cookie __utmz não existe
CCURSOS

Teologia

Bacharelado

UMA NOVA ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES!

Todos os cursos de Educação e Humanidades da PUCPR foram atualizados para garantir uma formação contemporânea e alinhada às transformações da educação no Brasil e no mundo. Esses são cursos para uma nova geração de professores e estudantes.Professores do século XXI que precisam dominar tecnologias aprenderão aqui na PUCPR a utilizar ferramentas atualizadas e inspiradas em referências mundiais, dominar línguas estrangeiras e lidar com questões sócios-emocionais e comportamentais.  Os cursos focam também numa formação para além de professores, ampliando a atuação, empregabilidade e ganhos desse profissional no mercado. Somente aqui na PUCPR você terá a união da Gestão + tecnologia + bilinguismo.

 

O curso de Teologia da PUCPR tem muita história para contar. Tudo começou em 1974, quando foi inaugurado o curso de Ciências Religiosas, com a finalidade de preparar agentes de pastoral leigos e religiosos. Em 2002, a Universidade passou a ofertar o curso de graduação em Teologia que, atualmente, conta com turmas formadas por leigos e leigas engajados nas comunidades eclesiais, cristãos membros de outras Igrejas, assim como seminaristas e religiosos. Por meio de disciplinas como História da Igreja, Sociologia da Religião e Teologia da Espiritualidade, o curso auxilia na formação de pessoas capazes de estabelecer um diálogo aberto e maduro sobre a área.

Para todos os estudantes matriculados no curso de Bacharelado em Teologia é oferecida uma mensalidade diferenciada. Esta é uma iniciativa acordada entre o Instituto Marista, Reitoria da PUCPR e Arquidiocese de Curitiba, considerando o fortalecimento da identidade confessional da instituição.

O curso prepara o estudante para

A finalidade do curso de Teologia na PUCPR é formar agentes cristãos leigos e religiosos, seja para o trabalho pastoral junto a comunidades eclesiais e instituições de ensino, seja para a pesquisa e produção de conhecimento na área das ciências bíblicas, da teologia sistemática e do diálogo com as ciências e a cultura.

Cenário e atuações

O teólogo pode atuar na área da educação, como pastoralista, assessor teológico, educador social e professor de disciplinas relacionadas ao campo da transcendência; na área da saúde, como capelão hospitalar, orientador espiritual, assessor teológico, articulador de questões relacionadas à Bioética; na área da Comunicação, em programas de TV e rádio de natureza confessional, em jornais, editoras e revistas de mesma natureza; na área social, na condução de Organizações Sem Fins Lucrativos de interface confessional; em comunidades eclesiais (Igrejas) como pastoralista ou assessor eclesial em geral.

Por que fazer Teologia na PUCPR?

As metodologias de aprendizagem ativa estão distribuídas nas disciplinas em geral, sendo complementadas por formas expositivas. São priorizadas as técnicas de sala de aula invertida; estudos de caso; aprendizagem por pares seguida de debate (a mais utilizada) e construção de linhas do tempo nas aulas de História da Igreja. Na Graduação, a ênfase do curso está na capacitação para o trabalho como agentes de pastoral nas comunidades eclesiais e na produção de conhecimentos teológicos pertinentes ao tempo atual.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

RANKING INEP 2018 3º MELHOR CURSO DO BRASIL
DENTRE TODAS AS IES

Vídeos PUCPR

Doutor

Ernesto Lazaro Sienna

Coordenação

Doutor

Alceu Luiz Orso

Docentes

Doutor

Cesar Leandro Ribeiro

Docentes

Doutora

Edile Maria Fracaro Rodrigues

Docentes | Lattes

Doutor

Elias Wolff

Docentes

Doutora

Jaci de Fatima Souza Candiotto

Docentes

Doutor

Joachim Andrade

Docentes

Doutor

Luiz Alexandre Solano Rossi

Docentes

Doutor

Luiz Jose Dietrich

Docentes

Doutor

Marcial Macaneiro

Docentes

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana, Taubaté, SP (antes Instituto Teológico SCJ afiliado à PUC-Rio). Bacharel em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque. Após percurso na Faculdade Dehoniana (Taubaté, SP) e na PUC-SP (São Paulo, SP), é hoje docente do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Curitiba, na Área de Teologia Sistemático-Pastoral. Desenvolve três projetos de pesquisa: 1) Pneumatologia e Experiência Cristã; 2) Trindade e Religiões Abraâmicas, 3) Estudos de Teologia & Ecologia. Neste sentido, participa do Grupo de Pesquisa Fé Cristã e Contemporaneidade / sub-grupo 2: Ecoteologia, Religião e Consciência Planetária (FAJE-Pontificia Universidad Javeriana-PUCPR). É membro do Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso (NEIR) da PUC-PR e consultor teológico do Instituto Ciência & Fé, na mesma universidade. Na agenda internacional, foi professor-visitante de Ecumenismo e História das Religiões no CEBITEPAL, em Bogotá – curso creditado pela Universidad Pontificia Bolivariana (Medellín, Colômbia). É membro da Red Latinoamericana de Estudios Pentecostales RELEP e teólogo da International Commission for Catholic-Pentecostal Dialogue (Vaticano). Foi editor da revista Pistis & Praxis (PUCPR) de 2015 a 2019. Membro da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Atualmente realiza Estágio de Pós-Doutorado em Teologia junto à Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), com pesquisa no Arquivo Apostólico do Vaticano (antes Arquivos Secretos) sobre os argumentos teológicos de superação do antissemitismo: análise dos Documentos oficiais da Igreja Católica de “Nostra Aetate” (Concílio Vaticano II, 1965) até “Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Comissão para Relações Religiosas com o Judaísmo, 2015).

Doutor

Mario Antonio Sanches

Docentes

Licenciado em Filosofia, Especialista em Bioética, Mestre em Antropologia, Doutor em Teologia, e Pós-Doutorado em Bioética. Professor Titular da PUCPR e Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Bioética da PUCPR.

Doutor

Mary Rute Gomes Esperandio

Docentes

Pesquisadora na temática da Espiritualidade e Saúde desde 2009. Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Realizou pós-doutorado (2013) em Psicologia da Religião pela Indiana University South Bend, em South Bend – USA e em Cuidados Paliativos (2018-2019) na University of Humanistic Studies – UHS, in Utrecht, Holanda. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e também em Pedagogia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1992). Tem Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Teologia, pela Escola Superior de Teologia. Tem experiência na docência teológica e em bioética, com ênfase na interface Psicologia, Bioética e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Espiritualidade e Saúde, Subjetividade contemporânea, Processos de subjetivação, Psicologia da Religião, Coping Religioso Espiritual. Desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: Espiritualidade e Saúde, Subjetividade Contemporânea e Religiosidade, Coping Religioso/Espiritual. É membro da Sociedade Brasileira de Bioética; membro do Comitê Executivo da Society for Intercultural Pastoral Care and Counseling – SIPCC (2007) e da IAPR – International Association for the Psychology of Religion (2011). Membro do Grupo de Trabalho Psicologia e Religião da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Foi Coordenadora pro-tempore dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação na área de Ciências da Religião e Teologia (2016-2018).

Mestre

Miguel Fernando Rigoni

Docentes

Doutor

Roberto Nentwig

Docentes

Mestre

Sergio Barbosa Rodrigues

Docentes | Lattes

Doutor

Vicente Artuso

Docentes

Doutor

Waldir Souza

Docentes
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 895,00

Status

Inscrições abertas