CCURSOS

Música – Multiartes

Licenciatura

Que tal estudar no único eixo Multiartes do Brasil e obter uma formação que integra conhecimentos de áreas como Teatro, Música, Dança e Artes Visuais? Na PUCPR, todos os cursos são perfeitos para quem tem a arte e a cultura correndo nas veias e está em busca de uma formação ampla, que proporcione a leitura de contextos e a antecipação de tendências e novos formatos para a atuação artística.

CONHEÇA O EIXO MULTIARTES

POR QUE ESCOLHER MÚSICA NA PUCPR?

Como ensinar a arte que transforma o mundo? No curso de Música Licenciatura da PUCPR, você aprende estratégias para ensinar música para diversos públicos e em diversos contextos, com o uso de ferramentas tecnológicas e metodologias criativas.

O curso prioriza uma formação musical sólida, em que a prática e a teoria caminham juntas, formando professores por meio da vivência da docência musical e da produção de formas inovadoras de educar musicalmente.

Na PUCPR você aprende fazendo: as aulas de formação musical são realizadas em um dos espaços de aprendizagem mais modernos do sul do país, equipadas com tecnologia de ponta e preparadas para ensaios e práticas musicais. No estúdio de gravação, por exemplo, você aprenderá a usar a tecnologia musical e produzir seus materiais didáticos e produções musicais acadêmicas. Além disso, poderá realizar empréstimos de instrumentos musicais e equipamentos de áudio e vídeo. Do erudito ao popular, o corpo docente do curso de Música é formado por profissionais experientes e com uma formação eclética e de excelência, o que garante à você acesso à visões diversas sobre a área.

Aqui, você vai aprender a ensinar música por meio do exercício da docência em projetos sociais e estágios, que englobam a Educação Musical Infantil e o ensino de música na escola. Venha fazer parte da transformação que a música proporciona à vida das pessoas.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Vídeos PUCPR

Doutora

Francieli Mognon

Coordenação | Lattes

Formada em Relações Públicas com atuação na área de comunicação organizacional e gestão de eventos. Seu maior desafio foi trabalhar a comunicação na área da saúde, atuou por muitos anos no gerenciamento de projetos e realizou mestrado em Tecnologia em Saúde e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Acredita que a comunicação deve ser humanizada e as relações precisam ser construídas de maneira transparente e ética, o que faz se apaixonar cada vez mais pelo universo das Relações Públicas.

Doutor

Paulo Roberto Ferreira de Camargo

Coordenação | Lattes

É jornalista com experiência como editor de Cultura, crítico de cinema e repórter especial do jornal Gazeta do Povo.  É editor e fundador do portal de cultura A Escotilha e integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).  Tem Mestrado em Teoria e Estética do Audiovisual e Doutorado em Comunicação e Linguagens – Cinema e Audiovisual.

Doutor

Adailton Sergio Pupia

Docentes

Doutor e mestre em Musicologia pela UFPR e graduado em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sendo especialista em Educação Musical pela mesma instituição.  Sua atuação musical abrange os processos de criação, teoria e análise musical, bem como as práticas interpretativas e a regência. Já lecionou em importantes universidades do Paraná e esteve envolvido em diversos projetos musicais ao longo de sua caminhada profissional, como na direção artística e regência da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa; na condução da Orquestra e Coro da cidade de Braga em Portugal; na produção e apresentação de programas de TV e colunas jornalísticas sobre música; e em diversas produções como instrumentista e regente.

Pós-Doutor

Alexy Viegas

Docentes

Doutor em Música pela USP com duplo estágio sanduíche (ULaval-Canadá, 2015; e CUNYEstados Unidos, 2015-2016). Realizando atualmente um Pós-Doutorado em Música na USP onde estuda recursos tecnológicos. Atua nas áreas de produção, gravação edição sonora; tecnologia; direção musical; arranjo e composição. Realiza trabalhos de gravação, edição, mixagem e masterização de som e música no Estúdio/Produtora 3×7 (Curitiba-PR) – com participação na gravação do disco Quebranto (2016), de Yamandú Costa e Alessandro Penezzi (album vencedor do XXIX Prêmio da Música Brasileira) – edição de áudio e programação (Airto Moreira, Flora Purim, Luisa Camargo Mariano, Marcelo Mariano), trilhas sonoras originais e produção musical para artistas.

