CCURSOS

Relações Públicas

Bacharelado

Seja protagonista e faça sua história na comunicação
A PUCPR criou um curso de Relações Públicas inovador, que tem uma formação humana com olhar na diversidade, cidadania, autonomia e justiça social. Toda mudança começa com uma boa relação, e aqui os estudantes já começam a se relacionar com o mercado logo no começo. Essa nova forma de aprender só é possível por meio de professores com experiência de mercado e de uma infinidade de projetos integrados, como aulas e atividades práticas nas áreas de comunicação e artes. Aqui o poder de escolha está nas mãos do futuro profissional, já que ele trilha as áreas de conhecimento de acordo com seu perfil. Comunicação Interna, Gestão de relacionamento ou Relações com a Mídia. Seja qual for a atuação do futuro Relações Públicas, ele se forma na PUCPR com uma visão estratégica capaz de entender as necessidades de indivíduos e organizações complexas e variadas.

 

O curso prepara o estudante para

  • Planejar uma comunicação personalizada e adequada a diferentes públicos e organizações;
  • Gerenciar crises e conflitos de imagem e identidade corporativa;
  • Desenvolver projetos e ações de sustentabilidade nas organizações;
  • Analisar tendências e desenvolver ações, programas e produtos de Relações Públicas;

 

Relações Públicas têm tomada de decisão
Com habilidades de liderança e mediação, o Relações Públicas atua equilibrando cidadania com princípios éticos e estabelecendo relacionamentos legítimos em uma sociedade em constante transformação. Na PUCPR, o estudante constrói seu portfólio já na graduação com projetos práticos, como Produção de Imagem em Relações Públicas e Produção de Conteúdo Digital. Disciplinas como Comportamento Organizacional, Pesquisa Mercadológica e Análise de Dados, Gestão de Relacionamento, Imagem e Reputação e várias outras foram reformuladas, e agora contam com uma carga horária ainda maior. Essa combinação é responsável por formar um profissional moderno e preparado para as tendências mais atuais da carreira.

 

E o mercado como vai?
Onde houver uma organização ou indivíduo que precisa trabalhar o relacionamento com seu público, a presença do Relações Públicas será requerida. O profissional com essa formação tem um vasto campo de atuação em organizações públicas, privadas e da sociedade civil. Também é grande a demanda para a gestão de eventos corporativos, comerciais e esportivos. Além de visitas técnicas e estágios em startups e empresas parceiras, os espaços diferenciados da PUCPR simulam cenários empresariais com situações reais, que facilitam a entrada dos universitários no mercado de trabalho. Durante seu período na Universidade, eles têm a chance de buscar e aplicar soluções inovadoras em gestão da comunicação, baseadas em conhecimentos das ciências sociais e das tecnologias.

 

O diferencial está na experiência
Dinâmico, moderno e inovador. A nova cara do currículo de Relações Públicas da PUCPR tem esses atributos porque faz uso do Hands On, um conceito no qual o estudante aprende colocando a mão na massa. Disciplinas como Prática Profissional, Produção de Conteúdo Digital e Brand Experience são apenas um aperitivo dos conteúdos práticos – todos baseados em situações reais do mercado – que o aluno irá encontrar. O foco na aprendizagem prática não para por aí. Ambientes como a Célula Coletivo Experimental e o Bureau de Relações Públicas – o único do Brasil – levam a vivência de mercado para dentro da universidade. E se você está cansado das salas de aula tradicionais, fique tranquilo: na PUCPR, as aulas presenciais contam com dois e até três professores simultâneos, que abordam diversas competências em um espaço de aprendizagem transformador.

Conheça mais Experiências de Aprendizagem

Rankings Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

MEC

Vídeos PUCPR

Relações Públicas

Vídeos PUCPR

Bureau de RP

Doutora

Francieli Mognon

Coordenação | Lattes

Formada em Relações Públicas com atuação na área de comunicação organizacional e gestão de eventos. Seu maior desafio foi trabalhar a comunicação na área da saúde, atuou por muitos anos no gerenciamento de projetos e realizou mestrado em Tecnologia em Saúde e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Acredita que a comunicação deve ser humanizada e as relações precisam ser construídas de maneira transparente e ética, o que faz se apaixonar cada vez mais pelo universo das Relações Públicas. Atualmente é coordenadora e professora titular do Curso de Relações Públicas da PUCPR.

