Bacharelado

Já temos Licenciatura em História, a novidade é o Bacharelado

O curso de Bacharelado  em História da PUCPR te prepara para estabelecer diálogos reflexivos a respeito de temas regionais, nacionais e internacionais, valorizando documentos e arquivos disponíveis sobre os mais diversos assuntos.

O profissional formado no curso de História da PUCPR terá habilidades para selecionar, classificar e relacionar os dados e documentos levantados em bibliotecas, arquivos e estudos arqueológicos. A resolução de problemas complexos para o profissional formado em História passa pela boa articulação entre as teorias que fundamentam a pesquisa, pela discussão de fontes, bem como pela aplicação dessa pesquisa em sua atuação em sala de aula.

Um diferencial da PUCPR é a experiência internacional, que proporciona um networking multicultural por meio de parcerias com instituições de ensino estrangeiras. Além do intercâmbio, os programas da Universidade promovem o contato direto com outros idiomas e uma visão global da área de estudos.

Afinal, o que faz esse profissional?

O Historiador pode transformar a sua paixão por História nas realizações em diversas áreas: pesquisa, elaboração de projetos culturais, organização de eventos e exposições de natureza histórico-cultural, consultorias dedicadas à preservação do patrimônio histórico e artístico, assessoria de imprensa e a parlamentares e secretarias de cultura e educação. Na formação do bacharelado de história a pesquisa é considerada um instrumento indispensável para promover a transformação da realidade, o que será vivenciado pelo estudante na conclusão do curso, ao produzir um produto a partir da sua pesquisa.

Como esse profissional pode contribuir para um mundo melhor?

Com a formação sólida em diversas áreas como História da Antiguidade Clássica, História da Europa Medieval, História Moderna, História Contemporânea, Patrimônio Histórico e Artístico e Metodologia do Ensino de História, nosso egresso se insere no mercado de trabalho em postos que vão além da docência e que também possibilitam a experiência em museus, em arquivos, como escritores, em editoras, como consultores em órgãos e fazendo da sua contribuição a busca por um mundo melhor.

Doutora

Etiane Caloy Bovkalovski

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992), Mestrado em Programa de Pós Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2005). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1996. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Pesquisa em História. Pesquisadora na área de Sentimentos na Política com ênfase em História e Religião e na área de História da Saúde (nessa área pesquisa epidemias, pandemias e endemias com ênfase na hanseníase e tuberculose, entre outras; Políticas Públicas acerca das doenças; História da Pesquisa em Seres Humanos e Bioética); orienta pesquisas na área de História com destaque para a Saúde tendo em vista que a saúde surge, como uma garantia do Estado, a partir da Segunda Geração de Direitos Humanos na primeira metade do século XX. Membro do Comitê de Ética da PUCPR desde julho de 2013. Coordenadora do Curso de Licenciatura em História da PUCPR desde junho de 2015 e Coordenadora do Curso de Especialização História Contemporânea e Relações Internacionais. Membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) desde janeiro de 2016.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.