cookie __utmz não existe
CCURSOS

Ciência da Computação

Bacharelado

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da PUCPR contribui diretamente para a evolução da sociedade por meio da aplicação das teorias e tecnologias da Computação, desenvolvendo competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) que qualificam o estudante para atuar em conjunto com profissionais de, praticamente, qualquer área do conhecimento e em qualquer tipo de organização.

O Bacharel em Ciência da Computação pela PUCPR contribui para a evolução da Computação porque busca continuamente de forma empreendedora novas aplicações, ampliando os limites das teorias e tecnologias disponíveis, dessa forma estimulando pesquisa e desenvolvimento.

O curso prepara o estudante para

Desenvolver softwares (sistemas computacionais, sistemas web, internet das coisas, aplicativos, entre outros) eficientes e seguros, seguindo padrões e boas práticas da computação, de forma criativa e autônoma. Aplicar inteligência artificial na solução de problemas da sociedade e organizações, seguindo princípios éticos. Atuar no planejamento e implantação de infraestrutura computacional considerando aspectos de cibersegurança, conectividade, desempenho, escalabilidade e sustentabilidade. Criar soluções inovadoras para transformação da sociedade baseadas em pesquisa científica.

Por que fazer Ciência da Computação na PUCPR?

Para formar profissionais de excelência, o curso conta com um corpo docente altamente qualificado. Os professores de Ciência da Computação da PUCPR são, em sua maioria, doutores com formação internacional e estão envolvidos em importantes projetos de pesquisa nacionais e internacionais. As aulas possuem um foco prático e aplicado, nas quais os estudantes desempenham um papel protagonista na construção do conhecimento, de forma aderente às demandas profissionais da área.

Com um currículo moderno e alinhado com as principais instituições de ensino e organizações internacionais do mercado, as disciplinas da matriz curricular são orientadas por princípios éticos e inovadores. Nesse contexto, destacamos algumas das disciplinas: Aprendizagem de Máquina, Ciência de Dados, Visão Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Mundos Virtuais e Realidade Aumentada, Segurança da Informação, Sistemas Ciberfísicos, DevOps e Cloud Computing.

Ao final do curso, os estudantes dominam as técnicas de desenvolvimento e implantação de sistemas computacionais para a resolução de problemas de forma inteligente, eficiente e segura. No desenvolvimento, faz forte emprego de raciocínio lógico por meio de diferentes linguagens e paradigmas de programação. Na implantação, seleciona e configura toda a infraestrutura necessária para a boa execução do sistema construído, incluindo processadores, sistemas operacionais, redes, segurança, sensores e atuadores que interagem com o mundo real.

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

3

MEC

Ícone Troféu

5º MELHOR CURSO DO BRASILDENTRE AS IES PRIVADAS
RUF - RECORTE BRASIL

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

DOUTORADO

Vilmar Abreu Junior

Coordenação | Lattes

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (2011), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016), Doutorado em Informática pela PUCPR (2019). Coordenador e professor dos cursos de graduação de Ciência da Computação, CiberSegurança e Seguranca da Informação da Escola Politécnica da PUCPR. Além disso, coordeno a IT Academy, que contém o portfólio dos cursos de especialização em informática da PUCPR. Experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções inteligentes de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão

Mestre

Afonso Ferreira Miguel

Docentes

Doutor

Alceu de Souza Britto Junior

Docentes | Lattes

Doutor

Alcides Calsavara

Docentes

Doutor

Altair Olivo Santin

Docentes

Graduado em Engenharia da Computação pela PUCPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Doutor em Engenharia Elétrica pela UFSC. Professor titular da PUCPR. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, com ênfase em Segurança de Sistemas e de Informação.

Doutor

André Gustavo Hochuli

Docentes

Doutor

Carlos Nascimento Silla Junior

Docentes | Lattes

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Aluno do Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB) de Curitiba e do Curso de Licenciatura em Música da PUCPR. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Comunicação e Semiótica: Teoria e crítica da sociedade da informação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e doutorado em Computer Science pela University of Kent (2011). Foi Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) da Fundação Araucária (2014-2018).

