Fique por dentro - 20 nov 2019

Projeto conjunto entre PUCPR e Nokia leva estudantes e professores para evento em São Paulo

PUCPR mantém projetos de cooperação técnica, pesquisa e desenvolvimento com a Nokia desde 2013

Anualmente, na PUCPR, são desenvolvidos projetos com o intuito de buscar evolução para os campos da tecnologia, informação e comunicação. Neste ano, um projeto de pesquisa em sistemas celulares de 5G, IoT e sistemas de computação em nuvem contou com a contribuição de estudantes, professores e técnicos e foi apresentado na FutureCom, que ocorreu em São Paulo entre 28 e 31 de outubro.

O projeto dá ênfase ao uso de redes 5G como ferramenta para o Cloud Gaming, quando o jogo não fica instalado localmente no computador e sim numa nuvem de dados. Essa técnica não é novidade, entretanto, o uso da tecnologia 5G possibilita a prática.

A inciativa partiu dos professores Ricardo Nabhen (Engenharia Elétrica), Bruno Campagnolo (Desenvolvimento de Jogos), estudantes da PUCPR e equipe de engenharia do Tecnoparque. O evento analisou o desempenho da aplicação de jogos em Cloud Gaming, comparando a técnica com abordagens tradicionais, nas quais o jogo fica instalado no computador do usuário.

Por meio de propostas como essa, estudantes aprendem a trabalhar em equipe para solucionar problemas reais e têm a oportunidade de aprimorar seus currículo a partir da colaboração com uma empresa multinacional como a Nokia.

Uso de redes 5G
FutureCom reúne principais tendências e soluções digitais do mercado