A Eng. Elétrica é construída sobre a ideia de melhorar os sistemas para ajudar a humanidade. Os telefones inteligentes, por exemplo, revolucionaram a maneira como nos comunicamos, os sistemas elétricos em equipamentos médicos nos permitem monitorar com mais eficiência o comportamento dos que precisam, e a eletrônica nos sistemas de segurança nos fornece mais proteção. Na área de energia, novas fontes limpas de energia têm sido desenvolvidas para tornar o meio ambiente mais sustentável. A engenharia elétrica está na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias para uma série de indústrias e na área de serviços , incluindo transporte, agricultura de precisão, saúde, construção e robótica.
Habilitações em: Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia
O curso de Engenharia Elétrica ensina a:
Mercado de Trabalho em Engenharia Elétrica
O Engenheiro Eletricista está inserido em um mercado aquecido e em expansão, e pode trabalhar nas áreas técnica e comercial. São muitas as oportunidades para este profissional. Ele pode atuar em organizações que utilizam sistemas eletroeletrônicos, de potência, energia ou de telecomunicações. Pode ainda desempenhar funções em empresas de telecomunicações, do setor eletroeletrônico, fábricas de equipamentos, empresas da área de sistemas e energia, controle e automação, companhias de representação comercial, empresas de manutenção e desenvolvimento de software e hardware. O Engenheiro Eletricista pode, ainda, criar o seu próprio negócio por meio de startups.
Por que fazer Engenharia Elétrica da PUCPR?
O curso de Engenharia Elétrica da PUCPR conta com um currículo moderno que acompanha as necessidades do mercado. Com um currículo flexível, além de estudar disciplinas clássicas da engenharia, os estudantes podem optar entre eixos de formação de acordo com seus interesses profissionalizantes. Do 1º ao 7º período, os ingressantes cursam o eixo comum, que compreende os conteúdos clássicos de formação da Engenharia Elétrica, como Circuitos Elétricos, Sistemas Digitais, Eletrônica Analógica, Programação de Computadores, entre outros. Na sequência, os acadêmicos fazem a opção por uma das três habilitações disponíveis: Telecomunicações, Eletrônica ou Sistemas de Potência e Energia. Desta forma, eles podem fazer a opção pela carreira em um momento que possuem maior conhecimento e maturidade. Além disso, tem a oportunidade de cursar os outros dois eixos em um tempo reduzido, aproveitando o eixo comum já cursado, podendo, portanto, ter uma segunda habilitação perante o sistema Confea-Crea.
Na PUCPR, os estudantes são constantemente incentivados a pensar em soluções para diferentes problemas do setor produtivo. Através de acordos de cooperação técnica com várias empresas, os estudantes podem participar de projetos e resolver problemas de grandes organizações, como Nokia e Copel. O projeto mais recente é o do uso do 5G como ferramenta para o CloudGaming desenvolvido para a Nokia, saiba mais aqui.
Um dos grandes diferenciais do curso de Engenharia Elétrica é a sua parceria estratégica com o CISEI da Escola Politécnica – Centro de Inovação em Sistemas Elétricos Inteligentes – a qual permite que os estudantes tenham oportunidade de participar como bolsistas de projeto de P&D na área de sistemas elétricos e de realizar uma série de cursos promovidos pelo Centro a custo simbólico, o que, de fato, complementa a formação dos estudantes em áreas relevantes da atuação do engenheiro eletricista. O curso possui, atualmente, vários estudantes bolsistas
CONHEÇA O CENTRO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS INTELIGENTES DA ESCOLA POLITÉCNICA