cookie __utmz não existe
CCURSOS

Engenharia de Produção

Bacharelado

Com uma nova visão sobre sistemas de operações, o engenheiro de produção cria valor para pessoas, organizações e sociedade. A produção de bens e serviços exige um novo paradigma, uma visão global e um modelo que considere a tecnologia, o homem e o ambiente que o cerca. O curso de Engenharia de Produção da PUCPR está sintonizado com este pensamento, unindo a manufatura avançada e a Indústria 4.0, à formação humana, econômica e sustentável. Com um currículo baseado em projetos multidisciplinares, operações de serviços complexas são laboratórios vivos, onde os estudantes da Universidade protagonizam soluções integradas, com suporte de um corpo docente altamente qualificado.

O objetivo do curso de Engenharia de Produção da PUCPR é desenvolver profissionais que, em um horizonte de 3 a 5 anos após formados, irão:

– Ter melhorado o desempenho organizacional através de tomada de decisão assertiva em projetos e gerenciamento de operações.

– Ter criado valor para os stakeholders, promovendo soluções inovadoras (produto, processo e tecnologia) ou resolvendo problemas complexos.

– Ter atuado como transformador da realidade existente, de forma ética e sustentável, buscando a educação continuada.

– Ter liderado e motivado os membros de equipe multidisciplinar através da comunicação apropriada ao contexto de maneira assertiva.

Para isso, o curso de Engenharia de Produção da PUCPR está formatado visando desenvolver no estudante a habilidade de:

(1) identificar, formular e resolver problemas complexos de engenharia aplicando princípios de engenharia, ciência e matemática

(2) desenvolver projeto de engenharia para produzir soluções que atinjam necessidades específicas, considerando questões de saúde, segurança e bem-estar, bem como fatores globais, culturais, sociais, ambientais e econômicos

(3) comunicar-se efetivamente com uma variedade de públicos.

(4) reconhecer e demonstrar responsabilidades éticas e profissionais em situações de engenharia, fazendo julgamentos embasados e considerando o impacto de soluções de engenharia em contextos globais, econômicos, ambientais e sociais.

(5) trabalhar em uma equipe de forma eficaz, revelando liderança, criando um ambiente colaborativo e inclusivo, estabelecendo metas, planejando tarefas e cumprindo os objetivos

(6) desenvolver e conduzir experimentações apropriadas, analisando e interpretando dados, e usando julgamento de engenharia para tirar conclusões.

(7) adquirir e aplicar novos conhecimentos conforme necessário, utilizando estratégias adequadas de aprendizagem.

Mercado de Trabalho em Engenharia de Produção
A engenharia de produção é uma profissão em alta no mercado. Na busca pelo equilíbrio funcional entre produtividade e qualidade de vida, o profissional encontra uma série de oportunidades de atuação como gestão e controle da qualidade, planejamento e controle da produção, gestão de custos, análise de investimentos e risco, projeto de produtos e processos de fabricação, entre muitas outras. Além disso, os mercados de logística industrial, financeiro, consultoria, e-commerce e muitos outros ramos são destaque como grandes campos para atuação desse profissional.

Por que fazer Engenharia de Produção na PUCPR?
Na PUCPR, o estudante aprende na prática. As inovações no currículo da Engenharia de Produção possibilitam uma melhor preparação para os grandes desafios da produção de bens e serviços no século XXI. O uso de laboratórios com equipamentos de alta tecnologia e o corpo docente qualificado do curso permitem que o graduado esteja preparado para enfrentar com facilidade o mercado de trabalho. O ingressante de Engenharia de Produção saberá executar com excelência projetos e adequar produções e serviços avançados e sustentáveis, que não poluem, conservam energia e recursos naturais, economicamente viáveis, seguros e saudáveis para os colaboradores, comunidades e consumidores, de forma criativa e socialmente gratificante para todos os trabalhadores.

Ícone Troféu

5

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

3

MEC

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Doutora

Gabriela Lobo Veiga

Coordenação

Doutora e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também possui MBA em Finanças pela Estação Business School e graduação em Engenharia de Produção pela PUCPR. Tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de estratégia, qualidade, produtividade. Atualmente é Professora de Pós Graduação e da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mestre

Adans Pablo Carvalho

Docentes

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Lean Seis Sigma e Engenharia Logísitica e de Operações e Graduado em Engenharia Mecânica. Mais de 15 anos de atuação nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharia de Produto, Desenvolvimento de Fornecedores e Pós Venda em empresas como Ultragaz, AGA S.A, Renault do Brasil e Volvo. Atualmente, professor na Escola Politécnica da PUCPR e empresário.

Mestre

Edgard Pedroso

Docentes

Doutor

Fernando Deschamps

Docentes

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013) na área de concentração em Gestão da Produção e Logística.

