CCURSOS

Educação Física

Bacharelado

Uma das profissões do futuro*. O bacharel em Educação Física será um gestor de qualidade de vida, auxiliando indivíduos a mapearem riscos de problemas de saúde e a buscarem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Pesquisar, conhecer, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir, com as manifestações e expressões do movimento humano. Os profissionais dessa área são propagadores de um estilo de vida ativo e saudável. Com paciência e inteligência emocional, o profissional de educação física age em prol da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar da população.

* Dado da Inova Consulting.

O curso prepara o estudante para
O Bacharelado em Educação Física prepara o estudante para atuar em um cenário dinâmico e versátil. O profissional estará apto para trabalhar na prevenção e no controle de doenças crônicas, acompanhamento de grupos de risco, promoção da saúde, reeducação motora e preparo para aumento do rendimento físico e esportivo. Além disso, ele desenvolverá competências para gerir empreendimentos relacionados a atividades físicas, ser criativo, saber trabalhar com o novo de forma inter e multidisciplinar.

Cenário e atuações
Há um cenário promissor e um amplo campo de atuação para o bacharel de Educação Física, com várias possibilidades nas áreas da atividade física, esporte e lazer. Entre as opções estão trabalhar em academias, clubes, treinamento individualizado, spas, clínicas, hospitais, preparação física de atletas, marketing esportivo, tratamento de deficientes físicos e mentais, coordenação e direção de centros de exercícios físicos e clubes esportivos.

O egresso da PUCPR estará apto para desenvolver o senso crítico, adquirir uma visão empreendedora e agir sempre com responsabilidade social.

Por que fazer o Bacharelado de Educação Física na PUCPR?
A PUCPR une disciplinas alinhadas com as últimas tendências do segmento a um quadro docente altamente qualificado para oferecer uma formação de excelência. O curso de Educação Física está estruturado em três eixos temáticos: Núcleo de Treinamento Esportivo, Núcleo de Recreação em Atividade Física e Núcleo de Orientação de Atividade Física. Os estudantes vivenciam estágios supervisionados nas três áreas de atuação nas principais academias, clubes e secretarias de Curitiba e Região Metropolitana.

Na PUCPR, o estudante de Educação Física, seja bacharelado ou licenciatura, pode concluir uma segunda graduação na modalidade oposta, em um ano após sua formação. Assim, em cinco anos de estudo, o graduando pode conquistar dois diplomas: o de licenciatura e o de bacharelado em Educação Física.

A aprendizagem teórica da graduação soma-se à prática em espaços como os Laboratórios de Anatomia, de Biologia Celular, de Fisiologia do Exercício e de Exergames. Também fazem parte da estrutura o Centro Poliesportivo, composto por Piscina Olímpica, Pilates de Aparelho e Solo, Sala de Musculação, Spinning, Sala de Lutas, Paredão de Escalada, entre outros.

O incentivo à pesquisa científica acontece em três grupos de pesquisa nas áreas da Atividade Física, do Comportamento Motor e do Lazer. Nesta categoria os integrantes redigem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Além disso, a graduação com bolsistas atuando no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da PUCPR.

O bacharelado possui parcerias com instituições de ensino nos EUA, Portugal e em países da América Latina, incluindo com projetos de pesquisa, seminários avançados e visitas de professores. Com relação à internacionalização da graduação, o curso conta com disciplinas ofertadas integralmente em inglês, como Brazilian Martial Arts, The Brazilian Children Development e Soccer.

Em 2017, o bacharelado da PUCPR foi considerado o melhor de Educação Física de Curitiba, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF). Entre as ações desenvolvidas pelo bacharelado estão festivais, eventos esportivos, recreativos, beneficentes e de competição com instituições parceiras, envolvendo os estudantes em alinhamento aos conteúdos e disciplinas do curso, coordenados e orientados pelos professores.

Clínica de Educação Física
A PUCPR conta com a Clínica de Educação Física para prestar avaliação, orientação e prescrição de atividades físicas para a comunidade externa e interna da universidade, proporcionando um ensino prático para seus estudantes e um serviço de qualidade à comunidade.

Os atendimentos ocorrem sob supervisão de um professor do curso de Educação Física e são realizados por 08 alunos (estagiários). Sendo divididos em duas equipes de 04 alunos, em cada um dos dois dias de atendimento durante a semana.

Os estudantes ainda realizam pesquisas sobre conteúdos relacionados a cardiopatias, diabetes, obesidade, idoso, criança e atividade física, com intuito de manter os parâmetros de prescrição atualizados com as diretrizes específicas para atividade física de cada tema pesquisado.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

3

ENADE

Ícone Troféu

3

MEC

Vídeos PUCPR

Doutor

Rafael Kanitz Braga

Coordenação

Doutor

Adriano Akira Ferreira Hino

Docentes

Mestre

Christiano Francisco dos Santos

Docentes

Mestre

Denis de Lima Greboggy

Docentes

Doutor

Eduardo Mendonça Scheeren

Docentes

Mestre

Glaucia Lunkmoss

Docentes

Doutor

João Eloir Carvalho

Docentes

Mestre

Keith Mary de Souza Sato Urbinati

Docentes

Mestre

Luis Rogerio de Albuquerque

Docentes

Mestre

Luiz Carlos Py Flores

Docentes

Especialista

Priscila Silva Rocha

Docentes

Doutor

Rafael Kanitz Braga

Docentes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.559,10*

Status

Inscrições encerradas