CCURSOS

Ciência da Computação

Bacharelado

Para acompanhar as novas tendências do ramo da computação, reinventadas diariamente, é preciso ter versatilidade. Com conhecimento no assunto e empenho para compreender detalhadamente diversas questões ligadas ao universo da informática, esses profissionais estão sempre à frente quando o assunto é tecnologia. Pensando nisso, o curso de Ciência da Computação da PUCPR oferece uma preparação completa, que foca tanto no desenvolvimento científico quanto nas funções técnicas da profissão. Com um currículo moderno e alinhado com as principais instituições de ensino e organizações internacionais do mercado, a graduação da Universidade possibilita uma formação abrangente, com grande reconhecimento mercadológico e ampla interação entre as diferentes áreas do conhecimento.

O curso prepara o estudante para

Aplicar conteúdos teóricos, implementar softwares para problemas estruturados de resolução algorítmica, transformar projetos de tecnologia da informação em negócios sustentáveis e desenvolver soluções computacionais para os problemas da sociedade. Estas são algumas das habilidades do profissional de Ciência da Computação. As disciplinas do curso da PUCPR se agrupam em blocos que atendem às demandas atuais e futuras das empresas: BIG data, Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Sistemas Ciber Físicos, Redes Sociais, Jogos, ente outras. Desta forma, ao longo do curso, o estudante desenvolve uma visão crítica, empreendedora e criativa para identificar e antecipar estratégias que atendam às necessidades da população.

Cenário e atuações

O sistema de saque de dinheiro do caixa eletrônico, o programa de controle de estoque do supermercado, os jogos instalados no computador. A Ciência da Computação está presente nos mais diversos lugares. Entre as atividades da profissão estão o desenvolvimento de softwares, a cooperação em grupos multidisciplinares, a auditoria de sistemas, a prospecção de ferramentas de software e o gerenciamento de sistemas e de redes de computadores. Empresas de diferenciados segmentos precisam da expertise desses profissionais.

Por que fazer Ciência da Computação na PUCPR?

Para formar profissionais de excelência, o curso conta com um corpo docente altamente qualificado. Os professores de Ciência da Computação da PUCPR possuem formação no exterior e estão, em sua maioria, envolvidos em importantes projetos de pesquisa. Com relação à infraestrutura, a graduação dispõe de laboratórios de informática completos e todo apoio necessário para o acesso dos ingressantes às mais recentes inovações tecnológicas. Entre os destaques do curso, está a clínica de tecnologia da informação e comunicação, uma oportunidade para os acadêmicos prestarem serviços à comunidade tendo contato direto com clientes reais e criando um canal de mão dupla de aprendizado e sintonia social. Na PUCPR, o estudante é o principal agente do processo de aprendizagem.

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

3

ENADE

Ícone Troféu

3

MEC

Ícone Troféu

2

2018 - RUF2º lugar entre as universidade públicas e privadas do Paraná no Ranking de universidades da Folha

Vídeos PUCPR

Graduação em Ciências da Computação

Luiz Antonio Pavao

Coordenação

Mestre

Afonso Ferreira Miguel

Docentes

Doutor

Alcides Calsavara

Docentes

Doutor

Andre Murbach Maidl

Docentes

Mestre

Carlos Nascimento Silla Junior

Docentes | Lattes

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Aluno do Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB) de Curitiba e do Curso de Licenciatura em Música da PUCPR. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Comunicação e Semiótica: Teoria e crítica da sociedade da informação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e doutorado em Computer Science pela University of Kent (2011). Foi Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) da Fundação Araucária (2014-2018).

Doutora

Deborah Ribeiro Carvalho

Docentes

Doutor

Fabio Vinicius Binder

Docentes

Mestre

Luiz Antonio Pavao

Docentes

Mestre

Regina Fabia Lopes de Albuquerque

Docentes

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.905,37*

Status

Inscrições encerradas