CCURSOS

Pedagogia

Licenciatura

A educação transforma o mundo. É sabendo dessa grande responsabilidade que o curso de Pedagogia da PUCPR oferece uma sólida base teórico-prática que prepara o Pedagogo para atuar em diferentes contextos educativos. O principal objetivo está na formação de profissionais para a docência e gestão de espaços escolares e não escolares, contribuindo para uma educação que prioriza a ética, a investigação, a cidadania e a solidariedade.

O curso prepara o estudante para

A formação do pensamento crítico e reflexivo, possuir flexibilidade cognitiva e emocional diante de demandas inesperadas e atuar de maneira a promover o conhecimento e o desenvolvimento humano. Além disso, promove atividades com base nas metodologias de aprendizagem ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os estudantes constituem cenários e situações problemas a partir do cotidiano dos espaços educativos.

Cenário e atuações

O mercado de trabalho para a Pedagogia é amplo e vai muito além das escolas de Educação Básica. São muitas as oportunidades em consultorias e assessorias, ONGs, órgãos públicos ligados à educação, escolas de idiomas, editoras de livros didáticos, empresas produtoras de cursos a distância e treinamentos, além de espaços como hospitais, bibliotecas, brinquedotecas e espaços recreativos.

Por que fazer Pedagogia na PUCPR?

O curso de Pedagogia da PUCPR tem como fio condutor a pesquisa. Ela é presente em todos os períodos, iniciando pela formulação de problema de pesquisa educacional, em sua área específica, perpassando análise de material didático até, finalmente no último período, aprofundamento e prática docente como um “objeto de aprendizagem”, transformando a pesquisa em um “produto” educacional, com apresentação dos principais resultados em seminário. Há, ainda, um conjunto de disciplinas do eixo estratégico pedagógico obrigatório: Educação em direitos humanos; Teorias Contemporâneas da Cognição e Aprendizagem; Metodologias Ativas; Convivência Escolar e, também, um eixo complementar (eletivas): Prática Pedagógica e Realidade Marista e Editoração de Materiais Didáticos.

O curso também utiliza espaços como as escolas do Grupo Marista: Colégio Paranaense; Colégio Santa Maria; Centros Sociais (de Educação infantil), Escola Ecológica Marista (currículo interdisciplinar), Centro Social de Defesa (Pedagogia Social) para sua prática pedagógica. Também mantém parceria com o Projeto Equidade da Secretaria Municipal de Curitiba, no qual os estudantes da PUCPR desenvolvem atividades e projetos em escolas, contribuindo para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem também na educação pública.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

5

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

5

ENADE

Ícone Troféu

5

MEC

Ícone Troféu

2

2018 - RUF2º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Daniele Saheb

Coordenação

Doutora

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Docentes

Ana Maria Eyng

Docentes | Lattes

Interesse Acadêmico: estudos e pesquisas na área de educação, com ênfase em políticas de currículo, avaliação, formação de professores, Educação em direitos humanos e violências nas escolas.

Mestre

Claudete Maria Zaclikevic

Docentes

Doutora

Daniele Saheb

Docentes

Doutora

Evelise Maria Labatut Portilho

Docentes

Doutora

Fabiane Lopes de Oliveira

Docentes

Doutora

Joana Paulin Romanowski

Docentes
Docente Mirian Célia Castellain Guebert.

Doutora

Mirian Célia Castellain Guebert

Docentes | Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Educação Especial, Mestre em Engenharia da Produção  pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação, História, politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Professora do Programa de Pós Graduação em  Direitos Humanos e Políticas Públicas  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Rede Latino Americana de Educação em Direitos Humanos, desenvolve projetos de pesquisa na área da inclusão, acessibilidade, direitos humanos e formação profissional. Possui experiência profissional na área da gestão, docência, coordena pesquisas e estudos sobre práticas inclusivas, comunicação alternativa, inclusão profissional e educacional.

 

Mestre

Priscila Ximenes Souza do Nascimento

Docentes

Doutora

Rosa Lydia Teixeira Correa

Docentes

Doutora

Sirley Terezinha Filipak

Docentes

Mestre

Thalita Folmann da Silva

Docentes

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 595,83*

Status

Inscrições abertas