CCURSOS

Agronomia

Bacharelado

O curso de Agronomia da PUCPR alia a tradição de uma das melhores Universidades do país às maiores inovações do Agronegócio. O Engenheiro Agrônomo formado aqui estará preparado para atuar em um mercado em constante transformação e fazer a diferença!

O curso prepara o estudante para

A graduação em Agronomia prepara o estudante para atuar em todos os setores do agronegócio, de forma responsável, promovendo a produção e o desenvolvimento sustentáveis.

Contempla áreas como produção vegetal e animal, segurança alimentar, desenvolvimento do meio rural, agricultura familiar, gestão de empreendimentos rurais, engenharia rural, biotecnologia, melhoramento genético vegetal e animal, meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade e recursos hídricos e inovação tecnológica. 

Por que fazer Agronomia na PUCPR?

Além de uma matriz curricular que atende às novas tecnologias de mercado, o curso possui uma estrutura ampla, com salas de aula e laboratórios equipados para uma aprendizagem ativa, além da Fazenda Experimental Gralha Azul, que proporciona aos estudantes a aprendizagem prática com os desafios de demandas reais do mercado.

O corpo docente é formado por profissionais de reconhecimento no seu campo de atuação e todos possuem mestrado ou doutorado nas diversas áreas das Ciências Agrárias.

O acadêmico integraliza a graduação em 4,5 anos de forma presencial, incluindo o estágio obrigatório supervisionado no local que escolher: um diferencial que facilita a colocação do agrônomo formado na PUCPR.

As mais novas tecnologias fazem parte da rotina dos estudantes, como a introdução dos princípios da agricultura de precisão e a utilização dos drones, considerados hoje como uma ferramenta imprescindível para o atual cenário da Agricultura, Florestas e Pecuária.

  • Melhor curso de Agronomia do Sul do Brasil, dentre as Instituições Privadas, segundo o RUF 2019
  • PUCPR, melhor Universidade Privada do Paraná, 3ª melhor universidade privada do Brasil, segundo o RUF 2019

Mercado de atuação

O cenário atual é favorável para a profissão do Engenheiro Agrônomo. O agronegócio responde atualmente por 21,1 % do PIB do país, segundo dados do CEPEA de 2018. O Brasil é reconhecido mundialmente como o grande celeiro do mundo e em um futuro próximo poderá se tornar o maior produtor de alimentos do mundo.

Entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, 6 estão relacionados diretamente com a atuação do Engenheiro Agrônomo, tais como acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, e 3 relacionados indiretamente, como o crescimento econômico sustentado, o emprego pleno e redução de desigualdades sociais.

Internacionalização

O curso de Agronomia da PUCPR se destaca por suas parcerias com instituições internacionais. O processo de Dupla Diplomação, via programa BRAFAGRI, reconhecido pela CAPES, oportuniza um intercâmbio com bolsa de estudos e outros benefícios, e que, ao final de dois anos, o estudante recebe dois diplomas, um da PUCPR e outro da França (FESIA), podendo optar pelo intercâmbio nas cidades de Lille, Lyon, Toulouse ou Angers. É possível ainda fazer intercâmbio na Carolina do Norte (EUA), Chile e várias outras instituições parceiras.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

4º MELHOR CURSO DO BRASILDENTRE AS IES PRIVADAS
RUF - RECORTE BRASIL

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Vídeos PUCPR

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Coordenação

Doutor

Airton Rodrigues Pinto Junior

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia), Especialista em gestão e Liderança Universitária.

Áreas de atuação: Entomologia Agrícola, Topografia, legislação e ética profissional para Agronomia, Manejo de plantas bioativas, Armazenagem de grãos e produtos.

Docente Aline Roberta de Carvalho Silvestrin.

Doutora

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) e Doutora em Engenharia Florestal.

Área de atuação: Pedologia, Manejo e Conservação do solo, Recuperação de Áreas Degradadas e Indicadores da qualidade do solo.

Doutor

Andre Ostrensky

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário, Mestre em Ciências Veterinárias e Doutorando em Zootecnia.

Área de atuação: Nutrição animal, Nutrição de bovinos de leite.

Mestre

Antonio Juglair Pereira

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agrônomo, também graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Tecnologia de Alimentos

Área de atuação: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Construções Rurais e Sociologia e Extensão Rural.

docente Edilberto Nunes de Moura.