Doutora

Cristina Vercosa Perez Barrios de Souza

Docentes

Doutora e mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, instituição onde também se graduou em Engenharia de Computação. Especialista em Redes e Sistemas Distribuídos, é professora adjunta da PUCPR e atual Pesquisadora Institucional (PI) da PUCPR perante o Ministério da Educação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Sociais, Agentes de Software, Banco de Dados, Web e Sistemas Distribuídos.

Doutora

Deborah Ribeiro Carvalho

Docentes

Doutor

Dewey Moreto Wollmann

Docentes | Lattes

Doutor

Edgard Jamhour

Docentes

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1989. Tem Ph.D. Bacharel em Informática e Automação pela Université de Franche-Comté (UFC) em 1994. Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento em proteção de sistemas de energia elétrica. É professor titular da PUCPR desde 1999. Tem ensinado em vários domínios, como programação, desenvolvimento web, circuitos eletrônicos e elétricos, estatística, bancos de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, redes de computadores e sistema de segurança. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre redes de computadores aplicadas.

Doutor

Edson Emilio Scalabrin

Docentes | Lattes

PhD. Edson Emilio Scalabrin. Possui graduação em Ciência da Computação pela PUCPR (1990), mestrado (1993) e doutorado (1996) em Controle de Sistemas pela UTC/França.

Doutor

Edson Jose Rodrigues Justino

Docentes
Docente Eduardo Kugler Viegas.

Doutor

Eduardo Kugler Viegas

Docentes

Formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui mestrado e doutorado em informática também pela PUCPR. Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Ao longo de sua carreira, atuou no âmbito de sistemas distribuídos, com ênfase em segurança de sistemas, computação em nuvem, aprendizagem de máquina e big data. Seu trabalho resultou em registro de patente, e também na publicação de diversos artigos em conferências internacionais e periódicos em revistas de relevância mundial.

Docente Emerson Cabrera Paraiso.

Doutor

Emerson Cabrera Paraiso

Docentes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e doutorado em Computação – Université de Technologie de Compiègne – France (2005). Pesquisador Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária entre 2013 e 2015. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Mineração de Textos e Recuperação da Informação e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de textos, processamento de linguagem natural e CSCW. Possui patentes registradas no INPI. Membro do Conselho Técnico-Científico de Sistemas e Computação do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná). Membro do Comitê Assessor da Ciência da Computação junto a Fundação Araucária. Membro da ACM, da IEEE, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e diretor da antena Brasil do consórcio Web Intelligence (www.ppgia.pucpr.br/wic-br). Coach da PUCPR na Maratona de Programação da ACM/SBC e Delegado da PUCPR na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).

Doutor

Fabio Vinicius Binder

Docentes

Coordenador e Professor do Apple Developer Academy da PUCPR. Coordenador e Professor dos cursos de Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Especialização em Arte e Animação para Jogos Digitais da PUCPR. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Software e Jogos Digitais. Doutor pela PUCPR em Engenharia de Software.

Doutor

Fabricio Enembreck

Docentes | Lattes

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutor em Tecnologias da Informação e de Sistemas – Universite de Technologie de Compiegne (2003). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial distribuída, sistemas multi-agente, agentes adaptativos, recuperação de informação, aprendizagem de máquina.

Mestre

Frank Coelho de Alcantara

Docentes

Doutor

Jean Paul Barddal

Docentes

Graduação em Ciência da Computação pela PUCPR (prêmio Marcelino Champagnat). Mestre e doutor pela PUCPR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR. Pesquisador associado do Advanced Institute for Artificial Intelligence, onde realiza pesquisa na área de mineração de dados e aprendizagem de máquina como nos seguintes temas: mineração de fluxos de dados, classificação, regressão, agrupamento, mudança de conceito, seleção de atributos e mineração de processos.

Mestre

Jhonatan Geremias

Docentes

Mestre

Jose Eduardo Nunes Lino

Docentes
Docente Júlio Cesar Nievola.

Doutor

Julio Cesar Nievola

Docentes | Lattes

Graduado em Engenharia Elétrica Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (1984), e realizou Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1988 e 1995, respectivamente). Atualmente ele é professor de Ciência da Computação e de Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Parana (PUCPR), sendo o líder do Grupo de Pesquisas em Descoberta de Conhecimento e Aprendizagem de Máquina no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa). Coordenou projetos de desenvolvimento e pesquisa com recursos acima de R$ 7.500.000,00 para empresas como Siemens, Motorola, entre outras e projetos de pesquisa com fomento de órgãos oficiais com valores acima de R$ 1.500.000,00.

