Destaque

Destaque - 20 dez 2021

RetrosPUCtiva: relembre os principais acontecimentos da PUCPR em 2021

Relembre os momentos mais marcantes da Instituição nesse ano

banner-noticia_1000x600px-retrospuctiva_2021

No ano de 2021 comemoramos diversas conquistas: a chegada da vacina para Covid-19, desenvolvimento de pesquisas, reconhecimento por meio rankings de ensino. A comunidade da PUCPR fez várias ações de solidariedade, acolhida, eventos e iniciativas para estar próxima apesar da distância. Relembre alguns desses momentos que marcaram a Universidade ao longo do ano:

#TodosJuntos

Pesquisa da PUCPR mostra que cães e gatos não transmitem Covid-19

A PUCPR desenvolveu uma pesquisa para saber se cães e gatos que testaram positivo para Covid-19 poderiam transmitir o vírus. O estudo mostrou que cerca de 90% dos animais que tiveram contato com pessoas com o vírus não desenvolveram a doença.

RELEMBRE AQUI

Curso de Jornalismo realiza cobertura da vacinação contra a Covid-19

cobertura-covid-jornalismoEm 2021, com o início da vacinação em Curitiba, o curso de Jornalismo realizou a cobertura da vacinação contra a Covid-19. Foi uma oportunidade de exercitar o aprendizado na prática.

RELEMBRE AQUI

 

Pesquisa aponta risco da Covid em grávidas

A PUCPR em parceria com a UFPR e o IPPP desenvolveu uma pesquisa sobre o risco da Covid-19 afetar a placenta de grávidas e prejudicar o desenvolvimento do bebê. Prevenção ainda é a melhor forma de cuidado.

RELEMBRE AQUI

Escola de Ciências da Vida presta atendimentos de saúde à população vulnerável

ação-estudantes-e-professores-pucpr

Os professores e estudantes de Odontologia, Enfermagem, Biologia, Fisioterapia e Nutrição da PUCPR, em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná, fizeram uma ação social com a população vulnerável de balneário Sangri-lá.

 

RELEMBRE AQUI

 

PUCPR oferece curso de libras gratuito para profissionais de saúde

Para facilitar e melhorar o atendimento com pacientes surdos, os acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) promoveram gratuitamente, o curso de libras para profissionais de saúde.

RELEMBRE AQUI

Conquistas

PUCPR é a melhor universidade do Paraná

times higher education pucprEm 2021, a PUCPR foi eleita a melhor Universidade do Paraná pelo segundo ano consecutivo e a 5ª melhor do Brasil entre as instituições privadas. A classificação é do ranking internacional do Times Higher Education (THE), um dos mais importantes do mundo em relação ao ensino superior.

RELEMBRE AQUI

PUCPR é destaque no Guia da Faculdade de 2021

A PUCPR ficou entre as 8 instituições privadas com maior número de cursos nota 5 no ranking do Guia da Faculdade, organizado pelo jornal O Estado de São Paulo com a Quero Educação.

RELEMBRE AQUI

Startup criada na PUCPR vence prêmio na ONU

Joyn-startup-pucpr-retrospuctiva-2021A startup Joyn surgiu com o intuito de conectar ONGs a empresas e doadores, além de auxiliá-las na gestão e arrecadação de recursos. Ela foi uma das finalistas do PIBEP e a vencedora do Hult Prize, da ONU, na etapa da América Latina.

RELEMBRE AQUI

1 ano do podcast PUCPR

Em Agosto de 2021 o podcast da PUCPR comemorou o seu primeiro ano no ar.

São três programas disponíveis: Coffee break, Quando Tudo Isso Passar e o Explica Essa. Os temas dos episódios variam de Empreendedorismo na Universidade, Among Us, até o futuro pós-pandemia.

RELEMBRE AQUI

Equipe da PUCPR vence competição internacional para veículos autônomos

Estudantes da Escola Politécnica da PUCPR venceram o desafio Al@challenge, competição internacional de soluções para veículos autônomos. A equipe da Universidade foi a única brasileira a participar, concorrente com times da Finlândia e Alemanha. Como prêmio eles ganharam uma viagem para a Alemanha para apresentar a proposta.

RELEMBRE AQUI

Hotmilk lança laboratório de inovação em parceria com a Celepar

hotmilk-celepar-pupr-retrospuctivaA Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR, e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) do Governo do Estado firmaram o programa de inovação aberta. Ele oportuniza a inovação e a geração de conhecimentos e tecnologias, além do desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas sociais e econômicas do Paraná.

