CCURSOS

CiberSegurança
Novo

Bacharelado

O curso de Bacharelado em CiberSegurança (BCS) visa preparar o estudante para atuar como o elo forte da gestão e concepção de soluções de segurança e privacidade no ecossistema do ciberespaço. Diferente dos cursos de segurança da informação, o curso de BCS habilita profissionais para proteger os dados, desenvolver sistemas computacionais seguros, gerenciar segurança da informação, desenvolver mecanismos de defesa de sistemas computacionais e atuar em forense computacional e para desenvolver técnicas inteligentes, atuando do ponto de vista estratégico na área.  Tudo isso é feito de maneira integrada, pensando em aspectos legais, normas, rede de computadores, sistemas operacionais, serviços e servidores, detecção de ataques, gestão de segurança, tecnologia web, blockchain, análise de malwares, governança de segurança, resposta a incidentes e forense computacional.

O curso prepara o estudante para
Vivemos em um mundo conectado, no qual aspectos físicos deram espaço as suas versões virtuais. A internet virou um meio que interliga tudo a todos, portanto o profissional de CiberSegurança irá atuar de maneira perspicaz para ser a principal conexão de segurança e privacidade do ecossistema do CiberEspaço. O egresso do curso de bacharelado em CiberSegurança é capaz de analisar o contexto e requisitos de hardware e software para elaborar soluções tecnologicamente inovadoras e seguras e desenvolver soluções tecnológicas integradas, sistematizadas e seguras.

Afinal, é preciso agir para que essa transformação digital seja possível, mas também para que tudo seja feito de maneira legal, ética, segura e sem violações de privacidade.

Novos mercados e áreas de atuação
A informação é o recurso mais valioso do mundo. Dessa forma, é essencial proteger a indústria, governo e empresas que passam por esta transformação digital. Porém, o encurtamento do tempo e espaço que a Internet proporciona, expõe as pessoas e empresas a situações que nunca foram vivenciadas antes na história. Em minutos, informações importantes podem ser destruídas por Fake News, por exemplo. O profissional de CiberSegurança tem um vasto campo de atuação profissional identificando e gerenciando riscos, agindo de maneira inteligente para impor segurança e preservar a privacidade, sem influenciar na rotina das pessoas ou no meio corporativo.

Por que fazer Ciber Segurança na PUCPR?
A matriz curricular do curso compartilha parte das disciplinas dos cursos de Ciências da Computação, o que permite ao estudante interação com áreas relacionadas, uma vez que segurança e privacidade são temas transversais. Além disto, o curso tem oficinas de segurança (disciplinas de experiência criativa) que seguem este formato de interdisciplinaridade e forte interação com os demais cursos. Isso permite ao estudante desenvolver temas de seu interesse dentro da área de segurança e privacidade aplicada a diferentes contextos.

O nosso estudante participará de hackathon e competições do tipo capture de flag que o prepara para situações muito próximas do que encontra no mundo real. Por esta razão, fornecemos certificações intermediárias para que o estudante possa comprovar suas aptidões técnicas no mercado de trabalho antes mesmo de terminar o curso.

 

Luiz Antonio Pavao

Coordenação

MESTRADO

Afonso Ferreira Miguel

Docentes

Doutor

Altair Olivo Santin

Docentes

Graduado em Engenharia da Computação pela PUCPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Doutor em Engenharia Elétrica pela UFSC. Professor titular da PUCPR. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, com ênfase em Segurança de Sistemas e de Informação.

Edgard Jamhour

Docentes

u me formei em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1989. Recebi um Ph.D. Bacharel em Informática e Automação pela Université de Franche-Comté (UFC) em 1994. Trabalhei como engenheiro de desenvolvimento em proteção de sistemas de energia elétrica. Eu co-fundei uma start-up no desenvolvimento de software de fluxo de trabalho. Entrei na PUCPR em 1995, e me tornei professor titular em 1999. Eu tenho ensinado em vários domínios, como programação, desenvolvimento web, circuitos eletrônicos e elétricos, estatísticas, bancos de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, redes de computadores e sistema de segurança. Minha pesquisa atual é sobre redes de computadores aplicadas.

Docente Eduardo Kugler Viegas.

Eduardo Kugler Viegas

Docentes | Lattes

Formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui mestrado e doutorado em informática também pela PUCPR. Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Ao longo de sua carreira, atuou no âmbito de sistemas distribuídos, com ênfase em segurança de sistemas, computação em nuvem, aprendizagem de máquina e big data. Seu trabalho resultou em registro de patente, e também na publicação de diversos artigos em conferências internacionais e periódicos em revistas de relevância mundial.

Doutor

Eduardo Oliveira Agustinho

Docentes | Lattes

Doutor em Direito pela PUCPR. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Direito Empresarial pela PUCPR. Pesquisador Visitante na Univesidade Paris I – Panthéon-Sorbonne e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual – OMPI. Atualmente é Diretor do Instituto iPUCPR – Cidades Inteligentes. Professor Titular de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito da PUCPR. Advogado em Curitiba com atuação nos campos do Direito Empresarial e Econômico.

Doutor

Emerson Cabrear Paraiso

Docentes

Mestre

Jose Eduardo Nunes Lino

Docentes
Docente Vilmar Abreu Junior.

Mestre

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Possui Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Atualmente é doutorando e professor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas, segurança de sistemas, gerência de projetos, modelagem de processos e serviços web

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.542,00*

Status

Inscrições abertas