CCURSOS

Jornalismo

Bacharelado

O Jornalismo é um dos cursos que mais dialogam com os avanços tecnológicos na área da Comunicação e das ciências humanas. As mudanças das sociedades, nos sucessivos ciclos históricos pelos quais o Brasil e o mundo atravessam, também exercem grande impacto sobre o ensino e o exercício da profissão de jornalista.  É fundamental, portanto, que o profissional da área esteja preparado para desempenhar suas funções com responsabilidade, competência e ética, sempre disposto a enfrentar novos  desafios. Pensando nisso, a PUCPR oferece um curso completo e abrangente, que prepara o estudante para ser um agente transformador da realidade, ao mesmo tempo empreendedor, humanista e crítico.

Mercado de atuação
O jornalista pode atuar produzindo conteúdos para veículos de comunicação, que vão de jornais e revistas a emissoras de televisão e estações de rádio, passando por portais de notícias e redes sociais. É possível trabalhar nesses meios como repórter, produtor e editor de conteúdo, entre outras funções.

Outro campo de atuação bastante promissor  são as assessorias de comunicação públicas e privadas, independentes ou dentro de empresas e órgão sestatais. Hoje, esse setor representa uma das áreas de trabalho com maior número de oportunidades para profissionais do setor.

Por que escolher o curso de Jornalismo da PUCPR?
O curso de Jornalismo da PUCPR conta com laboratórios e equipamentos de última geração, que incluem estúdios de televisão e rádio, computador com os softwares mais atualizados usados no mercado, câmeras modernas e recursos como óculos de Realidade Virtual.

Além disso, o curso também conta hoje com uma redação convergente inovadora, a Fatos Narrativas Midiáticas, onde acontecem aulas e projetos de contraturno e os estudantes do realizam atividades com metodologias ativas de ensino, com atividades práticas desde o ingresso na graduação.

O curso de Jornalismo na PUCPR se consolidou, nos últimos anos, como o mais premiado do Paraná, por meio de concursos como o Prêmio Sangue Novo, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor), que reconhece os melhores trabalhos universitários e do qual a universidade é a atual tetracampeã. A nova matriz curricular traz ao estudante desafios da atualidade, trabalhando conteúdos que fazem parte da vida profissional.

Infraestrutura
Os acadêmicos contam com uma das melhores infraestruturas de comunicação do sul do país. O Laboratório de Comunicação (LABCOM) da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR (ECA) é um espaço de mais de 3.300 m², que reúne tecnologia de ponta, disponível para a formação de profissionais altamente capacitados em novas tecnologias nas áreas de Comunicação e Artes.

O LABCOM conta com diferentes espaços que atendem os diversos cursos da ECA PUCPR. Profissionais qualificados auxiliam professores e estudantes no desenvolvimento das habilidades necessárias ao mercado de trabalho.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Vídeos PUCPR

Suyanne Tolentino de Souza

Coordenação

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996) e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenadora dos cursos de extensão e especialização da Escola de Comunicação e Artes. Atua como roteirista e apresentadora de vídeos institucionais no campo da Comunicação e Educação. Foi apresentadora do Programa Nós da Educação – Secretaria de Estado da Educação – TV Paulo Freire. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em mídia audiovisual, televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, comunicação e educação, mídia audiovisual.

Mestre

Celina do Rocio Paz Alvetti

Docentes

Mestre

Criselli Maria Montipo

Docentes

Jornalista com experiência em jornalismo impresso, televisivo e online. Atua como repórter e assessora de comunicação desde 2002. É mestre em Jornalismo com foco de pesquisa em reportagens de revista. Especializações: Pauta, redação e edição de reportagens impressas e online.

Mestre

Lenise Aubrift Klenk

Docentes

Luana Assis Navarro

Docentes

Atua no campo das artes visuais. Possui mestrado em Processos artísticos contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016), graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela PUCPR (2009) e especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Como artista participou de diversas exposições no Brasil e em 2015, 2016 e 2017 da exposição Develar y Detonar realizada em Madri, Cidade do México e EUA. Em 2016 organizou e lançou as publicações Corpo sem sinônimo e Biblioteca para corpos em expansão. Em 2017 participou da exposição Não matarás no Museu Nacional em Brasília. Seus trabalhos fazem parte do acervo da Fundação Cultural de Curitiba, do acervo do Museu Nacional em Brasília, da coleção Televisa no México e de algumas coleções particulares em São Paulo, Rio e Janeiro e Florianópolis. Em 2018 lançou o livro Estalactites na garganta pela editora URUTAU. Atualmente é editora do site de crítica Bocas Malditas.

lattes: http://lattes.cnpq.br/5525289873240891

Mestre

Paulo Roberto Ferreira de Camargo

Docentes

Rafael de Oliveira Andrade

Docentes

Designer gráfico, mestre em Design pelo PPGDesign – UFPR, especialista em Design Informacional pela PUCPR e professor dos cursos de design e jornalismo da PUCPR, onde é responsável pelos projetos gráficos do jornal e revista laboratório do curso. Com experiência no mercado editorial, também atuou como infografista no jornal Gazeta do Povo.

Renan Colombo

Docentes

Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), de Portugal. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2014). Especialista em Mídias Digitais pelo Centro Universitáro de Maringá (Cesumar) (2011). Graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Positivo (2008), de Curitiba/PR. No campo profissional, é professor de Jornalismo e de diversos cursos de especialização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), além de jornalista freelancer. Foi repórter e editor do jornal Gazeta do Povo por seis anos

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.794,00*

Status

Tenho Interesse