CCURSOS

Teatro – Multiartes

Bacharelado

Que tal estudar no único eixo Multiartes do Brasil e obter uma formação que integra conhecimentos de áreas como Teatro, Música, Dança e Artes Visuais? Na PUCPR, todos os cursos são perfeitos para quem tem a arte e a cultura correndo nas veias e está em busca de uma formação ampla, que proporcione a leitura de contextos e a antecipação de tendências e novos formatos para a atuação artística.

CONHEÇA O EIXO MULTIARTES

POR QUE FAZER TEATRO NA PUCPR?  

Já imaginou criar e interpretar conteúdos artísticos, para interfaces diversas, em um mundo no qual o entretenimento e a arte têm cada vez mais importância? O curso de Teatro da PUCPR prepara você para ser criador e intérprete no teatro, no cinema, na TV e, ainda, para produzir conteúdo cênico para plataformas digitais.

Aqui, você vai aprender a viabilizar e realizar seus projetos artísticos. Para isso, são trabalhadas nas aulas metodologias ativas como role-playing (ensaios de cenas e espetáculos), salas invertidas, co-teaching (mais de um professor simultaneamente em sala) e instrução por pares ou pequenos grupos.

Na PUCPR, você também poderá participar do TEATRAR – Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro, que tem como objetivo principal pesquisar a teatralidade em diversos âmbitos, e criar e produzir intervenções cênicas em espaços e contextos não convencionais, seja na universidade, nas praças, ruas, pátios de escolas ou empresas públicas e privadas.

O corpo docente do curso de Teatro – Bacharelado e Licenciatura – é formado por professores com formação acadêmica de alto nível e sólida experiência de mercado, que estão sempre inovando nas práticas de sala de aula e promovendo a relação do curso com o movimento artístico da cidade de Curitiba. Venha fazer parte desse grande movimento que a arte proporciona.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

5

MEC

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Vídeos PUCPR

Doutor

Paulo Roberto Ferreira de Camargo

Coordenação | Lattes

É jornalista com experiência como editor de Cultura, crítico de cinema e repórter especial do jornal Gazeta do Povo. É coordenador de Comunicação da Superintendência  Geral da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, editor e fundador do portal de cultura A Escotilha e integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).  Tem Mestrado em Teoria e Estética do Audiovisual e Doutorado em Comunicação e Linguagens – Cinema e Audiovisual.

Doutora

Francieli Mognon

Coordenação | Lattes

Formada em Relações Públicas com atuação na área de comunicação organizacional e gestão de eventos. Seu maior desafio foi trabalhar a comunicação na área da saúde, atuou por muitos anos no gerenciamento de projetos e realizou mestrado em Tecnologia em Saúde e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Acredita que a comunicação deve ser humanizada e as relações precisam ser construídas de maneira transparente e ética, o que faz se apaixonar cada vez mais pelo universo das Relações Públicas.

Doutora

Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves

Docentes | Lattes

Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), na linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem; graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994); graduada em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelada em Teologia pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Graduada em Artes pela Claretiano (2020).  Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC; como diretora de Relações Internas na PUCPR. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais, coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes, participa do Grupo GETEC (Grupos de Estudos em Teatro Comtemporâneo). Desenvolvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, História da Arte, Produção de saberes artísticos e culturais, História do Teatro. Suas pesquisas  envolvem os seguintes temas: história da arte, história do Teatro, antropologia cultural, arte e cultura, formas de expressão, mediações, hibridismos e convergências.

Docente Doris Beraldo.

Mestre

Doris Beraldo

Docentes

Graduação em Fonoaudiologia pela PUCPR de 1995 a 1998. Especialização em Fonoaudiologia Clínica em Voz pelo CEFAC e em 2009 o Aperfeiçoamento em Clínica de Voz pelo INVOZ. Atua em atendimento clinico para profissionais da voz, como atores, cantores, advogados, professores, jornalistas, religiosos entre outros. Atuou como docente em 2012 na Faculdade de Belas Artes do Paraná, hoje UNESPAR, na cadeira de Fisiologia da Voz. Mestre em Música na UFPR, pesquisando sobre a Comunicação Emocional na Voz. Certificação em Master Coach pela SLAC.

