CCURSOS

Química

Licenciatura

A Química está presente em tudo. Profundamente importante nas mudanças que acontecem na natureza, ela traz novos conhecimentos sobre compostos que podem beneficiar a sociedade e o meio ambiente. Nesse contexto, disciplinas como Química Ambiental, Microbiologia e Bioquímica, Toxicologia, Biotecnologia e Nanotecnologia colocam o Curso de Química da PUCPR em sintonia com as preocupações atuais do mercado de trabalho, oferecendo uma experiência universitária que proporciona uma formação científica, pessoal, cultural e ética.

O curso prepara o estudante para

A resolução de problemas é o que os químicos fazem em qualquer campo de atuação. No contexto real, os problemas em sua grande maioria englobam situações para as quais não está disponível um modelo pronto para a sua solução. Isso quer dizer que o Químico deverá estar apto a mobilizar conhecimentos nas esferas teóricas, práticas e pessoais que o possibilitem encontrar soluções mesmo que essas ainda não existam.

Cenário e atuações

O profissional de Química pode atuar com a docência em escolas do ensino fundamental e médio, podendo se dedicar ao desenvolvimento de materiais didáticos para educação científica e inclusão. Também está presente na indústria de alimentos, bebidas, cosméticos, papel, celulose, petroquímica, química fina, tintas, fertilizantes, saneamento, tratamento de água e muitos outros campos. Em seu dia a dia, trabalha com análises químicas e físico-químicas, pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, representação comercial, assistência, assessoria e consultoria para o desenvolvimento de métodos e produtos.

Por que fazer Química na PUCPR?

O egresso irá atuar em um cenário de constantes e rápidas mudanças, no qual a autonomia e criatividade para trabalhar em equipes multidisciplinares em diferentes contextos serão imprescindíveis para o sucesso profissional. As tecnologias serão os principais instrumentos de aprendizado e o profissional deverá estar apto a utilizá-las como aliadas à sua formação. Durante o curso, é oferecido o apoio dos programas de monitoria e de estudos HNB (Habilidades do Núcleo Básico – Matemática, Química e Língua Portuguesa) e a oportunidade de participar das seleções de bolsas para a Iniciação Científica (PIBIC), Tecnológica (PIBITI) e Iniciação à Docência (PIBID). Devido aos resultados de pesquisas científicas desenvolvidas por estudantes e professores, o curso já se classificou entre os três finalistas do Prêmio Destaques do Ano do Guia do Estudante.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE

Ícone Troféu

3

ENADE

Ícone Troféu

3

MEC

Ícone Troféu

3

2018 - RUF4º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Ricardo Padilha Vianna Filho

Coordenação

Doutor

Clayton Fernandes de Souza

Docentes

Doutora

Maria Alice Witt

Docentes

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: complexos de polieletrólitos, filmes finos, autoassociação de multicamadas pela técnica Layer-by-Layer, modificação de polímeros e auto-associação de copolímeros em bloco. Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Físico-Química (2008 – sub-área Polímeros), onde desenvolveu pesquisa com quitosana e sua modificação estrutural visando a obtenção de blendas para utilização como membranas poliméricas de troca protônica. Possui doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área de Físico-Química (2012 – sub-área Polímeros), com projeto de tese visando o estudo e desenvolvimento de filmes finos de multicamadas de polieletrólitos obtidos através da técnica de layer-by-layer (LbL). Concluiu estágio de pós-doutorado em colaboração com o Insituto Charles Sadron (Strasbourg/França, 2012-2014) cujo projeto incluiu o desenvolvimento de nano-recobrimentos anticoagulantes em superfícies bioartificiais para aplicação como grafts vasculares. Concluiu recentemente estágio de pós-doutorado no grupo de pesquisa GMPC (UEM/PR, 2014-2016) cujo projeto de pesquisa inclui a auto-associação de copolímeros em bloco para a obtenção de nanocarreadores contendo agentes ativos com potencial aplicação em terapia fotodinâmica e no tratamento de câncer. Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde leciona disciplinas na área da Química, Nanotecnologia, participa do programa de internacionalização da instituição lecionando a disciplina de Nanotechnology em inglês e colabora ativamente na construção das disciplinas do currículo por competências adotados pela instituição.

Doutor

Neoli Lucyszyn Suckow

Docentes

Mestre

Ricardo Padilha Vianna Filho

Docentes

Matrizes vigentes

Matriz de Química

Matrizes vigentes

Matriz de Química

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 663,75*

Status

Tenho Interesse