Universidade federal do Paraná UFPR (2009). Estágio de Pós Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (2019). É professora Titular da PUCPR. É Professora Permanente do Mestrado em Bioética na PUCPR e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas na PUCPR. É líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação, cadastrado no CNPQ. Pesquisa na área de Educação, nas interfaces com Biioética, Direitos Humanos, História da Educação e Saúde. Tem experiência na área de Educação, Consultorias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Bioetica, Imigrações e Geografia. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação. da Sociedade Brasileira de Bioética- Seção Paraná – Comissão de Divulgação. Integra o NUHFOPE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas. Tem publicações na área de Bioética,Direitos Humanos, Educação, Escolas Étnicas no Paraná.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 858,52*

Status

Inscrições encerradas