CCURSOS

Engenharia Química

Bacharelado

Desenvolver e melhorar produtos e processos na indústria química, petroquímica e de alimentos, assim como gerenciar a operação, manutenção e confiabilidade de plantas fabris, estabelecendo processos de produção, instalações e equipamentos. Estas são as principais funções do Engenheiro Químico, que tem interface diária com outras áreas. Com mais de vinte anos experiência, o curso de engenharia química da PUCPR prepara um profissional com características de liderança, capacidade de delegar tarefas, empreendedor, senso de responsabilidade e ética. Além disso, a Universidade forma engenheiros químicos de excelência, que prestam atenção aos mínimos detalhes e que tem elevada qualificação técnica.

O curso prepara o estudante para

Para inserir profissionais competitivos em um mercado com amplas possibilidades de atuação, o curso de Engenharia Química da PUCPR oferece aos estudantes uma formação ampla, contemplando processos de planejamento, projetos de equipamentos, aplicação prática da tecnologia e instalações da indústria química. Disciplinas que aprofundam as áreas da Química e correlacionam com Física, Matemática, Biotecnologia e Estratégia preparam os acadêmicos para atuar com responsabilidade e encontrar soluções que preservem os resultados das empresas e a qualidade dos produtos.

O profissional graduado pela PUCPR também estará apto para estabelecer normas de conformidade para a manipulação e conservação de materiais, tais como tintas, plásticos, produtos têxteis, papel e celulose.

Cenário e atuações

A profissão conta com um amplo campo de atuação, contemplando o trabalho em organizações públicas e privadas ligadas ao controle e cuidado do meio ambiente, em institutos de pesquisas, indústrias, laboratórios químicos, agroindústria e docência. Estes profissionais podem exercer suas competências no gerenciamento estratégico dos recursos naturais, pois diante da escassez de matérias-primas, as empresas precisam otimizar os recursos disponíveis, bem como encontrar sempre novas alternativas para o desenvolvimento de novos produtos e processos.

Por que fazer Engenharia Química na PUCPR?

Durante os cinco anos de estudo na PUCPR, o estudante tem acesso a uma completa infraestrutura física, tecnológica e funcional. Com a utilização de metodologias de aprendizagem ativa, o discente de Engenharia Química aprende fazendo. Os espaços contribuem para uma prática mais efetiva e permitem um melhor aproveitamento dos conteúdos dentro e fora da Universidade. Entre as estruturas, a PUCPR conta com laboratórios de Química, Física, Biotecnologia, Operações Unitárias, Informática, entre outros.

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2018 - RUF3º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Vídeos PUCPR

Graduação em Engenharia Química - PUCPR

Docente Emerson Martim.

Doutor

Emerson Martim

Coordenação

Possui graduação em Engenharia Química pela UFSCar (1994), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Engenharia Química pela UNICAMP. Atualmente professor titular e coordenador dos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da PUCPR; avaliador de cursos de graduação do INEP; consultor ac doc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná e da Revista Acta Scientiarum Technology. É conselheiro suplente no CRQ – IX Região. Tem experiência na área de processos químicos, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino na graduação em engenharia química, energia alternativa, modelagem de processos.

Doutor

Alvaro Cesar Camargo do Amarante

Docentes

Doutora

Angela Cristina Raimondi

Docentes

Doutura

Beatriz Luci Fernandes

Docentes | Lattes

Realizo pesquisas em Bioengenharia desde 1990, com foco no desenvolvimento de novos Biomateriais  e novas aplicações dos já existentes. Os trabalhos sempre em conjunto com os profissionais da Saúde os direcionam para a solução dos problemas enfrentados pelos profissionais e pelos pacientes devido às inadequações dos projetos e aos altos custos dos dispositovos médicos no Brasil. Tive a oportunidade de estudar na Southern Methodist University (Dallas, USA) no modelamento numérico de próteses totais de quadril e no Istituti Ortopedici Rizzoli (Bologna, Italy) na avaliação do desgaste também de próteses totais de quadril. Na PUCPR oriento estudantes de mestrado e de doutorado em Bioengenharia (biomateriais e dispositivos médicos). Trabalhando em conjunto com especialistas em cultivo celular, oriento trabalhos voltados ao estudo da proliferação, viabilidade e diferenciação de células tronco ou linhagens celulares em contato novos biomateriais.

Docente Carlos Eduardo Lunelli.

