CCURSOS

Engenharia de Controle e Automação

Bacharelado

A Engenharia de Controle e Automação da PUCPR é um curso que prepara o profissional a desenvolver projetos de processos ciber-físicos, com o objetivo de aperfeiçoar os processos produtivos e negócios das empresas de qualquer setor econômico. Por isso, o curso é ideal para quem possui afinidade com tecnologia.

Disciplinas como Robótica Colaborativa, Internet das Coisas, Engenharia de Dados e Smart Factories (Transformação Digital – Indústria 4.0), fazem com que o engenheiro de controle e automação adquira uma visão sistêmica das organizações, sendo capaz de solucionar problemas de engenharia, participar de projetos estratégicos e agir na tomada de decisões.

O objetivo do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR é desenvolver profissionais que, em um horizonte de 3 a 5 anos após formados, irão:

– Ter melhorado o desempenho por meio de projeto e avaliação de sistemas de automação e de controle de processos que atendam às necessidades técnicas de sua aplicação em diferentes áreas.

– Ter liderado e motivado membros de equipes multidisciplinares comunicando-se de maneira assertiva e apropriada ao contexto.

– Ter atuado como um transformador da realidade que o cerca, de forma ética e responsável e buscando o seu contínuo desenvolvimento profissional.

– Ter criado valor para as partes interessadas, promovendo inovação com responsabilidade.

Para isso, o curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR está formatado visando desenvolver no estudante a habilidade de:

(1) identificar, formular e resolver problemas complexos de engenharia aplicando princípios de engenharia, ciência e matemática

(2) desenvolver projeto de engenharia para produzir soluções que atinjam necessidades específicas, considerando questões de saúde, segurança e bem-estar, bem como fatores globais, culturais, sociais, ambientais e econômicos

(3) comunicar-se efetivamente com uma variedade de públicos.

(4) reconhecer e demonstrar responsabilidades éticas e profissionais em situações de engenharia, fazendo julgamentos embasados e considerando o impacto de soluções de engenharia em contextos globais, econômicos, ambientais e sociais.

(5) trabalhar em uma equipe de forma eficaz, revelando liderança, criando um ambiente colaborativo e inclusivo, estabelecendo metas, planejando tarefas e cumprindo os objetivos

(6) desenvolver e conduzir experimentações apropriadas, analisando e interpretando dados, e usando julgamento de engenharia para tirar conclusões

(7) adquirir e aplicar novos conhecimentos conforme necessário, utilizando estratégias adequadas de aprendizagem.

Mercado de Trabalho para Engenharia de Controle e Automação

Transformação Digital, Indústria 4.0 e Manufatura Avançada. Esses são ramos que refletem o atual e o futuro cenário da Engenharia de Controle e Automação. Os graduados na área poderão atuar com Engenharia de Dados (data mining), Internet das Coisas (IoT), Robótica Colaborativa, Fábricas Inteligentes, entre outros. Estes segmentos irão tornar o profissional um dos mais requisitados do século.

A integração de sistemas industriais é outra possibilidade de atuação para o graduado. Esta área é abrangente, inclui o chão-de fábrica, a automação de máquinas, robôs e processos, e passa por níveis relacionados a estratégias de controle e operação, chegando aos níveis de decisão das empresas. Os setores de manufatura, alimentos e bebidas, mineração, metalurgia, energia, petróleo e gás são empregadores tradicionais.

Por que fazer Engenharia de Controle e Automação na PUCPR?

Professores qualificados, laboratórios equipados com equipamentos industriais e o uso de metodologias ativas. Laboratórios de Automação e Sistemas e uma infraestrutura moderna. Esses são alguns fatores que colaboram para uma formação abrangente e direcionada para o mercado de trabalho, pesquisa e inovação. O curso promove a integração dos estudantes em atividades extracurriculares, como Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, desenvolvidas em ambiente colaborativo, com destaque nacional e internacional.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

2

2018 - RUF2º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Ricardo Alexandre Diogo

Coordenação

Anderson Luis Szejka

Docentes

Doutor em Automação, Processamento de Sinais e Imagens e Engenharia de Computação pela Universidade de Lorraine (2016) e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2012), e Graduado em Engenharia de Controle de Automação (2009) pela PUC-PR. Iniciou a sua carreira profissional na indústria automotiva, onde trabalhou por 6 anos como engenheiro de aplicação e 3 anos como gerente de projeto de automação. Na PUCPR é professor adjunto do Curso de Engenharia de Automação e Controle e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. É associado à Association Française d’Ingénierie Système (AFIS), ao grupo francês de pesquisa GDR-MACS e ao grupo Industrial Ontology Foundry (IOF). Na pesquisa já publicou diversos artigos em capítulos de livro e em revistas científicas internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Sérvia. Apresenta projetos de pesquisa com as empresas Bosch, NHS, Renault do Brasil e SIG Combibloc, nas áreas de Desenvolvimento Integrado de Produto, Interoperabilidade Semântica, Extração e Modelagem de Conhecimento, Ontologia Industrial, Manufatura Avançada 4.0 e Robôs Colaborativos. Concomitantemente com as suas atividades de ensino e pesquisa na PUCPR, ele é o coordenador do Escritório de Tecnologia da Politécnica (TMO) e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0.

Doutor

Dani Juliano Czelusniak

Docentes

Doutor

Emerson Donaisky

Docentes

Doutor

Leandro dos Santos Coelho

Docentes

Doutor

Luciano Antonio Mendes

Docentes

Marcelo Rudek

Docentes

Mestre

Maria Angela Moscalewski Roveredo dos Santos

Docentes

Mestre

Ricardo Alexandre Diogo

Docentes

Roberto Zanetti Freire

Docentes

Mestre

Rodrigo Pierezan

Docentes

Professor na PUCPR desde ago/2012. Professor na Sociedade de Ensino Técnico Ensitec entre fev/2011 e jan/2015. Professor na Universidade Positivo entre fev/2012 e dez/2012. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, na PUCPR (2009-2011). Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008).

Valter Klein Junior

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,94*

Status

Tenho Interesse