CCURSOS

Engenharia Mecatrônica

Bacharelado

Projetar sistemas e componentes mecatrônicos, contribuindo para otimização de processos, e avaliar o impacto das soluções nos contextos global, econômico, social e ambiental. Estes estão entre os objetivos do engenheiro mecatrônico do século XXI. O curso da PUCPR, que existe desde 1998 e é pioneiro no estado, une todas essas habilidades com inovação e competência. A graduação alia tradição e tendências tecnológicas a uma matriz curricular moderna alinhada à Transformação Digital – Indústria 4.0. O curso de Engenharia Mecatrônica garante aos profissionais um posicionamento competitivo no mercado de trabalho.

O curso prepara o estudante para

O profissional na PUCPR saberá propor soluções para o desenvolvimento sustentável da sociedade, de forma colaborativa, profissional e ética. Na Universidade, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a sua aprendizagem com base em projetos e diversas disciplinas como Robótica Autônoma e Robótica Colaborativa, Internet Industrial das Coisas (IIoT), Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina. Entre os temas aprofundados pelo curso, estão Biônica e Realidade Aumentada.

Cenário e atuações

A Engenharia Mecatrônica é a tendência para a área tecnológica. A 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, precisa deste profissional para aumentar a produtividade dos negócios. A indústria de manufatura, como a automobilística e de bens de consumo, é uma das maiores empregadoras, devido à utilização, cada vez maior, de sistemas automatizados e robotizados. Contudo, as áreas de saúde, alimentação, agronegócio e serviços estão incorporando os sistemas mecatrônicos para aumentar a qualidade e sustentabilidade.Por que fazer Engenharia Mecatrônica na PUCPR?

O curso da PUCPR promove a aprendizagem baseada em projetos, oferecendo ao estudante uma formação competente para o mercado de trabalho. A infraestrutura de Engenharia Mecatrônica é completa, com laboratórios que são ambientes colaborativos, compostos por tecnologias encontradas nas indústrias, como tecnologias para manufatura, indústria de processos, robótica colaborativa e móvel. Além disso, o corpo docente é composto por mestres e doutores e com a efetiva participação de professores de Programas de Pós-Graduação, que colaboram na disseminação da pesquisa e inovação. O curso também é integrado com o mercado, estabelecendo parcerias estratégicas com empresas do setor.

Ricardo Alexandre Diogo

Coordenação

Anderson Luis Szejka

Docentes

Doutor

Dani Juliano Czelusniak

Docentes

Eduardo Alves Portelas Santos

Docentes

Doutor

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Docentes

Doutor

Emerson Donaisky

Docentes

Doutor

Fernando Deschamps

Docentes

Doutor

Leandro dos Santos Coelho

Docentes

Doutor

Luciano Antonio Mendes

Docentes

Marcelo Rudek

Docentes

Mestre

Maria Angela Moscalewski Roveredo dos Santos

Docentes

Mestre

Ricardo Alexandre Diogo

Docentes

Roberto Zanetti Freire

Docentes

Mestre

Rodrigo Pierezan

Docentes

Valter Klein Junior

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,94*

Status

Inscrições abertas