CCURSOS

Engenharia Biomédica

Bacharelado

Soluções inteligentes em biologia e medicina: a engenharia construindo o futuro!

A Engenharia Biomédica é definida como a ciência e a tecnologia que aplicam princípios e métodos dos diversos ramos da engenharia para compreensão, definição e resolução de problemas em biologia e medicina, visando o desenvolvimento de tecnologia e de equipamentos para diagnóstico, monitoração, terapia, reabilitação e prevenção de enfermidades. Atuando ativamente na inovação em setores ligados à tecnologia voltada à área de saúde.

O curso prepara você para

Identificar problemas, criar e implementar soluções na área de Engenharia Biomédica, aplicando os princípios de matemática, física, ferramentas computacionais, ciências biológicas e engenharias, além de atuar em grupos de trabalho, pesquisa, desenvolvimento e inovação multidisciplinares. O profissional formado no curso de Engenharia Biomédica da PUCPR está apto a desenvolver e implementar soluções, processos e sistemas que atendam às especificações técnicas e legislativas, além de necessidades dos clientes na área biomédica.

Engenheiros Biomédicos são efetivos

O profissional egresso da Engenharia Biomédica possui uma formação inter, multi e transdisciplinar. Domina conceitos de física, química, matemática, biologia, medicina e das demais áreas da engenharia, principalmente da eletroeletrônica e da mecânica. Além disso, esse novo profissional vai ao encontro de ações educativas e socioambientais que otimizam as condições de saúde da população e reduzem os custos operacionais.

E o mercado, como vai?

Na atualidade, a Engenharia Biomédica destaca-se mundialmente por ocupar o topo do ranking entre os cursos de graduação envolvendo as carreiras mais promissoras nos Estados Unidos*. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui mais de 6.600 hospitais, totalizando mais de 429 mil leitos hospitalares, sendo 25.367 em UTIs**, que demandam mais de mil engenheiros biomédicos (um para cada 402 leitos). O profissional da Engenharia Biomédica possui um vasto campo de trabalho, que abrange desde a indústria até instituições governamentais, atuando na criação e no desenvolvimento de tecnologias que auxiliam em diagnósticos e terapias de enfermidades em hospitais.

*  Revista Exame, novembro de 2015

** Associação de Medicina Intensiva Brasileira

O diferencial está na tecnologia de ponta

Na PUCPR, o estudante terá acesso a softwares e laboratórios equipados com o que há de mais moderno para o estudo da Engenharia. Terá também a oportunidade de atuar em grupos de trabalho, pesquisa, desenvolvimento e inovação multidisciplinares, com foco no desenvolvimento tecnológico e na aprendizagem ativa.

Doutura

Beatriz Luci Fernandes

Docentes | Lattes

Realizo pesquisas em Bioengenharia desde 1990, com foco no desenvolvimento de novos Biomateriais  e novas aplicações dos já existentes. Os trabalhos sempre em conjunto com os profissionais da Saúde os direcionam para a solução dos problemas enfrentados pelos profissionais e pelos pacientes devido às inadequações dos projetos e aos altos custos dos dispositovos médicos no Brasil. Tive a oportunidade de estudar na Southern Methodist University (Dallas, USA) no modelamento numérico de próteses totais de quadril e no Istituti Ortopedici Rizzoli (Bologna, Italy) na avaliação do desgaste também de próteses totais de quadril. Na PUCPR oriento estudantes de mestrado e de doutorado em Bioengenharia (biomateriais e dispositivos médicos). Trabalhando em conjunto com especialistas em cultivo celular, oriento trabalhos voltados ao estudo da proliferação, viabilidade e diferenciação de células tronco ou linhagens celulares em contato novos biomateriais.

Doutora

Elisangela Ferreti Manfra

Docentes

Doutor

Elisangela Ferretti Manffra

Docentes | Lattes

Doutora

Mauren Abreu de Souza

Docentes
Docente Percy Nohama.

Doutor

Percy Nohama

Docentes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

Docente Ricardo Cassiano Nabhen.

Doutor

Ricardo Cassiano Nabhen

Docentes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR.  Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT  e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.233,03*

Status

Inscrições abertas