CCURSOS

Ciências Biológicas

Bacharelado

Estar próximo da natureza, entender e dominar assuntos como a sustentabilidade ambiental, assim como a preservação e conservação do meio ambiente estão entre os principais objetivos do biólogo do século XXI. Além disso, realizar pesquisas que envolvem qualidade de vida humana e ambiental e se adaptar ao uso de novas tecnologias permite que o profissional se diferencie neste mercado. Em mais de 60 anos de história, o curso traz uma formação ética, social e humanística, capacitando os estudantes para a identificação de problemas e soluções científicas para o Brasil e o mundo.

O curso prepara o estudante para

Com uma relação profunda com a natureza, os biólogos buscam alternativas para problemas ecológicos e sociais. A paixão pela vida norteia as ações destes profissionais, que se preocupam tanto com a manutenção da biodiversidade e de um ambiente saudável, quanto com os mecanismos internos que regulam e movem os seres vivos. O curso oferece uma forte base teórica que possibilita ao estudante argumentar cientificamente, desenvolver projetos interdisciplinares, propor intervenções e resolver situações-problema, com autonomia, senso crítico, integridade e de forma colaborativa e ética.

Cenário e atuações

O biólogo adquire um papel cada vez mais fundamental para a vida na Terra. Com muito trabalho e diversas oportunidades para empreender, o profissional tem um mundo a explorar. O bacharel em Ciências Biológicas pode atuar como consultor ou gestor em empresas e órgãos do setor público, em institutos biológicos, zoológicos, botânicos, biotecnológicos e ambientais, em institutos de pesquisa privados, organizações não governamentais, empresas de consultoria e perícia ambiental.

Por que fazer o Bacharelado de Ciências Biológicas na PUCPR?

O curso da PUCPR está entre os melhores do Brasil, ficando com a 7ª melhor colocação no Ranking Universitário da Folha entre as universidades privadas do país. Com professores mestres e doutores nas diversas áreas da pesquisa biológica, a graduação oferece uma infraestrutura completa para quem deseja aprender mais e melhor. As vastas áreas naturais presentes nas estruturas de apoio, a exemplo do Museu de Zoologia, do Herbário HUCP e da Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA), fortalecem a formação do profissional. O curso conta com parcerias com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – e com o IAP – Instituto Ambiental do Paraná –, o que traz mais facilidade para o biólogo iniciar uma carreira no mercado de trabalho.

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Vídeos PUCPR

Doutora

Ana Cristina Seixas Greca

Coordenação

Mestre

Carlos José Gomes

Docentes | Lattes

Doutor

Eduardo Carrano

Docentes | Lattes

Doutor

Fábio Rueda Faucz

Docentes | Lattes

Mestre

Henrique José Polato Gomes

Docentes

Doutor

Itibere Piaia Bernardi

Docentes | Lattes

Doutora

Janete Dubiaski da Silva

Docentes

Doutor

Julio Cesar de Moura Leite

Docentes

Doutora

Lays Cherobim Parolim

Docentes

Doutora

Luciana de Fatima Chaves de Mello Zischler

Docentes

Especialista

Luiz Antonio Acra

Docentes | Lattes

Mestre

Luiz Fernando Bianchini

Docentes | Lattes

Doutor

Luiz Fernando Pereira

Docentes | Lattes

Mestre

Maria Laura Medeiros Assef

Docentes | Lattes

Doutora

Marilene da Costa Santos

Docentes | Lattes

Doutora

Marta Luciane Fischer

Docentes | Lattes

Doutora

Patricia Maria Stuelp Campelo

Docentes | Lattes

Doutor

Rodrigo de Andrade Kersten

Docentes | Lattes

Selene Elifio Esposito

Docentes | Lattes

Doutora

Silvia Schmidlin Keil

Docentes

Doutor

Thiago Rocha da Cunha

Docentes | Lattes

Docente no Programa de Pós-Graduação em Bioética e Graduação em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutor e Mestre em Bioética com concentração em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (PPGBioética/FS/UnB); Membro do Comitê Assessor para a Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da Unesco (Redbioética); Segundo Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB); Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos Sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – Nethis (FIOCRUZ/UnB); Especialista em Bioética pela Cátedra Unesco de Bioética (UnB/DF); Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário de Votuporanga (Unifev/SP); Entre 2012 e 2015 foi Editor assistente da Revista Bioética, publicação científica editada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM); Entre 2013 e 2015 foi membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais do Hospital das Forças Armadas de Brasília (CEUA-HFA). Entre 2011 e 2012 foi vice coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade de Ciências da Universidade de Brasília (CEP/FS-UnB) e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética – Regional Distrito Federal (SBB/DF). Enfoca estudos sobre bioética global; saúde global; direitos humanos e ética em pesquisa.
Área da graduação: Biomedicina
Área do doutorado: Bioética com concentração em Saúde Pública

Doutora

Vanessa Santos Sotomaior

Docentes | Lattes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1727,38

Status

Inscrições encerradas