Destaque

Destaque - 22 set 2021

Nadador da PUCPR conquista medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Eric de Oliveira Tobera recebeu homenagem da Reitoria da Universidade por levar o nome da PUCPR à competição

paratleta-natação-inclusão-olimpíadas-paralimpíadas

O nadador Eric de Oliveira Tobera, do time de atletas da PUCPR, conquistou a medalha de bronze na prova de Revezamento 4x50m Livre misto em 20 pontos, nas paralimpíadas de Tóquio 2021. Ele também obteve a 6ª melhor colocação a nível mundial nos 50m livres S4.

Como forma de homenagem da PUCPR, Tobera recebeu um quadro e uma carta durante um evento com a presença do Irmão Rogério Mateucci, pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão, do vice-reitor da Universidade Vidal Martins e demais membros da Reitoria. O atleta recebeu a honraria por levar o nome da Universidade cada vez mais longe e a tantos espaços interessantes.

Torbera também participou da live “Meu lugar no pódio: carreira, inclusão e superação” no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), junto com a Psicóloga e Especialista em Gestão de Pessoas na Mondelez, Pâmela Marques. O bate-papo realizado pelo PUC Carreiras para estudantes da PUCPR e toda a comunidade pode ser revisto no canal da PUCPR no YouTube.

O atleta

Eric Tobera tem 28 anos e é natural de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais. Ele foi o 5° colocado na prova dos 50 metros livre no Parapan de Lima, no Peru em 2019, além de já ter participado de diversas competições nacionais e internacionais. O jovem tem paralisia cerebral e conta que aliou a natação às suas atividades de reabilitação, quando seu avô teve a ideia de construir uma piscina no quintal de casa para que ele pudesse praticar exercícios físicos.

Inclusão

Desde 1999, a PUCPR insere pessoas com deficiência no meio esportivo. Atualmente, a equipe conta com atletas de alto rendimento nas modalidades de natação e atletismo.

Os atletas da PUCPR, instituição que atua como promotora do desenvolvimento regional e inclusão social, têm toda a infraestrutura da Universidade à disposição. Os jovens contam com acompanhamento dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia, têm rotina de treinos diários e passam por avaliações constantes.