CCURSOS

Teologia

Bacharelado

O curso de Teologia da PUCPR tem muita história para contar. Tudo começou em 1974, quando foi inaugurado o curso de Ciências Religiosas, com a finalidade de preparar agentes de pastoral leigos e religiosos. Em 2002, a Universidade passou a ofertar o curso de graduação em Teologia que, atualmente, conta com turmas formadas por leigos e leigas engajados nas comunidades eclesiais, cristãos membros de outras Igrejas, assim como seminaristas e religiosos. Por meio de disciplinas como História da Igreja, Sociologia da Religião e Teologia da Espiritualidade, o curso auxilia na formação de pessoas capazes de estabelecer um diálogo aberto e maduro sobre a área.

Para todos os estudantes matriculados no curso de Bacharelado em Teologia é oferecida uma mensalidade diferenciada. Esta é uma iniciativa acordada entre o Instituto Marista, Reitoria da PUCPR e Arquidiocese de Curitiba, considerando o fortalecimento da identidade confessional da instituição.

O curso prepara o estudante para

A finalidade do curso de Teologia na PUCPR é formar agentes cristãos leigos e religiosos, seja para o trabalho pastoral junto a comunidades eclesiais e instituições de ensino, seja para a pesquisa e produção de conhecimento na área das ciências bíblicas, da teologia sistemática e do diálogo com as ciências e a cultura.

Cenário e atuações

O teólogo pode atuar na área da educação, como pastoralista, assessor teológico, educador social e professor de disciplinas relacionadas ao campo da transcendência; na área da saúde, como capelão hospitalar, orientador espiritual, assessor teológico, articulador de questões relacionadas à Bioética; na área da Comunicação, em programas de TV e rádio de natureza confessional, em jornais, editoras e revistas de mesma natureza; na área social, na condução de Organizações Sem Fins Lucrativos de interface confessional; em comunidades eclesiais (Igrejas) como pastoralista ou assessor eclesial em geral.

Por que fazer Teologia na PUCPR?

As metodologias de aprendizagem ativa estão distribuídas nas disciplinas em geral, sendo complementadas por formas expositivas. São priorizadas as técnicas de sala de aula invertida; estudos de caso; aprendizagem por pares seguida de debate (a mais utilizada) e construção de linhas do tempo nas aulas de História da Igreja. Na Graduação, a ênfase do curso está na capacitação para o trabalho como agentes de pastoral nas comunidades eclesiais e na produção de conhecimentos teológicos pertinentes ao tempo atual.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

4

ENADE 2018

Mestre

Ernesto Lazaro Sienna

Coordenação

Mestre

Alceu Luiz Orso

Docentes

Mestre

Cesar Leandro Ribeiro

Docentes

Mestre

Edile Maria Fracaro Rodrigues

Docentes | Lattes

Doutor

Elias Wolff

Docentes

Doutor

Joachim Andrade

Docentes

Luiz Alexandre Solano Rossi

Docentes

Doutor

Marcial Macaneiro

Docentes

Doutor

Mario Antonio Sanches

Docentes

Doutor

Mary Rute Gomes Esperandio

Docentes

Mestre

Miguel Fernando Rigoni

Docentes

Doutor

Roberto Nentwig

Docentes

Mestre

Sergio Barbosa Rodrigues

Docentes | Lattes

Possui graduação em Teologia, especialização em Bioética e Mestrado em Teologia e é doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É professor assistente no curso de Teologia da PUCPR nas disciplinas de Teologia moral e bioética.

Doutor

Vicente Artuso

Docentes

Doutor

Waldir Souza

Docentes

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 150,00*

Status

Inscrições abertas