Abel Ribeiro dos Santos

Docentes | Lattes

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Possui mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UFPR. Especialização em Gestão de Políticas Públicas e Cidadania pelas Faculdades Bagozzi. Especialização em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade de Goiás e Graduação em filosofia pela Universidade São Francisco. Atualmente é professor de filosofia, ética e cultura religiosa na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Doutora

Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves

Docentes | Lattes

Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), com ênfase em Educação, linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem no Ensino Médio; graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994);graduação em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelado em Teologia /Catechesi Missionaria pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC. Atuou como diretora de Relações Internas na PUCPR. É professora da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais com atuação na linha de pesquisa Cultura e Ambientes Midiáticos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, construção de saberes artísticos e culturais. Tem interesse em pesquisas que envolvem os seguintes temas: educação, TICs, produção cultural e suas relações com o contexto midiático; formas de expressão, mediações, hibridismos, convergências e rupturas.

Mestre

André Schlemmer

Docentes | Lattes

Designer, Mestrado em Design, Doutorando em Design de sistemas de informação. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa – Design e Território e Design digital e da informação. Atuou no mercado em agências de comunicação, consultoria em identidade visual e projetos de editoração e redesign de artefatos. Áreas de interesse são sistemas de informação, interface humano-computador, design de interação, fundamentos do design gráfico e sintaxe da linguagem visual.

Mestre

Carlos Alberto Debiasi

Docentes | Lattes

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (2007), Publicidade e Propaganda (2009) e Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná (2010). Mestre do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica do Paraná (PPGTE, na linha de pesquisa de Mediações e Culturas). É professor da Escola de Comunicação e artes da PUCPR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, documentário, extensão universitária, vídeo, televisão, linguagens e hibridização mediática.

Mestre

Carolina de Miranda Pineli Alves

Docentes | Lattes

Mestre em Comunicação e Linguagens, formada em Relações Públicas e Letras Português-Espanhol. Com essa formação, ama tudo que está relacionado a textos (claro!) e gerenciamento de crise. Mas pesquisas sobre internet, televisão e comunicação no esporte são outros temas de interesse que têm espaço garantido no dia a dia da professora.

Mestre

Cicero Antonio Lira da Silva

Docentes | Lattes

Possui forte atuação no mercado de comunicação e gestão da cultura. Formado em Jornalismo, cursou especialização em Marketing e possui Mestrado em Educação. Desenvolve projetos de Assessoria de Comunicação, Telejornalismo e Educação para as Mídias. Integra o Júri o Prêmio Colunistas Paraná, maior premiação da área de propaganda no Estado, e é proprietário da CL Produções Ltda (que atua no segmento de produção cultural e entretenimento).

Mestre

Daniel Pala Abeche

Docentes | Lattes

É publicitário, mestre em comunicação e semiótica e doutorando em filosofia com estudos sobre linguagem, a estética e a cultura. Atuou durante mais de 12 anos em agências, veículos e departamentos de comunicação em empresas de médio e grande porte em São Paulo. Também é músico e apaixonado por cinema e literatura.

Mestre

Debora Pinto Pinheiro de Matos

Docentes | Lattes

Formada em Marketing e Propaganda, estuda Marketing e Inovação. Acredita que as estratégias de  marketing aliadas às  inovações contribuem para processos de criação e o desenvolvimento de mercados.

Mestre

Deborah Iuri Tazima

Docentes | Lattes

Mestre em Administração (bolsista CAPES) pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, linha de pesquisa em Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor (2014), Especialista em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web pelo MBA da Faculdade Pitágoras (2012), Bacharel em Administração pela UEL – Universidade Estadual de Londrina (2011) e Bacharel em Artes Visuais pela Unopar – Universidade Norte do Paraná (2009). É pesquisadora do Observatório SENAI/SESI/IEL do Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná na área de inovação e tendências e docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na área de Marketing.

Mestre

Evary Elys Anghinoni

Docentes | Lattes

É formada em Publicidade e Propaganda e mestre em Comunicação e Linguagens. Atua como professora universitária há 18 anos, lecionando disciplinas como Criatividade, Empreendedorismo, Gestão de Marcas e Marketing, para cursos de graduação e pós-graduação. Há 6 anos formou-se em fotografia, é proprietária de uma empresa de fotografia de família e sócia na empresa Imageria Leal, onde fotografa para grandes empresas como Positivo, Docol e O Boticário.

Doutora

Fabiana Rodrigues

Docentes | Lattes

Graduada em Letras, especialista em língua portuguesa, mestre e doutora em Comunicação e Linguagens, transita entre as áreas da produção e da recepção textuais, dos estudos semióticos e do discurso audiovisual. Dedica-se, atualmente, à cinematografia sueca.

