CCURSOS

Engenharia Mecatrônica

Bacharelado

O curso de Engenharia Mecatrônica da PUCPR é pioneiro no Paraná e, com uma história de mais de 20 anos de existência, tem foco no desenvolvimento de sistemas ciber-físicos, para propor produtos, serviços e negócios inovadores nos diferentes setores econômicos. Além disso, está totalmente alinhado às tendências da Indústria 4.0.

A graduação em Engenharia Mecatrônica ensina a

  • Projetar sistemas ciber-físicos de forma colaborativa e atualizada às questões contemporâneas
  • Propor soluções tecnológicas ao desenvolvimento sustentável da sociedade

Mercado de Trabalho em Engenharia Mecatrônica

A Engenharia Mecatrônica é a tendência para a área tecnológica. A 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, precisa deste profissional para aumentar a produtividade dos negócios. A indústria de manufatura, como a automobilística e de bens de consumo, é uma das maiores empregadoras, devido à utilização, cada vez maior, de sistemas automatizados e robotizados. Contudo, as áreas de saúde, alimentação, agronegócio e serviços estão incorporando os sistemas mecatrônicos para aumentar a qualidade e sustentabilidade.

Ricardo Alexandre Diogo

Coordenação

Anderson Luis Szejka

Docentes

Doutor em Automação, Processamento de Sinais e Imagens e Engenharia de Computação pela Universidade de Lorraine (2016) e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2012), e Graduado em Engenharia de Controle de Automação (2009) pela PUC-PR. Iniciou a sua carreira profissional na indústria automotiva, onde trabalhou por 6 anos como engenheiro de aplicação e 3 anos como gerente de projeto de automação. Na PUCPR é professor adjunto do Curso de Engenharia de Automação e Controle e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. É associado à Association Française d’Ingénierie Système (AFIS), ao grupo francês de pesquisa GDR-MACS e ao grupo Industrial Ontology Foundry (IOF). Na pesquisa já publicou diversos artigos em capítulos de livro e em revistas científicas internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Sérvia. Apresenta projetos de pesquisa com as empresas Bosch, NHS, Renault do Brasil e SIG Combibloc, nas áreas de Desenvolvimento Integrado de Produto, Interoperabilidade Semântica, Extração e Modelagem de Conhecimento, Ontologia Industrial, Manufatura Avançada 4.0 e Robôs Colaborativos. Concomitantemente com as suas atividades de ensino e pesquisa na PUCPR, ele é o coordenador do Escritório de Tecnologia da Politécnica (TMO) e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0.

Doutor

Dani Juliano Czelusniak

Docentes

Eduardo Alves Portelas Santos

Docentes

Engenharo Mecânico, mestre em Engenharia Mecânica e doutor em Engenharia Elétrica. Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na PUCPR leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Atua como pesquisador nos seguintes temas: gerenciamento de processos de negocio, mineração de processos, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção.

Doutor

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Docentes

Professor Titular vinculado ao curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atualmente é pesquisador permanente do Programa de Pós­-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas PPGEPS, PUCPR. Professor Titular associado ao Departamento de Eletrotécnica (DAELT) e colaborador do Curso de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ­- UTFPR. Diretor da ISA (International Society of Automation), Diretor Distrito 4 América do Sul, Seção Curitiba (Presidente em 2013, Presidente Eleito 2020). Professor visitante no Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN­-CNRS), Université de Lorraine, França, 2012, através de bolsa Pós-­Doutorado CAPES. Membro IFAC. Consultor ad hoc de órgãos de fomento como Fundação Araucária, FAPESC e FAPES. Prêmio Inovação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias pela PUCPR em 2017 e 2018. Foi coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação PUCPR no biênio 2008-­2009 e Coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Manutenção. # Coordenador pela PUCPR de projeto PI&D com a Renault do Brasil através da Fundação Araucária – "Proposição de um programa de melhoria dos processos e base tecnológica da Renault do Brasil com base nos conceitos e requisitos da Indústria 4.0" e com a Wert Solutions na linha temática de Gestão de Ativos (EAM) e Manutenção (CMMS) sob contexto da Indústria 4.0. # Desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia de Sistemas e Produção especificamente em temas relacionados aos seguintes contextos: gerenciamento de processos e sistemas de informação; engenharia organizacional; integração e interoperabilidade de sistemas; sistemas de supervisão, controle, diagnóstico e avaliação de desempenho de sistemas de operação e manutenção industrial. # Áreas de aplicação e atuação atuais (projetos e orientação) com o setor privado e público: Indústria 4.0, Manutenção Industrial e Gerenciamento de Ativos, Gerenciamento de Energia, Health Care, BIM.

Doutor

Emerson Donaisky

Docentes

Doutor

Fernando Deschamps

Docentes

Fernando Deschamps possui graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2002), graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004) na área de concentração em Automação e Sistemas e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013)

Doutor

Leandro dos Santos Coelho

Docentes

Doutor

Luciano Antonio Mendes

Docentes

Marcelo Rudek

Docentes

Mestre

Maria Angela Moscalewski Roveredo dos Santos

Docentes

Mestre

Ricardo Alexandre Diogo

Docentes

Roberto Zanetti Freire

Docentes

Mestre

Rodrigo Pierezan

Docentes

Professor na PUCPR desde ago/2012. Professor na Sociedade de Ensino Técnico Ensitec entre fev/2011 e jan/2015. Professor na Universidade Positivo entre fev/2012 e dez/2012. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, na PUCPR (2009-2011). Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008).

Valter Klein Junior

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,94*

Status

Inscrições abertas