CCURSOS

Biotecnologia

Bacharelado

Produzir energia, curar, alimentar e preservar o mundo:  estes são alguns dos objetivos da biotecnologia. Para isso, Genética, Genômica, Medicina Regenerativa, Biocombustíveis e Biorrefinarias, Melhoramento e Transformação Genética de Plantas, Biopolímeros e Nanotecnologia e Processos Industriais Biotecnológicos são apenas algumas das disciplinas com as quais o ingressante tem contato durante o curso de Biotecnologia da PUCPR. Aqui, os estudantes trabalham com demandas reais da sociedade, desenvolvendo-se como profissionais qualificados e com autonomia para buscar soluções de problemas relacionados ao homem, plantas, animais, microrganismos, processos industriais e meio ambiente. A Biotecnologia contribui decisivamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, trazendo diversos benefícios à sociedade, além de possuir grande potencial de inovação e geração de riqueza.

O curso prepara o estudante para
Atender às demandas da sociedade, o Curso de Biotecnologia capacita o estudante a utilizar técnicas como engenharia genética, genômica, biologia molecular, cultivo celular e bioinformática, entre outras, aplicadas nas mais diversas áreas, incluindo a saúde humana, agricultura, meio ambiente e indústria.  Curiosidade, disciplina, rigor científico e gosto tanto pelas ciências biológicas quanto pelas exatas são algumas características que ajudam a formar um verdadeiro Biotecnologista. O curso contribui para o desenvolvimento dessas atitudes nos estudantes por meio do envolvimento com a pesquisa científica, do empreendedorismo e da inovação.

Cenário e atuações
O uso das modernas técnicas moleculares, incluindo a manipulação genética, está se tornando rotineiro em diversos setores da indústria e dos serviços, promovendo avanços em produtos e processos em velocidade surpreendente. Nesse cenário dinâmico e em constante evolução, onde quer que essas técnicas estejam sendo utilizadas, o Biotecnologista é o profissional mais bem preparado para desempenhá-las. A formação do Biotecnologista combina também as chamadas biotecnologias clássicas, como as fermentações e o melhoramento genético convencional de plantas e animais, proporcionado um espectro de atuação bastante amplo. Pode-se destacar a atuação do profissional de biotecnologia em empresas privadas ou públicas de pesquisa e desenvolvimento, indústria farmacêutica, de cosméticos, alimentícia e de insumos, cooperativas agroindustriais, laboratórios de diagnóstico, de controle qualidade e de ciência forense, entre outras.

Por que fazer Biotecnologia na PUCPR?
Dentre os cursos de Biotecnologia ofertados em universidades privadas, o curso de Biotecnologia da PUCPR é o único com nota máxima na avaliação do MEC, e um dos três a atingir nota 5 no sul do Brasil.

O Biotecnologista formado pela PUCPR possui uma visão ampla e multidisciplinar, sabendo trabalhar de forma cooperativa e ética. Aqui, os estudantes têm a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática em laboratórios didáticos e de pesquisa de alta tecnologia, utilizados nas diversas  áreas da biotecnologia, sob orientação de professores mestres e doutores com formação acadêmica e didática de alto nível.  Além da ótima estrutura, os acadêmicos adquirem e constroem o conhecimento utilizando metodologias de aprendizagem ativa, monitorias, integração com diferentes cursos e a iniciação científica. A Sala de Ideias, espaço dedicado à ideação e desenvolvimento de modelos de negócios, é utilizada para atividades dinâmicas de disciplinas como a de Bionegócios e de Atitude Empreendedora. Por meio do estágio curricular obrigatório, os estudantes atuam em empresas da área, colocando em prática as habilidades adquiridas e completando sua formação com a experiência de mercado.

Como participante da comunidade universitária da PUCPR, os estudantes se integram a um vibrante contexto multicultural, artístico, esportivo e de solidariedade humana, que inclui valiosas oportunidades de internacionalização, como disciplinas ofertadas em inglês (English Semester) e dezenas de oportunidades de intercâmbio em instituições estrangeiras conveniadas. Também compõem a intensa vida no câmpus a participação na Orquestra de Câmara, Grupo de Teatro, Coral Champagnat, ligas de estudo e várias outras organizações estudantis.

Se você optar pelo curso de Biotecnologia poderá atuar, por exemplo, no desenvolvimento de novos biomedicamentos, nos avanços da produção de alimentos, no resgate ao meio ambiente e na recuperação de solos.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

5

MEC

Vídeos PUCPR

Vídeos PUCPR

Vídeos PUCPR

Doutora

Karen Sumire Kubo

Coordenação

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é coordenadora do curso de biotecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Micropropagação e Cultura de Tecidos e Biologia Molecular.

