Infraestrutura

A Escola de Belas Artes conta com ampla infraestrutura e com núcleos específicos de estudo, com salas de aula no formato “Atelier” e com um conjunto de laboratórios que viabilizam o trabalho acadêmico voltado à experimentação e à associação entre teoria e prática, por meio do desenvolvimento de pesquisa e projeto.

Laboratório de Conforto

É um laboratório de aprendizagem do Curso de Arquitetura e Urbanismo, onde os estudantes desenvolvem equipamentos, projetos e pesquisas voltados à área de conforto térmico/ventilação, acústico e ambiental. A estrutura de equipamentos ofertada pelo laboratório proporciona ao estudante pesquisa e experimentação na área de conforto que posteriormente são aplicadas a projetos arquitetônicos e urbanísticos, com o objetivo de ampliar a sustentabilidade dos espaços planejados. As atividades deste laboratório são supervisionadas por professores com domínio deste conteúdo e que ministram disciplinas do curso relacionadas a esta área.

É um ambiente de aprendizagem fortemente recomendado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA.

Laboratório de Restauro

É um ambiente de aprendizagem voltado à área da conservação e restauração de bens culturais móveis, de edifícios e conjuntos históricos. Este espaço proporciona ao estudante de Arquitetura e Urbanismo, experiências supervisionadas pelos professores, voltadas à atuação na área de projetos e pesquisas de restauro. No Laboratório de Restauro os estudantes estudam os critérios de classificação, preservação e intervenção em edifícios e conjuntos urbanos históricos e praticam a execução de modelos em escala real ou reduzida. No âmbito do restauro de bens integrados e obras de arte, praticam a aplicação de técnicas de pinturas e representações envolvidas nas restaurações de projetos reais.

É um ambiente de aprendizagem fortemente recomendado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA.

Oficina de Máquinas

Nesse ambiente de aprendizagem, estão disponíveis os equipamentos necessários para a realização de diversos tipos de protótipos, maquetes e modelos. Entre os equipamentos temos serras, lixadeiras, fornos, furadeiras profissionais e demais equipamentos.

Antes da utilização do maquinário disponível, os estudantes são orientados e recebem os treinamentos quanto à forma mais segura de utilização. São disponibilizados todos os equipamentos de proteção e, além disso, as máquinas possuem sistema de exaustação de ferragens, partículas de pinturas e pós, de forma não se tenha contato com esses resíduos.

Laboratório de Modelagem Fina

O Laboratório de Modelagem Fina possibilita a impressão de modelos tridimensionais a partir da Impressora 3D (ainda em experimento), além de corte em laser e fresagem de materiais. São modelagens que utilizam programas como o CAD e são, em geral, processos digitais de modelagem.

Laboratório de modelos

O Laboratório de Modelos (Maquetaria) é um espaço de mais de 4.000m2 que reúne tecnologia de ponta, disponível para a formação de profissionais altamente capacitados nas áreas da Arquitetura e do Design.

Esse ambiente configura-se como um grande laboratório de criação que estimula a autonomia e a proposição inovadora dos estudantes no desenvolvimento de seus projetos, protótipos, maquetes e modelos. É composto por um conjunto de ateliers livres, salas de aula e salas de apoio, espaços plenamente equipados com ferramentas e maquinário. Os usuários são previamente instruídos quanto aos aspectos de segurança, inteirando-se dos processos de limpeza, de filtragem e contenção de resíduos, sobre a manutenção e conservação do laboratório, obtendo assim, capacitação para o uso dos espaços e para o manuseio da ferramentaria e dos equipamentos.

Laboratório de cidades

Laboratório criado em julho de 2016 que tem como finalidade promover o ensino, a pesquisa e a extensão a partir de três grandes eixos: rede, ambiente construído e resiliência.

Neste ambiente os estudantes de Arquitetura e Design supervisionados pelos professores da Escola, desenvolvem projetos interdisciplinares no âmbito social, econômico e ambiental.

Contato: [email protected]

 

saiba mais

Escritório modelo integrado

O Escritório localiza-se junto aos ateliers de estudo e desenho. Nesse ambiente nossos estudantes desenvolvem projetos completos para as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto, Design Digital e Design de Moda, simulando a rotina de trabalho dos profissionais ligados a estas áreas de atuação.

Esse espaço tem como objetivo desenvolver pesquisa aplicada e projetos inovadores, que levem o estudante a vivenciar experiências profissionais ainda no ambiente acadêmico. Nosso Escritório desenvolve atividades práticas constantemente supervisionadas por professores, reunindo de maneira integrada e colaborativa, os estudantes de todas as áreas de conhecimento da Escola de Belas Artes.

