CCURSOS

Agronomia

Bacharelado

O curso de Agronomia da PUCPR alia a tradição de uma das melhores Universidades do país às maiores inovações do Agronegócio. O Engenheiro Agrônomo formado aqui estará preparado para atuar em um mercado em constante transformação e fazer a diferença!

O curso prepara o estudante para:

O estudante de Agronomia da PUCPR desenvolve competências profissionais para atuar com senso crítico e de forma autônoma e responsável em todas os setores do agronegócio, promovendo a produção e o desenvolvimento sustentáveis.
O curso qualifica o estudante para atuar com segurança e de forma empreendedora nas áreas de tecnologia de produção vegetal e animal, manejo e conservação do solo e da água, biodiversidade e biotecnologia, manejo de pragas e doenças, melhoramento genético vegetal e animal, desenvolvimento da propriedade e do meio rural, agricultura familiar e cooperativismo, gestão de projetos e empreendimentos rurais, engenharia rural, máquinas agrícolas, meio ambiente e sustentabilidade, energias, inovações tecnológicas, agricultura digital, logística e automação de processos.

Por que fazer Agronomia na PUCPR?

O Curso possui a Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA) que proporciona aos estudantes a aprendizagem prática com base em desafios reais de produção e de mercado. Além da FEGA, a PUCPR possui uma estrutura ampla e moderna, com salas de aula e laboratórios equipados para a aprendizagem ativa e dinâmica para desenvolver as competências descritas numa matriz curricular inovadora.
O corpo docente é formado por profissionais com mestrado ou doutorado e experiência reconhecida nas diversas áreas das Ciências Agrárias.
O acadêmico integraliza a graduação em 4,5 anos de forma presencial, incluindo o trabalho de conclusão de curso e o estágio supervisionado orientado no local que escolher: um diferencial que facilita a colocação do agrônomo formado na PUCPR.
O percurso de formação profissional do Engenheiro Agrônomo na PUCPR passa por toda a base do aprendizado e é enriquecido pelas mais novas tecnologias num mundo ágil e conectado! O estudante desenvolve a habilidade necessária para a tomada de decisões em situações complexas em sua vida profissional.

  • Melhor curso de Agronomia do Sul do Brasil, dentre as Instituições Privadas, segundo o RUF 2019
  • PUCPR, melhor Universidade Privada do Paraná, 3ª melhor universidade privada do Brasil, segundo o RUF 2019
  • Curso nota 4 no ENADE 2019

Mercado de atuação:

O cenário atual para a atuação do Engenheiro Agrônomo é muito favorável num país reconhecido como o grande celeiro do mundo. O agronegócio responde atualmente por 21,4 % do PIB do país, segundo dados do CEPEA de 2019.
Entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, vários estão relacionados com a atuação do Engenheiro Agrônomo como a fome zero e a agricultura sustentável, saúde e bem estar da população, energias limpas, indústrias e inovação, consumo e produção responsáveis e redução de desigualdades sociais.

Internacionalização:

O curso de Agronomia da PUCPR se destaca por suas parcerias com instituições internacionais. O processo de Dupla Diplomação, via programa BRAFAGRI, reconhecido pela CAPES, oportuniza um intercâmbio com bolsa de estudos e outros benefícios, e que, ao final de dois anos, o estudante recebe dois diplomas, um da PUCPR e outro da França, podendo optar pelo intercâmbio nas cidades de Lille, Lyon, Toulouse ou Angers. É possível ainda fazer intercâmbio na Carolina do Norte (EUA) e várias outras instituições parceiras.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

RANKING DAS FACULDADES ESTADÃO 2019

Ícone Troféu

4º MELHOR CURSO DO BRASILDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Ícone Troféu

MELHOR CURSO DO PARANÁDENTRE AS IES PRIVADAS
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2019

Vídeos PUCPR

DOUTORADO

Edilberto Nunes de Moura

Coordenação

Graduado em Engenharia Agronômica (1990) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutor em Agronomia (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana – PPGTU (Mestrado/Doutorado) e Coordenador do curso de especialização em Geoprocessamento (2009-2015). Coordenador do curso de Agronomia da PUC PR.

Doutor

Airton Rodrigues Pinto Junior

Docentes | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Especialização em gestão e Liderança Universitária pela PUCPR (2014), Especialização em Marketing Digital pela Faculdade Metropolitana de Negócios (2020), Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é professor Titular e Coordenador do Curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Ciências Agrárias (Agronomia), com ênfase em Entomologia Agrícola, legislação e ética profissional para Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de plantas bioativas e aplicação de seus compostos na agropecuária; controle químico de insetos, inseticidas, armazenagem de grãos, produtos armazenados e manejo de pragas urbanas. Atuação como Conselheiro do CREA-PR na Câmara Especializada de Agronomia analizando processos decidindo, em grau de recurso, as questões enviadas à Câmara Especializada. Perito Judicial.

Docente Aline Roberta de Carvalho Silvestrin.

Doutora

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Docentes | Lattes

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do solo, Recuperação de Áreas Degradadas e indicadores da qualidade do solo. 