Mestre

Glauco Vinicius de Franca Furstenberger

Docentes | Lattes

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), especialização em Gestão de Negócios pela UFPE (2004) e mestre em Administração Estratégica pela PUCPR. Professor da PUCPR, em cursos de Especialização e MBA (Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, Produção, Logística e Marketing) e em cursos de Graduação (Administração, Marketing e Design). Coordenador da Pós em Empreendedorismo e Inovação: Startup Business Model da Escola de Negócios da PUCPR. Coordenador do SPInE-Espaço Politécnico de Inovação e Empreendedorismo da Escola Politécnica da PUCPR. Cofounder da Startup CaridadX, voltada ao negócio social e CEO e Founder da Startup My Wagen, para suporte a serviços automotivos. Tem atuado como mentor em diversos eventos de empreendedorismo e inovação, como Startup Weekend, hackatons, programa de aceleração Inovativa Brasil, entre outros. Criador da página STARTUP SEAL no Facebook, voltada ao empreendedorismo digital e ao desenvolvimento do mindset empreendedor com base no conceito Lean Startup.

Doutor

Juliano Munik

Docentes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professor de Graduação para cursos de Engenharias (Eng. Produção, Mecânica, Civil, Química, Controle e Automação, Alimentos) Disciplinas Ministradas: Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Economia de Empresas, Gestão de Projetos. Professor de Especialização para o Curso de Gestão de Projetos em Engenharia PUCPR, Disciplinas Ministradas: Engenharia de Requisitos e Metodologia Científica, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Doutor

Marcelo Carneiro

Docentes | Lattes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Pós-graduado em Metodologia do Ensino para a Educação Superior. Possui experiência na área de Engenharia de Produção, com pesquisas em desenvolvimento na área de Logística e Pesquisa Operacional, com ênfase em otimização e gestão de operações. Atua como Professor nos cursos de graduação e pós graduação da escola politécnica da PUCPR.  

Doutora

Maria Teresinha Arns Steiner

Docentes

Doutor

Osiris Canciglieri Junior

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos – EEI, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – DEF/FEM/UNICAMP, doutorado em Automação da Manufatura na Universidade de Loughborough – LU e Pós- Doutorado também na Universidade de Loughborough – LU. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção de Sistemas (PPGEPS/PUCPR). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos tendo como ênfase a integração de sistemas atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto e Manufatura Assistidos por Computador (CAD/CAM) com foco no suporte ao projeto e concepção de proteses incluindo a área odontológica, Projeto Orientado para a Manufatura e Montagem (DFM/DFA), Projeto Orientado para a Sustentabilidade, Engenharia Simultânea, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Desenvolvimento de produtos voltados para a produção/geração e utilização de energias renováveis.

Mestre

Pablo Lucas Carpejani Farias de Lima

Docentes

Administrador, Mestre e Doutorando em Engenharia de Produção & Sistemas pela PUCPR. É especialista em Sustentabilidade Corporativa. Atuou na Renault do Brasil como Pesquisador em Sustentabilidade, sendo um dos coordenadores institucionais dos Relatórios de Sustentabilidade de 2016, 2017 e 2018. Possui amplo domínio na GRI Standards, como na medição de desempenho em sustentabilidade. Desenvolve consultorias, projetos e pesquisas relacionadas a área. É membro e líder do círculo Academia B, na Comunidade B do Paraná (Sistema B).

Doutor

Rafael Rodrigues Guimaraes Wollmann

Docentes | Lattes

PhD in Industrial & Systems Engineering, Master of Science in Industrial & Systems Engineering, Master in Engineering & Project Management, Bachelor in Industrial Engineering and Lean Six Sigma Black Belt certified. Author of book chapters and scientific works published in high qualified journals. Works presented in conferences in Brazil, Chile, United States, Canada, Spain, Portugal, Philippines and China. Worked in the following fields: food, electronic, timber, metalworking, logistics, banking and legal. Undergraduate and Graduate Professor for Industrial Engineering and Management courses and Consultant.

Doutora

Rosana Aparecida Adami Mattioda

Docentes

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1986), Mestrado (2006) e Doutorado Sanduíche (2017) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Università degli Studi di Padova – Itália (CESQA: Centro Studi Qualità Ambiente). Atualmente é professora, orientadora e coordenadora do curso de especialização em Sistemas de Gestão Integrados da Escola Politécnica PUCPR. Tem 17 anos de experiência em implementação, treinamento, gestão e consultoria em Qualidade em empresas de transformação (BRAHMA, BOSCH, ELECTROLUX, TUPY, IBQP, TECPAR).

Doutora

Rosimeire Sedrez Bitencourt

Docentes

Bacharel em Ciências da Computação, é doutora em Engenharia (Gerência da Produção e Ergonomia) pela UFRGS. Ergonomista profissional certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia. É professora da Escola Politécnica da PUCPR e possui experiência em ergonomia do produto e do processo, macroergonomia, organização do trabalho, ergonomia cognitiva, participatory design, desenvolvimento sustentável, gestão de equipe e comunicação e gestão de projetos.

Doutor

Tiago Francesconi

Docentes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Engenheiro de Controle e Automação. Atua nas áreas de desenvolvimento de produto, simulação de eventos discretos e projeto mecânico. É pesquisador pleno do Institutos LACTEC. Professor adjunto na PUCPR ministra aulas na graduação e especialização, atualmente atua como coordenador do núcleo comum das engenharias na PUCPR.

Matriz vigente

Matriz de Engenharia de Produção

Matriz vigente

Matriz de Engenharia de Produção
dois_estudantes_de_engenharia_de_producao
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.536,90*

Status

Inscrições abertas