Mestre

Fabio Rodrigo Serpe

Docentes

Mestre em Música pela UFPR, na linha de pesquisa: Teoria, Criação e Estética da Música e Graduado em Música – Licenciatura pela EMBAP/UNESPAR . É músico profissional desde os treze anos, tendo adquirido em sua trajetória experiência em composição, performance, arranjo, gravação, com sete álbuns em seu currículo. Já foi entrevistado pela revista Guitar Player para falar de seus trabalhos com Sinhá Vitória e Supertônica. Com a Splippleman teve o prazer de gravar no Abbey Road Studios, no Sunset Sound Recorders e tocar no lendário Whisky a Go Go.

Doutor

Flávio Denis Dias Veloso

Docentes

Doutorando em Música (Cognição/Educação Musical), Mestre em Música e Licenciado em Música pela UFPR. Atualmente realiza o bacharelado em Instrumento (Percussão) pela Unespar/Embap. Atua como professor universitário em importantes universidades de Curitiba, produzindo também materiais didáticos para cursos EAD na área da Educação Musical. Nos últimos anos, sua produção como instrumentista tem se concentrado nos grupos de música de câmara (Duo Sabel-Veloso e Grupo Nih-Nik) e no contexto orquestral (Osembap). Como pesquisador, tem investigado temas relacionados à prática, ensino e aprendizagem da performance musical em contextos coletivos sob a perspectiva da educação e cognição musical.

Doutor

Joezer de Souza Mendonca

Docentes

Doutor em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É maestro, arranjador, compositor e pianista com 25 anos de atuação na área do ensino de música. Lecionou em importantes cursos de música da cidade e pós graduações no Brasil.  É autor do livro Música e Religião na Era do Pop e redator apresentador do programa Clássicos Prime, da webrádio Conhecer. Além de docente, atua na PUC como coordenador do Núcleo de Estudos e Criação Musical – PUCPlay.

Mestre

Vivian Dell Agnolo Barbosa Madalozzo

Docentes

Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná e licenciada em música pela mesma instituição, atualmente cursa o Doutorado em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Portugal. Já foi colaboradora de importantes instituições de ensino da cidade. Há 20 anos trabalha com educação musical infantil e capacitação de professores especialistas e não especialistas em música. Em 2010 fundou a Alecrim Dourado Formação Musical, escola especializada na formação musical da primeira infância. Seus interesses de pesquisa são: a formação do professor, o protagonismo da criança, a análise de material didático para o ensino de música e as práticas musicais infantis.

Doutora

Viviane Alves Kubo

Docentes

Doutora em Musicologia pela UNICAMP, mestre em Música pela UFPR, Bacharel em Psicologia pela mesma instituição e Bacharel em Canto pela EMBAP. Iniciou seus estudos em música aos 15 anos, dedicando-se ao canto lírico, à música antiga e ao metal. Lançou seu primeiro livro, Malinconia d´amore, em 2013. Em 2017 foi contemplada com a bolsa de Doutorado Sanduíche pela CAPES, realizando parte de sua pesquisa na Universidade de Bolonha, na Itália, com o renomado musicólogo Lorenzo Bianconi. Atualmente é professora autorizada a lecionar a técnica de Belting Contemporâneo do Maestro Marconi Araújo.

Mestre

Welington Tavares dos Santos

Docentes

Mestre em Educação pela PUCPR, Licenciado em Música pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP, onde fez especialização em Fundamentos do Ensino da Arte, licenciado em Pedagogia, segunda licenciatura, se especializando também em EaD: gestão e tutorial pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atua como professor na rede pública estadual de ensino desde 2003, onde coordena os grupos de percussão, fanfarra escolar e flauta doce. É membro associado do FLADEM – Fórum Latinoamericano de Educação Musical e da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical. É pesquisador na área de Educação, Educação Musical e Tecnologias, com interesse pela Formação de Professores de Música, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e uso de Tecnologias Digitais na Educação Musical.

apresentacao-musical-no-premio-vivacecoral-e-banda-em-apresentacao-no-vivacecoral-graduacao-em-musicacurso-de-musicaflautistas-no-premio-vivace
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Belas Artes

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 950,00*

Status

Inscrições abertas