CCURSOS

Psicologia

Bacharelado

Pessoas atentas ao comportamento humano, acolhedoras e com boa comunicação. Estas são as principais características de quem opta por estudar Psicologia. A capacidade de compreender o outro com julgamento crítico, valorizando a diversidade e a busca contínua por atualização também são atributos desenvolvidos por estes profissionais.

A graduação de Psicologia da PUCPR completa, em 2018, 49 anos de existência, sendo o primeiro curso no estado do Paraná. O projeto pedagógico de Psicologia é estruturado por competências, fundamentadas em cinco princípios: autonomia, cooperação, senso crítico, honestidade e dedicação. Para garantir maior flexibilidade e autonomia acadêmica, os currículos apresentam os seguintes elementos: Sistema de requisitos; Exame de Proficiência em Língua Portuguesa; Disciplinas dos tipos obrigatória, eletiva e/o optativa.

O curso prepara o estudante para
Um profissional com uma visão sistêmica e empreendedora, capaz de inovar considerando necessidades sociais e direitos humanos para atuar nos diferentes campos da Psicologia. A missão do curso é preparar os estudantes para se tornarem profissionais aptos ao atendimento das necessidades impostas pelo contexto atual, desenvolvendo a capacidade de tomada de decisão frente às demandas psicológicas geradas na prática profissional, produzindo conhecimentos de relevância social e gerando empreendimentos inovadores.

Cenário e atuações
O psicólogo encontra um cenário que amplia a necessidade de reconhecimento das demandas de atuação em campos emergentes da Psicologia, que vão além dos tradicionais. O profissional pode atuar tanto de forma autônoma como contratado em consultórios, hospitais, empresas, escolas, consultorias, órgãos governamentais, ONGs, presídios, instituições jurídicas, unidades básicas de saúde e núcleos comunitários. Além disso, a tecnologia da informação traz novas oportunidade para a prática do psicólogo.

Por que fazer Psicologia na PUCPR?
A formação em Psicologia da PUCPR faz uso de metodologias de aprendizagem ativa, considerando seu caráter focado no desenvolvimento de competências que atendam de maneira consistente e duradoura, tendo em vista a futura atuação do profissional. As metodologias utilizadas no processo de aprendizado são definidas e apresentadas nos Planos de Ensino, comunicados e disponibilizados aos estudantes no início de cada semestre. O uso das tecnologias de informação faz parte da prática dos professores, que utilizam as múltiplas ferramentas e espaços de aprendizagem disponibilizados pela Universidade.

O curso oferece ao estudante o uso de laboratórios de análise experimental do comportamento, dinâmicas de grupo, avaliação psicológica, anatomia e fisiologia, informática e salas de espelhos, bem como um serviço escola que ao atender a comunidade permite ao aluno do ultimo ano do curso vivenciar praticas de estágio em diferentes serviços fundamentais para a formação em Psicologia.

Com um quadro docente composto 100% por mestres e doutores, a graduação valoriza a interdisciplinaridade, por meio do contato direto com outras áreas do conhecimento, que facilitam a compreensão dos fenômenos psicológicos.

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

5

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

4

ENADE 2018MELHOR CURSO DO PARANÁ
DENTRE AS IES PRIVADAS

Ícone Troféu

3

MEC

Thaise Lohr Tacla

Coordenação

Camila Maia de Oliveira Borges Parana

Coordenação

Doutora

Ana Maria Moser

Docentes

Ana Suy Sesarino Kuss

Docentes

Mestre

Andressa Marianne Salles Engelmann

Docentes

Doutora

Carla Regina Françoia

Docentes

Doutora

Celia Aparecida Ferreira Carta Winter

Docentes

Doutora

Claudia Lucia Menegatti

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2015). Atua como Psicóloga Clínica e no Magistério Superior na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com ênfase em Psicologia da Saúde e Análise Aplicada do Comportamento. (http://lattes.cnpq.br/6829588823975051)

Doutor

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Mestre

Eliane de Moura Goncalves Schwab

Docentes

Elizabeth Carvalho da Veiga

Docentes

Mestre

Flavia Maria de Paula Soares

Docentes

Doutora

Graziela Sapienza

Docentes

Mestre

Janice Strivieri Souza Moreira

Docentes

Doutora

Juliana Radaelli

Docentes

Mestre

Juliano Maluf Amui

Docentes

Doutor

Luiz Fernando Ribeiro

Docentes

Mestre

Mari Angela Calderari Oliveira

Docentes

Doutora

Maria Cristina Neiva de Carvalho

Docentes

Mestre

Maria Helena Budal da Silva

Docentes

Mestre

Michel Alexandre Fillus

Docentes

Mestre

Naim Akel Filho

Docentes

Mestre

Nancy Greca de Oliveira Carneiro

Docentes

Mestre

Neuzi Barbarini

Docentes

Mestre

Patricia Guillon Ribeiro

Docentes

Patrícia Verlingue

Docentes

Mestre

Raphael Chrystopher Borguezan

Docentes

Doutora

Regina Celina Cruz

Docentes

Doutor

Saulo Pfeffer Geber

Docentes

Mestre

Tania Cristina Silva Barbieri

Docentes | Lattes

Possui graduação em psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1990) e mestrado em Organizações e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2012). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, treinamento, liderança e gestão de equipe, vivências subjetivas e gestão por competências.

Doutora

Tatiany Honorio Porto Aoki

Docentes

Mestre

Ulisses Domingos Natal

Docentes

Mestre

Viviane Tetu

Docentes

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

5 anos

Mensalidade

R$ 2.309,51*

Status

Inscrições abertas