CCURSOS

CiberSegurança
Novo

Bacharelado

O curso de Bacharelado em CiberSegurança da PUCPR oferece uma sólida formação em Computação e está em conformidade com o currículo das principais entidades internacionais da área. O curso da PUCPR é o primeiro e único do Brasil. Diferente dos cursos tecnólogos de Segurança da Informação, o Bacharelado em CiberSegurança tem duração de quatro anos.

As aulas são hands-on, com práticas alinhadas às demandas do mercado, em ambientes de aprendizagem que facilitam a iteratividade e colaboração entre os estudantes. Em sintonia com as necessidades do dia a dia do profissional de CiberSegurança, o curso oferece oficinas e prepara para desafios e competições (hackathons) na área de Cibersegurança.

Atualmente, profissionais de diversas áreas do conhecimento criam sistemas computacionais que promovem melhorias e inovações para todos. Entretanto, é necessário que sejam tomados diversos cuidados para evitar vazamento de informações, invasões, sequestros de dados e outros ciberataques. Hoje em dia, há no Brasil uma carência de profissionais de CiberSegurança da ordem de 400 mil vagas de trabalho.

Por que fazer CiberSegurança na PUCPR?Os professores de CiberSegurança da PUCPR são, em sua maioria, doutores com formação internacional e estão envolvidos em importantes projetos de pesquisa nacionais e internacionais. As aulas têm atividades práticas e aplicadas, nas quais os estudantes desempenham um papel protagonista no desenvolvimento das suas competências. Com um currículo moderno e alinhado com as principais instituições de ensino e organizações internacionais do mercado, as disciplinas da matriz curricular são orientadas por princípios éticos e inovadores. Nesse contexto, destacamos algumas das disciplinas: Ethical Hacking, Forense Computacional, Blockchain, DevSecOps, Engenharia Reversa e Análise de Malwares, Segurança e Privacidade para Ambiente Web, Aprendizagem de Máquina e Governança de CiberSegurança.

O curso prepara o estudante para

Desenvolver sistemas computacionais seguros, seguindo padrões e boas práticas. Administrar segurança de tecnologia da informação e comunicação (TIC) em conformidade com as regulamentações vigentes, de forma ética. Criar sistemas, ferramentas, produtos e processos inteligentes de cibersegurança para o mundo conectado, considerando que o atacante (adversário) frequentemente altera suas estratégias de invasão. Propor estratégias de privacidade dos dados, gerenciando pessoas, processos e recursos tecnológicos, de forma ética.

Novos mercados e áreas de atuação

O Bacharel de CiberSegurança atua em empresas de software, empresas de alta tecnologia, startups, instituições de ensino e pesquisa, indústrias, prestadoras de serviços e consultorias, seja no setor público ou privado. Além desses mercados tradicionais, o profissional pode atuar em novos mercados relacionadas a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), criptomoedas, computação em nuvem e setores financeiro, elétrico, industrial e de automação residencial. Na PUCPR, o estudante tem formação empreendedora e pode desenvolver o seu próprio negócio.

As atuações típicas desse profissional são: desenvolvimento de software seguro, administração de segurança e privacidade de TIC, pentester, analista, consultor, pesquisador, gerente ou diretor de cibersegurança.

Na PUCPR o estudante pode continuar a aperfeiçoar suas competências na área de segurança e privacidade, cursando especialização, mestrado e doutorado.

DOUTORADO

Vilmar Abreu Junior

Coordenação | Lattes

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (2011), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016), Doutorado em Informática pela PUCPR (2019). Coordenador e professor dos cursos de graduação de Ciência da Computação, CiberSegurança e Seguranca da Informação da Escola Politécnica da PUCPR. Além disso, coordeno a IT Academy, que contém o portfólio dos cursos de especialização em informática da PUCPR. Experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções inteligentes de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão

Doutor

André Gustavo Hochuli

Docentes

Doutor

Edgard Jamhour

Docentes

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1989. Tem Ph.D. Bacharel em Informática e Automação pela Université de Franche-Comté (UFC) em 1994. Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento em proteção de sistemas de energia elétrica. É professor titular da PUCPR desde 1999. Tem ensinado em vários domínios, como programação, desenvolvimento web, circuitos eletrônicos e elétricos, estatística, bancos de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, redes de computadores e sistema de segurança. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre redes de computadores aplicadas.

Doutor

Edson Jose Rodrigues Justino

Docentes
Docente Eduardo Kugler Viegas.

Doutor

Eduardo Kugler Viegas

Docentes

Formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui mestrado e doutorado em informática também pela PUCPR. Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Ao longo de sua carreira, atuou no âmbito de sistemas distribuídos, com ênfase em segurança de sistemas, computação em nuvem, aprendizagem de máquina e big data. Seu trabalho resultou em registro de patente, e também na publicação de diversos artigos em conferências internacionais e periódicos em revistas de relevância mundial.

Docente Emerson Cabrera Paraiso.

Doutor

Emerson Cabrera Paraiso

Docentes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e doutorado em Computação – Université de Technologie de Compiègne – France (2005). Pesquisador Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária entre 2013 e 2015. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Mineração de Textos e Recuperação da Informação e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de textos, processamento de linguagem natural e CSCW. Possui patentes registradas no INPI. Membro do Conselho Técnico-Científico de Sistemas e Computação do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná). Membro do Comitê Assessor da Ciência da Computação junto a Fundação Araucária. Membro da ACM, da IEEE, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e diretor da antena Brasil do consórcio Web Intelligence (www.ppgia.pucpr.br/wic-br). Coach da PUCPR na Maratona de Programação da ACM/SBC e Delegado da PUCPR na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).

Doutor

Fluvio Cardinelle Oliveira Garcia

Docentes

Graduado em Ciências da Computação e em Direito. Pós-graduado em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Mestre em Direito pela PUC-SP. Doutor em Direito Penal Econômico pela PUCPR. Professor da PUCPR e da Uninter. Delegado de Polícia Federal.

Doutor

Jean Paul Barddal

Docentes

Graduação em Ciência da Computação pela PUCPR (prêmio Marcelino Champagnat). Mestre e doutor pela PUCPR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR. Pesquisador associado do Advanced Institute for Artificial Intelligence, onde realiza pesquisa na área de mineração de dados e aprendizagem de máquina como nos seguintes temas: mineração de fluxos de dados, classificação, regressão, agrupamento, mudança de conceito, seleção de atributos e mineração de processos.

Mestre

Jhonatan Geremias

Docentes

Mestre

Jose Eduardo Nunes Lino

Docentes

Doutor

Mark Eirik Scortegagna Joselli

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Eletrica enfase Eletronica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(2005), graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2013), especialização em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2016), especialização em PSICOLOGIA NA ABORDAGEM TR pelo ASSOCIACAO DE ENSINO SUPERIOR SAO JUDAS TADEU(2013), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense(2007) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense(2013). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Revisor de periódico da Simulation Modelling Practice and Theory, Sócio da MJ Software, Revisor de periódico da International Journal of Computer Systems Science and Engineering, Professor Visitante da ESIGELEC – GRADUATE SCHOOL OF ENGINEERING, Revisor de periódico da JMIR Serious Games, Revisor de periódico da International Journal of Gaming and Computer-Mediated Simulations e Revisor de periódico da REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:GPGPU, data structure, particle system, crowd simulation.

Docente Ricardo Cassiano Nabhen.

Doutor

Ricardo Cassiano Nabhen

Docentes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR. Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.418,01*

Status

Inscrições abertas