CCURSOS

Economia

Bacharelado

Em um cenário de intensas e profundas transformações globais, o economista é um profissional essencial na compreensão das questões econômicas no contexto social, cultural e político. Além disso, é fundamental na tomada de decisões, proposição de projetos e programas de desenvolvimento e de resolução de problemas numa realidade local, nacional e global.

O curso prepara o estudante para
O foco de estudo do Economista é a interação da sociedade a partir das relações de produção e consumo. Estes elementos são formadores da própria sociedade. Desse modo, sua atuação no mundo do trabalho busca como fim o bem-estar social. Isso por meio do desenvolvimento econômico e social, tendo como diferenciais o aperfeiçoamento das seguintes competências:

Analisar o comportamento dos agentes econômicos, em âmbito micro e macroeconômico;

Construir modelos econômicos de interpretação e estruturação da realidade socioeconômica regional, nacional e global, além de cenários econômicos para a tomada de decisões nos mercados financeiros e de capitais;

Formular estratégias públicas e privadas sustentáveis em prol do desenvolvimento humano e organizacional, bem como para a promoção do bem-estar social.

Cenário e atuações
A grande vantagem do economista é a formação completa para entender a sociedade, levando em conta um tripé composto por teoria econômica, história e métodos quantitativos. O diferencial dos economistas que trabalham no mercado financeiro é a familiaridade com analises e avaliação de cenários. O mercado está se ampliando para a atuação de economistas em outros setores, como planejamento e estratégias, varejo – consumo, demandas e pesquisa – e inclusive na área de marketing atrelada à inteligência de mercado, onde é preciso ter um olhar mais analítico.

Por que fazer Economia na PUCPR?
Todos os professores trabalham com metodologias ativas em sala de aula. Ao longo do curso também acontecem, por exemplo, desafios em que empresas reconhecidas no mercado trazem algum problema gerencial aos estudantes e promovem uma competição para a construção de soluções estratégicas, premiando os vencedores. O curso adota uma abordagem multidisciplinar para promover a compreensão e a investigação de fenômenos econômicos em um cenário de recursos escassos, visando ao aumento da produtividade e da competitividade empresarial. Há, ainda, a atuação do estudante na Residência em Economia Aplicada, Laboratórios equipados com softwares de última geração permitem que o estudante vivencie na Universidade situações reais de mercado.

CONHEÇA O INTERNATIONAL BUSINESS PROGRAM

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Ícone Troféu

4

MEC 2018

Ícone Troféu

RANKING INEP 2018 MELHOR CURSO DO PARANÁ
DENTRE TODAS AS IES

Vídeos PUCPR

Doutor

Jackson Bittencourt

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Economia pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1996), mestrado em Economia Regional pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Economia Regional pela Universidade Federal do Paraná (2011) . Atualmente é Coordenador do curso de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: serviços, viabilidade econômica, curso de ciências econômicas e aglomeração industrial.

Doutora

Andreia Ribeiro da Luz

Docentes | Lattes

Doutora em Administração pela PUC/PR (2019), Mestre em Administração (2012), MBA em Marketing (2007), Bacharel em Administração de Empresas (2004). Possui vivência internacional por meio de intercâmbio na Inglaterra. Possui sólida experiência em finanças corporativas no segmento da construção civil desenvolvendo atividades de planejamento financeiro, orçamento empresarial, elaboração e análise de projetos de viabilidade econômico-financeira, conferência dos processos e participante de licitações públicas. Implantou e liderou equipes na implantação dos softwares de gestão empresarial Spry System e Volare em empresas dos setores da construção civil e arquitetura. Prestou consultorias para reestruturação do departamento de crédito e cobrança e para elaboração de plano de negócios para empresas do setor educacional; gestão de custos e formação do preço de venda para empresas prestadoras de serviços de arquitetura. Foi assessora financeira das empresas incubadas na Universidade Positivo. Desde 2007 é professora Universitária da graduação, pós-graduação e cursos in company para indústrias, associações e cooperativas. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É escritora e conteudista de materiais acadêmicos

