CCURSOS

Pedagogia

Licenciatura

A educação transforma o mundo. É sabendo dessa grande responsabilidade que o curso de Pedagogia da PUCPR oferece uma sólida base teórico-prática que prepara o Pedagogo para atuar em diferentes contextos educativos. O principal objetivo está na formação de profissionais para a docência e gestão de espaços escolares e não escolares, contribuindo para uma educação que prioriza a ética, a investigação, a cidadania e a solidariedade.

O curso prepara o estudante para

A formação do pensamento crítico e reflexivo, possuir flexibilidade cognitiva e emocional diante de demandas inesperadas e atuar de maneira a promover o conhecimento e o desenvolvimento humano. Além disso, promove atividades com base nas metodologias de aprendizagem ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os estudantes constituem cenários e situações problemas a partir do cotidiano dos espaços educativos.

Cenário e atuações

O mercado de trabalho para a Pedagogia é amplo e vai muito além das escolas de Educação Básica. São muitas as oportunidades em consultorias e assessorias, ONGs, órgãos públicos ligados à educação, escolas de idiomas, editoras de livros didáticos, empresas produtoras de cursos a distância e treinamentos, além de espaços como hospitais, bibliotecas, brinquedotecas e espaços recreativos.

Por que fazer Pedagogia na PUCPR?

O curso de Pedagogia da PUCPR tem como fio condutor a pesquisa. Ela é presente em todos os períodos, iniciando pela formulação de problema de pesquisa educacional, em sua área específica, perpassando análise de material didático até, finalmente no último período, aprofundamento e prática docente como um “objeto de aprendizagem”, transformando a pesquisa em um “produto” educacional, com apresentação dos principais resultados em seminário. Há, ainda, um conjunto de disciplinas do eixo estratégico pedagógico obrigatório: Educação em direitos humanos; Teorias Contemporâneas da Cognição e Aprendizagem; Metodologias Ativas; Convivência Escolar e, também, um eixo complementar (eletivas): Prática Pedagógica e Realidade Marista e Editoração de Materiais Didáticos.

O curso também utiliza espaços como as escolas do Grupo Marista: Colégio Paranaense; Colégio Santa Maria; Centros Sociais (de Educação infantil), Escola Ecológica Marista (currículo interdisciplinar), Centro Social de Defesa (Pedagogia Social) para sua prática pedagógica. Também mantém parceria com o Projeto Equidade da Secretaria Municipal de Curitiba, no qual os estudantes da PUCPR desenvolvem atividades e projetos em escolas, contribuindo para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem também na educação pública.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

5

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

5

ENADE

Ícone Troféu

5

MEC

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Doutora

Daniele Saheb Pedroso

Coordenação

Doutora

Alboni Maria Dudeque Pianovski Vieira

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas públicas e formação de professores. É membro integrante do BASis, como avaliadora institucional, de cursos de graduação e educação a distância.

Doutora

Ana Maria Eyng

Docentes

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias. É graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná; UTP (1983), mestre em Pedagogia Universitária pela PUCPR (1995), mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autônoma de Barcelona; UAB (1998) e doutora em Pedagogia pela Universidad Autônoma de Barcelona – UAB (2001). É coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas – PUCPR, foi Coordenadora Institucional do PIBID/PUCPR 2010/2018. Leitora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Tem experiência e publicações na área de educação com ênfase em políticas de currículo, avaliação, formação de professores, garantia de direitos e violências nas escolas.

Doutora

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Doutora

Claudete Maria Zaclikevic

Docentes

Possui graduação em Pedagogia (2004), Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (2008) e Mestrado (2007) e Doutorado (2019) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é Professora do Curso de Pedagogia e Licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Recursos Tecnológicos para a Educação.

Doutora

Daniele Saheb Pedroso

Docentes

Doutora

Evelise Maria Labatut Portilho

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Strcto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente e das pesquisas: Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada de Professores e Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, estabelecendo parcerias com diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior. Conselheira e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde exerceu diferentes atividades. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da PUCPR desde 1990. Responsável pela tradução e validação para o Brasil do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), Coautora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças, do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino e do CHAEA Junior de Estilos de Aprendizagem para adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estilos e estratégias de aprendizagem e ensino, metacognição, avaliação, formação profissional de professores e psicopedagogos, construção de instrumentos pedagógicos e psicopedagógicos. Autora de livros e artigos científicos na área da Educação. Palestrante em universidades, escolas (rede pública e privada) e eventos científicos.

Doutora

Evelyn de Almeida Orlando

Docentes

Doutora

Fabiane Lopes de Oliveira

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), Especialista em Psicopedagogia (PUC/PR – 2001), Linguística aplicada à produção de texto (Uniron- 2005) e Aprendizagem Cooperativa e tecnologias educacionais (Católica de Brasília-2006). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), na linha de História e Política da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR na linha de Teoria e Prática, estudando a Formação de Professores que atuam na Educação Infantil na perspectiva da teoria e prática. Atualmente sou professora do curso de Pedagogia e Licenciaturas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também atuo no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná – UFPR como professora substituta. Participo de grupo de pesquisa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, entitulado PEFOP (Paradigmas Educacionais e formação de professores) ligado à CAPES. Tenho experiência na área de Educação, em Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuando como professora e Coordenadora/Supervisora Escolar.

Doutora

Joana Paulin Romanowski

Docentes

Doutora

Priscila Ximenes Souza do Nascimento

Docentes

Graduada em Pedagogia (2006), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais, Planejamento e Gestão da Educação, da Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa: Teoria e prática da formação de professores, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Tem experiência na área de Educação Escolar, atuando nas etapas da educação Infantil, do ensino fundamental (anos iniciais) e em formações continuadas de professores e gestores da rede pública e privada de ensino na educação básica e nos cursos de formação de professores (Pedagogia e Licenciaturas diversas) na educação superior. Foi assessora pedagógica de editoras de livros didáticos e atualmente é professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde atua nos cursos de graduação, compõe a coordenação pedagógica da Diretoria de Identidade Institucional e participa como coordenadora de área do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Integra o grupo de pesquisa Práxis Educativa: Dimensões e Processos (PUCPR) e a Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Práticas Docentes – RIPEFOR. Desenvolve estudos que sobre formação inicial e continuada de professores e sobre práticas pedagógicas na escola de educação básica e no ensino superior.

Doutora

Pura Lucia Oliver Martins

Docentes

Doutor

Reginaldo Rodrigues da Costa

Docentes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e em Pedagogia pelo CESUMAR (2017). Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela PUCPR. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotado no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino da matemática, ciências naturais e biologia, metodologia e ensino de ciências. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na área do Ensino da Matemática.

Doutora

Rosa Lydia Teixeira Correa

Docentes

Doutora

Sirley Terezinha Filipak

Docentes

Doutora

Thalita Folmann da Silva

Docentes

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 733,50*

Status

Inscrições abertas