CCURSOS

Química

Licenciatura

A Química está presente em tudo. Profundamente importante nas mudanças que acontecem na natureza, ela traz novos conhecimentos sobre compostos que podem beneficiar a sociedade e o meio ambiente. Nesse contexto, disciplinas como Química Ambiental, Microbiologia e Bioquímica, Toxicologia, Biotecnologia e Nanotecnologia colocam o Curso de Química da PUCPR em sintonia com as preocupações atuais do mercado de trabalho, oferecendo uma experiência universitária que proporciona uma formação científica, pessoal, cultural e ética.

O curso prepara o estudante para

A resolução de problemas é o que os químicos fazem em qualquer campo de atuação. No contexto real, os problemas em sua grande maioria englobam situações para as quais não está disponível um modelo pronto para a sua solução. Isso quer dizer que o Químico deverá estar apto a mobilizar conhecimentos nas esferas teóricas, práticas e pessoais que o possibilitem encontrar soluções mesmo que essas ainda não existam.

Cenário e atuações

O profissional de Química pode atuar com a docência em escolas do ensino fundamental e médio, podendo se dedicar ao desenvolvimento de materiais didáticos para educação científica e inclusão. Também está presente na indústria de alimentos, bebidas, cosméticos, papel, celulose, petroquímica, química fina, tintas, fertilizantes, saneamento, tratamento de água e muitos outros campos. Em seu dia a dia, trabalha com análises químicas e físico-químicas, pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, representação comercial, assistência, assessoria e consultoria para o desenvolvimento de métodos e produtos.

Por que fazer Química na PUCPR?

O egresso irá atuar em um cenário de constantes e rápidas mudanças, no qual a autonomia e criatividade para trabalhar em equipes multidisciplinares em diferentes contextos serão imprescindíveis para o sucesso profissional. As tecnologias serão os principais instrumentos de aprendizado e o profissional deverá estar apto a utilizá-las como aliadas à sua formação. Durante o curso, é oferecido o apoio dos programas de monitoria e de estudos HNB (Habilidades do Núcleo Básico – Matemática, Química e Língua Portuguesa) e a oportunidade de participar das seleções de bolsas para a Iniciação Científica (PIBIC), Tecnológica (PIBITI) e Iniciação à Docência (PIBID). Devido aos resultados de pesquisas científicas desenvolvidas por estudantes e professores, o curso já se classificou entre os três finalistas do Prêmio Destaques do Ano do Guia do Estudante.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

3

2018 - GUIA DO ESTUDANTE

Ícone Troféu

3

MEC

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Mestre

Ricardo Padilha Vianna Filho

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente atua como professor assistente no curso de Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; é coordenador de área (Química) no projeto PIBID-PUCPR. Possui experiência em análises reológicas de coloides; extração, análise e aplicação de polissacarídeos; tecnologias de ensino de Química e aplicação em escolas

Doutor

Clayton Fernandes de Souza

Docentes | Lattes

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2008), com mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação do curso de Química da UFPR, voltado em Química Orgânica, estudando propriedades físico-químicas e elucidação estrutural de hidrocolóides de interesse biotecnológico, realizando estágio de Doutorado sanduíche no Centre de Recherches sur les Macromolécules Végétales – CERMAV, vinculado à Université Joseph Fourrier (Grenoble-França) (2011-2012), realizando estudos na área de biocurativos através de sistemas micro- e nano-estruturados à base de hidrocolóides. Participou em Projetos de Pesquisa na área de nanotecnologia (REDE NANOGLICOBIOTEC), desenvolvendo metodologias na área de análises térmicas, reológica e de microscopias (MEV e AFM) para estudos dos produtos sintetizados em laboratório e viabilização de processo de produção com finalidade de se atingir uma escala industrial (aplicabilidade dos produtos). Atualmente, Professor Adjunto e Pesquisador em Química na Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Doutora

Neoli Lucyszyn Suckow

Docentes | Lattes

Possui graduação em Química Industrial (1990), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Tecnologia de Alimentos (1994) e doutorado em Processos Biotecnológicos (2004) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência em química de macromoléculas (carboidratos). Participou como pesquisadora da Rede NANOGLICOBIOTEC/MCT/CNPq, cujo principal objetivo foi a obtenção, caracterização e modificação de biopolímeros (galactomananas e xiloglucanas) comerciais e nativos do Brasil, no desenvolvimento de nanopartículas e nanocompósitos a serem aplicados na liberação de fármacos (controlada ou não) e de filmes finos nano-estruturados para o desenvolvimento de biosensores. Fez parte da Rede NANOBIOTEC através do projeto “Prospecção e desenvolvimento, a partir de polissacarídeos, de sistemas micro e nanoestruturados aplicados como curativos bioativos”. Atualmente é professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando na área de Química de produtos naturais, com ênfase em Polímeros e Colóides, principalmente nos seguintes temas: galactomanana, xiloglucana, arabinogalactana, reologia de polissacarídeos, filmes finos, membranas e géis.

Mestre

Ricardo Padilha Vianna Filho

Docentes | Lattes

Possui graduação em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente atua como professor assistente no curso de Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; é coordenador de área (Química) no projeto PIBID-PUCPR. Possui experiência em análises reológicas de coloides; extração, análise e aplicação de polissacarídeos; tecnologias de ensino de Química e aplicação em escolas

Matrizes vigentes

Matriz de Química

Matrizes vigentes

Matriz de Química

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 673,50*

Status

Inscrições encerradas