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CCURSOS

Jogos Digitais
Novo

Bacharelado

O mercado dos Jogos Digitais vive um momento de expansão com uma demanda em crescimento exponencial, sendo hoje uma das maiores e mais lucrativas indústrias criativas no mundo. A criação e o desenvolvimento de jogos para computadores, celulares, jogos de tabuleiro e videogames exige a combinação de muitas competências e habilidades para construir uma experiência única para os jogadores. Temas como produção audiovisual, fotografia, sonorização, programação, modelagem 3D, narrativa e computação gráfica são aliados a conhecimentos sobre jornada, usabilidade, mecânicas de jogo e gestão e compõem o perfil do desenvolvedor de jogos formado pela PUCPR no bacharelado. Esse perfil é focado para atuar no mercado nacional e principalmente internacional de jogos.

Curso único no Brasil com uma formação completa para atuação em diferentes áreas do Desenvolvimento de Games, o Bacharelado em Jogos Digitais da PUCPR é composto tanto pelas trilhas de Programação e Arte, quanto pelas sub-trilhas de Game Design e Sonorização, todas ministradas por um corpo docente especializado e com jogos publicados. Os professores são profissionais atuantes e premiados em diferentes áreas da produção de games e que também publicam livros e artigos científicos. Além disso, o estudante também tem formação completa para atuar em pesquisa em games e discutir o estado da arte dos games.

Cada semestre é totalmente prático. A disciplina de Experiência Criativa, presente no coração de cada um dos semestres é focada na criação e publicação de pelo menos um jogo. A prática se dá também no contraturno, com a inserção dos estudantes no LAJE – Laboratório de Jogos Eletrônicos e também na promoção de eventos como a Global Game Jam Curitiba, a qual a PUCPR é uma das maiores sedes do mundo.

O suporte à aprendizagem ativa dos estudantes é total. Cada estudante faz uso durante as aulas de um laptop equipado com placa de vídeo moderna, apta a rodar as principais engines (ferramentas de construção de jogos) além de ter também acesso a equipamentos modernos de Realidade Virtual e Aumentada. Além disso, o estudante tem flexibilidade curricular através de eletivas, podendo cursar disciplinas de outros cursos da Universidade e complementar sua formação. O estudante também recebe acesso gratuito enquanto graduando às ferramentas gráficas profissionais do Pacote Adobe.

Além do bacharelado, a PUCPR também oferece outras opções para formação do profissional em jogos, o Tecnólogo Presencial e o Tecnólogo Ao Vivo, cursos mais específicos para quem quer se especializar nas áreas de Arte ou Programação.

Combine a paixão por games para criar uma experiência única.

Vídeos PUCPR

Mestre

Bruno Campagnolo de Paula

Coordenação

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Especialização em Jogos de Computador (UP) e Mestrado em Informática (PUCPR) Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da mesma, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Inteligência Artificial para Games, Desenvolvimento de Jogos, História dos Jogos.

Doutor

Alcides Calsavara

Docentes

Mestre

Anderson Vermonde Hamilko

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica Eletrônica/Telecom. pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2011), graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná(2007), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná(2014), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Militar de Curitiba(2002) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Militar de Curitiba(2005). Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuando principalmente nos seguintes temas:Credibilidade, Personagens, Jogos Eletrônicos.

Mestre

Artur de Franca Mittelbach

Docentes

Mestre

Breno Azevedo da Silva

Docentes

Mestre

Bruno Campagnolo de Paula

Docentes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Especialização em Jogos de Computador (UP) e Mestrado em Informática (PUCPR) Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da mesma, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Inteligência Artificial para Games, Desenvolvimento de Jogos, História dos Jogos.

Doutor

Carlos Nascimento Silla Junior

Docentes | Lattes

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Aluno do Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB) de Curitiba e do Curso de Licenciatura em Música da PUCPR. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Comunicação e Semiótica: Teoria e crítica da sociedade da informação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e doutorado em Computer Science pela University of Kent (2011). Foi Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) da Fundação Araucária (2014-2018).

Mestre

Claudio Ricardo Vieira Carvilhe

Docentes

Doutor

Edson Jose Rodrigues Justino

Docentes

Doutor

Glaucio Henrique Matsushita Moro

Docentes | Lattes

Doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, área de Tecnologia e Sociedade . Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Técnico em Desenho de Comunicação pela ETE Carlos de Campos. Coordenador do curso de Pós Graduação em Animação Digital e Efeitos Visuais pela PUCPR. Leciona na Pós Graduação de Jogos Digitais pela PUCPR e nos cursos de Design Digital e Desenho Industrial pela PUCPR na área de Design Informacional, Vídeo, Interatividade e Animação. Trabalhou em empresas como Editora Abril, PUC-SP, e TV Cultura. Atua nas áreas de pesquisa nos seguintes temas: imagem, design, tecnologia e sociedade.

Especialista

Jose Geraldo Lopes de Noronha Filho

Docentes

Mestre

Luiz Antonio Pavao

Docentes

Maicris Fernandes

Docentes | Lattes

Maicris Fernandes é formado em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações e especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui como área principal de atuação o desenvolvimento de jogos e aplicativos para dispositivos móveis em sistemas operacionais Android e iOS, área na qual atua como professor de graduação, extensão e especialização na PUCPR desde 2010. Mais especificamente, atua como professor da Apple Developer Academy, em nível de extensão, há 5 anos. Este curso proporciona trabalhar com projetos das mais diversas áreas, em que teve seus primeiros contatos com aplicativos na área de saúde e educação. Atualmente é mestrando do programa PPGTS da PUCPR onde pesquisa sobre desenvolvimento de jogos para a educação especial.

 

Doutor

Mark Eirik Scortegagna Joselli

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Eletrica enfase Eletronica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(2005), graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2013), especialização em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2016), especialização em PSICOLOGIA NA ABORDAGEM TR pelo ASSOCIACAO DE ENSINO SUPERIOR SAO JUDAS TADEU(2013), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense(2007) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense(2013). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Revisor de periódico da Simulation Modelling Practice and Theory, Sócio da MJ Software, Revisor de periódico da International Journal of Computer Systems Science and Engineering, Professor Visitante da ESIGELEC – GRADUATE SCHOOL OF ENGINEERING, Revisor de periódico da JMIR Serious Games, Revisor de periódico da International Journal of Gaming and Computer-Mediated Simulations e Revisor de periódico da REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:GPGPU, data structure, particle system, crowd simulation.

Mestre

Thais Arrias Weiller

Docentes

Mestre

Vinicius Godoy de Mendonça

Docentes

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), especialização em Desenvolvimento de Jogos de Computadores pela Universidade Positivo (2007) e Mestrado em Visão Computacional pela PUCPR (2013). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em tempo integral, atuando nos cursos de graduação e especialização em desenvolvimento de jogos digitais e no projeto BEPiD É sócio, idealizador, organizador e articulista no Portal de Desenvolvimento de Jogos Ponto V!: http://www.pontov.com.br Tem interesse nas áreas de Desenvolvimento de Jogos, Computação Gráfica, Imageamento Médico, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.573,72

Status

Inscrições abertas