CCURSOS

Teatro

Bacharelado

Encantar o público do outro lado do palco e aprender a produzir um espetáculo. Cursar Teatro é ter a magia como rotina. Criar uma identidade plástica e dramática do personagem, cena ou espetáculo, com o emprego de teorias, métodos e tecnologias de composição cênicas, e gerir projetos culturais em sintonia com tendências de mercado. O profissional formado pelo curso aprenderá tudo isso na prática, em um espaço onde a cultura, a liberdade de expressão, docentes atuantes e novas técnicas têm lugar garantido e de destaque nesta cena.

O curso prepara o estudante para
O curso de Teatro forma o artista de maneira integral, em alinhamento com o seu tempo. O profissional que escolhe a arte como seu campo de atuação poderá atuar em qualquer plataforma e linguagem cênica. Além disso, tem habilitação nas técnicas criativas e gestão cultural, onde se reafirma o papel do empreendedorismo na carreira artística.

Cenário e atuações
Você pode decidir ser ator, mas também pode atuar na direção, sonoplastia, iluminação ou em outras áreas da dramaturgia. O cenário profissional ligado à Cultura e às Artes Cênicas é vibrante e está em expansão. Além de trabalhar como ator ou atriz de teatro, cinema e televisão, o artista também pode atuar na publicidade, dublagem de filmes, séries e games, produção e gestão cultural, teatro empresarial, aulas nos cursos livres e montagem e desenvolvimento de projetos de fomento à cultura.

Por que fazer Teatro na PUCPR?
O curso de Teatro da PUCPR é baseado em disciplinas teóricas, práticas e de projetos. São trabalhadas metodologias de roleplaying (ensaios de cenas e espetáculos), salas invertidas, co-teaching e instrução por pares e pequenos grupos. Além disso, o curso possui o TEATRAR – Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro, que tem como objetivo pesquisar a teatralidade em diversos âmbitos, criar e produzir intervenções cênicas em espaços e contextos não convencionais, seja na PUCPR, praças, ruas, pátios de escolas, ou empresas públicas e privadas.

O Curso de Teatro tem uma oferta anual, sempre no Vestibular de Verão para ingresso no início do ano. O Curso acontece no turno da noite.

Experiências de Aprendizagem

O Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro tem como objetivo pesquisar a teatralidade em diversos âmbitos, criar e produzir intervenções cênicas em espaços e contextos não convencionais, seja na PUCPR, seja em praças, ruas, pátios de Escolas ou de Empresas Públicas e Privadas.

 

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

5

MEC

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Vídeos PUCPR

Mestre

Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello

Coordenação

Doutora

Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves

Docentes | Lattes

Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), com ênfase em Educação, linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem no Ensino Médio; graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994);graduação em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelado em Teologia /Catechesi Missionaria pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC. Atuou como diretora de Relações Internas na PUCPR. É professora da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais com atuação na linha de pesquisa Cultura e Ambientes Midiáticos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, construção de saberes artísticos e culturais. Tem interesse em pesquisas que envolvem os seguintes temas: educação, TICs, produção cultural e suas relações com o contexto midiático; formas de expressão, mediações, hibridismos, convergências e rupturas.

Mestre

Cicero Antonio Lira da Silva

Docentes | Lattes

Possui forte atuação no mercado de comunicação e gestão da cultura. Formado em Jornalismo, cursou especialização em Marketing e possui Mestrado em Educação. Desenvolve projetos de Assessoria de Comunicação, Telejornalismo e Educação para as Mídias. Integra o Júri o Prêmio Colunistas Paraná, maior premiação da área de propaganda no Estado, e é proprietário da CL Produções Ltda (que atua no segmento de produção cultural e entretenimento).

Mestre

Doris Beraldo

Docentes

Especialista

Paulo Vinícius Alves

Docentes | Lattes

Atualmente cursa Mestrado em Filosofia na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica. É especialista em Cenografia pela UTFPR – Universidade Tecnológica do Paraná (2014). Possui graduação em Filosofia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e graduação em Artes Cênicas pela FAP- Faculdade de Artes do Paraná (2008). Atualmente é professor colaborador da UNESPAR – FAP – Faculdade de Artes do Paraná (cursos Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas e Cinema na Cine TV UNESPAR) – e da PUCPR (curso Bacharelado em Teatro). Tem profunda experiência em Teatro e Cinema com ênfase nos elementos visuais da cena. Dirige a Produtora Figurino e Cena e atualiza seu portfólio no endereço eletrônico www.figurinoecena.ato.br .

Mestre

Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello

Docentes

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 894,75*

Status

Inscrições abertas