CCURSOS

Fisioterapia

Bacharelado

O fisioterapeuta é profissional autônomo, que presta atenção à saúde, prevenindo, tratando e curando distúrbios do movimento humano, nas distintas etapas da vida e nos diferentes níveis de complexidade.

O curso da PUCPR, fundado em 1979, figura entre os melhores cursos do Brasil. Em 2017, está ranqueado no Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (ENADE), com nota quatro; no Guia Abril de Profissões, com quatro estrelas e no índice Universitário Folha (RUF), como o melhor curso em instituição privada do país. São mais de 39 anos formando profissionais altamente qualificados e preparados a contribuírem com a saúde da população, nos mais diferentes cenários: na Saúde do Trabalhador, nos Esportes, em Traumatologia e Ortopedia, em Dermato Funcional e Estética, em Neurologia do adulto e da criança, na Saúde da Criança e do Adolescente, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), na Saúde da Mulher, entre outras áreas.

O curso prepara o estudante para
Com sólida formação técnica e adequada formação humana e cidadã, nossos egressos tornam-se aptos ao exercício pleno da profissão, em prol da saúde humana, individual e coletiva. Competentes em proceder todas as etapas da intervenção fisioterapêutica: da avaliação ao diagnóstico, da prescrição a aplicação das condutas terapêuticas, do prognóstico a alta fisioterapêutica. De maneira segura e responsável, se tornam aptos ao bom uso dos recursos e tecnologias disponíveis, fundamentadas em evidências científicas, com senso crítico, atitudes éticas e humanas e preparados a trabalhar em equipes multiprofissionais.

Cenário e atuações
São mais de 14 especialidades reconhecidas e regulamentadas, que abrem um cenário de oportunidades, em áreas tradicionais: da fisioterapia respiratória, da fisioterapia neurofuncional e da fisioterapia traumatológica ortopédica e desportiva, assim como em novas áreas que estão se consolidando: da fisioterapia do assoalho pélvico, da fisioterapia na ortóptica, da microfisioterapia, do Reequilíbrio Somato Emocional, entre outras. Se trata de um cenário dinâmico, atento as necessidades sociais e ao desenvolvimento técnico científico. Com autonomia para atuar diretamente na saúde funcional humana, encontra áreas específicas de atuação, em: consultórios, clínicas, hospitais, casas de repouso, ambulatórios em geral, clubes desportivos, escolas, creches, equipes de saúde da família, empresas que industrializam e comercializam equipamentos de saúde, gestão de serviços de saúde, dentre outras.

Por que fazer Fisioterapia na PUCPR?
Na PUCPR, o estudante dispõe de uma megaestrutura, com modernos conceitos de educação, onde o acadêmico é o centro do processo de aprendizagem, com desenvolvimento por competências e não por conteúdos apenas. Com sólida formação prática desde o primeiro ano do curso, o ingressando é levado a ter experiências inovadoras, tornando-se personagem ativo do processo de aprendizado, com aulas teóricas e práticas em ambientes reais e com uso de metodologias ativas de aprendizagem.

As vivências práticas acontecem nas estruturas próprias do Grupo Marista – Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat, bem como em unidades conveniadas – Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Alto Maracanã, Hospital Infantil Pequeno Príncipe, Pequeno Cotolengo do Paraná, Associação de Parkinson, Asilo São Vicente de Paulo, Hospital Alto Maracanã e Hospital de Reabilitação. Além disso, o curso dispõe de unidades específicas de aprendizagem ativa, a exemplo dos laboratórios de cinesioterapia, mecanoterapia eletrotermofototerapia e de análise do movimento. A graduação conta ainda com uma Clínica-Escola, que é aberta à comunidade, que atua com diversas especialidades da fisioterapia.

Com um corpo docente de mestres e doutores experts em suas áreas de atuação, o aprendizado se torna consistente e seguro. O curso se diferencia por uma rica interação entre pesquisas clínicas e projetos de iniciação científica. Neste contexto, a Universidade se destaca por editar uma das melhores revistas científicas do país, chamada “Fisioterapia em Movimento”.

Além da boa infraestrutura, qualidade de ensino e corpo docente extremamente qualificado, na PUCPR o estudante tem a oportunidade de complementar sua formação mesclando experiências internacionais. Entre os atuais parceiros diretos do curso, estão a Universidad de Valladolid, no México; Universidad Católica e Andres Bello, no Chile; Universidad Alcalá, Universidad de Granada e Universidad Central da Cataluña, na Espanha; e Universidade de Ferrara, na Itália, além de mais de uma centena de outros parceiros indiretos, em diferentes países e continentes.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

IES privada do Brasil - Ranking Universitário da Folha (RUF)

Leandro Zen Karam

Coordenação

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). MBA em Gestao Empresarial pela Fundacao Getulio Vargas (2009). Pesquisador convidado na Universidade de Aveiro, Portugal (2008). Atualmente é Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaborador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Biomecânica, Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva e Dinamometria Isocinética. (http://lattes.cnpq.br/3098825752151765)

Doutora

Ana Paula Cunha Loureiro

Docentes

Mestre

Andrea Pires Muller

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Professora desta Instituição desde 1988, Diretora do Curso de Fisioterapia da PUCPR no período de 2000 a 2012, Chefe do Serviço de Fisioterapia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e Responsável pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital Cardiológico C. Costantini. Preceptora da Residência Multiprofissional em saúde do Idoso desde 2013. Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva.

