CCURSOS

Fisioterapia

Bacharelado

O fisioterapeuta é profissional autônomo, que presta atenção à saúde, prevenindo, tratando e curando distúrbios do movimento humano, nas distintas etapas da vida e nos diferentes níveis de complexidade.

O curso da PUCPR, fundado em 1979, figura entre os melhores cursos do Brasil. Em 2017, está ranqueado no Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (ENADE), com nota quatro; no Guia Abril de Profissões, com quatro estrelas e no índice Universitário Folha (RUF), como o melhor curso em instituição privada do país. São mais de 39 anos formando profissionais altamente qualificados e preparados a contribuírem com a saúde da população, nos mais diferentes cenários: na Saúde do Trabalhador, nos Esportes, em Traumatologia e Ortopedia, em Dermato Funcional e Estética, em Neurologia do adulto e da criança, na Saúde da Criança e do Adolescente, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), na Saúde da Mulher, entre outras áreas.

O curso prepara o estudante para
Com sólida formação técnica e adequada formação humana e cidadã, nossos egressos tornam-se aptos ao exercício pleno da profissão, em prol da saúde humana, individual e coletiva. Competentes em proceder todas as etapas da intervenção fisioterapêutica: da avaliação ao diagnóstico, da prescrição a aplicação das condutas terapêuticas, do prognóstico a alta fisioterapêutica. De maneira segura e responsável, se tornam aptos ao bom uso dos recursos e tecnologias disponíveis, fundamentadas em evidências científicas, com senso crítico, atitudes éticas e humanas e preparados a trabalhar em equipes multiprofissionais.

Cenário e atuações
São mais de 14 especialidades reconhecidas e regulamentadas, que abrem um cenário de oportunidades, em áreas tradicionais: da fisioterapia respiratória, da fisioterapia neurofuncional e da fisioterapia traumatológica ortopédica e desportiva, assim como em novas áreas que estão se consolidando: da fisioterapia do assoalho pélvico, da fisioterapia na ortóptica, da microfisioterapia, do Reequilíbrio Somato Emocional, entre outras. Se trata de um cenário dinâmico, atento as necessidades sociais e ao desenvolvimento técnico científico. Com autonomia para atuar diretamente na saúde funcional humana, encontra áreas específicas de atuação, em: consultórios, clínicas, hospitais, casas de repouso, ambulatórios em geral, clubes desportivos, escolas, creches, equipes de saúde da família, empresas que industrializam e comercializam equipamentos de saúde, gestão de serviços de saúde, dentre outras.

Por que fazer Fisioterapia na PUCPR?
Na PUCPR, o estudante dispõe de uma megaestrutura, com modernos conceitos de educação, onde o acadêmico é o centro do processo de aprendizagem, com desenvolvimento por competências e não por conteúdos apenas. Com sólida formação prática desde o primeiro ano do curso, o ingressando é levado a ter experiências inovadoras, tornando-se personagem ativo do processo de aprendizado, com aulas teóricas e práticas em ambientes reais e com uso de metodologias ativas de aprendizagem.

As vivências práticas acontecem nas estruturas próprias do Grupo Marista – Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat, bem como em unidades conveniadas – Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Alto Maracanã, Hospital Infantil Pequeno Príncipe, Pequeno Cotolengo do Paraná, Associação de Parkinson, Asilo São Vicente de Paulo, Hospital Alto Maracanã e Hospital de Reabilitação. Além disso, o curso dispõe de unidades específicas de aprendizagem ativa, a exemplo dos laboratórios de cinesioterapia, mecanoterapia eletrotermofototerapia e de análise do movimento. A graduação conta ainda com uma Clínica-Escola, que é aberta à comunidade, que atua com diversas especialidades da fisioterapia.

Com um corpo docente de mestres e doutores experts em suas áreas de atuação, o aprendizado se torna consistente e seguro. O curso se diferencia por uma rica interação entre pesquisas clínicas e projetos de iniciação científica. Neste contexto, a Universidade se destaca por editar uma das melhores revistas científicas do país, chamada “Fisioterapia em Movimento”.

Além da boa infraestrutura, qualidade de ensino e corpo docente extremamente qualificado, na PUCPR o estudante tem a oportunidade de complementar sua formação mesclando experiências internacionais. Entre os atuais parceiros diretos do curso, estão a Universidad de Valladolid, no México; Universidad Católica e Andres Bello, no Chile; Universidad Alcalá, Universidad de Granada e Universidad Central da Cataluña, na Espanha; e Universidade de Ferrara, na Itália, além de mais de uma centena de outros parceiros indiretos, em diferentes países e continentes.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

5

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

4º MELHOR CURSO DO BRASILDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Leandro Zen Karam

Coordenação

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). MBA em Gestao Empresarial pela Fundacao Getulio Vargas (2009). Pesquisador convidado na Universidade de Aveiro, Portugal (2008). Atualmente é Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaborador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Biomecânica, Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva e Dinamometria Isocinética. (http://lattes.cnpq.br/3098825752151765)

Doutora

Ana Paula Cunha Loureiro

Docentes

Mestre

Andrea Pires Muller

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Professora desta Instituição desde 1988, Diretora do Curso de Fisioterapia da PUCPR no período de 2000 a 2012, Chefe do Serviço de Fisioterapia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e Responsável pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital Cardiológico C. Costantini. Preceptora da Residência Multiprofissional em saúde do Idoso desde 2013. Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva.

