CCURSOS

Serviço Social

Bacharelado

O Assistente Social deve realizar diagnósticos sociais, planejar, executar, monitorar e avaliar políticas, programas e projetos sociais, com adoção de estratégias participativas; identificar necessidades sociais e humanas, orientando e viabilizando o acesso ao direito e às políticas públicas; contribuir para o desenvolvimento da capacidade social, emocionais e político participativo, na reconstrução de projetos de vida individuais e coletivos. O curso de Serviço Social da PUCPR possui mais de 70 anos e é reconhecido pela excelência e inovação social.

O curso prepara o estudante para

Analisar as realidades sociais e os fenômenos em sua complexidade e dinâmicas, tais como as desigualdades, as vulnerabilidades e violações, os conflitos familiares e sociais e a exclusão do acesso aos bens e serviços. Além da análise crítica sobre contextos, espaços sociais, dinâmicas familiares e territoriais, o profissional possui competências para o planejamento e formação de políticas sociais e para o desenvolvimento de estratégias participativas que contribuem para a construção de sociedades mais justas e humanas.

Cenário e atuações

A ampliação da atuação profissional está relacionada com o desenvolvimento de políticas públicas e da necessidade de trabalho social nos diversos espaços, para o desenvolvimento humano das cidades e o fortalecimento do papel das instituições. Cada vez mais os profissionais são requisitados para o trabalho social, a consultoria, a assessoria e a gestão de políticas sociais públicas e privadas em áreas como Assistência Social, Previdência Social, Saúde, Educação, Habitação, Trabalho, Criança e adolescente, Pessoa Idos, Pessoas com deficiência, Sistema de Justiça, Entidades Sociais, Movimentos Sociais, entre outras.

Por que fazer Serviço Social na PUCPR?

As metodologias ativas de aprendizagem estão presentes em todo o curso, por meio de oficinas instrumentais, discussões sobre problemas baseados na realidade e a construção de mapas conceituais, aprendizagem por pares, sala de aula invertida, entre outros. Ao longo de mais de sete décadas, os estudantes e egressos vêm conquistando excelentes colocações em concursos públicos, além da atuação significativa na gestão pública, com abrangência nacional, estadual e local, e em iniciativas da sociedade com desenvolvimento de trabalho social de grande relevância. O destaque também está no corpo docente, formado por mestres e doutores que ocupam funções de gestão pública e de inserção na condução de entidades nacionais, regionais e estaduais no âmbito da profissão.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

5

ENADE 2018

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

MEC

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Maria Izabel Scheidt Pires

Coordenação

Mestre

Andrea Luiza Curralinho Braga

Docentes

Mestre

Angela de Fatima Ulrich Jeiss

Docentes

Doutora

Denise Ratmann Arruda Colin

Docentes

Doutora

Jucimeri Isolda Silveira

Docentes

Mestre

Marcia Terezinha de Oliveira

Docentes

Doutora

Maria Izabel Scheidt Pires

Docentes

Doutora

Solange Fernandes

Docentes

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 749,38*

Status

Inscrições abertas