Mestre

Hudson Prestes dos Santos

Docentes | Lattes

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Paraná. Fez curso de aperfeiçoamento em Estatísticas do Trabalho (Labour Statistics) pela Japan International Cooperation Agency, em Tóquio-Japão. É especialista em Análise de Sistemas de Computação na Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É especialista em Análise de Dados (Automatic Data Processing) pelo Statistical Institute for Asia and The Pacific, Tóquio-Japão. É Mestre em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Estatístico no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES (de 1978 a 2016). Foi Assessor Técnico da Presidência do IPARDES e Coordenador do Núcleo de Disseminação de Informações no período 1997-2002. Foi membro do grupo de trabalho no Programa de Modernização da Gestão das Universidades Estaduais do Paraná (convênio IPARDES/SETI), tendo participado de missão à Inglaterra para conhecer o modelo de avaliação institucional das universidades do Reino Unido (nov/2002). Atuou como técnico na Diretoria do Centro Estadual de Estatística do IPARDES no período de 2003 a 2014. Foi Superintendente de Projetos da Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba no período de 2015 a 2016. Foi também, Coordenador do Setor de Pesquisa e Avaliação Institucional da AFESBJ (de 1995 a dez/2007), mantenedora dos Colégios Bom Jesus, da FAE Business School e da Universidade São Francisco, no período de 2001 a 2003. Desde 2004 é professor de bioestatística nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdades Pequeno Príncipe, onde também atua como Coordenador da Comissão Própria de Avaliação CPA. É professor adjunto de estatística, estatística econômica e econometria da Escola de Negócios da Universidade Positivo, desde maio de 2009. É também professor de estatística, estatística econômica e econometria da Escola de Negócios da PUC-PR, desde fevereiro de 2016.

Mestre

Leonardo Matsuno Frota

Docentes | Lattes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2013). Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Atualmente curso o Doutorado em Desenvolvimento Econômico do PPGDE-UFPR. Adicionalmente, leciono as disciplinas de Economia Industrial,História Econômica Geral na graduação e a disciplina de Mercado de Capitais na Pós-Graduação da FESP-PR.

Doutor

Lucas Casonato Jacinto

Docentes | Lattes

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Professor Auxiliar na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Professor Adjunto do curso de Ciências Econômicas na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). Possui como áreas de interesse: História do Pensamento Econômico, Metodologia da Ciência Econômica e Economia Comportamental.

Doutor

Luiz Carlos Ribeiro Neduziak

Docentes | Lattes

[email protected]

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (PPGDE-UFPR). Concluiu a graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e o mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente, tem-se dedicado à pesquisa empírica em Economia do Setor Público e em Finanças Públicas Regionais

Doutor

Másimo Della Justina

Docentes | Lattes

Possui três graduações: 1. Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010); 2. Ciências Econômicas pela London School of Economics (1995) 3. Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985) Possui mestrado em Social Policy and Planning – London School of Economics (1996). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Trabalha com as disciplinas de Economia Internacional, Macroeconomia e Filosofia Política. Foi chefe de gabinete da Pontif

Doutor

Ricardo Kureski

Docentes | Lattes

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professor horista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e economista – pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Renda e Tributação, atuando principalmente nos seguintes temas: Paraná, matriz de insumo-produto, matriz de relações intersetoriais, matriz de contabilidade social e economia regional.

Doutor

Rodolfo Coelho Prates

Docentes | Lattes

Possui Doutorado em ECONOMIA APLICADA (2008) pela Universidade de São Paulo, mestrado em GEOGRAFIA HUMANA pela Universidade de São Paulo (2001) e graduação em GEOGRAFIA pela Universidade de São Paulo (1995). É especialista em Big Data pela Universidade da Califórnia. Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Saúde e Meio Ambiente da Univille, professor do Programa de Mestrado Profissional da UFPR e professor do curso de Economia da PUCPR. É também visitante do Middlebury College – Vermont (Estados Unidos) e pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR. Tem experiência na área de Economia e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, internacionalização, ambiente econômico, meio ambiente e amazônia. Foi também membro do grupo de pesquisa Brazilian Danish Internationalization, Sustainability and Innovation Research Network, em parceria com a Copenhagen Business School, Aalborg University e University of Southern Denmark.

Mestre

Wilhelm E. M. de Azevedo Meiners

Docentes | Lattes

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1990), Mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR, 1999) e Doutorando em Geografia Humana na UFPR. Pós-Graduado em Desenvolvimento Regional (CEPAL/ILPES) e Gestão da Indústria Automobilística (FGV). Professor Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Leciona na Graduação e Pós-Graduação nas cadeiras de Teoria Macroeconômica, Economia Regional e Urbana, Economia Internacional, Economia Industrial e Cenários Econômicos. Tem experiência profissional como consultor e gestor público nas áreas de planejamento e gestão de políticas públicas, em Educação; Programas de Desenvolvimento Urbano e Regional; Desenvolvimento Industrial. Linha de pesquisa na área de Economia Metropolitana, Sistemas Territoriais de Produção, Ecossistemas de Inovação e Comércio e Desenvolvimento Econômico.

Escola de Negócios

Investigação, atuação sistêmica, empreendedorismo e liderança. Essas são características imprescindíveis para os profissionais que pretendem atuar em um mercado em contínua transformação, criando soluções inovadoras para novos e antigos problemas, otimizando o uso de recursos para gerar resultados sustentáveis para indivíduos e organizações.

Na escola de Negócios da PUCPR o estudante encontra o respaldo de professores formados nas melhores escolas de negócios do mundo. Em um ambiente multicultural composto por estudantes de diversas nacionalidades, o aprendizado acontece com o suporte de uma completa infraestrutura, levando a formação profissional para além das paredes das salas de aula.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.343,10*

Status

Inscrições encerradas