CCURSOS

Filosofia

Licenciatura

Quem estuda Filosofia é curioso por natureza e apaixonado pela busca incessante do saber. Ao contrário da atuação nas ciências exatas e humanas, a preocupação do filósofo não está em somente obter respostas acerca da vida, mas sim questionar a realidade à sua volta. Pensando nisso, a PUCPR oferece o curso de Licenciatura em Filosofia integrado ao processo educacional, com ênfase na docência, formando agentes de transformação na vida de jovens em escolas e universidades.

O curso de Filosofia promove

  •     A capacidade de argumentação e senso crítico;
  •     A compreensão sobre as mais diversas linhas filosóficas e seus principais autores.

A atuação do filósofo
Ao cursar Filosofia na PUCPR, você se tornará capaz de desafiar sua própria percepção de mundo, não aceitando de forma automática conceitos que nos são impostos ou vistos como senso comum. Com a Licenciatura, o egresso poderá trabalhar como professor nas escolas e universidades, abordando as principais linhas filosóficas e introduzindo novas perspectivas aos estudantes.

Por que fazer Filosofia na PUCPR?
Com mais de 60 anos, o curso de Filosofia da PUCPR está conectado com as temáticas contemporâneas referentes às incertezas do futuro e ao sentido da vida. Conta com um corpo docente de excelência em pesquisa, formado na sua totalidade por mestres e doutores com renomada publicação científica.  A graduação mantém seu compromisso de qualidade na reflexão filosófica que o colocou no topo dos rankings do país, oferecendo uma estrutura curricular organizada a partir de duas abordagens: uma do percurso histórico da formação do pensamento filosófico e outra dos problemas filosóficos contemporâneos voltados ao futuro da humanidade.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

2

2018 - RUF4º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Geovani Viola Moretto Mendes

Coordenação

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia.

Abel Ribeiro dos Santos

Docentes | Lattes

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Possui mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UFPR. Especialização em Gestão de Políticas Públicas e Cidadania pelas Faculdades Bagozzi. Especialização em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade de Goiás e Graduação em filosofia pela Universidade São Francisco. Atualmente é professor de filosofia, ética e cultura religiosa na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Doutor

Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá 

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra, Portugal (2007). Estudou na Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa e na Universidade Albert Ludwig, em Freiburg i. Breisgau (Alemanha). Enquanto professor na Universidade de Coimbra, ministrou diversos cursos e seminários de graduação e pós-graduação nos Cursos de Filosofia e de Estudos Europeus, colaborando também com a Pós-Graduação em Estudos Clássicos desta Universidade. É membro da Martin Heidegger-Gesellschaft, da Carl Schmitt-Gesellschaft e da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, de que é Vice-Presidente. Traduziu autores como Fichte, Heidegger, Carl Schmitt, Ernst Jünger (tem um primeiro prémio “União Latina” de tradução, em 2004). Tem desenvolvido e publicado trabalhos em diversas áreas filosóficas, desde a filosofia antiga à contemporânea, com especial incidência na filosofia política. Neste âmbito, tem pesquisado sobretudo temas como os da teologia política, teoria da soberania e direitos humanos.

Doutor

Bortolo Valle

Docentes

Doutor

Cesar Candiotto

Docentes

Mestre

Darli de Fatima Sampaio

Docentes

Mestre

Darli de Fatima Sampaio

Docentes

Mestre

Diana Chao Decock

Docentes | Lattes

Doutoranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). É professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Integrante do GT-Schopenhauer da ANPOF e do Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR; Co-fundadora e Membro da Comissão Editorial da Revista Voluntas – Estudos sobre Schopenhauer; possui interesse pela filosofia de Arthur Schopenhauer e de Friedrich Nietzsche, pensamento indiano, yoga, ética e epistemologia.

Doutor

Eladio Constantino Pablo Craia

Docentes

Doutor

Ericson Savio Falabretti

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela UFSCar, desenvolve pesquisas nas linhas de ética e epistemologia. No primeiro caso, como parte do projeto O liberalismo político e seus críticos, os trabalhos estão organizados em torno da obra de Rousseau e do pensamento político desenvolvido nos séculos XVII e XVIII. Na linha de epistemologia, ligado ao projeto Subjetividade e conhecimento, os trabalhos de pesquisa contemplam, sobretudo, a obra de Merleau-Ponty e estão dirigidos para o exame dos seguintes temas: comportamento, consciência, corpo, espaço, estrutura.

