No curso de Engenharia Mecânica da PUCPR, acadêmicos se tornam verdadeiros agentes transformadores da sociedade, por meio do estudo, planejamento, projeto e especificação de máquinas e processos mecânicos. Com conteúdo didático e adaptado à prática profissional, o curso coloca à disposição todas as condições pedagógicas e toda a infraestrutura para que o estudante tenha acesso a uma formação intelectual e humana completa. Com disciplinas nas áreas de Materiais, Ciências Térmicas, Processos de Fabricação e Mecânica dos Sólidos no currículo, o estudante aprende a aplicar a teoria na prática, tornando-se apto a realizar o estudo da viabilidade técnica e econômica das mais diversas soluções em máquinas e equipamentos.
O curso prepara você para
Aplicar conhecimentos e métodos científicos para construção de processos mecânicos e máquinas em geral, capazes de solucionar os mais diversos problemas, além de conceber, especificar e analisar produtos, processos e sistemas mecânicos e industriais. O profissional formado no curso de Engenharia Mecânica da PUCPR está apto a planejar e executar controles de produção e de qualidade em diferentes segmentos, a exemplo da indústria de veículos automotores, metalmecânica, entre outros.
Engenheiros mecânicos são geradores de ideias
Como uma máquina pode realizar determinada tarefa de modo melhor, mais rápido ou mais eficiente? Essa é a pergunta que move o Engenheiro Mecânico, que tem ampla capacidade de reflexão, análise e decisão. Esses profissionais são preparados para atuarem com liderança em um mercado que se alimenta de novas ideias, novas possibilidades e aplicações.
E o mercado, como vai?
As oportunidades são amplas para o profissional da Engenharia Mecânica. É possível atuar na indústria metalmecânica, automobilística, aeronáutica, naval, de processo e de refino de petróleo, refrigeração e climatização, transformação, combustíveis, lubrificantes, alimentícia e muitas outras. O campo também é vasto para quem deseja aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica e econômica.
O diferencial está na aplicação
O curso da PUCPR transforma a integração entre ensino, pesquisa e extensão em oportunidades para a formação de profissionais completos. Essa união de vertentes é aplicada em diferentes atividades realizadas ao longo do curso, a exemplo dos grupos de pesquisa consolidados no CNPq.
Graduado em Eng. Mecânica Industrial pelo CEFET-PR (1998), Especialista em Gestão Empresarial pela UNICENTRO (2000), Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela PUCPR (2011 e 2019) na Área de Ciências Térmicas. Atuou como Engenheiro de Processos na IBEMA Ltda (1999 a 2000), posteriormente como Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos na Electrolux do Brasil S.A (2000 a 2012); É Professor da PUCPR na área de ciências térmicas desde 2012. Atualmente ministra disciplinas de Refrigeração e Climatização além de coordenar o curso de graduação em Engenharia Mecânica da PUCPR.
Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2014. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009. Grupo de Pesquisa: Mecânica dos Sólidos-PUCPR (Pesquisador).
Atualmente é Professor Titular na PUCPR. Atua como pesquisador e profissional com ênfase em Processos (Medição, Análise e Otimização de Variáveis); Mecânica dos Sólidos (Tensões Residuais,
Análise Experimental de Tensões Estáticas, Cíclicas e de Impacto, Extensometria de Resistência Elétrica); Instrumentação (Obtenção e Análise de Variáveis em Sistemas); Caracterização e Otimização de Propriedades de
Materiais. Possui Graduação em Engenharia Mecânica (1982, UFRGS, Porto Alegre, RS), Especialização em Metodologia da Educação no Ensino Superior (1984, URI, Santo Ângelo, RS), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, PPGE3M (1987, Escola de Engenharia da UFRGS), Mestrado na Fakultaet Energietechnik (1993, Universitaet Stuttgart, Alemanha), Doutorado no Instituto MPA Staatliche Materialpruefungsanstalt (MPA Stuttgart, Otto-Graf-Institut FMPA)(1998, Universitaet Stuttgart, Stuttgart, Alemanha), Doutorado reconhecido e apostilado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, PPGE3M (2000, Escola de Engenharia da UFRGS).
“
Graduado em Eng. Mecânica Industrial pelo CEFET-PR (1998), Mestre em Engenharia Mecânica pela PUCPR (2001) na Área de Mecânica dos Sólidos e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC (2008) na área de Vibrações e Acústica; Atua como Professor Adjunto da PUCPR nas áreas de vibrações e acústica no Laboratório de Dinâmica da PUCPR desde 2001. É professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (nível de mestrado e doutorado) da PUCPR-Conceito 6 CAPES desde 2011. É professor do Curso de Especialização em Segurança do Trabalho em Incêndio e Pânico da PUCPR nas áreas de especificação de bombas centrífugas e no projeto instalações de armazenamento de líquidos combustíveis e inflamáveis desde 2014; É professor convidado do curso de Engenharia Automotiva da UTFPR na área de Controle de Ruído Veicular, desde 2014; É coordenador e professor dos cursos de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR desde 2011 e atua diretamente no curso na área de Agentes Físicos e Iluminação. Além disso, foi coordenador do Projeto BRAFITEC em cooperação internacional com as Universidade Tecnológicas da França (UTC, UTT e UTBM) entre os anos desde 2015-2018.
Graduado em Eng. Mecânica Industrial pelo CEFET-PR (1998), Especialista em Gestão Empresarial pela UNICENTRO (2000), Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela PUCPR (2011 e 2019) na Área de Ciências Térmicas. Atuou como Engenheiro de Processos na IBEMA Ltda (1999 a 2000), posteriormente como Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos na Electrolux do Brasil S.A (2000 a 2012); É Professor da PUCPR na área de ciências térmicas desde 2012. Atualmente ministra disciplinas de Refrigeração e Climatização além de coordenar o curso de graduação em Engenharia Mecânica da PUCPR.