CCURSOS

Biotecnologia

Bacharelado

Produzir energia, curar, alimentar e preservar o mundo:  estes são alguns dos objetivos da biotecnologia. Para isso, Genética, Genômica, Medicina Regenerativa, Biocombustíveis e Biorrefinarias, Melhoramento e Transformação Genética de Plantas, Biopolímeros e Nanotecnologia e Processos Industriais Biotecnológicos são apenas algumas das disciplinas com as quais o ingressante tem contato durante o curso de Biotecnologia da PUCPR. Aqui, os estudantes trabalham com demandas reais da sociedade, desenvolvendo-se como profissionais qualificados e com autonomia para buscar soluções de problemas relacionados ao homem, plantas, animais, microrganismos, processos industriais e meio ambiente. A Biotecnologia contribui decisivamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, trazendo diversos benefícios à sociedade, além de possuir grande potencial de inovação e geração de riqueza.

O curso prepara o estudante para
Atender às demandas da sociedade, o Curso de Biotecnologia capacita o estudante a utilizar técnicas como engenharia genética, genômica, biologia molecular, cultivo celular e bioinformática, entre outras, aplicadas nas mais diversas áreas, incluindo a saúde humana, agricultura, meio ambiente e indústria.  Curiosidade, disciplina, rigor científico e gosto tanto pelas ciências biológicas quanto pelas exatas são algumas características que ajudam a formar um verdadeiro Biotecnologista. O curso contribui para o desenvolvimento dessas atitudes nos estudantes por meio do envolvimento com a pesquisa científica, do empreendedorismo e da inovação.

Cenário e atuações
O uso das modernas técnicas moleculares, incluindo a manipulação genética, está se tornando rotineiro em diversos setores da indústria e dos serviços, promovendo avanços em produtos e processos em velocidade surpreendente. Nesse cenário dinâmico e em constante evolução, onde quer que essas técnicas estejam sendo utilizadas, o Biotecnologista é o profissional mais bem preparado para desempenhá-las. A formação do Biotecnologista combina também as chamadas biotecnologias clássicas, como as fermentações e o melhoramento genético convencional de plantas e animais, proporcionado um espectro de atuação bastante amplo. Pode-se destacar a atuação do profissional de biotecnologia em empresas privadas ou públicas de pesquisa e desenvolvimento, indústria farmacêutica, de cosméticos, alimentícia e de insumos, cooperativas agroindustriais, laboratórios de diagnóstico, de controle qualidade e de ciência forense, entre outras.

Por que fazer Biotecnologia na PUCPR?
Dentre os cursos de Biotecnologia ofertados em universidades privadas, o curso de Biotecnologia da PUCPR é o único com nota máxima na avaliação do MEC, e um dos três a atingir nota 5 no sul do Brasil.

O Biotecnologista formado pela PUCPR possui uma visão ampla e multidisciplinar, sabendo trabalhar de forma cooperativa e ética. Aqui, os estudantes têm a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática em laboratórios didáticos e de pesquisa de alta tecnologia, utilizados nas diversas  áreas da biotecnologia, sob orientação de professores mestres e doutores com formação acadêmica e didática de alto nível.  Além da ótima estrutura, os acadêmicos adquirem e constroem o conhecimento utilizando metodologias de aprendizagem ativa, monitorias, integração com diferentes cursos e a iniciação científica. A Sala de Ideias, espaço dedicado à ideação e desenvolvimento de modelos de negócios, é utilizada para atividades dinâmicas de disciplinas como a de Bionegócios e de Atitude Empreendedora. Por meio do estágio curricular obrigatório, os estudantes atuam em empresas da área, colocando em prática as habilidades adquiridas e completando sua formação com a experiência de mercado.

Como participante da comunidade universitária da PUCPR, os estudantes se integram a um vibrante contexto multicultural, artístico, esportivo e de solidariedade humana, que inclui valiosas oportunidades de internacionalização, como disciplinas ofertadas em inglês (English Semester) e dezenas de oportunidades de intercâmbio em instituições estrangeiras conveniadas. Também compõem a intensa vida no câmpus a participação na Orquestra de Câmara, Grupo de Teatro, Coral Champagnat, ligas de estudo e várias outras organizações estudantis.

Se você optar pelo curso de Biotecnologia poderá atuar, por exemplo, no desenvolvimento de novos biomedicamentos, nos avanços da produção de alimentos, no resgate ao meio ambiente e na recuperação de solos.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

5

MEC

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Vídeos PUCPR

Biotecnologia: a inovação está no nosso DNA

Vídeos PUCPR

Vídeos PUCPR

Karen Sumire Kubo

Coordenação

Com graduação em Engenharia Florestal, é doutora em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP. É professora da Escola de Ciências da Vida e é coordenadora do curso de graduação em Biotecnologia da PUCPR. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia funcional e molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos temas micropropagação e cultura de tecidos e biologia molecular, e possui interesse em projetos de divulgação e popularização da ciência.

Andre Bittencourt Lorusso

Docentes

Biomédico, mestre e doutorando em Biociências e Biotecnologia (Instituto Carlos Chagas/Fiocruz). Professor da Escola de Ciências da Vida da PUCPR. Tem experiência com expressão de proteínas e manipulação genética em larga-escala de Trypanosoma cruzi. Atualmente trabalha com bioinformática e genômica de microrganismos, com foco no estudo de mecanismos de resistência a agentes antimicrobianos em bactérias.

Henrique Ravanhol Frigeri

Docentes

Graduado em Farmácia, é doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFPR. É professor da Escola de Ciências da Saúde da PUCPR. Suas linhas de pesquisa envolvem diabetes mellitus, obesidade, técnicas de biologia molecular e ferramentas de bioinformática aplicadas à biologia molecular e genômica.

Humberto Maciel Franca Madeira

Docentes | Lattes

Engenheiro Agrônomo, é Ph.D. em Animal Science pela University of Nebraska. Possui estágio pós-doutoral pela USP e pela University of Illinois. Foi Gerente de Produção de Biológicos do TECPAR e coordenador do Programa Paraná Imunobiológicos do Estado do Paraná. Coordenou laboratório de sequenciamento do Projeto Genoma Brasileiro, Projeto Genoma do Paraná e Rede Sul de Investigação de Genomas. Tem experiência nas áreas de microbiologia e biologia molecular, com ênfase em microbiologia gastrintestinal, atuando principalmente nos temas de microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, resistência a antimicrobianos e probióticos. É Fulbright Scholar.

Joao Carlos Minozzo

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária e doutorado em Processos Biotecnológicos pela UFPR. É Chefe da Divisão de Pesquisa do Centro de Produção e Pesquisas de Imunobiológicos (CPPI) – Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Professor da Escola de Ciências da Vida da PUCPR. Tem experiência nas áreas de imunologia e parasitologia, com ênfase em helmintologia de parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas bovinos, ELISA, cisticercose, produção de imunobiológicos, imunodiagnóstico e infecção experimental.

Saulo Henrique Weber

Docentes

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2006), Doutorado da mesma instituição de ensino e é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, regeneração natural, distribuição espacial, tendência e sobreviventes.

Vanessa Sotomaior

Doutora

Vanessa Santos Sotomaior

Docentes | Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2004). Atualmente é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Diretora de Pesquisa da PUCPR. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Molecular.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 2.064,27*

Status

Inscrições encerradas