CCURSOS

Agronomia

Bacharelado

O curso de Agronomia da PUCPR alia a tradição de uma das melhores Universidades do país às maiores inovações do Agronegócio. O Engenheiro Agrônomo formado aqui estará preparado para atuar em um mercado em constante transformação e fazer a diferença!

O curso prepara o estudante para

A graduação em Agronomia prepara o estudante para atuar em todos os setores do agronegócio, de forma responsável, promovendo a produção e o desenvolvimento sustentáveis.

Contempla áreas como produção vegetal e animal, segurança alimentar, desenvolvimento do meio rural, agricultura familiar, gestão de empreendimentos rurais, engenharia rural, biotecnologia, melhoramento genético vegetal e animal, meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade e recursos hídricos e inovação tecnológica. 

Por que fazer Agronomia na PUCPR?

Além de uma matriz curricular que atende às novas tecnologias de mercado, o curso possui uma estrutura ampla, com salas de aula e laboratórios equipados para uma aprendizagem ativa, além da Fazenda Experimental Gralha Azul, que proporciona aos estudantes a aprendizagem prática com os desafios de demandas reais do mercado.

O corpo docente é formado por profissionais de reconhecimento no seu campo de atuação e todos possuem mestrado ou doutorado nas diversas áreas das Ciências Agrárias.

O acadêmico integraliza a graduação em 4,5 anos de forma presencial, incluindo o estágio obrigatório supervisionado no local que escolher: um diferencial que facilita a colocação do agrônomo formado na PUCPR.

As mais novas tecnologias fazem parte da rotina dos estudantes, como a introdução dos princípios da agricultura de precisão e a utilização dos drones, considerados hoje como uma ferramenta imprescindível para o atual cenário da Agricultura, Florestas e Pecuária.

  • Melhor curso de Agronomia do Sul do Brasil, dentre as Instituições Privadas, segundo o RUF 2019
  • PUCPR, melhor Universidade Privada do Paraná, 3ª melhor universidade privada do Brasil, segundo o RUF 2019

Mercado de atuação

O cenário atual é favorável para a profissão do Engenheiro Agrônomo. O agronegócio responde atualmente por 21,1 % do PIB do país, segundo dados do CEPEA de 2018. O Brasil é reconhecido mundialmente como o grande celeiro do mundo e em um futuro próximo poderá se tornar o maior produtor de alimentos do mundo.

Entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, 6 estão relacionados diretamente com a atuação do Engenheiro Agrônomo, tais como acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, e 3 relacionados indiretamente, como o crescimento econômico sustentado, o emprego pleno e redução de desigualdades sociais.

Internacionalização

O curso de Agronomia da PUCPR se destaca por suas parcerias com instituições internacionais. O processo de Dupla Diplomação, via programa BRAFAGRI, reconhecido pela CAPES, oportuniza um intercâmbio com bolsa de estudos e outros benefícios, e que, ao final de dois anos, o estudante recebe dois diplomas, um da PUCPR e outro da França (FESIA), podendo optar pelo intercâmbio nas cidades de Lille, Lyon, Toulouse ou Angers. É possível ainda fazer intercâmbio na Carolina do Norte (EUA), Chile e várias outras instituições parceiras.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

4º MELHOR CURSO DO BRASILDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Vídeos PUCPR

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Coordenação

Doutor

Airton Rodrigues Pinto Junior

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia), Especialista em gestão e Liderança Universitária.

Áreas de atuação: Entomologia Agrícola, Topografia, legislação e ética profissional para Agronomia, Manejo de plantas bioativas, Armazenagem de grãos e produtos.

Docente Aline Roberta de Carvalho Silvestrin.

Doutora

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) e Doutora em Engenharia Florestal.

Área de atuação: Pedologia, Manejo e Conservação do solo, Recuperação de Áreas Degradadas e Indicadores da qualidade do solo.

Doutor

Andre Ostrensky

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário, Mestre em Ciências Veterinárias e Doutorando em Zootecnia.

Área de atuação: Nutrição animal, Nutrição de bovinos de leite.

Mestre

Antonio Juglair Pereira

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agrônomo, também graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Tecnologia de Alimentos

Área de atuação: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Construções Rurais e Sociologia e Extensão Rural.

Doutora

Kelly Mazutti

Docentes | Lattes

Formação: Médica Veterinário, Mestre e Doutora em Ciências Veterinárias.

Área de atuação: Suinocultura e produção de não ruminantes.

Doutora

Luciene Martins Moreira

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Agronomia (Produção Vegetal)

Área de atuação:
Fitopatologia; Microbiologia e Produção integrada

Mestre

Marcio Saporski Segui

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário e Mestre em Ciências Veterinárias.

Área de atuação: Bovinocultura de Corte, Teriogenologia, Reprodução Animal e Administração de Fazendas.

Doutora

Mariana Grassi Noya

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Florestal, Mestre e Doutora em Agronomia (Produção Vegetal)

Área de atuação: Citologia e Morfologia de plantas, fisiologia Vegetal, pesquisas com PANC’s nativas, telhados Verdes e Fitorremediação.

Doutora

Marina Mieko Nishidate Kumode

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Industrial Madeireira, Mestre e Doutora em Engenharia Florestal, Tecnóloga em Construção Civil.

Área de atuação: Caracterização Física e Mecânica de espécies florestais; Biodegradação de madeira; Tecnologia de Madeira; Industrialização Florestal; Nanotecnologia.

Mestre

Mauricio Cesar Iung

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agronômo e Mestre em Agronomia (Ciências do Solo)

Área de atuação: Máquinas e Mecanização agrícola, Manejo de Grandes Culturas e Defesa Fitossanitária.

Mestre

Nayara Guetten Ribaski

Docentes | Lattes

Engenheira Florestal, com formação na Universidade Federal do Paraná e participante do programa de intercâmbio sanduíche com a ALbert Ludwing Universitat em Freiburg, na Alemanha. Possui MBA em Negócios Internacionais (UNINORTE), especialização em Economia e Política Florestal na UFPR, mestre em Ciências Florestais pela UNICENTRO. Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), coordenadora do curso de especialização em RPAs (Drones) e Vants em Aplicações Civis e Comerciais (PUCPR). Editora chefe da Revista Brazilian Journal of Technology.

Doutor

Pyramon Accioly

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Doutorado em Engenharia Florestal (2013). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Informações Geográficas (SIG), Geoprocessamento, Caracterização vegetacional, Sensoriamento Remoto, banco de dados e Conservação da Natureza. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná como professor Adjunto II no Curso de Engenharia Florestal e Agronomia.

Doutor

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal)

Área de atuação:
Fruticultura, Plantas bioativas, Plantas ornamentais, Sementes e Fisiologia vegetal.

Mestre

Ubirajara Iobe Tasqueti

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário e Mestre em Ciência Animal

Área de atuação:
Radiologia, ultrassonografia, punção guiada por ultrassom, odontologia, animais selvagens, otologia e endoscopia de animais.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4,5 anos

Mensalidade

R$ 1.628,63*

Status

Inscrições abertas