Doutor

Julio Cesar de Souza Mota

Docentes

Júlio Mota é Bacharel e Licenciado em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (2002) e Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia (2006) com estágio sanduíche no Laban Centre London (2004/05). Foi professor visitante sênior na Academia de Artes Cênicas de Hong Kong (2007/08), onde atuou como professor nos cursos de Dança e Teatro. É bailarino e coreógrafo do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) desde 1983. De 1983 a 1999 atuou como bailarino e coreógrafo do Balé Teatro Guaíra (BTG) e desde 2000 integra o elenco do G 2 Cia de Dança (companhia de dança sênior do CCTG) onde atua como criador/intérprete. O Prof. Júlio Mota tem larga experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Dança Contemporânea, coreografia e interpretação teatral. Seu campo de pesquisa está relacionado com os seguintes temas: Teatro Físico, Dramaturgia Corporal, Sistema Laban, Coreologia, Estudos Coreológicos, coreografia, Dança Contemporânea e processos de criação e encenação.

Docente Laura Haddad.

Mestre

Laura Haddad

Docentes

Mestre em Artes Cênicas pela USP SP, Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e Arte e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca, ambas na Espanha. Graduada em Direito pela PUCPR. É Membro do Comitê de Ética, professora de Interpretação e Gestão Cultural no Curso de Teatro. É professora e coordenadora responsável pelo curso oficial de formação de Diretor de Produção do SATEDPR. Desenvolve pesquisa na área de gestão e ação cultural desde 2015, estudando modelos, formas de atuação e produção de companhias teatrais brasileiras. É proprietária da Duplo Produções com sede em Curitiba e São Paulo, onde produz e faz a gestão de projetos.

Docente Marcelo Puppi Munhoz.

Especialista

Marcelo Puppi Munhoz

Docentes | Lattes

Mestrado em Filosofia pela PUCPR e bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFPR. Professor do Curso de Teatro e coordenador da Pós-graduação em Produção Audiovisual e Mercado na PUCPR. Coordenador da Tambor Multiartes e o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba, atuando como diretor, preparador de elenco, ator e produtor cultural.

Mestre

Paulo Vinícius Alves

Docentes | Lattes

Mestre em Filosofia pela PUCPR. Especialista em Cenografia pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Graduado no curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UNESPAR / FAP – Faculdade de Artes do Paraná (2008) e no curso de Licenciatura em Filosofia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Professor colaborador da UNESPAR – FAP – Faculdade de Artes do Paraná – Cursos de Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro (ministrando as disciplinas de Design Cênico e Cenografia). Artista, cenógrafo, figurinista e diretor de arte. Grande experiência em Teatro e Cinema com ênfase nos elementos espaciais e visuais da cena. Dirige a Produtora Figurino e Cena  Portfólio no link www.figurinoecena.ato.br

Docente Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello.

Mestre

Silvia Maria de Moraes Monteiro Pazello

Docentes

Atriz, diretora, dramaturga e professora de Teatro. Formada pelo Curso Permanente de Teatro/Teatro Guaíra PR (CPT 1982-1985). Graduada e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente, professora do Bacharelado em Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretora de pesquisas e diretora artística da Confraria Cênica Ltda. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pesquisa em linguagens cênicas contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, mulher, cidadania. Orientadora do TEATRAR- Núcleo de Pesquisa e Práticas em Teatro/PUCPR e o Centro de Pesquisa do Teatro Barracão Encena com a linha de pesquisa DRAMATURGIA_Criação.

Escola de Belas Artes

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 950,00*

Status

Inscrições abertas