Doutora

Luciene Martins Moreira

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Ciências da Vida – Campus Curitiba. Leciona a disciplina de Biologia do Solo, Fitopatologia, Microrganismos na Agricultura e Doenças de Plantas e Controle para o curso de Agronomia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: produção integrada, fitopatologia, pessegueiro, podridão parda, fruteiras e hortaliças. 

Doutora

Mariana Grassi Noya

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Mestrado em Agronomia/Produção Vegetal, pela Universidade Federal do Paraná (2012). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia/Produção Vegetal da UFPR (2018), com pesquisas voltadas à substratos alternativos e fisiologia de vegetações rústicas adequadas ao cultivo em sistemas de telhados verdes extensivos, focando em fitorremediação. Experiência em desenvolvimento e execução de projetos paisagísticos, com enfoque na utilização de plantas nativas buscando um paisagismo ecológico. Interesse em estudos com espécies ameaçadas de extinção e preservação dos ecossistemas. Atualmente ministra as disciplinas de Botânica e Fisiologia Vegetal para os cursos de Agronomia. Biotecnologia e Ciências Biológicas, e Plantas ornamentais, parques e jardins para Agronomia, na PUC PR, Campus Curitiba.

Doutora

Marina Mieko Nishidate Kumode

Docentes | Lattes

Possui graduação em Construção Civil – Modalidade Edificações pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1982), graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professora adjunta no curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Tecnologia de madeira atuando principalmente nos seguintes temas: materiais compósitos, nano compostos, biodeterioração de madeiras. Atua também nas seguintes áreas: Biogeoquímica, Infra estrutura da Propriedades Rural, Raciocínio numérico, Energias Renováveis e Projeto Interprofissional.

Mestre

Mauricio Cesar Iung

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado em Ciências do Solo pela mesma Universidade (2006). Foi responsável técnico da empresa AGERTECH Serviços Agronômicos Ltda, atuando em projetos Agropecuários; manejo e conservação do solo e legalização documental de áreas agrícolas (1993). Atuou como Engenheiro Agrônomo em pesquisas de melhoramento da cultura da cana-de-açúcar nos Centros de Estações Experimentais de Paranavaí e Bandeirante da Universidade Federal do Paraná (1994 -1995). Atuou na gestão da Fazenda Experimental Gralha Azul da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná no período de 1995 a 2017, sendo: Responsável técnico por unidades de produção animal e vegetal; Coordenação Administrativa e Financeira; e Gestão de Recursos humanos; Planejamento de atividades com vistas às Atividades acadêmicas ali realizadas. Desde 2004 atua como professor do Curso de Agronomia da PUCPR, com ênfase em Máquinas e Mecanização agrícola; Manejo de Grandes Culturas e Defesa Fitossanitária. A partir de setembro de 2017 também está atuando como responsável técnico da Industria e Laboratório Próprio na empresa Bioma Industria Comércio e Distribuição – EIRELI, empresa fabricante de Fertilizantes e Inoculantes Agrícolas.

Mestre

Nayara Guetten Ribaski

Docentes | Lattes

Engenheira Florestal, com formação na Universidade Federal do Paraná e participante do programa de intercâmbio sanduíche com a Albert Ludwing Universitat em Freiburg, na Alemanha. Tecnóloga em Gestão de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá. Possui MBA em Negócios Internacionais (UNINORTE), especialização em Economia e Política Florestal na UFPR, mestre em Ciências Florestais pela UNICENTRO. Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), coordenadora do curso de especialização em RPAs (Drones) e Vants em Aplicações Civis e Comerciais (PUCPR). Editora chefe da Revista Brazilian Journal of Technology. 

Doutor

Pablo Georgio de Souza

Docentes | Lattes

Engenheiro Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestre pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutor pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Consultor autônomo, tem experiência nas áreas de Silvicultura, Desenvolvimento Rural, Fomento Florestal, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atualmente desenvolve pesquisas com Sistemas Agroflorestais, Desenvolvimento Rural Sustentável, Aplicações de drones e tecnologias de automação para Agricultura. 

Doutor

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Docentes | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela UFPR (2001) e está concluindo o pós-doutorado na UFPR. Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e líder do Grupo de Pesquisa Sistemas de Produção Vegetal. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fruticultura, plantas bioativas, plantas ornamentais, produção de sementes, armazenamento de grãos e fisiologia vegetal.

Doutora

Sandra Regina Cabel

Docentes | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Melhoramento Genético de Plantas, Clonagem e Biotecnologia Vegetal.

Doutor

Tiago Miguel Jarek

Docentes

Professor de Olericultura na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), foi Professor de Fruticultura da Universidade Federal do Paraná em 2019, Doutor em Agronomia e Produção Vegetal pela mesma instituição (UFPR) participando de orientações de trabalhos de conclusão do Curso, Estágios supervisionados e Iniciação científica de Agronomia (PUCPR) e da Pós graduação em agronomia e produção vegetal (UFPR). É Professor de olericultura no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/PR desde 2016, ministrando cursos profissionalizantes. Concluiu o mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná em 2014. Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atua na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura/Fruticultura, Horticultura/Olericultura e Fitopatologia. 

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4,5 anos

Mensalidade

R$ 1.685,47*

Status

Inscrições abertas