CCURSOS

Jornalismo

Bacharelado

O jornalismo, os veículos de comunicação e a sociedade têm passado por grandes transformações e, neste cenário de intensas mudanças, é fundamental que o profissional da área esteja preparado para desempenhar suas funções com responsabilidade e competência, para enfrentar uma série de novos desafios. Pensando nisso, a PUCPR oferece um curso completo, que prepara o estudante para ser um agente transformador da realidade, que seja ao mesmo tempo empreendedor e humanista.

O Curso prepara o estudante para
A profissão exige senso de investigação, ética, responsabilidade e posicionamento crítico diante da realidade. Assim, nosso time de professores compartilha vastos conhecimentos científicos e práticos, que contemplam tanto aspectos inovadores da comunicação quanto os fundamentos indispensáveis da profissão. A tecnologia de ponta está presente durante todo o curso, possibilitando ao aluno atuar em múltiplas plataformas, criar conteúdo em redações convergentes e desenvolver autonomia, para que também possa empreender.

Cenário e atuações
Atuar em jornais, revistas, emissoras de rádio, televisão e web, além de assessorias de imprensa, instituições públicas, privadas, produção de conteúdo, documentários e outros produtos audiovisuais. Com o curso de Jornalismo, o estudante desenvolverá competências para registrar e interagir com a realidade por meio de textos, fotografias, infográficos, áudios, vídeos, games e outros conteúdos multimídia.

Por que fazer Jornalismo na PUCPR?
O curso de Jornalismo da PUCPR é integrado e flexível, tendo como base pilares como o pensamento criativo, a aplicação tecnológica, a conduta empreendedora e a sensibilidade solidária. Além da tecnologia de ponta disponível nos diversos ambientes de aprendizagem do curso, o estudante da PUCPR também encontra uma formação humanista, crítica e contemporânea, ao discutir temas relevantes desde o primeiro período. O universitário tem a oportunidade de colocar todo o seu aprendizado em prática, trabalhando com pautas reais, em veículos laboratoriais, como portal, jornal, revista, web rádio e web TV, agora também integrados na Fatos, um projeto de redação convergente multimídia na qual alunos produzem conteúdo jornalístico em tempo real sob a supervisão de professores.

O curso possui parcerias com diversos veículos de comunicação, incluindo as rádios CBN e Clube, e as emissoras de TV RICTV e TV Evangelizar, oportunizando a prática e a pesquisa jornalística, construção de portfólio, networking e visibilidade aos trabalhos. É o único curso do Paraná em que é possível obter a Dupla Diplomação, – ao realizar parte dos estudos na PUCPR e parte na universidade parceira (UVic-UCC, na Espanha). Além disso, também há possibilidade de intercâmbio tradicional, com as mais de 200 instituições parceiras da PUCPR.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Vídeos PUCPR

Suyanne Tolentino de Souza

Coordenação

Mestre

Carlos Marciano

Docentes

Mestre

Celina do Rocio Paz Alvetti

Docentes

Mestre

Criselli Maria Montipo

Docentes

Mestre

Lenise Aubrift Klenk

Docentes

Mestre

Miguel Angelo Manasses

Docentes

Jornalista, especialista em Sociologia Política, mestre em Educação e professor no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Parará (PUCPR), no qual leciona as disciplinas Redação Jornalística, Inovação em Jornalismo, Ética e Legislação em Jornalismo e Jornalismo, Políticas Públicas e Cidadania, além de ser responsável pelo jornal impresso laboratorial do curso, o Comunicare. Na especialização, leciona a disciplina Produção de conteúdo para mídias digitais. Trabalhou por 10 anos no Portal Paraná Online e atualmente é produtor de Rádio e TV na Paraná Educativa. Tem experiência na elaboração de pautas, edição e produção de conteúdos digitais e impressos e criação de newsgames.

Mestre

Paulo Roberto Ferreira de Camargo

Docentes

Mestre

Rafael de Oliveira Andrade

Docentes

Renan Colombo

Docentes

Jornalista profissional, especialista em Mídias Sociais, mestre em Ciência Política (Comunicação Política) e professor de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Trabalhou por seis na Gazeta do Povo. Atuou como repórter e como editor assistente das áreas de Economia e Política do site do jornal. Leciona a disciplina “Jornalismo Digital” na PUCPR e é responsável pelo Portal laboratorial do curso. Tem experiência em Jornalismo Digital, com conhecimentos em elaboração de pautas, edição de reportagens, criação de conteúdos multimídia e gerenciamento de redes sociais.

Doutora

Suyanne Tolentino de Souza

Docentes

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.794,05*

Status

Inscrições encerradas