Labmakers

É o espaço tecnológico voltado à prototipagem com alta capacidade de desenvolvimento de pesquisa, projetos colaborativos e prestação de serviços ao mercado. As atividades desenvolvidas pelo Labmaker pressupõem uma dinâmica com forte teor de inovação, oportunizando ao estudante, além do aprendizado prático e empreendedor, o convívio com profissionais e empresas. Atende ao padrão global de Fab Labtecnologia e é equipado com impressoras 3D de tecnologia FDM, extrusão de filamento plástico e impressora por camadas de gesso; conta também com scanner 3D, plotter de recorte, corte a laser, usinagem CNC, vácuo-formagem, micro-retíficas, solda metálica, furadeira de precisão e torno mecânico.

Laboratório de usabilidade

É o espaço de aprendizagem voltado aos conteúdos de Ergonomia, Fatores Humanos, Usabilidade, Interação humano-Computador, Experiência do Usuário Design e Arquitetura; tem como objetivo desenvolver pesquisa e prestar serviços de avaliação e laudo técnico. As atividades desenvolvidas são de cunho bastante prático e pressupõem uma dinâmica de envolvimento entre a Academia e o mercado, oportunizando ao estudante o convívio com profissionais e empresas e a vivência da rotina profissional (atendimento ao cliente, desenvolvimento e administração de projetos, pesquisa, análise, experimentação/ensaios, execução e apresentação de relatórios). O laboratório de Usabilidade da PUCPR é o primeiro com esse formato no Sul do Brasil, proporcionando estágios, pesquisa de iniciação científica em parceria com inúmeras áreas estratégicas.

Laboratórios de imagens

É um laboratório de aprendizagem onde o estudante desenvolve produtos voltados às áreas da Arquitetura e Urbanismo, Design Digital, Design Gráfico, Design de Produto e Design de Moda. É estruturado com equipamentos, materiais e tecnologia voltados para a produção de imagens através de métodos fotográficos e filmográficos, que possibilitam ao estudante não apenas a prática dos conhecimentos adquiridos em sala, mas também a ampliação e a inovação da capacidade de comunicação e proposição de projetos. Com atividades supervisionadas pelo professor, esse espaço estimula fortemente a interdisciplinaridade e o uso de metodologias ativas de aprendizado.

Estúdios de Áudio

Amplos estúdios para gravação, produção e mixagem de áudio com tecnologia de som 5.1. Ambientes com sistemas de monitoração de áudio e vídeo, microfone profissionais, mesas de áudio alto padrão, softwares de mercado (ProTools Play List) e equipamentos de transmissão via web. Ambientes preparados para receber trabalhos de gravação de locuções, dublagens, programas jornalísticos, jingles, designer sonoro, instrumentais e vários outros ligados à produção de áudio. Os estúdios comportam até 35 pessoas sentadas para acompanhamento das práticas.

Laboratórios de Informática

Cinco laboratórios de informática, totalizando 150 postos de trabalho equipados com PCs e MACs de última geração. Todas as máquinas são equipadas com o pacote Adobe Creative Cloud 2015, possibilitando a edição de áudio, imagens e vídeo no padrão profissional. Ambientes dispõem de quadros brancos para apoio ao professor e equipamentos multimídia para a projeção de vídeos.

Estúdios para Produção Audiovisual

Dois estúdios para gravação de produtos audiovisuais, sendo um com 200 metros quadrados e outro com 40 metros quadrados. Ambos equipados com câmeras e equipamentos em FullLHD, microfones sem fio, sistema de iluminação flexível, variedades de fundos e cenários, o que possibilita a criação de materiais de alta qualidade que podem ser gravados ou transmitidos ao vivo. Ambos são conectados a um switcherpadrão broadcast com mesaGrassValley, com comunicação direta ao servidor.

Ilhas de edição máster: Ilhas de edição MACs preparadas para edição de vídeo com pacote Adobe Creative Cloud 2015. Estações de trabalho interligadas aos estúdios e servidor do LABCOM, possibilitando fluxo de trabalho rápido e flexível. 

Equipamentos de áudio: Dois gravadores zoom H4, 8 mini Gravadores sony, 2 microfones Rode Videomic, Microfones de boom e dinâmicos dão suporte às necessidades de áudio. 

