CCURSOS

Filosofia

Licenciatura

Quem estuda Filosofia é curioso por natureza e apaixonado pela busca incessante do saber. Ao contrário da atuação nas ciências exatas e humanas, a preocupação do filósofo não está em somente obter respostas acerca da vida, mas sim questionar a realidade à sua volta. Pensando nisso, a PUCPR oferece o curso de Licenciatura em Filosofia integrado ao processo educacional, com ênfase na docência, formando agentes de transformação na vida de jovens em escolas e universidades.

O curso de Filosofia promove

  •     A capacidade de argumentação e senso crítico;
  •     A compreensão sobre as mais diversas linhas filosóficas e seus principais autores.

A atuação do filósofo
Ao cursar Filosofia na PUCPR, você se tornará capaz de desafiar sua própria percepção de mundo, não aceitando de forma automática conceitos que nos são impostos ou vistos como senso comum. Com a Licenciatura, o egresso poderá trabalhar como professor nas escolas e universidades, abordando as principais linhas filosóficas e introduzindo novas perspectivas aos estudantes.

Por que fazer Filosofia na PUCPR?
Com mais de 60 anos, o curso de Filosofia da PUCPR está conectado com as temáticas contemporâneas referentes às incertezas do futuro e ao sentido da vida. Conta com um corpo docente de excelência em pesquisa, formado na sua totalidade por mestres e doutores com renomada publicação científica.  A graduação mantém seu compromisso de qualidade na reflexão filosófica que o colocou no topo dos rankings do país, oferecendo uma estrutura curricular organizada a partir de duas abordagens: uma do percurso histórico da formação do pensamento filosófico e outra dos problemas filosóficos contemporâneos voltados ao futuro da humanidade.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Geovani Viola Moretto Mendes

Coordenação | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Abel Ribeiro dos Santos

Docentes | Lattes

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Possui mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UFPR. Especialização em Gestão de Políticas Públicas e Cidadania pelas Faculdades Bagozzi. Especialização em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade de Goiás e Graduação em filosofia pela Universidade São Francisco. Atualmente é professor de filosofia, ética e cultura religiosa na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Doutor

Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá 

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra, Portugal (2007). Estudou na Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa e na Universidade Albert Ludwig, em Freiburg i. Breisgau (Alemanha). Enquanto professor na Universidade de Coimbra, ministrou diversos cursos e seminários de graduação e pós-graduação nos Cursos de Filosofia e de Estudos Europeus, colaborando também com a Pós-Graduação em Estudos Clássicos desta Universidade. É membro da Martin Heidegger-Gesellschaft, da Carl Schmitt-Gesellschaft e da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, de que é Vice-Presidente. Traduziu autores como Fichte, Heidegger, Carl Schmitt, Ernst Jünger (tem um primeiro prémio “União Latina” de tradução, em 2004). Tem desenvolvido e publicado trabalhos em diversas áreas filosóficas, desde a filosofia antiga à contemporânea, com especial incidência na filosofia política. Neste âmbito, tem pesquisado sobretudo temas como os da teologia política, teoria da soberania e direitos humanos.

Doutor

Bortolo Valle

Docentes

Doutor

Cesar Candiotto

Docentes

Mestre

Darli de Fatima Sampaio

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2007), área de concentração em Trabalho e ruralidades. Atualmente é professora de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, integra a Coordenação Colegiada do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR.

Mestre

Diana Chao Decock

Docentes | Lattes

Doutoranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). É professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Integrante do GT-Schopenhauer da ANPOF e do Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR; Co-fundadora e Membro da Comissão Editorial da Revista Voluntas – Estudos sobre Schopenhauer; possui interesse pela filosofia de Arthur Schopenhauer e de Friedrich Nietzsche, pensamento indiano, yoga, ética e epistemologia.

