CCURSOS

Medicina Veterinária

Bacharelado

Ter paixão por animais e ser comprometido com a vida e com a sociedade. Este é o perfil do profissional formado pela Medicina Veterinária da PUCPR. O curso, com mais de 20 anos de atuação, forma um profissional integral – com potencial de liderança, capaz de ocupar seu espaço na sociedade sem ferir os valores de um bom cidadão e com foco no cuidado da saúde animal, humana e do meio ambiente. Nesse contexto, atuar com responsabilidade e empatia, dominando conhecimentos técnicos e legais nas áreas de clínica veterinária médica e cirúrgica, produção e reprodução, como também na saúde pública estão entre os grandes objetivos da profissão.

O curso prepara o estudante para
A Universidade prepara os estudantes de Medicina Veterinária para um mercado competitivo. Aqui, o ingressante é capaz de realizar trabalho com equipes multidisciplinares, aliando um bom raciocínio clínico com senso crítico e responsabilidade. Durante o curso, o acadêmico aprenderá a gerir a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos para animais; aprenderá sobre produção e reprodução animal, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal e biotecnologia aplicada, além de desenvolver ações de saúde pública (saúde única). Na PUCPR, o estudante irá cuidar tanto da saúde dos animais quanto do relacionamento interpessoal com seus tutores.

Cenário e atuações
O mercado está repleto de oportunidades para o profissional que deseja atuar em clínicas e hospitais veterinários, hipódromos, hípicas, propriedades rurais, zoológicos, aquários, criatórios, laboratórios e indústrias de alimentos, cooperativas agrícolas e órgãos públicos responsáveis pelo controle da saúde animal, humana e do meio ambiente. Outras oportunidades em destaque são encontradas no agronegócio, na indústria e comércio de produtos de origem animal, medicamentos e produtos veterinários, além de docência e peritos criminais.

Por que fazer Medicina Veterinária na PUCPR?
O estudante da PUCPR tem a oportunidade de aprender na prática por meio da estrutura da Clínica Veterinária Escola, que conta com instalações e equipamentos modernos e apropriados ao atendimento e ao ensino, constituído por duas unidades. Uma localizada em Curitiba, com 2.000m2 de área construída, atende animais de companhia e selvagens, e outra localizada no município da Fazenda Rio Grande, na Fazenda Experimental Gralha Azul (800 hectares), onde funcionam os setores de clínica médica e cirúrgica de bovinos, equídeos, pequenos ruminantes, reprodução animal (rebanho didático bovino e equino), rebanho leiteiro de alta produção e as unidades de ovinocultura, cunicultura, piscicultura e Unidade Experimental de Suínos.

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO BRASILDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

professor-carlos-eduardo-medicina-veterinaria

Carlos Eduardo Camargo

Coordenação

Médico Veterinário graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, residente no Pegasus Equestrian Center, Berlin Heights, Ohio, EUA e no Rancho Santa Rosa, Valle Del Bravo, México na área de Transferência de Embriões Equinos; Mestre em Reprodução Equina pela Universidade Federal do Paraná e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, atua como docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná onde também é Coordenador do Curso de Medicina Veterinária e responsável pelo Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR.

Carolina Zaghi Cavalcante

Coordenação

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná – Palotina (2002), residência e especialização em Clinica Médica de Animais de Companhia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Fisiologia Endocrina e Metabólica pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Diretoria da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária e Endocrinologia Veterinária.

Mestre

Ana Paula Sarraff Lopes

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1993), residência em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais pela Universidade Estadual de Londrina (1995-1997) e mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e autônoma no Hospital Veterinário Clinivet (cardiologia, ecocardiografia e eletrocardiografia). É da diretoria da regional Curitiba da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SCBV) e membro da SBCV. Atua principalmente nos seguintes temas: pequenos animais, ecocardiografia, cães, cardiologia e eletrocardiografia.