Especialista

Fernanda Biazetto Vilar Fabricio

Docentes | Lattes

Formada em publicidade e propaganda e fotógrafa profissional. Estuda audiovisual, estética do cinema documentário autobiográfico e produção de imagens. Ama publicidade, principalmente a relação que esta tem com a arte, a fotografia e as imagens em movimento. Desde que ouviu a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” se interessou pelo mundo visual da comunicação.

Doutora

Francieli Mognon

Docentes | Lattes

Formada em Relações Públicas com atuação na área de comunicação organizacional e gestão de eventos. Seu maior desafio foi trabalhar a comunicação na área da saúde, atuou por muitos anos no gerenciamento de projetos e realizou mestrado em Tecnologia em Saúde e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Acredita que a comunicação deve ser humanizada e as relações precisam ser construídas de maneira transparente e ética, o que faz se apaixonar cada vez mais pelo universo das Relações Públicas. Atualmente é coordenadora e professora titular do Curso de Relações Públicas da PUCPR.

Doutor

Glaucio Henrique Matsushita Moro

Docentes | Lattes

Doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, área de Tecnologia e Sociedade . Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Técnico em Desenho de Comunicação pela ETE Carlos de Campos. Coordenador do curso de Pós Graduação em Animação Digital e Efeitos Visuais pela PUC-PR. Leciona na Pós Graduação de Jogos Digitais pela PUC-PR e nos cursos de Design Digital e Desenho Industrial pela PUC-PR na área de Design Informacional, Vídeo, Interatividade e Animação. Trabalhou em empresas como Editora Abril, PUC-SP, e TV Cultura. Atua nas áreas de pesquisa nos seguintes temas: imagem, design, tecnologia e sociedade.

Mestre

Jeferson Jose Thauny

Docentes | Lattes

Publicitário e mestre em comunicação pela UFPR. Coordenador da Célula Coletivo Experimental (PUCPR), atua como consultor e professor de especialização, MBA e graduação. Acumula know-how de 17 anos entre ensino e prática nas áreas inerentes à comunicação e marketing, concluindo experiências mercadológica em departamentos de marketing e agências de publicidade, guerrilha e promoção em Curitiba e São Paulo, principalmente no cargo de gerente de projetos promocionais na Master Comunicação.
Paranista, trabalhou como vice-presidente de marketing no clube em 2014. Doente por futebol e apaixonado pelo terceiro setor acredita que o hexa é questão de tempo e trabalha para que a publicidade possa despertar o melhor da sociedade. Reza, sonha e luta para que o mundo seja um lugar melhor.

Doutora

Juliana Del Secchi

Docentes | Lattes

Publicitária, Mestre e Doutora em Administração, com ênfase em Marketing e Comportamento do Consumidor. Curiosa, determinada, antenada e crítica. Tem uma mente inquieta, ávida por novidades e inimiga da rotina, mas também aprecia o resgate das preciosidades, de relíquias que guardam e contam histórias. Seduzida pela Propaganda, apaixonou-se por Marketing e descobriu-se como Pesquisadora e Comunicadora. Realiza-se na Docência, onde todos esses papéis se encontram e contracenam. Acumula experiência profissional e acadêmica em Marketing de Relacionamento, Pesquisa de Mercado, Gestão de Marcas e Comportamento do Consumidor, especialmente em Serviços e no Varejo. Estuda e presta consultoria nestas áreas. Busca compreender padrões de comportamento capazes de gerar insights para decisões mais assertivas na Comunicação Mercadológica. Para isso, desconfia do óbvio e procura compreender as relações entre indivíduos e marcas por diferentes perspectivas. Fã de séries e jogos, não resiste a um banho de piscina e se perde em livrarias, sebos e bibliotecas.

Especialista

Letícia Barbosa Krasnhak

Docentes | Lattes

Relações Públicas com atuação no mercado de comunicação e gestão de varejo por mais de dez anos. Trabalhou em agências de comunicação com foco em digital e live marketing. No varejo, coordena equipe comercial e é responsável por estratégias de marketing na empresa Igor Soluções, empresa de varejo focada em equipamentos e utensílios para alimentação. Possui especialização em Marketing Empresarial e cursou MBA em gestão estratégica de empresas. Desenvolve projetos de consultoria em Relações Públicas, envolvendo estratégias de: Comunicação, Eventos, Marketing e Gestão de Pessoas.

