Câmpus

Câmpus - 27 out 2021

PUCPR está entre as 8 instituições privadas com maior número de cursos com nota 5

Ranking foi divulgado pelo Guia da Faculdade, uma iniciativa do Jornal O Estado de São Paulo em parceria com a Quero Educação

pucpr- ranking-guia-da-faculdade-estadao

O Guia da Faculdade, desenvolvido pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a Quero Educação, divulgou o ranking das instituições (públicas e privadas) mais bem avaliadas do Brasil.

A PUCPR está entre as 8 instituições privadas do País com o maior número de graduações com nota máxima (5 estrelas).

Os quatro cursos com a maior avaliação, considerada excelente pelo ranking foram: Marketing, Educação Física, Teologia e Pedagogia, todos do Câmpus Curitiba.

Os outros 49 cursos avaliados com 4 estrelas, considerado muito bom pelo ranking, estão distribuídos entre os Câmpus Curitiba (38), Toledo (5) e Londrina (6).

Como é feita a avaliação

Para avaliar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o País é utilizada a metodologia de “avaliação por pares”, que consiste na equipe do Guia atuar como um instituto de pesquisa, coletando a opinião dos professores que lecionam no ensino superior.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para participar.

São avaliados tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância. Porém, não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, precisam atender aos critérios de titulação de Bacharelado ou Licenciatura e ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

As informações utilizadas têm como base um questionário, no qual o coordenador de cada curso apresenta as principais características da graduação em projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Quem são os avaliadores

Mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior se cadastraram voluntariamente para fazer parte do Guia da Faculdade. Esses avaliadores são acionados para dar notas aos cursos da sua área de formação e de instituições localizadas preferencialmente na mesma região do País na qual trabalham.

Todas as informações sobre o Guia podem ser consultadas aqui.