CCURSOS

Educação Física

Licenciatura

Ao longo da história, diversas formas de movimento humano têm surgido com diferentes significados e, atualmente, esportes como lutas, dança e exercício são elementos indissociáveis de uma vida equilibrada, saudável e rica em experiências. A Educação Física é a profissão que investiga essas manifestações e busca aprimorar as potencialidades humanas por meio da sua aplicação. É pensando neste panorama que o curso de Licenciatura em Educação Física da PUCPR elaborou uma grade curricular alinhada às demandas e tendências contemporâneas. Disciplinas como Teoria e Prática da Recreação, Metodologia do Ensino de Educação Física e Saúde na Escola dão ao estudante a formação para atuar em diversos nichos da sociedade.

O curso prepara o estudante para

Planejar e acompanhar práticas pedagógicas que promovam a atividade física, lecionando em escolas (públicas e privadas), na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio. O curso de licenciatura em Educação Física da PUCPR proporciona o desenvolvimento de um profissional empreendedor, inovador, comprometido com a cidadania.

Cenário e atuações

O licenciado em Educação Física da próxima década terá como desafio articular, de forma ética, científica, e com responsabilidade social, os mais diversos conhecimentos a fim de estimular o desenvolvimento da cultura corporal do movimento humano. Além disso, os crescentes índices de obesidade e demais doenças ligadas ao sedentarismo ressaltam a importância do profissional de Educação Física na atualidade. A aprendizagem e o aumento da capacidade física por meio da prática de atividades corporais são os objetivos que norteiam o dia a dia deste profissional, seja em salas de aula, seja nos ginásios poliesportivos.

Por que fazer Educação Física na PUCPR?

Na PUCPR, o estudante de Educação Física, seja bacharelado ou licenciatura, pode concluir uma segunda graduação na modalidade oposta, em um ano após sua formação. Assim, em cinco anos de estudo, o graduando pode conquistar dois diplomas: o de licenciatura e o de bacharelado em Educação Física.

Além dessa possibilidade, a utilização de metodologias ativas de aprendizagem já é parte inerente na formação em Educação Física. Como exemplo, pode-se utilizar o ensino dos temas de estudo envolvendo os esportes coletivos com bola. Durante as aulas, o professor aborda conceitos teóricos, instruindo os estudantes a encontrar estratégias de resolução deste problema complexo, considerando premissas científicas, pedagógicas e éticas.

O curso de Licenciatura em Educação Física da PUCPR tem mais de 35 anos de tradição. O estudante conta com uma rica estrutura para as atividades práticas como: centro poliesportivo, composto por piscina olímpica, pilates de aparelho e solo, sala de musculação, spinning, sala de laboratório de exergames (único do sul do Brasil); laboratório de fisiologia do exercício; sala de dança, laboratório de aprendizagem, sala de lutas, paredão de escalada, entre outros espaços para uma aprendizagem ativa.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

5

ENADE

Ícone Troféu

4

MEC

Doutor

Adriano Akira Ferreira Hino

Docentes

Mestre

Denis de Lima Greboggy

Docentes

Doutor

Eduardo Mendonça Scheeren

Docentes

Mestre

Glaucia Lunkmoss

Docentes

Doutor

João Eloir Carvalho

Docentes

Mestre

Keith Mary de Souza Sato Urbinati

Docentes

Mestre

Luis Rogerio de Albuquerque

Docentes

Mestre

Luiz Carlos Py Flores

Docentes

Especialista

Priscila Silva Rocha

Docentes

Doutor

Rafael Kanitz Braga

Docentes

Doutor

Ricardo Lemes da Rosa

Docentes

Mestre

Viviane Borba Caggiano

Docentes

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.119,76*

Status

Tenho Interesse