CCURSOS

Filosofia

Bacharelado

O ceticismo em relação às respostas prontas e a dúvida como caminho diante das grandes perguntas do ser humano são algumas das principais questões da Filosofia. O curso de Filosofia da PUCPR tem como proposta a formação do estudante para atuar vinculado a instituições ou autonomamente nas áreas de pesquisa acadêmica, desenvolvimento humano, pesquisa acadêmica, assessoria de órgãos públicos e organizações da sociedade civil, produção de trabalhos jornalísticos, intelectuais e artísticos.

O curso prepara o estudante para

Desenvolver o senso crítico e a disposição para pensar de forma autônoma, tornando-se apto para analisar aspectos da cultura humana no âmbito das ciências, das artes, da religião e do conhecimento em geral. O filósofo é um profissional com raciocínio lógico desenvolvido e alta capacidade de argumentação e interpretação de discursos. O pesquisador ou o docente é preparado para um mercado de trabalho desafiador e cada vez com mudanças mais rápidas. Em seus mais de 60 anos, o curso de Filosofia da PUCPR tem mantido um compromisso de qualidade na reflexão filosófica.

Cenário e atuações

Os novos profissionais são formados para um diálogo em sintonia com os novos desafios que estão emergindo na sociedade contemporânea. O curso de Filosofia da PUCPR tem como proposta a formação do estudante para atuar nas áreas de pesquisa acadêmica, desenvolvimento humano, assessoria de órgãos públicos e organizações da sociedade civil, produção de trabalhos jornalísticos, intelectuais e artísticos.

Por que fazer Bacharelado em Filosofia na PUCPR?

O curso conta com um corpo docente de excelência em pesquisa e formado na sua totalidade por mestres e doutores. A filosofia da PUCPR possui um programa de formação completa: graduação, especializações, mestrado e doutorado. O estudante estará envolvido com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, bem como seus grupos de pesquisa desde os períodos iniciais. Além disso, os estudantes também desfrutam de uma infraestrutura com salas de aula que foram configuradas para aplicação de metodologias de aprendizagem ativa, tornando os estudantes protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem, promovendo o aprofundamento dos grandes temas da filosofia e buscando a solução de desafios concretos e atuais.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

5

MEC

Geovani Viola Moretto Mendes

Coordenação

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Abel Ribeiro dos Santos

Docentes | Lattes

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Possui mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UFPR. Especialização em Gestão de Políticas Públicas e Cidadania pelas Faculdades Bagozzi. Especialização em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade de Goiás e Graduação em filosofia pela Universidade São Francisco. Atualmente é professor de filosofia, ética e cultura religiosa na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Doutor

Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá 

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra, Portugal (2007). Estudou na Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa e na Universidade Albert Ludwig, em Freiburg i. Breisgau (Alemanha). Enquanto professor na Universidade de Coimbra, ministrou diversos cursos e seminários de graduação e pós-graduação nos Cursos de Filosofia e de Estudos Europeus, colaborando também com a Pós-Graduação em Estudos Clássicos desta Universidade. É membro da Martin Heidegger-Gesellschaft, da Carl Schmitt-Gesellschaft e da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, de que é Vice-Presidente. Traduziu autores como Fichte, Heidegger, Carl Schmitt, Ernst Jünger (tem um primeiro prémio “União Latina” de tradução, em 2004). Tem desenvolvido e publicado trabalhos em diversas áreas filosóficas, desde a filosofia antiga à contemporânea, com especial incidência na filosofia política. Neste âmbito, tem pesquisado sobretudo temas como os da teologia política, teoria da soberania e direitos humanos.

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Doutor

Bortolo Valle

Docentes

Doutor

Cesar Candiotto

Docentes

Mestre

Darli de Fatima Sampaio

Docentes

Mestre

Diana Chao Decock

Docentes | Lattes

Doutoranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). É professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Integrante do GT-Schopenhauer da ANPOF e do Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR; Co-fundadora e Membro da Comissão Editorial da Revista Voluntas – Estudos sobre Schopenhauer; possui interesse pela filosofia de Arthur Schopenhauer e de Friedrich Nietzsche, pensamento indiano, yoga, ética e epistemologia.

Doutor

Eduardo Ribeiro da Fonseca

Docentes

Doutor

Eladio Constantino Pablo Craia

Docentes

Doutor

Ericson Savio Falabretti

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela UFSCar, desenvolve pesquisas nas linhas de ética e epistemologia. No primeiro caso, como parte do projeto O liberalismo político e seus críticos, os trabalhos estão organizados em torno da obra de Rousseau e do pensamento político desenvolvido nos séculos XVII e XVIII. Na linha de epistemologia, ligado ao projeto Subjetividade e conhecimento, os trabalhos de pesquisa contemplam, sobretudo, a obra de Merleau-Ponty e estão dirigidos para o exame dos seguintes temas: comportamento, consciência, corpo, espaço, estrutura.

