CCURSOS

Engenharia Civil

Bacharelado

Grande capacidade para raciocínio lógico e cálculos matemáticos, estando sempre pronto para solucionar problemas. O profissional de Engenharia Civil tem, entre suas diversas habilidades, a de saber transferir ideias do papel para o mundo real, transformando desde os menores projetos até grandes inovações em realizações funcionais.

Com 42 anos de experiência, o curso de Engenharia Civil da PUCPR já formou cerca de 4 mil profissionais. A graduação da Universidade prioriza as necessidades atuais da sociedade, oferecendo uma formação cidadã que prepara profissionais humanistas, técnicos e agentes de transformação. Com o objetivo de preparar o acadêmico para o dinamismo que o aguarda no exercício da profissão, o curso oferta um currículo amplo e multidisciplinar, abrangendo temas ligados à Física, Cálculo, Geometria, Química, Tecnologia e Meio Ambiente.

O curso prepara o estudante para

Trabalhar em equipes multidisciplinares no segmento da construção civil e realizar o planejamento, a análise, o projeto, a construção, a manutenção e a operação de sistemas de engenharia. O profissional formado no curso de Engenharia Civil da PUCPR estará apto para gerir e fiscalizar projetos de construção, incluindo estradas, edifícios, aeroportos, túneis, barragens, pontes e sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos.

Cenário e atuações

Considerada uma verdadeira movimentadora financeira, a área de engenharia civil viabiliza tanto a atuação autônoma quanto em empresas de engenharia públicas ou privadas. O engenheiro pode atuar diretamente nas obras ou no comando de equipes técnicas. No total o segmento possui seis grandes eixos, sendo eles Construção Civil, Estruturas, Hidráulica, Saneamento e Meio Ambiente, Estradas e Transportes e Geotecnia.

Por que fazer Engenharia Civil na PUCPR?

Na PUCPR, o estudante conta com uma formação de excelência e um curso que alia 42 anos de tradição com as últimas inovações na área. Além da qualidade do corpo docente, o ingressante terá acesso a salas e laboratórios equipados com alta tecnologia. O acadêmico tem a possibilidade de participar do Ecohabitare, um grupo de pesquisa do segmento que integra estudantes e professores de diversos cursos e que tem como objetivo principal oferecer diferentes técnicas de construção de casas para comunidades carentes.

Além disso, estudantes que tenham interesse em questões ambientais, o curso a oferece disciplinas que tratam sobre gestão sócio ambiental, desenvolvimento de construções sustentáveis, hidrologia e drenagem, sistemas de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, além de disciplinas eletivas focadas em Avaliação de Impactos Ambientais, Recuperação de Áreas Degradadas.

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE 2018

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

3

MEC

Vídeos PUCPR

Engenharia Civil | PUCPR

Mestre

Fabiana Bartalini Von Der Osten

Coordenação

Mestre

Joice de Oliveira Petrecca Tomaschitz

Coordenação

Mestre

Adriano Augusto de Miranda

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1993) e mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2007); MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2011) e Especialização em Racionalização da Construção Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995). Matriculado no curso de pós-graduação – doutorado, em Engenharia de Produção e Sistemas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR-2017). Atualmente é professor de Recursos Hídricos e Instalações Prediais Hidráulicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), atuando principalmente nos seguintes temas: Construções Sustentáveis; Comunidades Isoladas; Gestão de Recursos Hídricos; e Gestão Ambiental.

Mestre

Ana Lucia Alves de Assis

Docentes

Mestre

Carla de Castro Ferreira

Docentes

Mestre

Carlos Gustavo Nastari Marcondes

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), especialização em Gestão Empresarial pela UFPR (2006) e mestrado em Engenharia Civil / Área: Materiais e Estruturas pela UFPR (2012). Atuou na área de assessoria técnica de empresas como Gerdau S.A. e Cia. de Cimento Itambé por mais de 10 anos. É professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2010, com atuação nos seguintes temas: Materiais de construção, nanotubos de carbono, concretos e argamassas, sistemas construtivos e patologia das estruturas.

