CCURSOS

Sistemas de Informação

Bacharelado

O curso da PUCPR desenvolve competências que permitem ao profissional atuar na especificação, projeto e implementação de Sistemas de Informação aplicados à distintas áreas de negócio. O graduado também pode atuar na gestão de projetos de Sistema de Informação otimizando a aplicação de recursos. As competências são desenvolvidas por meio da aquisição de conhecimentos, principalmente das áreas de tecnologia e de negócios.

Os temas de estudo incluem Linguagens de Programação, Plataformas Web, Dispositivos Móveis, Big Data, Sistemas Ciberfísicos (IoT), Segurança da Informação, Inovação em Processos de Negócios, Negócios na Era Digital e Empreendedorismo. A aprendizagem ocorre com metodologias ativas, onde o estudante é incentivado a desenvolver a autonomia e o senso crítico e a compartilhar o conhecimento.

O curso prepara o estudante para

O profissional formado pela PUCPR estará apto a gerenciar o desenvolvimento e a implantação de sistemas de informação, identificar novas oportunidades de negócios considerando as tecnologias mais adequadas, projetar sistemas de informação que tornem os processos de negócios mais eficientes, implementar soluções computacionais aplicando tecnologias inovadoras e a melhorar processos de desenvolvimento de software.

Disciplinas com foco na qualificação de excelência para gestão, análise, projeto e implementação de sistemas de informação, tais como Gestão de Projetos de TI, Design de Sistemas de Informação, Sistemas Ciberfísicos, Big Data, Dispositivos Móveis, Tecnologias Web, Negócios na Era Digital, Inovação nos Processos de Negócios, entre outras, somam-se à formação ética e humanística para formar um profissional completo.

Cenário e atuações

A aplicação de Tecnologia da Informação é estratégica para qualquer organização. Na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais, o segmento se torna fonte geradora de vantagens competitivas. O profissional tem oportunidades de atuação tanto na em organizações públicas e quanto em organizações privadas nas mais distintas áreas de negócios que se utilizem da Tecnologia da Informação. O graduado poderá atuar como funcionário de uma organização, prestador de serviços, empreendedor ou ainda seguir a carreira de pesquisador e docente. As oportunidades são muito abrangentes tanto nacionalmente quanto internacionalmente. É uma das áreas que mais oferece oportunidades de trabalho mesmo em períodos de recessão.

Por que fazer Sistemas de Informação na PUCPR?

Com uma formação reconhecida por sua excelência, o curso da PUCPR conta com 30 anos de tradição e um corpo docente que mescla professores com perfil acadêmico e de alta produção científica com docentes que se destacam no mercado de TI, formados em universidades renomadas do Brasil e do exterior. As disciplinas do curso são práticas e interativas. Os conteúdos são relacionados à situações reais que o futuro bacharel em Sistemas de Informação irá vivenciar. Os resultados de aprendizagem estão diretamente relacionados às competências a serem desenvolvidas no futuro egresso. Além disso, conta com parcerias com instituições internacionais e empresas da área, favorecendo o acesso a estágios e treinamentos.

Ícone Troféu

5

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

3

MEC

Vídeos PUCPR

Graduação em Sistemas de Informação da PUCPR

Vídeos PUCPR

Um dia de aula no curso de Sistemas de Informação

Joselaine Valaski

Coordenação

Mestre

Carlos Nascimento Silla Junior

Docentes | Lattes

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Aluno do Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB) de Curitiba e do Curso de Licenciatura em Música da PUCPR. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Comunicação e Semiótica: Teoria e crítica da sociedade da informação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e doutorado em Computer Science pela University of Kent (2011). Foi Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) da Fundação Araucária (2014-2018).

Doutora

Cristina Vercosa Perez Barrios de Souza

Docentes

Doutora

Deborah Ribeiro Carvalho

Docentes

Doutor

Edgard Jamhour

Docentes

Mestre

Gilmar Kavalco

Docentes

Mestre

Jose Eduardo Nunes Lino

Docentes

Doutora

Joselaine Valaski

Docentes

Mestre

Kelly Christine Landolfi Bettio

Docentes

Mestre

Kelly Rafaela Otemaier

Docentes

Doutor

Orlando Alcantara Soares

Docentes

Doutora

Raquel Kolitski Stasiu

Docentes

Mestre

Regina Fabia Lopes de Albuquerque

Docentes

Mestre

Vilmar Abreu Junior

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1385,82*

Status

Inscrições encerradas