Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 06 ago 2021

Estudantes de Publicidade e Propaganda criam campanha de conscientização sobre cuidados de saúde no Câmpus

“Gente boa não aglomera” é fruto de uma parceria entre a Agência Experimental Célula e o setor de Comunicação Institucional da Universidade

Com o retorno gradual das aulas presenciais no Câmpus Curitiba, a Escola de Belas Artes da PUCPR sentiu a necessidade de falar com os estudantes sobre os cuidados necessários para conter a disseminação do coronavírus. A Agência Experimental Célula, do curso de Publicidade e Propaganda Multicom, uniu forças com o setor de Comunicação Institucional da Universidade para criar uma campanha de conscientização alinhada à linguagem do estudante universitário.

Foi assim que surgiu o conceito “Gente boa não aglomera”, que hoje está estampado em cartazes pela Universidade. Renan Rossetto, estudante do 2º período de Publicidade e Propaganda e redator da Célula, conta que a ideia da campanha é reforçar os cuidados com um ar jovem e bem-humorado. “Trouxemos elementos do universo da PUCPR, como a pizza e a coxinha, para os cartazes e adesivos que ficarão nas praças de alimentação do Câmpus. É uma forma de humanizar e aproximar o contexto”.

O conceito “Gente boa” já faz parte da identidade comunicacional da PUCPR em outras campanhas. A ideia de unir a linguagem da marca à linguagem dos estudantes surgiu pela parceria com o setor de Comunicação Institucional da Universidade. “Nós fizemos reuniões com a equipe de Criação, eles nos mostraram o posicionamento da marca e nos ensinaram a aplicá-lo”, conta Renan. Durante um mês e meio, as equipes trabalharam em conjunto com funções definidas e interligadas para os estudantes. “Aprendi sobre a importância do processo criativo, de fazer pesquisas e buscar referências”.

Henrique Ramos, estudante do 4º período do curso, também faz parte do trio de criação da Célula que ficou responsável pela criação da campanha. “Nós tivemos total liberdade para criar e qualquer dúvida que tínhamos, entrávamos em contato com o pessoal da Comunicação Institucional. Foi bem participativo, é legal ter contato com quem é da área além dos nossos professores”. Para Henrique, participar da criação de uma campanha real que irá rodar na Universidade foi uma experiência importante.

Aprendizagem na prática

Diego Teider, designer da equipe de Comunicação Institucional da PUCPR, explica que a principal contribuição do setor para a criação da campanha foi a aplicação da marca institucional ao material já criado e desenvolvido pelos estudantes, aproximando daquilo que a Universidade já vinha comunicando.

Diego é formado em Design pela PUCPR e lembra que, quando desenvolveu sua primeira campanha para a Universidade, também ficou ansioso e empolgado com a exibição do seu trabalho para todo o Câmpus. “O melhor laboratório para os estudantes aprenderem a fazer e trabalhar é dentro da universidade. Fazendo campanhas como essa, eles estão se comunicando com o público do qual também fazem parte”, reflete.

Fernanda Bogoni, professora responsável pela supervisão do projeto na Agência Célula, conta que a demanda da campanha surgiu no segundo semestre de 2020, e foi finalizada por novos estudantes em 2021. “Esse é um grande passo, porque a experiência de mercado real é muito importante para os nossos estudantes. Ainda mais no lugar onde eles estudam, com quem faz a comunicação da própria Universidade”, reflete.

O trabalho com demandas mercadológicas e necessidades reais é rotineiro na Agência Experimental do curso. “É fundamental, pois não existe disciplina sem teoria, mas não existe teoria sem prática de mercado. Queremos formar cidadãos profissionais da área multicomunicação, que é viva e orgânica”, explica a professora. Para ela, a participação de novas gerações no mercado da publicidade é fundamental para a renovação da área.