História da Antiguidade Clássica, História da Europa Medieval, História Moderna, História Contemporânea, Patrimônio Histórico e Artístico e Metodologia do Ensino de História. Essas são algumas das disciplinas que reforçam o fato de que é preciso estudar o passado para compreender o presente. Com esta premissa, o curso de História da PUCPR prepara acadêmicos para o mercado de trabalho com base em diferentes aspectos como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. É nesse cenário que são formados profissionais (professores/historiadores) que visam atender ao Ensino Fundamental e Médio ou que desejam aproveitar as diferentes vertentes da História para ajudar a construir uma sociedade mais ciente de suas origens.
O curso prepara o estudante para
Estabelecer diálogos reflexivos a respeito de temas regionais, nacionais e internacionais, valorizando documentos e arquivos disponíveis sobre os mais diversos assuntos. O profissional formado no curso de História da PUCPR possui habilidades para selecionar, classificar e relacionar os dados e documentos levantados em bibliotecas, arquivos e estudos arqueológicos. A resolução de problemas complexos para o profissional formado em História passa pela boa articulação entre as teorias que fundamentam a pesquisa em história, pela discussão de fontes bem como pela aplicação dessa pesquisa em sua atuação em sala de aula.
Cenário e atuações
A sala de aula oferece um vasto campo de atuação a esses profissionais e, além dela, o Historiador pode transformar a sua paixão por História em realizações em diversas áreas: pesquisa, elaboração de projetos culturais, organização de eventos e exposições de natureza histórico-cultural, consultorias dedicadas à preservação do patrimônio histórico e artístico, assessoria de imprensa e a parlamentares e secretarias de cultura e educação. Na formação do professor/pesquisador de história a pesquisa é considerada um instrumento indispensável para promover a transformação da realidade educacional, o que será vivenciado pelo estudante na conclusão do curso, ao produzir um produto a partir sua pesquisa.
Por que fazer História na PUCPR?
As metodologias de aprendizagem ativa estão presentes nas práticas desenvolvidas pelo corpo docente ao longo do curso, pensando no estudante como um sujeito ativo da sua aprendizagem. O estudante, por meio das disciplinas de Prática Profissional Integrada, entrará em contato com a realidade escolar a fim de ter contato com problemas reais da vivência escolar, bem como pensar em soluções para os mesmos. Constrói-se assim uma formação que articula ensino e pesquisa na busca de soluções criativas e inteligentes para os desafios da aprendizagem no contexto da Educação Básica. Com isso, o estudante poderá ter experiências de práticas inovadoras para exercitar o empreendedorismo educacional.