CCURSOS

História

Licenciatura

História da Antiguidade Clássica, História da Europa Medieval, História Moderna, História Contemporânea, Patrimônio Histórico e Artístico e Metodologia do Ensino de História. Essas são algumas das disciplinas que reforçam o fato de que é preciso estudar o passado para compreender o presente. Com esta premissa, o curso de História da PUCPR prepara acadêmicos para o mercado de trabalho com base em diferentes aspectos como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. É nesse cenário que são formados profissionais (professores/historiadores) que visam atender ao Ensino Fundamental e Médio ou que desejam aproveitar as diferentes vertentes da História para ajudar a construir uma sociedade mais ciente de suas origens.

O curso prepara o estudante para

Estabelecer diálogos reflexivos a respeito de temas regionais, nacionais e internacionais, valorizando documentos e arquivos disponíveis sobre os mais diversos assuntos. O profissional formado no curso de História da PUCPR possui habilidades para selecionar, classificar e relacionar os dados e documentos levantados em bibliotecas, arquivos e estudos arqueológicos. A resolução de problemas complexos para o profissional formado em História passa pela boa articulação entre as teorias que fundamentam a pesquisa em história, pela discussão de fontes bem como pela aplicação dessa pesquisa em sua atuação em sala de aula.

Cenário e atuações

A sala de aula oferece um vasto campo de atuação a esses profissionais e, além dela, o Historiador pode transformar a sua paixão por História em realizações em diversas áreas: pesquisa, elaboração de projetos culturais, organização de eventos e exposições de natureza histórico-cultural, consultorias dedicadas à preservação do patrimônio histórico e artístico, assessoria de imprensa e a parlamentares e secretarias de cultura e educação. Na formação do professor/pesquisador de história a pesquisa é considerada um instrumento indispensável para promover a transformação da realidade educacional, o que será vivenciado pelo estudante na conclusão do curso, ao produzir um produto a partir sua pesquisa.

Por que fazer História na PUCPR?

As metodologias de aprendizagem ativa estão presentes nas práticas desenvolvidas pelo corpo docente ao longo do curso, pensando no estudante como um sujeito ativo da sua aprendizagem. O estudante, por meio das disciplinas de Prática Profissional Integrada, entrará em contato com a realidade escolar a fim de ter contato com problemas reais da vivência escolar, bem como pensar em soluções para os mesmos. Constrói-se assim uma formação que articula ensino e pesquisa na busca de soluções criativas e inteligentes para os desafios da aprendizagem no contexto da Educação Básica. Com isso, o estudante poderá ter experiências de práticas inovadoras para exercitar o empreendedorismo educacional.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE 2017

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

5

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Doutora

Etiane Caloy Bovkalovski

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992), Mestrado em Programa de Pós Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2005). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1996. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Pesquisa em História. Pesquisadora na área de Sentimentos na Política com ênfase em História e Religião e na área de História da Saúde (nessa área pesquisa epidemias, pandemias e endemias com ênfase na hanseníase e tuberculose, entre outras; Políticas Públicas acerca das doenças; História da Pesquisa em Seres Humanos e Bioética); orienta pesquisas na área de História com destaque para a Saúde tendo em vista que a saúde surge, como uma garantia do Estado, a partir da Segunda Geração de Direitos Humanos na primeira metade do século XX. Membro do Comitê de Ética da PUCPR desde julho de 2013. Coordenadora do Curso de Licenciatura em História da PUCPR desde junho de 2015 e Coordenadora do Curso de Especialização História Contemporânea e Relações Internacionais. Membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) desde janeiro de 2016.

Doutora

Adriana Mocelim de Souza Lima

Docentes | Lattes

Possui Graduação (2003), Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em História pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Livro de Linhagens, Crônicas, Poder Régio, Nobreza Medieval e História Medieval Portuguesa. Membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos da Universidade Federal do Paraná e do Grupo de Estudos de História, Cultura e Política da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutora

Beatriz Polidori Zechlinski

Docentes | Lattes

É historiadora e professora do Curso de História da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo realizado estágio de doutorado (doutorado sanduíche) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS/Paris), durante o ano universitário 2009/2010, sob a direção de Roger Chartier e Christian Jouhaud. Realizou a graduação em História (2003) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o mestrado (2006) e doutorado (2012) em História pela UFPR. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos de Gênero (NEG), da UFPR, Mulheres e Produção Cultural, da UFPR, e História, Cultura e Política, da PUC-PR. Pesquisa principalmente nas áreas de História Moderna, História da Cultura Escrita e da Leitura, Estudos de Gênero e História das Mulheres, com interesse especial pelas escritoras da Época Moderna.

Mestre

Daniele Rocha Saucedo

Docentes

Doutora

Etiane Caloy Bovkalovski

Docentes | Lattes

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992), Mestrado em Programa de Pós Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2005). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1996. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Pesquisa em História. Pesquisadora na área de Sentimentos na Política com ênfase em História e Religião e na área de História da Saúde (nessa área pesquisa epidemias, pandemias e endemias com ênfase na hanseníase e tuberculose, entre outras; Políticas Públicas acerca das doenças; História da Pesquisa em Seres Humanos e Bioética); orienta pesquisas na área de História com destaque para a Saúde tendo em vista que a saúde surge, como uma garantia do Estado, a partir da Segunda Geração de Direitos Humanos na primeira metade do século XX. Membro do Comitê de Ética da PUCPR desde julho de 2013. Coordenadora do Curso de Licenciatura em História da PUCPR desde junho de 2015 e Coordenadora do Curso de Especialização História Contemporânea e Relações Internacionais. Membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) desde janeiro de 2016.

Doutora

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla

Docentes | Lattes

Possui graduação em Direito – UNICURITIBA (1990), graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas e professora das disciplinas de Teoria dos Direitos Humanos e História dos Direitos Humanos. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em História na PUCPR entre os anos de 2008-2015 e da Especialização em História Social da Arte (2009-2016). É membro do projeto DIAITA – Patrimônio Alimentar da Lusofonia – na área de história e cultura da alimentação da Universidade de Coimbra desde 2014. É professora convidada da Universidade Católica de Moçambique para o Doutorado em Humanidades. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alimentação, diferenciação social, comportamento adequado e boas maneiras; alimentos, símbolos, civilização; e processo civilizador e direitos humanos. Membro do Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná desde 2017. Membro da Comissão Consultiva das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa desde 2017 (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisas: História, Cultura e Política junto ao Cnpq desde 2009.

Doutor

Wilson Maske

Docentes | Lattes

Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em História do Brasil e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de docência e pesquisa em História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Imigração e História das Religiões. É coordenador do curso de especialização História Contemporânea e Relações Internacionais, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desde junho de 2017 é membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA) do Estado do Paraná.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 797,69*

Status

Inscrições abertas