CCURSOS

Engenharia Mecânica

Bacharelado

No curso de Engenharia Mecânica da PUCPR, acadêmicos se tornam verdadeiros agentes transformadores da sociedade, por meio do estudo, planejamento, projeto e especificação de máquinas e processos mecânicos. Com conteúdo didático e adaptado à prática profissional, o curso coloca à disposição todas as condições pedagógicas e toda a infraestrutura para que o estudante tenha acesso a uma formação intelectual e humana completa. Com disciplinas nas áreas de Materiais, Ciências Térmicas, Processos de Fabricação e Mecânica dos Sólidos no currículo, o estudante aprende a aplicar a teoria na prática, tornando-se apto a realizar o estudo da viabilidade técnica e econômica das mais diversas soluções em máquinas e equipamentos.

O curso prepara você para

Aplicar conhecimentos e métodos científicos para construção de processos mecânicos e máquinas em geral, capazes de solucionar os mais diversos problemas, além de conceber, especificar e analisar produtos, processos e sistemas mecânicos e industriais. O profissional formado no curso de Engenharia Mecânica da PUCPR está apto a planejar e executar controles de produção e de qualidade em diferentes segmentos, a exemplo da indústria de veículos automotores, metalmecânica, entre outros.

Engenheiros mecânicos são geradores de ideias

Como uma máquina pode realizar determinada tarefa de modo melhor, mais rápido ou mais eficiente? Essa é a pergunta que move o Engenheiro Mecânico, que tem ampla capacidade de reflexão, análise e decisão. Esses profissionais são preparados para atuarem com liderança em um mercado que se alimenta de novas ideias, novas possibilidades e aplicações.

E o mercado, como vai?

As oportunidades são amplas para o profissional da Engenharia Mecânica. É possível atuar na indústria metalmecânica, automobilística, aeronáutica, naval, de processo e de refino de petróleo, refrigeração e climatização, transformação, combustíveis, lubrificantes, alimentícia e muitas outras. O campo também é vasto para quem deseja aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica e econômica.

O diferencial está na aplicação

O curso da PUCPR transforma a integração entre ensino, pesquisa e extensão em oportunidades para a formação de profissionais completos. Essa união de vertentes é aplicada em diferentes atividades realizadas ao longo do curso, a exemplo dos grupos de pesquisa consolidados no CNPq.

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Vídeos PUCPR

Graduação em Engenharia Mecânica - PUCPR

Luís César de Carli Turco

Coordenação

Mestre

Agnaldo Luis Guolo

Docentes

Doutor

Alisson Rocha Machado

Docentes

Doutor

Carlos Augusto Henning Laurindo

Docentes

Cesar Augusto Neitzke

Docentes

Mestre

Denise Stolle da Luz Weiss

Docentes

Fred Amorim

Docentes

Doutor

Hsu Yang Shang

Docentes | Lattes

Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2014. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009. Grupo de Pesquisa: Mecânica dos Sólidos-PUCPR (Pesquisador).

Doutor

Irionson Antonio Bassani

Docentes

João Elias Abdalla

Docentes

Doutor

Key Fonseca de Lima

Docentes

Laertes Guimarães

Docentes

Leonardo Martinez

Docentes

Mestre

Luis Cesar de Carli Turco

Docentes

Doutor

Luis Mauro Moura

Docentes

Doutora

Michelle Sostag Meruvia

Docentes

Nathan Mendes

Docentes

Doutora

Nice Mika Sakamoto Kaminari

Docentes

Doutor

Nilson Barbieri

Docentes

Doutor

Paulo Cesar Philippi

Docentes

Doutor

Paulo Cesar Soares Junior

Docentes

Mestre

Renato Machnievscz

Docentes

Doutor

Ricardo Diego Torres

Docentes

Sérgio Manentti

Docentes

Viviana Mariani

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.233,40*

Status

Inscrições abertas