RELEMBRE AQUI

Eventos

Setembro amarelo

A saúde mental é muito importante para que todas as nossas atividades dentro e fora da Universidade fluam com mais facilidade. Pensando nisso, durante o mês de setembro, o Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da PUCPR realizou uma ação com seus cães terapeutas.

RELEMBRE AQUI

 

 

 

TEDxPUCPR

O TEDxPUCPR deste ano teve como tema “Muda mundo: transformando sociedades”. O evento foi dividido em quatro grandes nichos: Educação, Sustentabilidade, Social e Bem-Estar & Saúde. Entre os palestrantes estavam Nando Reis, Ivan Mizanzuk, Lucia Loxca e Naomi Mayer.

RELEMBRE AQUI

PUCPR Acolhe

A PUCPR fez uma singela recepção aos estudantes no retorno à presencialidade, com entrega de alguns mimos e apresentação de música ao vivo.

RELEMBRE AQUI

Programa Bem-Estar

O Programa Bem-Estar surgiu durante a pandemia para incentivar as pessoas a realizarem atividades físicas (corrida, bike, caminhada). Por meio da ajuda de aplicativos de exercício, o público interno e comunidade se sentiram mais próximos e acolhidos em tempos de isolamento social.

RELEMBRE AQUI

60 anos do curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo da PUCPR completou 60 anos e a comemoração foi realizada online com uma programação de mesas redondas e lançamento de materiais produzidos pelos estudantes.

RELEMBRE AQUI

 

Campeonato de Lançamento de Foguetescampeonato-de-foguetes

O Câmpus Toledo da PUCPR realizou o terceiro campeonato de lançamento de foguetes no começo do mês de novembro.

Os foguetes são feitos de garrafa PET, vinagre, bicarbonato de sódio e muita criatividade. Lançados de plataformas fixadas no solo e podem alcançar vários metros de altitude de voo, mas o objetivo é atingir a distância máxima horizontal a partir da base de lançamento.

RELEMBRE AQUI

Gente da PUCPR

Pai e filho dividem o mesmo sonho

gente-da-puc-1Durante a colação de grau, que aconteceu de forma remota, Ezequiel Barbosa ouviu a seguinte frase do pai: “Quiel, você poderia me deixar vestir a sua beca, pois eu sempre sonhei em vestir uma roupa de formatura, mas nunca me foi possível e nem poderei fazer uma faculdade”. Relembrando toda a trajetória de seu pai, Daniel de Moura Barbosa, que é seu grande exemplo e a sua maior inspiração, ele disse sim sem pensar duas vezes.

RELEMBRE AQUI

 

Primeiros graduados do American Academy chegam à Kent State University

Estudantes tiveram aulas na PUCPR com professores da Kent State University e depois seguiram para a instituição americana. O American Academy faz parte do programa de graduação internacional da PUCPR, no qual é possível iniciar a graduação antes de escolher o curso.

RELEMBRE AQUI

Primeira professora da PUCPR

Maria Olga Mattar foi a primeira mulher contratada como professora assistente da FFCL (antiga Faculdade de Filosofia Ciência das Letras, que mais tarde passou a integrar a Universidade Católica do Paraná). Foram 53 anos dedicados à educação em colégios públicos e privados.

RELEMBRE AQUI

Alumni PUCPR tem trabalho indicado no Oscar 2021

Daniela Medeiros é graduada em Arquitetura pela PUCPR e teve seu trabalho como Set Designer indicado ao Oscar, pelo filme Mank. Ela também participou de projetos como Thor Ragnarok e Homem-Formiga, da Marvel.

RELEMBRE AQUI

Yuval Noah Harari é o novo professor convidado da PUCPR

Estudantes da Pós PUCPR Digital terão superclass exclusiva com um dos maiores pensadores atuais. Yuval é historiador, filósofo, autor de best-seller com mais de 30 milhões de cópias vendidas em 60 idiomas.

RELEMBRE AQUI

Estudantes de Publicidade fazem campanha para incentivar cuidados sanitários no Câmpus

A campanha “Gente Boa não aglomera” foi desenvolvida pela Agência Experimental Célula em parceria com o setor de comunicação institucional da Universidade. Pensada para o retorno das aulas presenciais, a campanha foi uma forma descontraída de relembrar os estudantes dos cuidados dentro da Universidade.

RELEMBRE AQUI

Nadador da PUCPR ganha bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

retrospuctiva-nadador-eric-toberaEric de Oliveira Tobera, paratleta da PUCPR, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio no revezamento 4x50m Livre misto em 20 pontos. O nadador foi homenageado pela Reitoria da Universidade.

RELEMBRE AQUI