CCURSOS

Engenharia de Software

Bacharelado

Para aqueles que buscam se tornar agentes de transformação em empresas e na sociedade por meio da tecnologia, a PUCPR oferece a graduação em Engenharia de Software. O curso promove o desenvolvimento de competências que permitem ao profissional atuar, de forma inovadora e colaborativa, em diversas atividades no mercado, incluindo: especificação, implementação e teste de produtos de software, melhoria do desempenho de processos, gerenciamento de projetos, portfólios e equipes de alto desempenho, criação de negócios inovadores em TI e desenvolvimento de pesquisa aplicada na área de Engenharia de Software. Temas da atualidade como big data, IoT e sistemas cyber-físicos fazem parte de um currículo inovador e integrado. Todo o aprendizado se dá em um ambiente que privilegia a aprendizagem ativa, oficinas hands-on e vivências que simulam ambientes reais da profissão.

O curso prepara você para

Conceber, desenvolver e entregar softwares de alta qualidade, aderentes às necessidades do mercado, nas mais variadas áreas de aplicação, utilizando métodos, técnicas e ferramentas apropriados, além de empreender em empresas de base tecnológica e desenvolver pesquisa científica e aplicada na área de Engenharia de Software. O profissional formado no curso de Engenharia de Software na PUCPR está apto a gerenciar projetos e equipes de alta performance em TI, com habilidade para promover mudanças nas organizações por meio da utilização de modelos e normas nacionais e internacionais de qualidade e produtividade.

Engenheiros de Software são transformadores

Com a crescente complexidade dos processos de negócios e as novas tecnologias, é imprescindível o desenvolvimento de softwares cada vez mais sofisticados para atender às novas demandas do mercado. O papel do Engenheiro de Software, com uma formação sólida e aprofundada nos processos e técnicas de desenvolvimento, é determinante para conceber soluções, gerir equipes e otimizar recursos, gerando propostas inovadoras para um cenário em constante evolução.

E o mercado, como vai?

O Engenheiro de Software tem um vasto campo profissional, pois está preparado para atuar em empresas dos mais diversos setores, concebendo, desenvolvendo e implantando soluções computacionais e liderando mudanças organizacionais baseadas em padrões nacionais e internacionais de qualidade e produtividade. Pode ainda empreender, criando o seu próprio negócio na área de tecnologia, ou tornar-se um pesquisador, atuando tanto na pesquisa científica acadêmica quanto na pesquisa aplicada à indústria.

O diferencial está na inovação

O curso da PUCPR está alinhado às melhores e mais modernas práticas da indústria de software, embasadas pelos conceitos fundamentais da Engenharia de Software. Com um currículo inovador, focado em eixos temáticos, o curso conta com professores com ampla experiência no mercado de TI, capacitados para a aplicação de metodologias de aprendizagem ativa. O estudante aprende fazendo, sem deixar de lado o embasamento teórico e científico para apoiar sua tomada de decisão diante de problemas cada vez mais complexos e desafiadores. Em um ambiente que privilegia a autonomia, a honestidade, o senso crítico, a dedicação e a cooperação, o estudante encontra o solo fértil para desenvolver plenamente o seu potencial como Engenheiro de Software.

Internacionalização

A experiência internacional é outro diferencial da PUCPR, que proporciona um networking multicultural por meio de parcerias com instituições de ensino estrangeiras. Os programas da Universidade promovem o contato direto com outros idiomas e uma visão global da área de estudos.

A PUCPR chegou à Itália

O Câmpus Florença é a grande novidade para 2019, sendo a primeira sede da PUCPR fora do país. Esta parceria com a Kent State University (EUA) permite realizar na Itália programas de curta duração e extensão, disciplinas de pós-graduação e até um semestre completo de graduação.

Os participantes têm a oportunidade de assistir aulas com estudantes e professores estrangeiros, compartilhando espaço com a comunidade acadêmica de outras duas instituições de ensino: a Dankook University (Coreia do Sul) e a Webster University (EUA).

Além dos cursos ofertados pela PUCPR, é possível estudar no Kent State Florence International Institute, uma oportunidade única de imersão na arte, história e cultura italiana.

