Já reparou como o mundo vem mudando? A PUCPR acompanha essa evolução do mercado e da sociedade, sempre em sintonia com as novas tecnologias, linguagens e plataformas, por isso, atualiza constantemente suas matrizes curriculares. Os cursos de MultiComunicação da PUCPR são os únicos do Brasil que têm matriz integrada e inovadora de Cinema e Audiovisual, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, aliados a uma visão estratégica de negócios e empreendedorismo. Na prática, isso significa que todos os cursos de Multicomunicação compartilham disciplinas, permitindo uma formação multidisciplinar e o desenvolvimento de projetos com estudantes de todas as habilitações.
Para você, isso quer dizer mais possibilidades, mais habilidades e mais oportunidades, inclusive, de uma segunda graduação em menos tempo, com a eliminação de disciplinas comuns já cursadas. Venha questionar a evolução do mundo e se tornar um profissional único nesse novo mercado, do seu jeito e com o seu olhar diferenciado.
CONHEÇA O EIXO MULTICOMUNICAÇÃO
POR QUE FAZER PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA PUCPR?
A sua formação tem que ir além do presente e atingir perspectivas futuras. E a graduação em Publicidade e Propaganda da PUCPR foi pensada para esse cenário transformador e de transformação do mercado atual. Com foco na expertise do corpo docente e no olhar de profissionais do mercado, visa à possibilidade de trilhas em negócios, empreendedorismo e comunicação digital. Você escolhe o caminho e traça o seu objetivo!
Um dos diferenciais do curso está nas metodologias ativas e nos processos Hands On, por meio dos quais você aprende participando de atividades em que soluciona problemas concretos, colocando a mão na massa desde o primeiro dia de aula em projetos desenvolvidos para clientes reais e utilizando a excelente infraestrutura que o curso e a universidade oferecem.
E se o seu objetivo for questionar, rever e aprimorar ainda mais os conhecimentos obtidos em sala de aula, você poderá participar da Célula, a agência experimental do curso, mergulhando num ambiente que reflete o dia a dia da publicidade em suas diversas frentes de atuação e trabalhando, com a supervisão dos professores, para marcas de produtos e serviços que existem de verdade, que tal?
Ao fazer Publicidade e Propaganda na PUCPR, você também poderá integrar um Anuário com os melhores trabalhos de conclusão de curso ou TCC, que funciona como vitrine para os estudantes que estão saindo da universidade e indo para o mercado. A comunicação mudou e ainda vai mudar muito daqui para a frente, seja um profissional que vai fazer parte dessa transformação.
Formado em Publicidade e Propaganda e apreciador de cinema. Estuda a influência da publicidade no cinema e na televisão por meio do merchandising editorial. Apaixonado pela propaganda desde adolecente, acredita que a profissão é capaz de conectar marcas e pessoas utilizando a razão e a emoção como base para campanhas publicitárias bem sucedidas.
É jornalista, atua como roteirista e apresentadora de vídeos institucionais no Campo da Comunicação e Educação. Suas pesquisas estão relacionadas a televisão, educomunicação e cibercultura. Tem mestrado em Comunicação e Linguagens e Doutorado em Educação.
Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), na linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem; graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994); graduada em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelada em Teologia pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Graduada em Artes pela Claretiano (2020). Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC; como diretora de Relações Internas na PUCPR. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais, coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes, participa do Grupo GETEC (Grupos de Estudos em Teatro Comtemporâneo). Desenvolvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, História da Arte, Produção de saberes artísticos e culturais, História do Teatro. Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: história da arte, história do Teatro, antropologia cultural, arte e cultura, formas de expressão, mediações, hibridismos e convergências.
Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (2007), Publicidade e Propaganda (2009) e Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná (2010). Mestre do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica do Paraná (PPGTE, na linha de pesquisa de Mediações e Culturas). É professor da Escola de Comunicação e artes da PUCPR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, documentário, extensão universitária, vídeo, televisão, linguagens e hibridização mediática.
É Licenciado em Filosofia pela PUCPR, com aperfeiçoamento em Bioética pela RedBioética UNESCO, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela PUCPR, na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política. Sua pesquisa se concentra nas áreas de Filosofia da Religião e Filosofia da Comunicação, com ênfase nas relações entre comunicação e verdade.
É publicitário, com 12 anos de atuação em agências de publicidade, veículos e departamentos de Comunicação de empresas. Tem Mestrado em Comunicação e Semiótica e cursa Doutorado em Filosofia.
Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência docente e profissional na área de Gestão e Comunicação, com ênfase em Criatividade, Marketing, Gestão de Marcas, Gestão de Carreiras e Empreendedorismo. Já atuou como coordenadora de curso superior, entre outros cargos de gestão acadêmica. É também formada e empreendedora no segmento de fotografia. Se especializou no desenvolvimento de soft skills, ou seja, nas habilidades comportamentais, com um canal no Youtube dedicado ao assunto.
Graduada em Letras, especialista em língua portuguesa, mestre e doutora em Comunicação e Linguagens, transita entre as áreas da produção e da recepção textuais, dos estudos semióticos e do discurso audiovisual. Dedica-se, atualmente, à cinematografia sueca.
Formado em Ciência da Computação e especialista em Cinema, fez carreira no mercado publicitário na área de comunicação digital. Encontrou na indústria criativa o guarda-chuva de pesquisa para todas as áreas que estudou e praticou. Tem como realização na docência, a prática ideal para manter-se sempre compartilhando percepções. Acredita que a comunicação é capaz de realizar mudanças positivas nas vidas do planeta em um mundo cada vez mais conectado.
Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing e mestre em Linguagem e Tecnologia. Atua nas áreas de comunicação, marketing e produção de textos há 20 anos, por isso, já trabalhou com clientes dos mais variados segmentos do mercado. É apaixonada pela escrita e pela leitura, duas formas tão distintas e complementares de criar e encantar pessoas.
Publicitário e Produtor Musical. Mestre em Marketing, pesquisador das temáticas de Sound Branding. Atua em projetos de desenho de som e composição musical para Propaganda, Teatro e Cinema.
Publicitária especialista em Marketing Estratégico com foco em Comunicação Digital. Atua no mercado há mais de 15 anos, com foco em mídia e marketing digital para clientes como HSBC, Nextel, J&J, Kraft Foods do Brasil, ALL e O Boticário. Descobriu sua vocação ao se tornar professora e estuda a tecnologia aplicada à comunicação.
Publicitário e mestre em comunicação pela UFPR. Coordenador da Célula Coletivo Experimental (PUCPR), atua como consultor e professor de especialização, MBA e graduação. Acumula know-how de 17 anos entre ensino e prática nas áreas inerentes à comunicação e marketing, concluindo experiências mercadológica em departamentos de marketing e agências de publicidade, guerrilha e promoção em Curitiba e São Paulo, principalmente no cargo de gerente de projetos promocionais na Master Comunicação.
Paranista, trabalhou como vice-presidente de marketing no clube em 2014. Doente por futebol e apaixonado pelo terceiro setor acredita que o hexa é questão de tempo e trabalha para que a publicidade possa despertar o melhor da sociedade. Reza, sonha e luta para que o mundo seja um lugar melhor.
Publicitária, Mestre e Doutora em Administração, com ênfase em Marketing e Comportamento do Consumidor. Curiosa, determinada, antenada e crítica. Tem uma mente inquieta, ávida por novidades e inimiga da rotina, mas também aprecia o resgate das preciosidades, de relíquias que guardam e contam histórias. Seduzida pela Propaganda, apaixonou-se por Marketing e descobriu-se como Pesquisadora e Comunicadora. Realiza-se na Docência, onde todos esses papéis se encontram e contracenam. Acumula experiência profissional e acadêmica em Marketing de Relacionamento, Pesquisa de Mercado, Gestão de Marcas e Comportamento do Consumidor, especialmente em Serviços e no Varejo. Estuda e presta consultoria nestas áreas. Busca compreender padrões de comportamento capazes de gerar insights para decisões mais assertivas na Comunicação Mercadológica. Para isso, desconfia do óbvio e procura compreender as relações entre indivíduos e marcas por diferentes perspectivas. Fã de séries e jogos, não resiste a um banho de piscina e se perde em livrarias, sebos e bibliotecas.
Formado em propaganda e marketing pela ESPM (SP), com mestrado e doutorado em administração com ênfase em marketing e branding (PUCPR). É pesquisador e palestrante nas áreas de comportamento do consumidor, comunicação com o mercado, construção de marcas e planejamento estratégico. É apaixonado por poesia, esportes americanos e batata-frita. Pai de dois filhos.
É professor universitário desde 2000. Atua como docente na graduação e pós-graduação. É Graduado em Publicidade e Propaganda, Especialista em Marketing, Mestre em Comunicação e Linguagem e Doutor em Administração. Na área acadêmica atuou como gestor de Instituição de Ensino Superior. Foi Coordenador de Curso de Graduação, Coordenador de Pós-Graduação, Diretor de Campus e Diretor de EAD. Atuou também como publicitário nas áreas de planejamento e atendimento e como Consultor de Marketing no SEBRAE.
Bacharel em Direito pela PUCPR, onde também fez seu mestrado, tendo anteriormente feito pós graduação lato sensu pela Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo. Advoga na área criminal em escritório próprio. Gosta muito de lecionar também para outros cursos, além do Direito.
É Relações Públicas, mestrado e doutorado em Educação com ênfase em Políticas Públicas, experiência em empresas multinacionais na área de assuntos corporativos e relações institucionais. Vinte e três anos de experiência no ensino superior nas disciplinas de opinião pública, sustentabilidade, teorias da comunicação, análise conjuntural – politica e econômica. Suas pesquisas estão voltadas para a área da politicas públicas de acesso e permanência na educação Superior, sustentabilidade e pacto global, publicidade infantil e comunicação para a juventude.
Mestre em Sociologia, Especialista em Cinema e Graduada em Design. Atua nos cursos de Design e Publicidade e Propaganda nas áreas de Semiótica, Estética, Cor, Ilustração, Projeto, Processos Criativos e Narrativas Handmade. Consultora / Instrutora Empresarial em Criatividade, Inovação e Design Thinking. Experiência profissional em Design e Direção de Arte
É jornalista com especialização em Mídias Digitais, tem experiência de seis anos como repórter e editor do jornal Gazeta do Povo. Atua como jornalista freelancer e gestor de redes sociais. Tem Mestrado em Ciência Política e cursa Doutorado em Ciências da Informação.
Formado em Publicidade e Propaganda (PUCPR 1995), trabalhou como Produtor Eletronico – RTVC nas principais agencias de Curitiba por 18 anos. Essa bagagem profissional é que o permite dar aula sobre sua paixao: Producao em TV e Cinema, Linguagem Cinematográfica e Producao Audiovisual. Docente desde 2000, é especialista em Comunicacao Integrada (OPET 2003) e atualmente é mestrando em CL/Cinema (UTP). Acredita que muito mais importante do que a historia, é a maneira de conta-la – objeto de estudo incessante na linguagem do próprio Cinema.