Mestre

Ana Silvia Miranda Passerino

Docentes

Doutor

Andre Ostrensky

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário, Mestre em Ciências Veterinárias e Doutorando em Zootecnia.

Área de atuação: Nutrição animal, Nutrição de bovinos de leite.

Doutora

Celina Tie Nishimori Duque

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Cirurgia Veterinária Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), na Escola de Ciências da Vida (ECV). Tem experiência em Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia Animal, atuando nas seguintes áreas: anestesia total intravenosa, anestesia balanceada e monitoramento hemodinâmico.

Doutora

Cláudia Turra Pimpão

Docentes | Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Processos Biotecnologicos pela Universidade Federal do Paraná (2006). Pós-doutorado em Chongqing Animal Disease Prevention and Control Center, China (2014). Pós-doutorado em andamento na Universidade de Valência, Espanha, (2014). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Farmacologia e Toxicologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação da efetividade e do fator de segurança para o desenvolvimento de novos fármacos; Estudos farmacológicos e toxicológicos do impacto causado por substâncias químicas ou micotoxinas em diferentes espécies animais; Mecanismos e mediadores envolvidos nos fenômenos na fase aguda da inflamação em peixes, bem como de sua modulação por sistemas endógenos, participação de células residentes (macrófagos) e por exposição á inseticidas.

Mestre

Denise Adamczyk Kozemjakin

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária (1987) e mestrado em Ciências Veterinárias (1995) pela Universidade Federal do Paraná. É Especialista em Microbiologia Clínica (1998) e Administração (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora adjunto nível 3 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É sócia proprietária e responsável técnica do CLINILAB Laboratório de Patologia Animal Ltda. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia clínica, citologia diagnóstica, microbiologia, doenças infecciosas, zoonoses e saúde pública.

Mestre

Emanuel da Silveira Faleiros

Docentes

Mestre

Enio Francisco Moura

Docentes

Enio Moura é médico veterinário graduado pela UFPR (1980) e geneticista (MSc) pela mesma universidade. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná onde é responsável pelo Serviço de Genética Médica do Curso de Medicina Veterinária. Tem longa experiência de ensino e pesquisa nas áreas de clínica e de genética, sobretudo em genética médica comparativa, atuando, principalmente, nas seguintes linhas: modelos animais de doenças genéticas humanas, dismorfologia, doenças genéticas caninas e citogenética canina.

Mestre

Eros Luiz de Sousa

Docentes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Ciência Animal, área de concentração em Cirurgia. Especializado em Cirurgia e Anestesiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutorando em Princípios da Cirurgia pelo Instituto de Pesquisas Médicas do HUEC. Atualmente é Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Diretor do Depto de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura de Curitiba, Responsável Técnico pelo Biotério do Hospital Angelina Caron e Cirurgião Veterinário atuante em hospitais de Curitiba e Joinville. Tem experiência na área de Cirurgia Veterinária, com ênfase em Mínima Invasão, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia digestiva, videocirurgia, cicatrização e patologia veterinária.

Doutor

Fernando Bittencourt Luciano

Docentes | Lattes

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Food and Nutritional Sciences – University of Manitoba (2010). Trabalhou como pesquisador no Guelph Food Research Centre (Agriculture and Agri-Food Canada) e atualmente é Coordenador de Pesquisa da PUCPR e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Trabalha na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos e Tecnologia de Carnes. Seus projetos de pesquisa buscam utilizar alternativas naturais para a substituição de conservantes químicos e antibióticos em alimentos e na produção animal, respectivamente. É co-editor do periódico científico “Revista Acadêmica: Ciências Agrárias e Ambientais” e fundador da plataforma de inovação www.transforme.is. É Pesquisador Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária.