Docente Kelly Christine Landolfi Bettio.

Kelly Christine Landolfi Bettio

Coordenação | Lattes

Graduada em ciência da Computação, Pós-Graduada em Administração Estratégica de Pessoas, Mestre em Engenharia de Software ( com ênfase em Controle Estatístico de Processos de Software), Doutoranda em Engenharia de Software pela PUC-PR. Possui certificação em RUP (Processo de Engenharia de Software da IBM), assim como é Avaliadora Adjunta MR-MPS-SW, possuindo larga experiência como Implementadora e Consultora Sênior dos modelos MR-MPS-SW e CMMI-DEV.

Professora da PUCPR dos cursos da graduação e pós-graduação das áreas de computação com ênfase nas disciplinas Modelagem de Processos, Gerência de Projetos, Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Projetos de Sistemas de Informação, Métricas e Qualidade de Software. Atualmente coordena o curso de graduação em Engenharia de Software. Atua a mais de 18 anos em implementações e consultorias de CMMI e MR-MPS realizadas em empresas que atingiram níveis de maturidade nestes modelos.

Mestre

Afonso Ferreira Miguel

Docentes

Doutor

Alcides Calsavara

Docentes

Cristina Verçosa Perez Barrios de Souza

Docentes

Doutora

Deborah Ribeiro Carvalho

Docentes

Doutor

Edgard Jamhour

Docentes
Docente Emerson Cabrera Paraiso.

Emerson Cabrera Paraiso

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e doutorado em Computação – Université de Technologie de Compiègne – France (2005). Pesquisador Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária entre 2013 e 2015. Atualmente, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Mineração de Textos e Recuperação da Informação e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de textos, processamento de linguagem natural e CSCW. Possui patentes registradas no INPI.

Fabricio Enembreck

Docentes | Lattes

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutor em Tecnologias da Informação e de Sistemas – Universite de Technologie de Compiegne (2003). Atualmente, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial distribuída, sistemas multi-agente, agentes adaptativos, recuperação de informação, aprendizagem de máquina.

Henri Frederico Eberspacher

Docentes

Jean Paul Barddal

Docentes

Mestre

Jose Eduardo Nunes Lino

Docentes

Mestre

Kelly Rafaela Otemaier

Docentes
Docente Marco Antônio Paludo.

Marco Antonio Paludo

Docentes

Graduado em Ciência da Computação, Mestre e Doutor em Informática pela PUCPR. Sócio-proprietário da Softcomponents Consultoria SC Ltda, atuando como Gerente de Projetos e Consultor nas área de Melhoria de Processos, Engenharia de Software, Governança de TI e Gestão da Qualidade. Certified SCRUM Master, Certified TOGAF, Certified Product Ownership e Certified Agile Coach. Implementador CMMI e MPS.BR. Professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Larga experiência em gestão organizacional e gestão de projetos em diversas áreas, tendo atuado como colaborador ou consultor em organizações como Banco do Estado do Paraná, O Boticário, HSBC Bank, Hewlett-Packard, Sanmina SCI, CITS, CINQ Technologies, Sanepar entre outras. Experiência em gestão de projetos de portes variados, inclusive com escopo superior a 150.000 horas. Fundador e Presidente (2015-2018) do Capítulo do HEUG Brasil e membro (2017-2018) do Board of Directors da organização Global HEUG como representante da América Latina (Organização americana sem fins lucrativos, US 501c3, com faturamento de U$ 5MM/y representando o maior grupo de usuários global da Oracle).

Doutora

Raquel Kolitski Stasiu

Docentes

Mestre

Regina Fabia Lopes de Albuquerque

Docentes

Doutora

Sheila dos Santos Reinehr

Docentes
Docente Vilmar Abreu Junior.

Doutor

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado Ciência da Computação – Bacharelado pela PUCPR (2011), possue especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016). Atualmente é doutorando em Informática pela PUCPR e professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Tem experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão. Desenvolve projetos para grandes organizações como ICI, JFPR e TJPR.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.708,82*

Status

Inscrições abertas