Doutor

Luiz Alberto Vivan

Docentes | Lattes

É professor universitário desde 2000. Atua como docente na graduação e pós-graduação. É Graduado em Publicidade e Propaganda, Especialista em Marketing, Mestre em Comunicação e Linguagem e Doutor em Administração. Na área acadêmica atuou como gestor de Instituição de Ensino Superior. Foi Coordenador de Curso de Graduação, Coordenador de Pós-Graduação, Diretor de Campus e Diretor de EAD. Atuou também como publicitário nas áreas de planejamento e atendimento e como Consultor de Marketing no SEBRAE.

Mestre

Luiz Antonio Martins Barbosa Junior

Docentes | Lattes

Bacharel em Direito pela PUCPR, onde também fez seu mestrado, tendo anteriormente feito pós graduação lato sensu pela Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo. Advoga na área criminal em escritório próprio. Gosta muito de lecionar também para outros cursos, além do Direito.

Doutor

Marcos José Zablonsky

Docentes | Lattes

Formado em Relações Públicas, Doutor em Educação na área das Políticas Públicas, experiência no mercado em empresas multinacionais na área corporativa e  relações institucionais. Fonte para a imprensa na área de políticas públicas, comportamento do consumidor, opinião pública e marketing político. Adora viajar e faz das viagens com a família, uma experiência de vida, com um olhar de observador, flanando pelos ruas e locais históricos,  absorvendo a cultura  envolto pela população local.

Mestre

Miriam Silva da Fontoura

Docentes | Lattes

Mestre em Sociologia, Especialista em Cinema e Graduada em Design. Atua nos cursos de Design e Publicidade e Propaganda nas áreas de Semiótica, Estética, Cor, Ilustração, Projeto, Processos Criativos e Narrativas Handmade. Consultora / Instrutora Empresarial em Criatividade, Inovação e Design Thinking. Experiência profissional em Design e Direção de Arte.

Especialista

Paulo Vinícius Alves

Docentes | Lattes

Atualmente cursa Mestrado em Filosofia na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica. É especialista em Cenografia pela UTFPR – Universidade Tecnológica do Paraná (2014). Possui graduação em Filosofia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e graduação em Artes Cênicas pela FAP- Faculdade de Artes do Paraná (2008). Atualmente é professor colaborador da UNESPAR – FAP – Faculdade de Artes do Paraná (cursos Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas e Cinema na Cine TV UNESPAR) – e da PUCPR (curso Bacharelado em Teatro). Tem profunda experiência em Teatro e Cinema com ênfase nos elementos visuais da cena. Dirige a Produtora Figurino e Cena e atualiza seu portfólio no endereço eletrônico www.figurinoecena.ato.br .

Mestre

Rodrigo de Alvarenga

Docentes | Lattes

Formado em Administração (UNIP), MBA (BSP), Pós-Graduação (UFPR), Mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR), Especialização em Finanças & Banking (FGV SP), Programa de Empreendedorismo (Boston College) e Exponentials (Singularity University). Avaliador do Prêmio MIT Innovators Under 35 LATAM & EU, mentor de vários programas de criação e aceleração de startups nos USA, EU, Oriente Médio, LATAM e Brasil, sócio fundador e CEO da HAG Consulting & Ventures e apaixonado por educação e transformação.

Mestre

Sergio Barbosa Rodrigues

Docentes | Lattes

Possui graduação em Teologia, especialização em Bioética e Mestrado em Teologia e é doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É professor assistente no curso de Teologia da PUCPR nas disciplinas de Teologia moral e bioética.

Mestre

Tania Cristina Silva Barbieri

Docentes | Lattes

Possui graduação em psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1990) e mestrado em Organizações e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2012). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, treinamento, liderança e gestão de equipe, vivências subjetivas e gestão por competências.

Doutor

Valdir Borges

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-Graduação: Mestrado em Filosofia (2006) e Doutorado em Educação (2010), também pela PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Teologia, Matemática e Direitos Humanos. Desde 2008 atua como Professor no Departamento de Filosofia e na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde o ano de 2017, do grupo de pesquisa “Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná”, o grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Mestre

Wilton Borges dos Santos

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Direito pela mesma Universidade (2006). Doutorando em Filosofia e professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Tem sua pesquisa voltada para área de Ética e Ontologia, mais especificamente sobre a questão da Natureza em Jean-Jacques Rousseau. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: natureza; cultura; subjetividade, ética e educação.

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 1.794,05*

Status

Inscrições abertas