Doutor

Gervásio Henrique Bechara

Docentes | Lattes

Gervasio Henrique Bechara, Fellow da Society for Tropical Veterinary Medicine-FSTVM, é Médico Veterinário graduado pela FMVZ-USP em 08/1972, Mestre em Farmacologia e Doutor em Ciências pela FMRP-USP em 1976 e 1977, respectivamente. Pesquisador Visitante da University of London em 1981 e 1987/8, da Universidad de Zaragoza em 2008 e do Institute for Animal Health, Pirbright, Inglaterra em 2012. Ex-Professor Titular de Patologia na FCAV-UNESP, Jaboticabal, aposentado em 01/10/2015 e contratado em 19/10/2015 pela PUCPR, Curitiba, como Professor Titular junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência Animal-PPGCA. É autor/co-autor de mais de 160 artigos científicos publicados em periódicos com seletiva política editorial e número superior de resumos em anais de congressos, 5 capítulos de livros e 3 livros, além de um CD sobre Carrapatos da Região Neotropical. Participou de mais de uma centena de congressos no país e exterior tendo sido dedicado a ele o XII STVM em 2014 realizado na Africa do Sul. Supervisionou quatro pos-doutorandos, seis aperfeiçoandos e quatro aprimorandos (R1 e R2) e co-orientou 20 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado; no momento co-orienta três doutorandos. Na graduação, orientou dezenas de bolsistas de iniciação científica e sete trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Patologia Animal, Imunologia, Parasitologia e Morfologia. Recebeu 12 prêmios e homenagens e empresta seu nome à XLV Turma de Médicos Veterinários da UNESP-Jaboticabal, de 2009. Atua na área de Patologia Animal, Experimental e Comparada, com ênfase em imunopatologia da resistência ao carrapato visando seu controle. De 1997 a 2010 foi membro efetivo, e desde 2004 membro do conselho diretor do Integrated Consortium on Ticks and Tick-borne Diseases (www.icttd.nl), rede internacional integrada de estudos e pesquisas sobre carrapatos e patógenos por eles transmitidos e financiado pela União Européia, e do qual foi co-editor da Newsletter on Ticks and Tick-borne Diseases of Livestock in the Tropics, sua publicação quadrimestral. Membro do corpo editorial da Ticks and Tick-borne Diseases, periodico da Elsevier e editor cientifico assistente da Revista Brasileira de Parasitologia Veterinaria. Participou da diretoria da Society for Tropical Veterinary Medicine-STVM como conselheiro de 2001 a 2009, da qual é Fellow desde 2009. Foi também membro do comitê assessor de Veterinária e Zootecnia-CAVT do CNPq de 1996-1999 e de 2001-2003 e da Comissão Setorial de Avaliação do PRONEX em 1996 e do CTP-6 da Embrapa de 1999 a 2001. Sua vida cultural foi marcada como percussionista e baixo da Menestralia, grupo amador de Ribeirão Preto, que nos anos 1970-1990 apresentava concertos com obras dos períodos medieval, renascentista e barroco.

Doutor

Jair Rodini Engracia Filho

Docentes | Lattes

Pós-doutor pelo Departamento de Patologia Veterinária da FCAV/Unesp, possui graduação (1996), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Medicina Veterinária também pela FCAV/UNESP de Jaboticabal-SP. Foi docente de Patologia Veterinária e Deontologia de 2000 a 2013 e Diretor Clínico do Campus Veterinário do Centro Universitário Barão de Mauá Barão de Mauá (Ribeirão Preto-SP) de 2007 a 2011. É Professor Adjunto do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atua na área de patologia veterinária, com experiência em imunopatologia da resistência ao carrapato, distrofias musculares, ictiopatologia e processos patológicos gerais. Atualmente tem se dedicado aos projetos de sua linha de pesquisa em oncologia veterinária, especialmente nas novas fronteiras do diagnóstico e tratamento dos mastocitomas e neoplasias mamárias.

Doutor

Jorge Luiz Costa Castro

Docentes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é Professor Adjunto de Técnica e Clínica Cirúrgica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência na área de Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia clínica e cirúrgica (quimioterapia e criocirurgia), cirurgia de tecidos moles e cirurgia reconstrutiva. Ministrou mais de 320 cursos de curta duração em pós-graduação lato sensu desde 2008. Autor dos livros: Princípios e Técnicas de Cirurgias Reconstrutivas de Pele em Cães e Gatos e Trauma: uma abordagem clínico-cirúrgica. Colaborador de vários capítulos de livros didáticos de cirurgia veterinária.