Mestre

Claudia Claumann da Silva

Docentes

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2007). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1997. Tem experiência na área de Matemática, Física, Materiais de Construção, Tecnologia do Concreto, Construção Civil e Desenvolvimento de construções sustentáveis. Coordenadora do curso de Especialização em Gerenciamento de obras na Construção Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, iniciado em 2012.

Mestre

Fabiana Bartalini Von Der Osten

Docentes

Doutor

Fabio Teodoro de Souza

Docentes

Mestre

Jefferson Ulisses da Cunha

Docentes

Mestre

Joel Kruger

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1984) e mestrado em Educação (segurança de trânsito) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995). Especialização em Didática no Ensino Superior e Gestão Técnica do Meio Urbano, promovidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pela Université de Technologie de Compiègne (França). É presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA.

Mestre

Joice de Oliveira Petrecca Tomaschitz

Docentes

Doutora

Liliane do Rocio Marconcin

Docentes

Possui graduação em Engenharia da Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Desde 2013 é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem numérica, elementos finitos e resistência dos materiais.

Mestre

Lucas Bach Adada

Docentes

Mestre

Luiz Carlos Almeida de Domenico

Docentes

Mestre

Marina Figueiredo Muller

Docentes

Professora da PUCPR no curso de Engenharia Civil em disciplinas de sistemas estruturais e modelagem de informações na construção. Professora nas especializações de Gestão de Obras e Estruturas. Participa das “Global Classes”, lecionando disciplinas de engenharia civil em inglês para estudantes internacionais. Doutorada pelo PPGEPS PUCPR, tendo desenvolvido pesquisa em interoperabilidade BIM para estruturas de concreto armado sustentáveis. Mestre no PPGCC – UFPR, na área de tecnologia da informação na construção civil, com foco em BIM para estruturas. Formada em Engenharia Civil pela UFPR. Experiência profissional em projetos estruturais.

Mestre

Murilo Chibinski

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela PUCPR. Pós graduação em Engenharia de Segurança do trabalho pela UFPR e mestrado em Sistema de Produção na Construção Civil pela UTFPR. Atua na construção Civil. Professor da PUCPR nas disciplinas de Construção Civil e Segurança do trabalho. Gerente de planejamento, gerenciamento e consultoria de obras e projetos pela Olho do Dono Engenharia Ltda

Doutor

Ricardo Jose Bertin

Docentes

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Engenharia e Operação de Transportes – University of Newcastle Upon Tyne (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela PUCPR (2015). Atualmente é Coordenador do Núcleo de Excelência Pedagógica, da Escola Politécnica, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – câmpus Curitiba. Coordenou o curso de Engenharia Civil da PUCPR por 8 anos. É professor adjunto III do curso de Engenharia Civil, disciplinas de Mecânica dos Sólidos e Estruturas de Edifícios.

Doutor

Roberto Borges Franca

Docentes

Doutor

Rodrigo Moraes da Silveira

Docentes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003 e 2008). Em 2007, desenvolveu parte de sua tese de doutorado na modalidade doutorado sanduíche do CNPq, na Colorado State University (EUA). Em 2008-2010 foi bolsista doutor do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da CAPES quando desenvolveu pesquisa relacionada a engenharia ambiental. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e geotecnia ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desastres ambientais, ensaios geotécnicos de campo e de laboratório, estabilidade de taludes, barragens de terra, instrumentação com fibra óptica e gestão de resíduos. Atualmente atua como pesquisador sênior dos Institutos Lactec e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia (Institutos Lactec), além de coordenar o laboratório de geotecnia dos Institutos Lactec. Também atua como professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no curso de engenharia civil.

Mestre

Rui Mario Schubak

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas.

Mestre

Wilson Gorges

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Miyazaki University, Japão (1995). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lecionando no curso de Engenharia Civil, e engenheiro consultor senior na empresa Projeth Estruturas SC Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto de estruturas de concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado; concreto protendido; pré-moldados e pré-fabricados; pontes; instalações industriais; recuperação, reforço, alargamento e içamento de pontes.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.311,12*

Status

Inscrições encerradas