A educação transforma o mundo. É sabendo dessa grande responsabilidade que o curso de Pedagogia da PUCPR oferece uma sólida base teórico-prática que prepara o Pedagogo para atuar em diferentes contextos educativos. O principal objetivo está na formação de profissionais para a docência e gestão de espaços escolares e não escolares, contribuindo para uma educação que prioriza a ética, a investigação, a cidadania e a solidariedade.
O curso prepara o estudante para
A formação do pensamento crítico e reflexivo, possuir flexibilidade cognitiva e emocional diante de demandas inesperadas e atuar de maneira a promover o conhecimento e o desenvolvimento humano. Além disso, promove atividades com base nas metodologias de aprendizagem ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os estudantes constituem cenários e situações problemas a partir do cotidiano dos espaços educativos.
Cenário e atuações
O mercado de trabalho para a Pedagogia é amplo e vai muito além das escolas de Educação Básica. São muitas as oportunidades em consultorias e assessorias, ONGs, órgãos públicos ligados à educação, escolas de idiomas, editoras de livros didáticos, empresas produtoras de cursos a distância e treinamentos, além de espaços como hospitais, bibliotecas, brinquedotecas e espaços recreativos.
Por que fazer Pedagogia na PUCPR?
O curso de Pedagogia da PUCPR tem como fio condutor a pesquisa. Ela é presente em todos os períodos, iniciando pela formulação de problema de pesquisa educacional, em sua área específica, perpassando análise de material didático até, finalmente no último período, aprofundamento e prática docente como um “objeto de aprendizagem”, transformando a pesquisa em um “produto” educacional, com apresentação dos principais resultados em seminário. Há, ainda, um conjunto de disciplinas do eixo estratégico pedagógico obrigatório: Educação em direitos humanos; Teorias Contemporâneas da Cognição e Aprendizagem; Metodologias Ativas; Competências Digitais e Criatividade, apresentando uma proposta interdisciplinar.
O curso também utiliza espaços como as escolas do Grupo Marista: Colégio Paranaense; Colégio Santa Maria; Centros Sociais (de Educação infantil), Escola Ecológica Marista (currículo interdisciplinar), Centro Social de Defesa (Pedagogia Social) para sua prática pedagógica. Também mantém parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, no qual os estudantes da PUCPR desenvolvem atividades e projetos em escolas, contribuindo para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem também na educação pública.
DOUTORA em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e De... Ver mais
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mest... Ver mais
Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; docente e pesquisadora no progra... Ver mais
Doutora em Educação, Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto (PDSE/CAPES). Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas... Ver mais
Possui graduação em Pedagogia (2004), Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (2008), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educa... Ver mais
Químico (Bach. e Lic.) pela UFPR, dedicando-se em atividades de pesquisa desde 2005, trabalhando no estudo de aditivos naturais, desenvolvendo métod... Ver mais
Graduado em Engenharia Elétrica Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1985), possui mestrado em Engenharia Elétrica e Inform... Ver mais
Graduação em Pedagogia - PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCP... Ver mais
Ewerton Kaviski é licenciado (2008) em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2011, obteve, pela mesma universidad... Ver mais
Nasci na cidade de Osasco no Estado de São Paulo em 1975. Em 1995, por meio dos padres Passionistas, em uma dessas coincidências que ninguém conseg... Ver mais
Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (1999) com bacharelado em Tradução (2001) graduação em Letras Portugu�... Ver mais
Formação Acadêmica: É Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - 2022 (PUCPR) É Mestre em Educação pela Pontifí... Ver mais
Possui graduação em Teologia - Jnana Deepa Vidyapeeth (1991), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), graduação em H... Ver mais
Marcia Terezinha de Oliveira, assistente social e professora do Curso de Serviço Social da PUCPR. Graduada em Serviço Social, pela Faculdade de Ciê... Ver mais
Possui graduação (2006), mestrado (2007) e doutorado (2014) em História pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Patrimônio Hist... Ver mais
Possui graduação em Pedagogia pela UFPR (1994), Especialização em Educação Especial ênfase em Condutas Típicas pela UTP(1996), Especializaçã... Ver mais
Possui graduação em Química Industrial (1990), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Tecnologia de Alimentos (1994) e dou... Ver mais
Pela Universidade Federal do Paraná é licenciado (2002) e bacharel (2003) em Física, possui Curso de Especialização em Matemática (2005) para pr... Ver mais
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem especialização na área da ci... Ver mais
Graduada em Pedagogia (2006) e mestre em Educação (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacion... Ver mais
Graduada em Pedagogia pela UEL (1974), Mestrado em Educação pela UFMG (1985) e Doutorado em Educação pela USP (1996). Professora aposentada da Fac... Ver mais
Pós Doutora em Desenvolvimento Regional - Núcleo de Políticas Públicas - FURB/SC. Doutora em Gestão Urbana - Políticas Públicas e Ecossocioecon... Ver mais
Pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela UNIOESTE, Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. L... Ver mais
ROSA LYDIA TEIXEIRA CORRÊA. Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo; Pós-doutorado em História da Educação pela Universid... Ver mais
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná... Ver mais
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983), Mestrado em Educação Recursos Humanos e Educação Permanente pela Univ... Ver mais
Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba (1992), especialista em Magistério Superior pela Universidade T... Ver mais
Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná... Ver mais
Graduada em Pedagogia pela PUCPR (2006), Mestre em Educação pela PUCPR (2010) e Doutora em Educação pela UFPR (2018). Docente da PUCPR e da Prefei... Ver mais
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutora... Ver mais