Mestre

Andre Bittencourt Lorusso

Docentes

Possui graduação em Biomedicina, pela Faculdades Pequeno Príncipe (2010), e Mestrado em Biociências e Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas / Fiocruz Paraná (2013), realizado nos Laboratórios de Bioinformática e Biologia Computacional e de Genômica Funcional. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência nas área de genômica, bioinformática e engenharia genética.

Doutora

Daiane Priscila Simao da Silva

Docentes | Lattes

Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética e da Graduação em Biotecnologia da PUCPR. Pós-doutorado em Bioética pela PUCPR e Doutora em genética pelo Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPR, com período sanduíche no Department of Neurobiology, Care Sciences and Society do Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia. Mestre em Biologia Evolutiva (2010) e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2005). Líder do grupo de Pesquisa Bioética e Biotecnologia. Membro do comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos – CEP da PUCPR. Membro do Membros do Dep. Científico da Sociedade Brasileira de Bioética Regional do Paraná (SBB-REG.PR ). Tem experiência na área de Genética, estudo de doenças neurodegenerativas, Bioética e Biotecnologia e Parentalidade. Orienta na linha de Pesquisa: Bioética, Ciência e Sociedade.

Doutor

Henrique Ravanhol Frigeri

Docentes

Graduado em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, local onde também fez Especialização em Farmacologia Aplicada à Atenção Farmacêutica. Na Universidade Federal do Paraná, fez Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas. Atualmente, é professor universitário e possui experiência em diferentes Ciências, com destaque para Ciências Farmacêuticas.

Doutor

Humberto Maciel Franca Madeira

Docentes | Lattes

Professor Titular da PUCPR. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) (1988), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1992) e Ph.D. em Animal Science – University of Nebraska (1998). Possui estágio pós-doutoral pela USP (1998-1999) e pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2012). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Gastrintestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, antimicrobianos e nutrição de ruminantes. Possui aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pela PUCPR (1999), tendo atuado como coordenador de projetos estaduais de C&T na área de Biotecnologia, junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (1999-2001). Sua experiência em gestão acadêmica e científica inclui a coordenação dos Cursos de Graduação em Zootecnia (2000-2002) e de Bacharelado em Biotecnologia (2008-2009) da PUCPR, Coordenador Local do PIBIC/CNPq (2006-2007), Coordenador de Pesquisa da PUCPR (2006-2008), Editor-Chefe da Editora Universitária Champagnat (2006-2010), e Diretor de Educação Continuada da PUCPR (2010). Foi Diretor do Câmpus São José dos Pinhais da PUCPR (2011-2016), Decano da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR (2011-2015) e atualmente é Coordenador da Área Estratégica de Biotecnologia da PUCPR e do Curso de Especialização em Biotecnologia da PUCPR. É Fulbright Scholar.

Doutor

Joao Carlos Minozzo

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1987),especialista em imunologia pela Universidade Federal do Paraná (1995)mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Processos Biotecnologicos pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é estatutário Pesquisador do Centro de Produção e Pesquisas de Imunobiológicos (CPPI) – Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Chefe da Divisão de Pesuisa do CPPI desde 1997 até o presente. Tem experiência na área de Imunologia, Parasitologia, com ênfase em Helmintologia de Parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, elisa, cisticercose produção de imunobiológicos, imunodiagnóstico e infecção experimental.

Mestre

Maria Cristina Vasconcellos

Docentes | Lattes

Bacharel em Química e Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2002), com ênfase em Biotecnologia. Especialista em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Positivo (2008). Especialista em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, Química Analítica, Análise Instrumental, Processos Fermentativos. Pesquisa a área de tratamento de resíduos industrial utilizando fitorremediação ou biorremediação. Pesquisa de isolamento, identificação e aplicação de microrganismos na produção de enzimas. Doutoranda na área de Bioengenharia, com projeto de pesquisa na área de Biomateriais e Materiais Biocompatíveis. Bachelor Degree in Chemical Sciences from the Catholic University of Paraná (1988) and master’s degree in Chemistry from the Federal University of Paraná (2002), with emphasis on Biotechnology. Specialist in Environmental Biotechnology Positivo University (2008). Specialist in Microbiology from the Pontifical Catholic University of Paraná (2012). He has experience in Chemistry with emphasis in Organic, Analytical Chemistry, Instrumental Analysis, Fermentative Processes. Search the site for treating industrial waste using phytoremediation or bioremediation. Search isolation, identification and use of microorganisms in producing enzymes. Dotocrate student in the area of Bioengineering, with research project in the area of Biomaterials and Biocompatible Materials.

Mestre

Rodrigo Távora Mira

Docentes

Doutora

Vanessa Santos Sotomaior

Docentes | Lattes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.886,38*

Status

Inscrições encerradas