Doutor

Carlos Eduardo Lunelli

Docentes | Lattes

Graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2010), licenciado em Química pela FAERPI (2015), especialista em Educação, Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras (2013), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2013), mestre (2013) e doutor (2018) em Química Orgânica com ênfase em química de polímeros pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de polímeros, polímeros biodegradáveis e biocompatíveis, encapsulação em matrizes poliméricas, modificação química de óleos vegetais (epoxidação e transesterificação). Docente do curso de Engenharia Química da PUCPR lecionando as disciplinas de mecânica de fluidos, termodinâmica química, polímeros e segurança e higiene do trabalho.

Doutora

Cinthia Bittencourt Spricigo

Docentes

Doutora

Diana Thome Fachin

Docentes

Mestre

Eliane Siqueira Razzoto

Docentes
Docente Emerson Martim.

Doutor

Emerson Martim

Docentes

Possui graduação em Engenharia Química pela UFSCar (1994), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Engenharia Química pela UNICAMP. Atualmente professor titular e coordenador dos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da PUCPR; avaliador de cursos de graduação do INEP; consultor ac doc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná e da Revista Acta Scientiarum Technology. É conselheiro suplente no CRQ – IX Região. Tem experiência na área de processos químicos, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino na graduação em engenharia química, energia alternativa, modelagem de processos.

Doutora

Francine Valenga

Docentes

Doutora

Fulvy Antonella Venturi Pereira

Docentes

Bacharelado em Engenharia Química (PUCPR, 2009); mestrado em Engenharia Química (UFPR, 2011); doutorado em Engenharia Química (UFSC, 2015); professora adjunta do curso de Engenharia Química e colaboradora no Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR. Áreas de atuação profissional e assuntos de interesse: Produção de Biodiesel, Balanço de Massa e Energia, Energias Alternativas, Operações Unitárias, Adsorção, Síntese e Caracterização de Adsorventes, Uso de metodologias ativas no Ensino.

Doutora

Kamila Colombo

Docentes

Bacharelado em Engenharia Química (FURB, 2011); mestrado em Engenharia Química (FURB, 2013); doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais (UFPR, 2017); professora auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR. Áreas de atuação profissional e assuntos de interesse: síntese e caracterização de materiais lamelares, processo de produção de biodiesel com uso de catalisadores em meio heterogêneo, energias renováveis, experimentação no Ensino de Engenharia Química, metodologias alternativas – metodologias ativas no Ensino.

Doutora

Keliani Bordin

Docentes

Doutora

Maria Alice Witt

Docentes

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: complexos de polieletrólitos, filmes finos, autoassociação de multicamadas pela técnica Layer-by-Layer, modificação de polímeros e auto-associação de copolímeros em bloco. Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Físico-Química (2008 – sub-área Polímeros), onde desenvolveu pesquisa com quitosana e sua modificação estrutural visando a obtenção de blendas para utilização como membranas poliméricas de troca protônica. Possui doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área de Físico-Química (2012 – sub-área Polímeros), com projeto de tese visando o estudo e desenvolvimento de filmes finos de multicamadas de polieletrólitos obtidos através da técnica de layer-by-layer (LbL). Concluiu estágio de pós-doutorado em colaboração com o Insituto Charles Sadron (Strasbourg/França, 2012-2014) cujo projeto incluiu o desenvolvimento de nano-recobrimentos anticoagulantes em superfícies bioartificiais para aplicação como grafts vasculares. Concluiu recentemente estágio de pós-doutorado no grupo de pesquisa GMPC (UEM/PR, 2014-2016) cujo projeto de pesquisa inclui a auto-associação de copolímeros em bloco para a obtenção de nanocarreadores contendo agentes ativos com potencial aplicação em terapia fotodinâmica e no tratamento de câncer. Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde leciona disciplinas na área da Química, Nanotecnologia, participa do programa de internacionalização da instituição lecionando a disciplina de Nanotechnology em inglês e colabora ativamente na construção das disciplinas do currículo por competências adotados pela instituição.

Mestre

Maria Ines Pinto Bogisch

Docentes

Mestre

Monica Buffara Cecato Stocco

Docentes

Mestre

Nara Maria Patias

Docentes

Mestre

Nelisa Sita Pires Picolotto Martim

Docentes

Mestre

Priscila Brentan Praxedes Pereira

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,94*

Status

Tenho Interesse