CCURSOS

Teatro

Bacharelado

Encantar o público do outro lado do palco e aprender a produzir um espetáculo. Cursar Teatro é ter a magia como rotina. Criar uma identidade plástica e dramática do personagem, cena ou espetáculo, com o emprego de teorias, métodos e tecnologias de composição cênicas, e gerir projetos culturais em sintonia com tendências de mercado. O profissional formado pelo curso aprenderá tudo isso na prática, em um espaço onde a cultura, a liberdade de expressão, docentes atuantes e novas técnicas têm lugar garantido e de destaque nesta cena.

O curso prepara o estudante para
O curso de Teatro forma o artista de maneira integral, em alinhamento com o seu tempo. O profissional que escolhe a arte como seu campo de atuação poderá atuar em qualquer plataforma e linguagem cênica. Além disso, tem habilitação nas técnicas criativas e gestão cultural, onde se reafirma o papel do empreendedorismo na carreira artística.

Cenário e atuações
Você pode decidir ser ator, mas também pode atuar na direção, sonoplastia, iluminação ou em outras áreas da dramaturgia. O cenário profissional ligado à Cultura e às Artes Cênicas é vibrante e está em expansão. Além de trabalhar como ator ou atriz de teatro, cinema e televisão, o artista também pode atuar na publicidade, dublagem de filmes, séries e games, produção e gestão cultural, teatro empresarial, aulas nos cursos livres e montagem e desenvolvimento de projetos de fomento à cultura.

Por que fazer Teatro na PUCPR?
O curso de Teatro da PUCPR é baseado em disciplinas teóricas, práticas e de projetos. São trabalhadas metodologias de roleplaying (ensaios de cenas e espetáculos), salas invertidas, co-teaching e instrução por pares e pequenos grupos. Além disso, o curso possui o TEATRAR – Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro, que tem como objetivo pesquisar a teatralidade em diversos âmbitos, criar e produzir intervenções cênicas em espaços e contextos não convencionais, seja na PUCPR, praças, ruas, pátios de escolas, ou empresas públicas e privadas.

O Curso de Teatro tem uma oferta anual, sempre no Vestibular de Verão para ingresso no início do ano. O Curso acontece no turno da noite.

Experiências de Aprendizagem

O Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro tem como objetivo pesquisar a teatralidade em diversos âmbitos, criar e produzir intervenções cênicas em espaços e contextos não convencionais, seja na PUCPR, seja em praças, ruas, pátios de Escolas ou de Empresas Públicas e Privadas.

 

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

5

MEC

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Vídeos PUCPR

Docente Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello.

Mestre

Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello

Coordenação

Mestre em Filosofia da Linguagem pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atriz, diretora, dramaturga e professora de Teatro. Formada pelo Curso Permanente de Teatro/Teatro Guaíra PR (CPT 1982-1985). Possui Graduação, Licenciatura e Atualmente é Coordenadora do Bacharelado em Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e diretora de pesquisas e diretora artística da Confraria Cênica/PR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pesquisa em linguagens cênicas contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, mulher, epistemologia naturalizada, solidão e direção de encontro. Orienta o TEATRAR: Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro/PUCPR e o Centro de Pesquisa do Teatro Barracão Encena.

Doutora

Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves

Docentes | Lattes

Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), com ênfase em Educação, linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem no Ensino Médio; graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994);graduação em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelado em Teologia /Catechesi Missionaria pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC. Atuou como diretora de Relações Internas na PUCPR. É professora da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais com atuação na linha de pesquisa Cultura e Ambientes Midiáticos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, construção de saberes artísticos e culturais. Tem interesse em pesquisas que envolvem os seguintes temas: educação, TICs, produção cultural e suas relações com o contexto midiático; formas de expressão, mediações, hibridismos, convergências e rupturas.

Mestre

Cicero Antonio Lira da Silva

Docentes | Lattes

Possui forte atuação no mercado de comunicação e gestão da cultura. Formado em Jornalismo, cursou especialização em Marketing e possui Mestrado em Educação. Desenvolve projetos de Assessoria de Comunicação, Telejornalismo e Educação para as Mídias. Integra o Júri o Prêmio Colunistas Paraná, maior premiação da área de propaganda no Estado, e é proprietário da CL Produções Ltda (que atua no segmento de produção cultural e entretenimento).

Docente Doris Beraldo.

Mestre

Doris Beraldo

Docentes

Mestre em Música pela UFPR (2015). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Especializada em Voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica – CEFAC (2003). Aperfeiçoamento em Clínica de Voz pelo INVOZ – Comunicação e Voz Profissional (2009). É Coach certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching.(2017)

Docente Laura Haddad.

Laura Haddad

Docentes

Mestre em Artes Cênicas pela USP SP, Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e Arte e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca, ambas na Espanha. Graduada em Direito pela PUCPR. É Membro do Comitê de Ética, professora de Interpretação e Gestão Cultural no Curso de Teatro. É professora e coordenadora responsável pelo curso oficial de formação de Diretor de Produção do SATEDPR. Desenvolve pesquisa na área de gestão e ação cultural desde 2015, estudando modelos, formas de atuação e produção de companhias teatrais brasileiras. É proprietária da Duplo Produções com sede em Curitiba e São Paulo, onde produz e faz a gestão de projetos.

Docente Marcelo Puppi Munhoz.

Marcelo Puppi Munhoz

Docentes

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em andamento em Filosofia, na PUCPR, com o projeto “O ator e o acontecimento artístico em Gilles Deleuze”. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e coordenador geral da Tambor Multiartes, que atua em cinema, projeto culturais e educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e Teatro. É orientador do CINELAB, grupo de pesquisa em cinema do TEATRAR: Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro, da Escola de Comunicação e Artes, Bacharelado em Teatro.

Especialista

Paulo Vinícius Alves

Docentes | Lattes

Atualmente cursa Mestrado em Filosofia na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica. É especialista em Cenografia pela UTFPR – Universidade Tecnológica do Paraná (2014). Possui graduação em Filosofia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e graduação em Artes Cênicas pela FAP- Faculdade de Artes do Paraná (2008). Atualmente é professor colaborador da UNESPAR – FAP – Faculdade de Artes do Paraná (cursos Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas e Cinema na Cine TV UNESPAR) – e da PUCPR (curso Bacharelado em Teatro). Tem profunda experiência em Teatro e Cinema com ênfase nos elementos visuais da cena. Dirige a Produtora Figurino e Cena e atualiza seu portfólio no endereço eletrônico www.figurinoecena.ato.br .

Docente Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello.

Mestre

Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello

Docentes

Mestre em Filosofia da Linguagem pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atriz, diretora, dramaturga e professora de Teatro. Formada pelo Curso Permanente de Teatro/Teatro Guaíra PR (CPT 1982-1985). Possui Graduação, Licenciatura e Atualmente é Coordenadora do Bacharelado em Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e diretora de pesquisas e diretora artística da Confraria Cênica/PR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pesquisa em linguagens cênicas contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, mulher, epistemologia naturalizada, solidão e direção de encontro. Orienta o TEATRAR: Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro/PUCPR e o Centro de Pesquisa do Teatro Barracão Encena.

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 894,75*

Status

Inscrições encerradas