CCURSOS

Engenharia Biomédica

Bacharelado

A Engenharia Biomédica alia as ciências exatas com as ciências biológicas, trabalhando com tecnologias específicas para a área da medicina. O curso te ensinará a desenvolver novos equipamentos para diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

O curso de Engenharia Biomédica te prepara para

  • Executar tarefas da Engenharia Biomédica de sistemas de saúde, aplicando os princípios de matemática, física, ferramentas computacionais, ciências biológicas e engenharias.
  • Identificar problemas e criar soluções inovadoras, trazendo mais eficiência aos hospitais e bem-estar aos pacientes.

Mercado de Trabalho em Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica está no topo do ranking entre as carreiras mais promissoras nos Estados Unidos*, sendo destaque no mercado de trabalho internacional.

No Brasil, o curso é recente e teve sua primeira turma formada em 2005. Portanto, há grande procura de profissionais qualificados, principalmente pelo setor hospitalar.

É possível atuar, ainda, em indústrias nacionais e multinacionais de equipamentos de saúde, onde você será contratado para elaborar novos projetos ou operar a manutenção de máquinas, como aparelhos de ultrassom, mamografia e ressonância magnética.

*Revista Exame, novembro de 2015

Doutor

Ricardo Cassiano Nabhen

Coordenação

Doutora

Beatriz Luci Dernandes

Docentes

Doutora

Beatriz Luci Fernandes

Docentes

Doutora

Elisangela Ferreti Manfra

Docentes

Doutor

Elisangela Ferretti Manffra

Docentes | Lattes

Doutor

Guilherme Nunes Nogueira Neto

Docentes | Lattes

Doutora

Mauren Abreu de Souza

Docentes
Docente Percy Nohama.

Doutor

Percy Nohama

Docentes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

Ricardo Cassiano Nabhen

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.114,81*

Status

Inscrições abertas