Mestre

Kelly Rafaela Otemaier

Docentes

Mestre

Luiz Antonio Pavao

Docentes
Docente Luiz Augusto de Paula Lima Junior.

Doutor

Luiz Augusto de Paula Lima Junior

Docentes

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo – USP (1991), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1994) e doutorado em Ciência da Computação – Université D’Evry – Val D’Essonne/Institut National des Télécommunications (1998). Atua nas áreas de Arquiteturas de Sistemas de Computação e Sistemas Distribuídos, tendo como atuais tópicos de pesquisa na área de algoritmos distribuídos e computação paralela de alto desempenho: arquiteturas de middleware, swarm computing e sistemas bio-inspirados, computação quântica distribuída, computação móvel e IoT (aplicações sensíveis a contexto, caching cooperativo, replicação de dados em redes móveis), redes tolerantes a atrasos e desconexões (DTNs), sistemas operacionais e arquiteturas de computadores.

Doutor

Manoel Camilo de Oliveira Penna Neto

Docentes
Docente Marco Antônio Paludo.

Doutor

Marco Antonio Paludo

Docentes

Graduado em Ciência da Computação, Mestre e Doutor em Informática pela PUCPR. Sócio-proprietário da Softcomponents Consultoria SC Ltda, atuando como Gerente de Projetos e Consultor nas área de Melhoria de Processos, Engenharia de Software, Governança de TI e Gestão da Qualidade. Certified SCRUM Master, Certified TOGAF, Certified Product Ownership e Certified Agile Coach. Implementador CMMI e MPS.BR. Professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Larga experiência em gestão organizacional e gestão de projetos em diversas áreas, tendo atuado como colaborador ou consultor em organizações como Banco do Estado do Paraná, O Boticário, HSBC Bank, Hewlett-Packard, Sanmina SCI, CITS, CINQ Technologies, Sanepar entre outras. Experiência em gestão de projetos de portes variados, inclusive com escopo superior a 150.000 horas. Fundador e Presidente (2015-2018) do Capítulo do HEUG Brasil e membro (2017-2018) do Board of Directors da organização Global HEUG como representante da América Latina (Organização americana sem fins lucrativos, US 501c3, com faturamento de U$ 5MM/y representando o maior grupo de usuários global da Oracle).

Doutor

Mark Eirik Scortegagna Joselli

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Eletrica enfase Eletronica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(2005), graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2013), especialização em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2016), especialização em PSICOLOGIA NA ABORDAGEM TR pelo ASSOCIACAO DE ENSINO SUPERIOR SAO JUDAS TADEU(2013), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense(2007) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense(2013). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Revisor de periódico da Simulation Modelling Practice and Theory, Sócio da MJ Software, Revisor de periódico da International Journal of Computer Systems Science and Engineering, Professor Visitante da ESIGELEC – GRADUATE SCHOOL OF ENGINEERING, Revisor de periódico da JMIR Serious Games, Revisor de periódico da International Journal of Gaming and Computer-Mediated Simulations e Revisor de periódico da REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:GPGPU, data structure, particle system, crowd simulation.

Doutora

Raquel Kolitski Stasiu

Docentes

Doutora

Regina Fabia Lopes de Albuquerque

Docentes
Docente Ricardo Cassiano Nabhen.

Doutor

Ricardo Cassiano Nabhen

Docentes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR. Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.

Mestre

Roger Robson dos Santos

Docentes

Doutora

Sheila dos Santos Reinehr

Docentes

Mestre

Vinicius Godoy de Mendonça

Docentes

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), especialização em Desenvolvimento de Jogos de Computadores pela Universidade Positivo (2007) e Mestrado em Visão Computacional pela PUCPR (2013). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em tempo integral, atuando nos cursos de graduação e especialização em desenvolvimento de jogos digitais e no projeto BEPiD É sócio, idealizador, organizador e articulista no Portal de Desenvolvimento de Jogos Ponto V!: http://www.pontov.com.br Tem interesse nas áreas de Desenvolvimento de Jogos, Computação Gráfica, Imageamento Médico, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 2.287,72*

Status

Inscrições abertas