Doutor

Fabiano Incerti

Docentes

Doutor

Federico Ferraguto

Docentes

Doutor

Francisco Verardi Bocca

Docentes | Lattes

Doutor pela UNICANP em (2001) graduação em Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela UNICANP (1997) , graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) , mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) . Atualmente é Professor adjunto I da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e funcionário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Materialismo; Literatura

Mestre

Iziquel Antonio Radvanskei

Docentes | Lattes

Formado em Filosofia, Educação e Teologia. Estuda as relações dos povos tradicionais brasileiros a partir das incursões filosóficas e dos direitos humanos. O reconhecimento dos sujeitos, que ainda hoje são colocados nas margens dos diálogos contemporâneos, pode permitir um melhor enfrentamento de grandes dilemas éticos da atualidade. Os estudos sobre descolonialidade, relações étnico-raciais e as epistemologias do sul atualmente impulsionam suas pesquisas.

Jelson Roberto de Oliveira

Docentes

Professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido), com bolsa CAPES (2016). Foi professor do Mestrado em Direitos Humanos da PUCPR (2013-2016), coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia (2009-2011) e do Programa de Pós-graduação – mestrado e doutorado (2012-2013) da PUCPR, onde foi também Diretor de Graduação (2014-2015). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é membro e ex-coordenador do GT Hans Jonas; membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica e do GT Genealogia e crítica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Contemporânea, Fenomenologia da vida, Filosofia da Técnica e da Tecnologia e Ética Ambiental, atuando principalmente em torno de autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. Atualmente é bolsista produtividade da Fundação Araucária.

Doutor

Léo Peruzzo Júnior

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é professor de Filosofia da Linguagem e da Mente no Curso de Filosofia da PUCPR. Na linha de Epistemologia, desenvolve trabalhos ligados aos projetos “O estatuto epistemológico da Metaética e a questão da Representação Mental” e “A Filosofia da Psicologia e o Tratamento dos Conceitos Psicológicos em Wittgenstein”. É Editor-Técnico da Aurora Journal of Philosophy(Qualis A2). Os trabalhos de pesquisa contemplam, especialmente, a obra de Wittgenstein e analisam os seguintes temas: Linguagem; Intencionalidade; Representação Mental; Cognitivismo e Não-Cognitivismo.

Mestre

Mauro Pellissari

Docentes

Murilo Karasinski

Docentes

ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Filosofia (Ética em Perspectiva) também pela PUCPR. Mestrado em Filosofia, pela PUCPR, com enfoque nas implicações éticas do Pós-Humanismo. Doutorando em Filosofia pela PUCPR. Tem experiência na área de Direito Empresarial, Tributário e Aduaneiro. Na área acadêmica estuda as implicâncias da teoria Memética a partir das obras de Richard Dawkins, Daniel Dennett e Susan Blackmore, bem como os desdobramentos do Pós-Humanismo e do Pós-Positivismo.

Doutor

Rodrigo Alvarenga

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de pesquisa na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Filosofia e Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e do Curso de Filosofia da PUCPR. Membro da Coordenação Colegiada do Núcleo de Direitos Humanos; coordenador da especialização em Filosofia e Direitos Humanos. Coordenador do Grupo de pesquisa em Direitos humanos, saúde mental e políticas públicas e membro do Grupo de pesquisa Direitos Humanos e Fluxos Migratórios. Pesquisador na área de Ética, Política e Direitos Humanos, com foco nas questões que envolvem a dimensão da alteridade e as violações de direitos nos campos da Saúde mental, Migração e Refúgio e Povos Indígenas. Atualmente é Conselheiro Municipal de política sobre drogas do Município de São José do Pinhais.

Doutor

Sergio Luis do Nascimento

Docentes

Doutor

Valdir Borges

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-Graduação: Mestrado em Filosofia (2006) e Doutorado em Educação (2010), também pela PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Teologia, Matemática e Direitos Humanos. Desde 2008 atua como Professor no Departamento de Filosofia e na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde o ano de 2017, do grupo de pesquisa “Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná”, o grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Mestre

Wilton Borges dos Santos

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Direito pela mesma Universidade (2006). Doutorando em Filosofia e professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Tem sua pesquisa voltada para área de Ética e Ontologia, mais especificamente sobre a questão da Natureza em Jean-Jacques Rousseau. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: natureza; cultura; subjetividade, ética e educação.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

3 anos

Mensalidade

R$ 895,16*

Status

Inscrições abertas