CCURSOS

Engenharia Elétrica (Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia)

Bacharelado

A Eng. Elétrica é construída sobre a ideia de melhorar os sistemas para ajudar a humanidade. Os telefones inteligentes, por exemplo, revolucionaram a maneira como nos comunicamos, os sistemas elétricos em equipamentos médicos nos permitem monitorar com mais eficiência o comportamento dos que precisam, e a eletrônica nos sistemas de segurança nos fornece mais proteção. Na área de energia, novas fontes limpas de energia têm sido desenvolvidas para tornar o meio ambiente mais sustentável. A engenharia elétrica está na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias para uma série de indústrias e na área de serviços , incluindo transporte, agricultura de precisão, saúde, construção e robótica.

Habilitações em: Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia

 O curso de Engenharia Elétrica ensina a:

  • Projetar sistemas eletroeletrônicos, ou de potência e energia ou de telecomunicações segundo especificações técnicas e legais, com uso de recursos tecnológicos
  • Gerenciar a implementação e operação de sistemas eletroeletrônicos, ou de potência e energia ou de telecomunicações, segundo normas e critérios técnicos de segurança e de desempenho, com senso crítico e atitude colaborativa

Mercado de Trabalho em Engenharia Elétrica
O Engenheiro Eletricista está inserido em um mercado aquecido e em expansão, e pode trabalhar nas áreas técnica e comercial. São muitas as oportunidades para este profissional. Ele pode atuar em organizações que utilizam sistemas eletroeletrônicos, de potência, energia ou de telecomunicações. Pode ainda desempenhar funções em empresas de telecomunicações, do setor eletroeletrônico, fábricas de equipamentos, empresas da área de sistemas e energia, controle e automação, companhias de representação comercial, empresas de manutenção e desenvolvimento de software e hardware. O Engenheiro Eletricista pode, ainda, criar o seu próprio negócio por meio de startups.

Por que fazer Engenharia Elétrica da PUCPR?

O curso de Engenharia Elétrica da PUCPR conta com um currículo moderno que acompanha as necessidades do mercado. Com um currículo flexível, além de estudar disciplinas clássicas da engenharia, os estudantes podem optar entre eixos de formação de acordo com seus interesses profissionalizantes. Do 1º ao 7º período, os ingressantes cursam o eixo comum, que compreende os conteúdos clássicos de formação da Engenharia Elétrica, como Circuitos Elétricos, Sistemas Digitais, Eletrônica Analógica, Programação de Computadores, entre outros. Na sequência, os acadêmicos fazem a opção por uma das três habilitações disponíveis: Telecomunicações, Eletrônica ou Sistemas de Potência e Energia. Desta forma, eles podem fazer a opção pela carreira em um momento que possuem maior conhecimento e maturidade. Além disso, tem a oportunidade de cursar os outros dois eixos em um tempo reduzido, aproveitando o eixo comum já cursado, podendo, portanto, ter uma segunda habilitação perante o sistema Confea-Crea.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

CPC do MEC 2018

Doutor

Edgard Jamhour

Docentes

Doutora

Elisangela Ferreti Manfra

Docentes

Doutor

Elisangela Ferretti Manffra

Docentes | Lattes

Mestre

Janio Denis Gabriel

Docentes

Doutora

Lilia Maria Marques Siqueira

Docentes

Doutor

Luiz Augusto de Paula Lima Junior

Docentes

Doutor

Marcelo Eduardo Pellenz

Docentes

Mestre

Maria Gertrudes Te Vaarwerk

Docentes

Ricardo Cassiano Nabhen

Docentes

Mestre

Thomaz Milton Navarro Verastegui

Docentes

Mestre

Vilson Rodrigo Mognon

Docentes

Doutor

Voldi Costa Zambenedetti

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,81*

Status

Tenho Interesse