Doutor

Eduardo Ribeiro da Fonseca

Docentes

Doutor

Eladio Constantino Pablo Craia

Docentes

Doutor

Ericson Savio Falabretti

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela UFSCar, desenvolve pesquisas nas linhas de ética e epistemologia. No primeiro caso, como parte do projeto O liberalismo político e seus críticos, os trabalhos estão organizados em torno da obra de Rousseau e do pensamento político desenvolvido nos séculos XVII e XVIII. Na linha de epistemologia, ligado ao projeto Subjetividade e conhecimento, os trabalhos de pesquisa contemplam, sobretudo, a obra de Merleau-Ponty e estão dirigidos para o exame dos seguintes temas: comportamento, consciência, corpo, espaço, estrutura.

Doutor

Fabiano Incerti

Docentes

Doutor

Federico Ferraguto

Docentes

Doutor

Francisco Verardi Bocca

Docentes | Lattes

Doutor pela UNICANP em (2001) graduação em Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela UNICANP (1997) , graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) , mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) . Atualmente é Professor adjunto I da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e funcionário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Materialismo; Literatura

Mestre

Iziquel Antonio Radvanskei

Docentes | Lattes

[email protected]

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi (2009). Possui Curso de Teologia pelo Instituto de Teologia de São Paulo (ITESP). É professor de Ética e Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social e Homem e Sociedade na ESIC Business & Marketing School. Também professor da PUCPR no Eixo Humanístico nas disciplinas de Filosofia e Ética. Participa e coordena grupos de pesquisa na PUCPR.

Doutor

Léo Peruzzo Júnior

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é professor de Filosofia da Linguagem e da Mente no Curso de Filosofia da PUCPR. Na linha de Epistemologia, desenvolve trabalhos ligados aos projetos “O estatuto epistemológico da Metaética e a questão da Representação Mental” e “A Filosofia da Psicologia e o Tratamento dos Conceitos Psicológicos em Wittgenstein”. É Editor-Técnico da Aurora Journal of Philosophy(Qualis A2). Os trabalhos de pesquisa contemplam, especialmente, a obra de Wittgenstein e analisam os seguintes temas: Linguagem; Intencionalidade; Representação Mental; Cognitivismo e Não-Cognitivismo.

Doutor

Mauro Pellissari

Docentes

Possui graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2019) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (1989) e especialização em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996). Atualmente é professor assistente do curso de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, Epistemologia, Metodologia Científica, Filosofia Geral e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, antropologia pragmática, teoria da ação.

Doutor

Rodrigo Alvarenga

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de pesquisa na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Filosofia e Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e do Curso de Filosofia da PUCPR. Membro da Coordenação Colegiada do Núcleo de Direitos Humanos; coordenador da especialização em Filosofia e Direitos Humanos. Coordenador do Grupo de pesquisa em Direitos humanos, saúde mental e políticas públicas e membro do Grupo de pesquisa Direitos Humanos e Fluxos Migratórios. Pesquisador na área de Ética, Política e Direitos Humanos, com foco nas questões que envolvem a dimensão da alteridade e as violações de direitos nos campos da Saúde mental, Migração e Refúgio e Povos Indígenas. Atualmente é Conselheiro Municipal de política sobre drogas do Município de São José do Pinhais.

Doutor

Sergio Luis do Nascimento

Docentes

Doutor

Valdir Borges

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-Graduação: Mestrado em Filosofia (2006) e Doutorado em Educação (2010), também pela PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Teologia, Matemática e Direitos Humanos. Desde 2008 atua como Professor no Departamento de Filosofia e na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde o ano de 2017, do grupo de pesquisa “Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná”, o grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Mestre

Wilton Borges dos Santos

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Direito pela mesma Universidade (2006). Doutorando em Filosofia e professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Tem sua pesquisa voltada para área de Ética e Ontologia, mais especificamente sobre a questão da Natureza em Jean-Jacques Rousseau. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: natureza; cultura; subjetividade, ética e educação.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 715,09*

Status

Inscrições encerradas