Doutora

Fernanda Pires Bertuol Mateus Scheer

Docentes

Doutor

Francisco Verardi Bocca

Docentes | Lattes

Doutor pela UNICANP em (2001) graduação em Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela UNICANP (1997) , graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) , mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) . Atualmente é Professor adjunto I da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e funcionário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Materialismo; Literatura

Mestre

Iziquel Antonio Radvanskei

Docentes | Lattes

Formado em Filosofia, Educação e Teologia. Estuda as relações dos povos tradicionais brasileiros a partir das incursões filosóficas e dos direitos humanos. O reconhecimento dos sujeitos, que ainda hoje são colocados nas margens dos diálogos contemporâneos, pode permitir um melhor enfrentamento de grandes dilemas éticos da atualidade. Os estudos sobre descolonialidade, relações étnico-raciais e as epistemologias do sul atualmente impulsionam suas pesquisas.

Doutor

Léo Peruzzo Júnior

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é professor de Filosofia da Linguagem e da Mente no Curso de Filosofia da PUCPR. Na linha de Epistemologia, desenvolve trabalhos ligados aos projetos “O estatuto epistemológico da Metaética e a questão da Representação Mental” e “A Filosofia da Psicologia e o Tratamento dos Conceitos Psicológicos em Wittgenstein”. É Editor-Técnico da Aurora Journal of Philosophy(Qualis A2). Os trabalhos de pesquisa contemplam, especialmente, a obra de Wittgenstein e analisam os seguintes temas: Linguagem; Intencionalidade; Representação Mental; Cognitivismo e Não-Cognitivismo.

Mestre

Mauro Pellissari

Docentes

Doutor

Olivier Martin Louis Albert René Feron

Docentes | Lattes

Doutor em Filosofia pela U. Liège (Bélgica, 1996), Mestre em Filosofia pela U. Paris I – Panthéon Sorbonne (Tese orientada por B. Bourgeois, 1991), Mestre em Ciência Política pela Université Paris II – Panthéon Assas (Tese orientada por S. Sur, 1992). Tem um Curso de Doctorado em Filosofia pela U. Murcia (Orientação de J. L. Villacañas, Espanha, 1994).Em Portugal, foi Professor do Dept. de Filosofia na Universidade de Évora onde assumiu vários cursos de graduação e de pós-graduação, tal como a direcção do Instituto de Filosofia Prática da U. Évora. Foi Professor convidado pela U. Coimbra, é membro da Internationale Ernst Cassirer-Gesellschaft e da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, da qual foi vice-presidente. Investigador, tradutor, autor e editor de estudos em filosofia moderna e contemporânea sobre questões de secularização, teologia política, problematização do pensamento kantiano na filosofia contemporânea, fenomenologia e antropologia filosófica a partir das obras de Kant, Cassirer e Blumenberg.

Mestre

Rodrigo de Alvarenga

Docentes | Lattes

Formado em Administração (UNIP), MBA (BSP), Pós-Graduação (UFPR), Mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR), Especialização em Finanças & Banking (FGV SP), Programa de Empreendedorismo (Boston College) e Exponentials (Singularity University). Avaliador do Prêmio MIT Innovators Under 35 LATAM & EU, mentor de vários programas de criação e aceleração de startups nos USA, EU, Oriente Médio, LATAM e Brasil, sócio fundador e CEO da HAG Consulting & Ventures e apaixonado por educação e transformação.

Doutor

Rogério Miranda de Almeida

Docentes | Lattes

Doutor em filosofia pela Universidade de Metz (França) e em teologia pela Universidade de Estrasburgo (França). Além de artigos de filosofia e teologia publicados em revistas nacionais e internacionais, publicou, pela Edições Loyola, Nietzsche e o paradoxo; Nietzsche e Freud: Eterno retorno e compulsão à repetição; Eros e Tânatos: A vida, a morte, o desejo. Linha de pesquisa: Filosofia da Psicanálise. Projetos: (1) o fim do sujeito e o problema da liberdade (2) Santo Agostinho, Nietzsche, Freud e a questão da memória.

Doutor

Valdir Borges

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-Graduação: Mestrado em Filosofia (2006) e Doutorado em Educação (2010), também pela PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Teologia, Matemática e Direitos Humanos. Desde 2008 atua como Professor no Departamento de Filosofia e na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde o ano de 2017, do grupo de pesquisa “Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná”, o grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Mestre

Wilton Borges dos Santos

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Direito pela mesma Universidade (2006). Doutorando em Filosofia e professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Tem sua pesquisa voltada para área de Ética e Ontologia, mais especificamente sobre a questão da Natureza em Jean-Jacques Rousseau. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: natureza; cultura; subjetividade, ética e educação.

Doutor

Zeljko Loparic

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia – Universidade Católica de Louvain (1962), mestrado em Filosofia – Universidade Católica de Louvain (1965), doutorado em Filosofia – Universidade Católica de Louvain (1982) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Konstanz (1987). Atualmente, é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Filosofia da Psicanálise, desenvolvendo trabalhos principalmente sobre seguintes autores e temas: Kant, Heidegger, Winnicott, semântica transcendental, pensamento pós-metafísico e paradigma winnicottiano.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 663,76*

Status

Tenho Interesse