Engenharia Elétrica (Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia)

Bacharelado

Habilitações em: Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia

A Engenharia Elétrica é uma das profissões mais abrangentes do mercado, sendo relacionada a várias áreas associadas à alta tecnologia. Trabalhar neste segmento é inventar, ter ideias e colocar em prática. Em geral, profissionais do ramo têm afinidade com a física, matemática e da aplicação de conhecimentos científicos, técnicos e empíricos na criação de equipamentos e processos. A atuação do engenheiro eletricista tem papel fundamental no aumento da eficiência na produção industrial e proporciona à sociedade maior comodidade, entretenimento, saúde e segurança.

O curso prepara o estudante para

Projetar, operar e realizar a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos e de telecomunicações, além de criar e desenvolver serviços para exploração do potencial de redes e sistemas eletroeletrônicos. O profissional formado no curso de Engenharia Elétrica da PUCPR estará apto a conceber, projetar, planejar, operar e administrar sistemas que envolvem geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, sistemas de potência e máquinas elétricas, telecomunicações, equipamentos, componentes e sistemas eletrônicos.
A área também envolve analises abrangentes, que não possuem uma solução óbvia e requerem pensamento abstrato e originalidade para formular modelos adequados.

Cenário e atuações

No setor técnico ou comercial, são muitas as oportunidades para este profissional. Ele pode atuar em organizações que utilizam sistemas eletroeletrônicos, de potência, energia ou de telecomunicações. Pode ainda desempenhar funções em operadoras de telecomunicações, empresas do setor eletroeletrônico, fábricas de equipamentos, empresas da área de sistemas e energia, companhias de representação comercial, empresas de manutenção e desenvolvimento de software e hardware.

Por que fazer Engenharia Elétrica da PUCPR?

O curso de Engenharia Elétrica da PUCPR conta com um currículo moderno que acompanha as necessidades do mercado. Com um currículo flexível, além de estudar disciplinas clássicas da engenharia, os estudantes podem optar entre eixos de formação de acordo com seus interesses. Do 1º ao 7º período, os ingressantes cursam o eixo comum, que compreende os conteúdos clássicos de formação da Engenharia Elétrica, como Circuitos Elétricos, Sistemas Digitais, Eletrônica Analógica, Programação de Computadores, entre outros. Na sequência, os acadêmicos fazem a opção por uma das três habilitações disponíveis: Telecomunicações, Eletrônica ou Sistemas de Potência e Energia. Desta forma, ele pode fazer a opção pela carreira em um momento que possui maior conhecimento e maturidade. Além disso, tem a oportunidade de cursar os outros dois eixos em um tempo reduzido, aproveitando o eixo comum já cursado.

Rankings e Avaliações

Vilson Rodrigo Mognon

Voldi Costa Zambenedetti

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

R$ 2.114,81*