Doutor

Edilberto Nunes de Moura

Docentes | Lattes

Graduado em Engenharia Agronômica (1990) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutor em Agronomia (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana – PPGTU (Mestrado/Doutorado) e Coordenador do curso de especialização em Geoprocessamento (2009-2015). Palavras chave: Geoprocessamento, SIG, Sensoriamento Remoto, Topografia, HAZUS-MH.

Doutora

Kelly Mazutti

Docentes | Lattes

Formação: Médica Veterinário, Mestre e Doutora em Ciências Veterinárias.

Área de atuação: Suinocultura e produção de não ruminantes.

Doutora

Luciene Martins Moreira

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Agronomia (Produção Vegetal)

Área de atuação:
Fitopatologia; Microbiologia e Produção integrada

Mestre

Marcio Saporski Segui

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário e Mestre em Ciências Veterinárias.

Área de atuação: Bovinocultura de Corte, Teriogenologia, Reprodução Animal e Administração de Fazendas.

Doutora

Mariana Grassi Noya

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Florestal, Mestre e Doutora em Agronomia (Produção Vegetal)

Área de atuação: Citologia e Morfologia de plantas, fisiologia Vegetal, pesquisas com PANC’s nativas, telhados Verdes e Fitorremediação.

Doutora

Marina Mieko Nishidate Kumode

Docentes | Lattes

Formação: Engenheira Industrial Madeireira, Mestre e Doutora em Engenharia Florestal, Tecnóloga em Construção Civil.

Área de atuação: Caracterização Física e Mecânica de espécies florestais; Biodegradação de madeira; Tecnologia de Madeira; Industrialização Florestal; Nanotecnologia.

Mestre

Mauricio Cesar Iung

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agronômo e Mestre em Agronomia (Ciências do Solo)

Área de atuação: Máquinas e Mecanização agrícola, Manejo de Grandes Culturas e Defesa Fitossanitária.

Mestre

Nayara Guetten Ribaski

Docentes | Lattes

Engenheira Florestal, com formação na Universidade Federal do Paraná e participante do programa de intercâmbio sanduíche com a ALbert Ludwing Universitat em Freiburg, na Alemanha. Possui MBA em Negócios Internacionais (UNINORTE), especialização em Economia e Política Florestal na UFPR, mestre em Ciências Florestais pela UNICENTRO. Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), coordenadora do curso de especialização em RPAs (Drones) e Vants em Aplicações Civis e Comerciais (PUCPR). Editora chefe da Revista Brazilian Journal of Technology.

Doutor

Pablo Georgio de Souza

Docentes | Lattes

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor do Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de desenvolvimento rural, fomento florestal, recursos florestais e engenharia florestal, atualmente desenvolve pesquisas com sistemas agrossilvipastoris e desenvolvimento rural sustentável.

Doutor

Pyramon Accioly

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Doutorado em Engenharia Florestal (2013). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Informações Geográficas (SIG), Geoprocessamento, Caracterização vegetacional, Sensoriamento Remoto, banco de dados e Conservação da Natureza. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná como professor Adjunto II no Curso de Engenharia Florestal e Agronomia.

Doutor

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Docentes | Lattes

Formação: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal)

Área de atuação:
Fruticultura, Plantas bioativas, Plantas ornamentais, Sementes e Fisiologia vegetal.

Doutor

Sandra Regina Cabel

Docentes | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Melhoramento Genético de Plantas, Clonagem e Biotecnologia Vegetal.

Doutor

Thiago Ranzan

Docentes

Engenheiro agrônomo e professor do curso de Agronomia da Escola de Ciências da Vida na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atua na área de Solo e Ambiente dentro da linha de pesquisa propriedades e processos biogeoquímicos nos ecossistemas, com experiência nas áreas de fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas e eficiência da utilização de fertilizantes por espécies anuais (aveia, trigo, soja, feijão e milho). Docente nas disciplinas de Química Geral e do Solo, Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas e Agricultura de Precisão.

Mestre

Ubirajara Iobe Tasqueti

Docentes | Lattes

Formação: Médico Veterinário e Mestre em Ciência Animal

Área de atuação:
Radiologia, ultrassonografia, punção guiada por ultrassom, odontologia, animais selvagens, otologia e endoscopia de animais.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4,5 anos

Mensalidade

R$ 1.628,63*

Status

Inscrições abertas