Doutor

Jose Ademar Villanova Junior

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1999), no ano seguinte, na mesma Instituição, realizou especialização sob forma de Residência em Clínica Médica e Cirúrgica em Animais de Companhia. Em 2002, concluiu mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-JABOTICABAL). No ano de 2004, concluiu especialização em Bioética na PUCPR. Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2013). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Aprimoramento Profissional em Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia da PUCPR. É membro do grupo de pesquisa em Patologia Geral e Comparada – PUCPR e é pesquisador do Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da UFPR; membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, da Associação Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Veterinária e da AOVET (Arbeitsgemeinschaft für osteosynthesefragen). Tem experiência em Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, atuando principalmente nas seguintes áreas: ortopedia, neurocirurgia e terapia celular.

Doutora

Kelly Mazutti

Docentes | Lattes

Formação: Médica Veterinário, Mestre e Doutora em Ciências Veterinárias.

Área de atuação: Suinocultura e produção de não ruminantes.

Mestre

Kung Darh Chi

Docentes

Possui mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1993). Atualmente é professora adjunto III do Curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal pela PUCPR. Tem experiência nas áreas de Microbiologia Clínica, Imunologia Veterinária, Zoonoses, Mastite Bovina e Sanidade Animal.

Doutor

Leandro Batista Costa

Docentes | Lattes

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2004), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2005) e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2009) com doutorado sanduíche na Universidade de Manitoba, Winnipeg/Canadá. Atualmente está em estágio de pós-doutorado no Institut de Recerca i Tecnología Agroalimentàries, IRTA, Bem-Estar Animal, Catalunha/Espanha. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da PUCPR e da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em nutrição de animais não-ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e nutrição de animais não-ruminantes e aditivos alternativos aos antimicrobianos melhorados de desempenho. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Animal – INCT (CA) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Doutor

Luiz Ernandes Kozicki

Docentes | Lattes

Graduação em Medicina Veterinária (Universidade Federal do Paraná – 1973); Mestrado em Reprodução Animal (Universidade de São Paulo – USP -1978); Doutorado em Medicina Veterinária (Justus Liebig Universität de Giessen – Alemanha – 1982); Pós-Doutorado (1) Instituto de Fisiologia de Weihenstephan-Freising, Alemanha – 1989 – Universidade Técnica de Munique; Pós-Doutorado (2) no North Florida Research and Education Center (Marianna, Florida-USA) – Universidade da Florida. Atualmente é professor titular do Curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal (Fisiologia e Patologia; Endocrinologia da fêma, Puerpério, Sincronização de Estro e da ovulação, IATF, Ultrassonografia, Dinâmica folicular e Obstetrícia). Co-editor da Revista Acadêmica Animal Science (PUCPR), consultor ad hoc para os periódicos: Revista Acadêmica Animal Science (PUCPR); Archives of Veterinary Science; Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT); Revista Brasileira de Reprodução Animal (RBRA); Livestock Science (Elsevier). Além das atividades de Ensino na Graduação (PUCPR) é professor dos Programas de Mestrado e Doutorado (PUCPR) tendo como principal linha de pesquisa Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

Doutor

Luiz Guilherme Achcar Capriglione

Docentes

Graduado em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), (27/07/2007). Realizou residência em Anestesiologia Veterinária na Unidade Hospitalar de Animais de Companhia da PUCPR, no período de 2008-2010. Mestrado em Ciência Animal sob orientação da Dra. Claudia Turra Pimpão (2010-2012) e doutorado em Ciência da Saúde na PUCPR, sob orientação do Dr. Paulo Roberto Slud Brofman (2012-2016). Atualmente é professor dos cursos de Medicina Veterinária e Biotecnologia da PUCPR. Linha de pesquisa: Anestesia e Analgesia Veterinária, Acupuntura, Células-Tronco.

