CCURSOS

Engenharia de Computação

Bacharelado

A união da Engenharia com a Computação. O resultado? Um curso completo, multidisciplinar, onde acadêmicos são capacitados para projetar sistemas de hardware e software em um mercado em constante evolução que exige do profissional além de conhecimentos técnicos, habilidades como autonomia, senso crítico, resiliência, autorregulação e comportamento ético e sustentável. Para atender às diferentes exigências do segmento, a Engenharia de Computação da PUCPR proporciona uma formação ampla, com aptidões variadas e bem formuladas, contemplando os grandes temas da área de forma inovadora, com um currículo baseado na formação por competências e na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem. Entre outros, o curso desenvolve competências para modelagem, projeto e programação de software básico e aplicado, incluindo sistemas envolvendo Inteligência Artificial, Redes de Computadores etc, bem como projetos envolvendo hardware, para Internet das Coisas, Sistemas Embarcados, Automação Industrial entre muitas outras.

O curso prepara você para

Desenvolver soluções computacionais eficientes para os diversos tipos de problemas na área de Engenharia de Computação, envolvendo hardware, software e processos, observando preceitos éticos, sociais e ambientais, de forma colaborativa e evidenciando autonomia e senso crítico. Gerenciar projetos, serviços, manutenção e segurança de sistemas de computação, de forma ética, sustentável e colaborativa em equipes multidisciplinares, integrando recursos humanos e organizacionais. Resolver problemas estruturados relacionados à engenharia, articulando linguagem textual e gráfica. Além de avaliar o impacto das soluções de gestão em engenharia no contexto mais amplo da organização e da sociedade, com senso crítico e responsabilidade social.

Engenheiros da computação são sintonizados

Tecnologias, linguagens de programação e arquiteturas de hardware são alguns dos interesses do profissional da área. Para obter destaque é fundamental acompanhar de perto os avanços tecnológicos e científicos do mercado e de academia, além de estar sempre por dentro das novidades que garantem a competitividade e a inovação tecnológica com viés empreendedor.

E o mercado, como vai?

Do setor automobilístico às telecomunicações, a computação está cada vez mais presente no dia a dia. Para suprir essa grande demanda, os profissionais encontram oportunidades em diferentes organizações, públicas e privadas. Nesses locais, as principais funções envolvem a concepção de processos nas áreas de software e hardware, pesquisas em informática aplicada e o desenvolvimento de projetos de sistemas embarcados e automação industrial, sem esquecer das atividades de gestão de projetos, de equipes e da inovação tecnológica.

O diferencial está na visão além da técnica

Com 30 anos de tradição, o curso de Engenharia de Computação desenvolve competências que vão muito além da qualificação técnica. Com um corpo docente especializado e próximo aos estudantes, empregando um modelo de formação por competências e aplicando metodologias ativas de aprendizagem, o curso possui alto grau de interdisciplinaridade e de desenvolvimento prático (conceber, projetar, implementar e operar). Com foco na integração, o curso propõe desafios para estimular o desenvolvimento de características pessoais desejáveis para o profissional desse segmento, como autonomia, empreendedorismo e espírito inovador.

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE

Ícone Troféu

3

MEC

Vídeos PUCPR

Graduação em Engenharia da Computação

Afonso Ferreira Miguel

Coordenação

Mestre

Afonso Ferreira Miguel

Docentes

Doutor

Altair Olivo Santin

Docentes

Doutor

Guilherme Nunes Nogueira Neto

Docentes | Lattes

Mestre

Ivan Jorge Chueiri

Docentes

Mestre

Marcelo do Carmo Camargo Gaiotto

Docentes
Docente Percy Nohama.

Doutor

Percy Nohama

Docentes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,94*

Status

Inscrições encerradas