Doutora

Barbara Maria Camilotti

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela PUCPR (2004), Mestrado em Tecnologia em Saúde pela PUCPR, Doutorado em Educação Física pela UFPR. Presidente da Sobrafisa – PR 2011/2012. Fisioterapeuta responsável pelo Centro de Isocinética da PUCPR. Docente da Especialização em Acupuntura da PUCPR e IBRATE. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Acupuntura, RPG e Fisioterapia em Ortopedia. ( http://lattes.cnpq.br/1564269877369119)

Doutora

Cristiane Goncalves Ribas

Docentes

Mestre

Enio Funchal

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Positivo, nos Cursos de graduação e pós graduação em Fisioterapia. Especialista em Educação Especial e Fisioterapia em geriatria. É Mestre em Educação pela PUCPR ( 2003). Tem experiência em fisioterapia nas áreas de neuropediatria, geriatria, fisioterapia hospitalar, reumatologia, ginecologia e obstetrícia e saúde coletiva. Atualmente atua à nível hospitalar em Fisioterapia Obstétrica e neonatologia no Hospital Alto Maracanã em Colombo. A nível ambulatorial mantém atividades em neuropediatria, geriatria e reumatologia. Desenvolve atividades junto ao PSF vinculada à US no Município de Curitiba, PR. Tem consultório particular de fisioterapia em Curitiba -PR. Formação atual em Osteopatia , encopntra-se no quarto ano na Escuela de Osteopatia de Madrid. (http://lattes.cnpq.br/9459821009725436)

Doutor

Jorge Tamaki

Docentes

Doutora

Lara Guerios

Docentes

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos. ( http://lattes.cnpq.br/7774211328093255)

Mestre

Paula Christina Pires Muller Maingue

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), Pós Graduação em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996-1997) e Mestrado em Bioética na área de Humanização e Cuidados Paliativos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018) . Atualmente é fisioterapeuta e responsável pelo Serviço de Fisioterapia da Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Curitiba e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, desde 2001, responsável pelas disciplinas de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Respiratória no Paciente Crítico, além do Estágio Supervisionado em Unidade de Terapia Intensiva. Tem experiência na área de Fisioterapia Cardiorespiratória com ênfase em Terapia Intensiva e Reabilitação Pulmonar. Desde 2000 responde como Coordenadora Acadêmica do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Curitiba.

Doutor

Pedro Cezar Beraldo

Docentes

Doutor em Odontologia área de concentração Saúde Coletiva – PUCPR, Graduado em Fisioterapia pela Universidade Católica do Paraná – UCP (1984) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR (1995), Residência em Doenças do Aparelho Locomotor, no Hospital Sarah Kubtscheck de Brasília (1985), Especialista em Fisioterapia Neuro-Funcional e Acupuntura; possui Especialização Lato-sensu em Pesquisa em Fisiologia do Exercício e em Bioética; Cursos de aprimoramento profissionais: Método Kabat, Perícia Judicial do Trabalho e Drenagem Linfática Manual (Método Leduc). Professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com atuação nas disciplinas de: Fisioterapia Vascular Periférica, Fisioterapia Cardiovascular; Fisiologia Humana e Fisiologia Específica em Fisioterapia; supervisão de estágios em Doenças do Aparelho Locomotor e Fisioterapia em Pediatria Hospitalar. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: Kabat, Cardiovascular, Pediatria hospitalar, Lesado Medular e na Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde – CIF. Atua como revisor e é membro dos Conselho Editorial da Revista Fisioterapia em Movimento; Vice-Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Presidente da Comissão de Ética (período 1998/2002 e 2006/2008); Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná (novembro de 2008 a 18/04 de 2010), Perito-assistente na 1ª Vara do Trabalho de Araucária-Paraná, Perito na Vara do Trabalho de Telêmaco Borba-Paraná, Perito na Vara do Trabalho de Jaguariaíva-Paraná, Assistente na 9ª Vara do Trabalho de Curitiba-Paraná; autor do Capítulo sobre Ética e Perícia, do livro Perícia Cinesiológica-Funcional, Assistência Técnica Judicial, Modelos e Legislações, 1ª edição Editora Andreoli, 2009; Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos, da PUCPR, desde 2011. Atual Coordenador do Curso de Fisioterapia/Diretor da Clínica Escola de Fisioterapia, na Escola de Ciências da Vida da PUCPR; Membro da rede de pesquisas Pleokinetica da Universidad de Granada, Espanha.

Mestre

Viviani de Marque Carrer

Docentes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 2.101,00*

Status

Inscrições abertas