Câmera de cinema 16mm: Aaton xtr plus – câmera cinema super 16 

Câmera de cinema 4k: Câmera Sony NEX-fs700r Super 35 com lente 18-200mm

Unidade de externa: Visando qualidade e flexibilidade produzindo conteúdo em FullHD conta com Mesa corte Sony Anycast Touch Live, Gravador e monitor OLED Convergent Design Odyssey7Q, 2 Câmeras Sony HXR-NX5 e Rádios Portáteis 

Equipamentos de vídeo: 15 câmeras Sony NX30 com microfones sem fio lapela ou de mão

Estúdio de Fotografia

Amplo espaço conta com cinco mesas still de fotografia com girafas Tripes, Flash e difusores Mako. Possui ainda mini-mac integrado a uma TV 65”.

Equipamentos Fotografia: Câmeras fotográficas profissionais Canon e Nikon (60D, 6D, D80, D90 e D40) têm ampla opções de lentes de macro a tele.

Acessórios para vídeo e fotografia: Tripes manfrotto para foto/vídeo, libec para vídeo, kits mako flash com bateria portátil e refletores diversos dão suporte às diversas necessidades dos projetos.

Webrádio

A webrádio Comunicare  é a rádio online laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR. Conta com sistemas que possibilitam a produção de programas ao vivo com participações no estúdio e por telefone. Além disso, com o uso do software Playlist (presente nas maiores emissoras de rádio) os estudantes e técnicos da Escola têm condições de manter uma programação com notícias e música 24 horas por dia.

Teatro “Caixa preta” Laércio Ruffa

Espaço multiuso com 50 metros quadrados úteis para as mais diversas experiências artísticas. Conta com lotação máxima de 50 pessoas sentadas. Equipado com sistema de som, iluminação cênica e projetor de imagens. Ambiente preparado para atividades cênicas inovadoras.

Camarim: Amplo espaço com condições para uso em aulas e atividades de maquiagem e trocas de figurino.  

Salas de expressão corporal: Duas salas equipadas com espelhos em uma das faces, tablado de 42m² com linóleo, colchonetes, projetor, computador e quadro branco.

Sala de Notícias

Newsroom criado a partir das mais inovadoras experiências de redação multimídia mundiais. Capacidade para abrigar 20 pessoas produzindo informações e veiculando em programas em tempo real. Espaço interligado com uma switcher própria em padrão FullLHD. Postos de trabalho com computadores MACs e PCs, todos interligados e com acesso ao servidor e equipados com softwares do pacote  Adobe Creative Cloud.

Switcher Estúdio de TV: Tem espaço para 4 operadores e 20 Estudantes; Retorno referência Sony; Mesa de corte não linear Gv director com multiview em TV 50”; Mesa de som digital (01v96vcm); PC para Teleprompter; Notebook para playlist vídeo (Adobe Premiere); PC para playlist áudio; Minimac para acesso remoto ao ingest (MOG); Microfones sem fio senhreiser e vários profissionais para uso diverso; Comunicação com headset para produção e câmeras; Ponto eletrônico. 

Switcher Newsroom: Sistema de corte blackmagic ATEM; PC Teleprompter; PC playlist áudio; Note playlist vídeo.

Bureau de RP

O Bureau de RP é um Laboratório de Aprendizagem, que objetiva refinar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, aonde os acadêmicos realizam atividades práticas, desenvolvendo os produtos laboratoriais do curso (Jornal, Portal e Evento RP em Foco, Campanhas e ações promovidas pelo curso), com supervisão de docentes da instituição.

Célula Coletivo Experimental

A Célula Coletivo Experimental é a Agência Experimental de Comunicação da PUCPR. O seu objetivo é proporcionar um espaço para a prática das técnicas que envolvem a comunicação com o mercado – enfatizando as áreas da publicidade e relações públicas – visando, em primeiro lugar, reforçar a formação dos estudantes dos cursos da escola de comunicação e artes da PUCPR.

Sala de Pesquisa Qualitativa

Com 16m² tem mesa para dez pessoas e um sistema de áudio e vídeo que possibilita visualizar o material na sala de observação com cadeiras para 20 estudantes, quadro branco, sistema de ponto para comunicação com a sala principal e plataforma de gravação e edição com imac. Gravação através do Premiere e operação de câmera BRC Cony pelo controle remoto RM-BR300.

Laboratório de Música

Laboratório de Música -LABMUS , salas de prática musical coletiva, como ambientes de aprendizagem.

Sala Lúdica

A sala lúdica tem 75m² e possui cinco mesas redondas para seis pessoas, confortável sofá para três pessoas, poltrona e pufes. Equipada com projetor, computador, TV de 32” e quadro branco, é aconchegante e bem iluminada.