Engenharia de Controle e Automação

Bacharelado

Gostar de tecnologia é fundamental para quem deseja seguir esta carreira. A inerente multi e interdisciplinaridade do curso exige um perfil versátil, criativo e inovador, além de habilidade para trabalhar em equipe. Pensando nisso, a PUCPR oferece uma formação ampla nas áreas de controle, automação e integração de sistemas, preparando profissionais para atuar em projeto e na execução de soluções automatizadas para diferentes campos de aplicação. Disciplinas como Robótica Colaborativa, Controle Avançado e Smart Factories (Transformação Digital – Indústria 4.0), fazem com que o engenheiro de controle e automação adquira uma visão sistêmica das organizações: sendo capaz de solucionar problemas de engenharia, participar de projetos estratégicos e agir na tomada de decisões.

O curso prepara o estudante para

O objetivo do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR é desenvolver profissionais que irão:

– Ter melhorado o desempenho por meio de projeto e avaliação de sistemas de automação e de controle de processos que atendam às necessidades técnicas de sua aplicação em diferentes áreas.
– Ter liderado e motivado membros de equipes multidisciplinares comunicando-se de maneira assertiva e apropriada ao contexto.
– Ter atuado como um transformador da realidade que o cerca, de forma ética e responsável e buscando o seu contínuo desenvolvimento profissional.
– Ter criado valor para as partes interessadas, promovendo inovação com responsabilidade.

Para isso, o curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR está formatado visando desenvolver no estudante a habilidade de:
– Identificar, formular e resolver problemas complexos de engenharia aplicando princípios de engenharia, ciência e matemática;
– Desenvolver projeto de engenharia para produzir soluções que atinjam necessidades específicas, considerando questões de saúde, segurança e bem-estar, bem como fatores globais, culturais, sociais, ambientais e econômicos;
– Comunicar-se efetivamente com uma variedade de público;
– Reconhecer responsabilidades éticas e profissionais em situações de engenharia, fazendo julgamentos embasados e considerando o impacto de soluções de engenharia em contextos globais, econômicos, ambientais e sociais;
– Trabalhar em uma equipe de forma eficaz, revelando liderança, criando um ambiente colaborativo e inclusivo, estabelecendo metas, planejando tarefas e cumprindo os objetivos;
– Desenvolver e conduzir experimentações apropriadas, analisando e interpretando dados, e usando julgamento de engenharia para tirar conclusões;
– Adquirir e aplicar novos conhecimentos conforme necessário, utilizando estratégias adequadas de aprendizagem.

Cenário e atuações

Transformação Digital, Indústria 4.0 e Manufatura Avançada. Esses são ramos que refletem o atual e o futuro cenário da Engenharia de Controle e Automação. Os graduados na área poderão atuar com Engenharia de Dados (data mining), Internet das Coisas (IoT), Robótica Colaborativa, Fábricas Inteligentes, entre outros. Estes segmentos irão tornar o profissional um dos mais requisitados do século.

A integração de sistemas industriais é outra possibilidade de atuação para o graduado. Esta área é abrangente, inclui o chão-de fábrica, a automação de máquinas, robôs e processos, e passa por níveis relacionados a estratégias de controle e operação, chegando aos níveis de decisão das empresas. Os setores de manufatura, alimentos e bebidas, mineração, metalurgia, energia, petróleo e gás são empregadores tradicionais.

Por que fazer Engenharia de Controle e Automação da PUCPR?

Professores qualificados, laboratórios equipados com equipamentos industriais e o uso de metodologias ativas. Laboratórios de Automação e Sistemas e uma infraestrutura moderna. Esses são alguns fatores que colaboram para uma formação abrangente e direcionada para o mercado de trabalho, pesquisa e inovação. O curso promove a integração dos estudantes em atividades extracurriculares, como Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, desenvolvidas em ambiente colaborativo, com destaque nacional e internacional.

Dupla Diplomação com o curso de Engynieria Mecatrònica da UVIc

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

2

2018 - RUF2º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Ricardo Alexandre Diogo

Anderson Luis Szejka

Dani Juliano Czelusniak

Eduardo Alves Portelas Santos

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Emerson Donaisky

Fernando Deschamps

Leandro dos Santos Coelho

Luciano Antonio Mendes

Marcelo Rudek

Maria Angela Moscalewski Roveredo dos Santos

Ricardo Alexandre Diogo

Roberto Zanetti Freire

Rodrigo Pierezan

Valter Klein Junior

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

R$ 2.114,94*

Inscrições encerradas