CCURSOS

Gastronomia

Tecnólogo

Profissionais sempre dispostos a experimentar diferentes combinações de sabores e técnicas de trabalho. Os graduados em Tecnologia em Gastronomia são disciplinados e organizados na gestão do tempo e nas atividades práticas inerentes à área. Além disso, a pro-atividade e a liderança da equipe marcam a profissão de chef de cozinha. O graduado tem um grande mercado para explorar. Para acompanhar este crescimento, o curso da PUCPR oferece aos estudantes uma formação multidisciplinar, integrando teoria e prática para formar profissionais de excelência na atuação como cozinheiro, gestor de empreendimentos gastronômicos, consultor em gastronomia, entre outras áreas.

Saboreie essa jornada!

O curso prepara o estudante para
Ser um profissional comprometido com a vida e a saúde da sociedade, que executa receitas para públicos com ou sem restrições alimentares, cultiva boas práticas na manipulação de alimentos e técnicas gastronômicas e prepara pratos da culinária nacional e internacional. O graduado no curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR é preparado para aplicar os conceitos de gestão nos empreendimentos de gastronomia, assim como prestar consultorias nas áreas de gestão e de cozinha. Tudo isso aliado a uma matriz curricular moderna com sólida formação em Ciências Gastronômicas, atividades práticas e ações interativas com chefs de cozinha e profissionais do mercado.

Cenário e atuações
A gastronomia é uma das profissões que mais ganhou espaço e destaque nos últimos anos. Com novas exigências para este profissional, ele pode atuar como chef de cozinha, consultor e gestor em empreendimentos gastronômicos, personal chef, gerente de alimentos e bebidas, cozinheiro, confeiteiro, entre outras funções. A área de gastronomia é ampla e absorve os egressos do curso, oportunizando uma rápida construção da carreira profissional.

Por que fazer Tecnologia em Gastronomia na PUCPR?

O curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR é inovador. Aqui, os estudantes aprendem fazendo. Entre as atividades práticas estão a elaboração de uma mini horta para produção de ervas e temperos, utilizando materiais reciclados, substratos compostados e a escolha das espécies para cultivo.

Para dar suportes às iniciativas, o estudante possui à disposição seis modernas cozinhas didáticas, equipadas com tecnologia de ponta, o Espaço Acadêmico L’Hermitage Gastronomia, restaurante escola que atende clientes reais, a Fazenda Gralha Azul para aprender o cultivo de alimentos, laboratórios de bioquímica, dietética, química e de análise sensorial. O acadêmico também pode usufruir de uma biblioteca completa na área de gastronomia, com crescente aumento de acervo bibliográfico, equipada e atualizada para as pesquisas desta área. A participação em concursos internos e externos é um desafio que faz parte da formação dos estudantes.

O quadro docente do curso é outro destaque da PUCPR, já que é composto por doutores, mestres e especialistas experientes com ampla atuação no mercado profissional.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

ENADE 2018

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

RANKING INEP 2018 MELHOR CURSO DO PARANÁ
DENTRE AS UNIVERSIDADES PRIVADAS

Ícone Troféu

RANKING INEP 2018 MELHOR CURSO DO BRASIL
DENTRE AS UNIVERSIDADES PRIVADAS

Eloize Augusta da Cruz

Coordenação

Possui graduação em Tecnologia em Gastronomia pela Universidade Positivo, pós graduada em Metodologia para o Ensino Superior pela OPET, Chef Internacional e Pâtisserie pela Universidade Positivo e em Gastronomia e Cozinha Autoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui cursos de aperfeiçoamento em gastronomia, Centro Europeu, Curitiba, Brasil, Levain Escola de Panificação e Confeitaria, São Paulo, Brasil, General English and Gastronomy Plus Programe EC Montreal, Canadá e no The Culinary Institute of America, California, EUA. Atuou como docente nos cursos de Cozinheiro do SENACPR e no Projeto Mulheres Inventando Moda do SENAIPR no curso de Tecnologia em Gastronomia da Unicesumar e do Curso Semi presencial de Gastronomia na Universidade Positivo e da Pós Graduação Chef Pátissier da UP. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2005, atualmente está na coordenação do curso de Tecnologia em Gastronomia e do curso de pós-graduação em Pâtisserie Clássica e contemporânea da PUCPR. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Gastronomia da PUCPR. Tem experiência na área de Gastronomia em Geral e em Ciências e Tecnologia de Alimentos e no desenvolvimento e inovação de alimentos em geral. Tem atuado em projetos de desenvolvimento de produtos lácteos. Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP – Turma II).

Mestrado

Alvaro Cesar Krieck dos Santos

Docentes

Mestre

Carmen Luciane Sanson Abourihan

Docentes

Doutora

Marcia Rapacci

Docentes

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1992, é professora nos cursos de graduação em Biotecnologia, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Gastronomia e Medicina Veterinária e dos cursos de pós-graduação em Biotecnologia: da Ciência ao Mercado e Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicada a Produtos de Alimentos da PUCPR. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso dos curso de Engenharia de Alimentos e Gastronomia. É líder e membro do grupo de pesquisa Conservação e Desenvolvimento de alimentos desde 1995. Tem experiência na área de Ciências e Tecnologia de Alimentos, atuando nas áreas análise de alimentos, tecnologia de laticínios, vegetais, embalagens e desenvolvimento de alimentos. Coordena do curso de pós-graduação em Fabricação de queijos artesanais e finos aplicados à gastronomia. É membro da equipe técnica do Grupo de Articulação da Rota Estratégica da Indústria Paranaense – Alimentos Funcionais dos Observatórios SESI/SENAI/IEL desde 2005. Tem atuado em projetos de desenvolvimento de produtos lácteos, queijos maturados por cultura de superfície, especialidades lácteas gourmet, alimentos funcionais e alimentos para fins especiais. Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP – Turma II)

Doutor

Marco Aurélio da Silva Carvalho Filho

Docentes

Mestre

Ricardo de Amorim Cini

Docentes
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

2 anos

Mensalidade

R$ 1.675,49*

Status

Inscrições abertas