Mestre

Marcio Saporski Segui

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário e Mestre em Ciências Veterinárias.

Área de atuação: Bovinocultura de Corte, Teriogenologia, Reprodução Animal e Administração de Fazendas.

Doutor

Marconi Rodrigues de Farias

Docentes | Lattes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais e Mestrado em Clínica Veterinária pela FMVZ- UNESP- Botucatu, Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente com área de concentração em Alergia, Imunopatologia e Pneumologia- Depto. de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFPR. Atualmente é Professor Adjunto III de Clínica Médica de Animais de Companhia e Imunologia Veterinária, do Mestrado em Ciência Animal e do Doutorado em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integradas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR. É chefe do Serviço de Dermatologia e Alergia da Unidade Hospitalar para Animais de Companhia- PUCPR, coordenador da Comissão de Alergia Veterinária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), e membro dos grupos de pesquisa em Doenças Infecciosas e Zoonoses Tropicais em Animais de Companhia e Produção- FMVZ- UNESP- Botucatu e Patologia Geral e Comparada- PUCPR, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Alergia e Imunopatologia Tegumentar e Infectologia Dermatológica.

Doutor

Pedro Vicente Michelotto Júnior

Docentes | Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1987, Mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR (1993), Especialista em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos em 2002, Doutor em Biologia Celular e Molecular pela UFPR em 2010. Professor do Curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência em Clínica de Equinos, com ênfase no diagnóstico e tratamento das doenças dos sistemas respiratório e musculoesquelético de cavalos desportistas. Estuda a utilização de terapia celular aplicada às vias aéreas. DVM in 1987 (Universidade Federal do Paraná, Curitiba), MSc in Veterinary Sciences in 1993 (Universidade Federal do Paraná), degree in Acupuncture in 2002 (Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos, Curitiba), PhD in Cell and Molecular Biology in 2010 (Universidade Federal do Paraná). 

Doutora

Rafaella Paola Meneguete dos Guimaraes Peixoto

Docentes

Doutora

Renata Ernlund Freitas de Macedo

Docentes | Lattes

Médica veterinária, concluiu o mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná em 1997. Concluiu doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná em 2005. Concluiu pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Carne na Universidad Nacional Autónoma de México em 2012. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e docente do curso de Medicina Veterinária da PUCPR. Coordenadora do projeto PRO.AGRO.S – cooperação franco brasileira em produção agroalimentar sustentável – programa BAFAGRI 2014 – capes. É membro do comitê gestor da iniciação científica e tecnológica da PUCPR. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos – regional Paraná e membro da American Meat Science Association. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Atua como líder do grupo de pesquisa em qualidade e tecnologia de produtos de origem animal da PUCPR e coordena projetos de pesquisa na área de ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase em tecnologia e microbiologia de produtos cárneos.

Mestre

Rita Maria Venancio Mangrich Rocha

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor adjunto nível 3 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: animais selvagens, patologia clínica veterinária, cálcio iônico, potássio e patologia clínica.

Mestre

Rodrigo Távora Mira

Docentes

Doutor

Rüdiger Daniel Ollhoff

Docentes | Lattes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Microbiologia Clínica – Tierärztliche Hochschule Hannover (1996). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor efetivo no mestrado em Ciência Animal da PUCPR e conselheiro da Associação Paranaense de Buiatria. Orienta mestrandos, alunos de iniciação científica e de final de curso. Revisor de periódicos científicos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: bovino, buiatria, casco, saúde, fitoterapia e agronegócio. 

Mestre

Ubirajara Iobe Tasqueti

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário e Mestre em Ciência Animal

Área de atuação:
Radiologia, ultrassonografia, punção guiada por ultrassom, odontologia, animais selvagens, otologia e endoscopia de animais.

Mestre

Valeria Natascha Teixeira

Docentes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 4.025,14*

Status

Inscrições abertas