Doutora

Barbara Maria Camilotti

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela PUCPR (2004), Mestrado em Tecnologia em Saúde pela PUCPR, Doutorado em Educação Física pela UFPR. Presidente da Sobrafisa – PR 2011/2012. Fisioterapeuta responsável pelo Centro de Isocinética da PUCPR. Docente da Especialização em Acupuntura da PUCPR e IBRATE. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Acupuntura, RPG e Fisioterapia em Ortopedia. ( http://lattes.cnpq.br/1564269877369119)

Doutora

Cristiane Goncalves Ribas

Docentes

Mestre

Enio Funchal

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Positivo, nos Cursos de graduação e pós graduação em Fisioterapia. Especialista em Educação Especial e Fisioterapia em geriatria. É Mestre em Educação pela PUCPR ( 2003). Tem experiência em fisioterapia nas áreas de neuropediatria, geriatria, fisioterapia hospitalar, reumatologia, ginecologia e obstetrícia e saúde coletiva. Atualmente atua à nível hospitalar em Fisioterapia Obstétrica e neonatologia no Hospital Alto Maracanã em Colombo. A nível ambulatorial mantém atividades em neuropediatria, geriatria e reumatologia. Desenvolve atividades junto ao PSF vinculada à US no Município de Curitiba, PR. Tem consultório particular de fisioterapia em Curitiba -PR. Formação atual em Osteopatia , encopntra-se no quarto ano na Escuela de Osteopatia de Madrid. (http://lattes.cnpq.br/9459821009725436)

Doutor

Jorge Tamaki

Docentes

Doutora

Lara Guerios

Docentes

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos. ( http://lattes.cnpq.br/7774211328093255)

Mestre

Paula Christina Pires Muller Maingue

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), Pós Graduação em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996-1997) e Mestrado em Bioética na área de Humanização e Cuidados Paliativos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018) . Atualmente é fisioterapeuta e responsável pelo Serviço de Fisioterapia da Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Curitiba e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, desde 2001, responsável pelas disciplinas de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Respiratória no Paciente Crítico, além do Estágio Supervisionado em Unidade de Terapia Intensiva. Tem experiência na área de Fisioterapia Cardiorespiratória com ênfase em Terapia Intensiva e Reabilitação Pulmonar. Desde 2000 responde como Coordenadora Acadêmica do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Curitiba.

Doutor

Pedro Cezar Beraldo

Docentes

Doutor em Odontologia área de concentração Saúde Coletiva – PUCPR, Graduado em Fisioterapia pela Universidade Católica do Paraná – UCP (1984) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR (1995), Residência em Doenças do Aparelho Locomotor, no Hospital Sarah Kubtscheck de Brasília (1985), Especialista em Fisioterapia Neuro-Funcional e Acupuntura; possui Especialização Lato-sensu em Pesquisa em Fisiologia do Exercício e em Bioética; Cursos de aprimoramento profissionais: Método Kabat, Perícia Judicial do Trabalho e Drenagem Linfática Manual (Método Leduc). Professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com atuação nas disciplinas de: Fisioterapia Vascular Periférica, Fisioterapia Cardiovascular; Fisiologia Humana e Fisiologia Específica em Fisioterapia; supervisão de estágios em Doenças do Aparelho Locomotor e Fisioterapia em Pediatria Hospitalar. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: Kabat, Cardiovascular, Pediatria hospitalar, Lesado Medular e na Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde – CIF. Atua como revisor e é membro dos Conselho Editorial da Revista Fisioterapia em Movimento; Vice-Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Presidente da Comissão de Ética (período 1998/2002 e 2006/2008); Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná (novembro de 2008 a 18/04 de 2010), Perito-assistente na 1ª Vara do Trabalho de Araucária-Paraná, Perito na Vara do Trabalho de Telêmaco Borba-Paraná, Perito na Vara do Trabalho de Jaguariaíva-Paraná, Assistente na 9ª Vara do Trabalho de Curitiba-Paraná; autor do Capítulo sobre Ética e Perícia, do livro Perícia Cinesiológica-Funcional, Assistência Técnica Judicial, Modelos e Legislações, 1ª edição Editora Andreoli, 2009; Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos, da PUCPR, desde 2011. Atual Coordenador do Curso de Fisioterapia/Diretor da Clínica Escola de Fisioterapia, na Escola de Ciências da Vida da PUCPR; Membro da rede de pesquisas Pleokinetica da Universidad de Granada, Espanha.

Mestre

Viviani de Marque Carrer

Docentes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Ingresse com
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.989,77*

Status

Inscrições abertas