Pesquisa - 16 ago 2021

Estudantes do PPGEPS e de Engenharia de Controle e Automação ganham competição internacional de soluções para veículos autônomos

Equipe da PUCPR foi a única do Brasil a participar; como prêmio, estudantes ganharão viagem à Alemanha

Dois estudantes da Escola Politécnica da PUCPR foram vencedores do desafio Al@Challenge, uma competição internacional de soluções para veículos autônomos e inteligência artificial promovida pela Bavarian Center for Applied Research and Technology with Latin America (AWARE) da Technische Hochschule Ingolstadt (THI), na Alemanha.

A equipe vencedora é formada pelos estudantes Bruno José Souza, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) e Lucas Correa de Assis, graduando em Engenharia de Controle e Automação. Os dois foram orientados pelo professor Roberto Zanetti Freire. Os estudantes da PUCPR trabalharam no desenvolvimento, treinamento e integração de diferentes algoritmos de inteligência artificial para compor a solução final apresentada na competição.

A equipe da PUCPR foi a única brasileira a participar, concorrendo com times da Alemanha e Finlândia. Como prêmio, os estudantes ganharam uma viagem à Alemanha para apresentar sua produção na conferência que irá reportar os resultados da competição. Além disso, ambos terão a oportunidade de realizar intercâmbio na THI.

Veículos inteligentes

O desafio proposto nesta edição do Al@Challenge envolvia desenvolver uma aplicação para tornar veículos mais inteligentes, para que pudessem navegar de modo autônomo com segurança. Os estudantes da PUCPR desenvolveram um software de simulação, que pode ser utilizado em veículos autônomos, scooters e drones. Por meio de visão computacional, processamento de linguagem natural e controladores de velocidade e direção, o veículo que utiliza esse software é capaz de detectar objetos e pedestres na rodovia, permanecer na faixa e responder a comandos de voz.

O trabalho apresentado na competição começou a ser desenvolvido de forma remota em maio deste ano, como conta Lucas. Em reuniões semanais, os dois estudantes debatiam com o professor orientador sobre as estratégias, além de fazerem a programação do software e desenvolverem suas funcionalidades. “A estratégia para testarmos em um ambiente controlado foi utilizar o simulador AirSim, que permite simular uma cidade com pessoas e veículos.”

Oportunidades internacionais

Bruno avalia que as experiências internacionais na Universidade Técnica de Ingolstadt, tanto da premiação quanto do intercâmbio, contribuirão muito nos âmbitos acadêmico, pessoal e profissional de sua vida. “Vamos continuar melhorando nosso software e, assim que for possível por conta da pandemia, vamos até lá. Vai ser uma oportunidade enorme para a gente mostrar nosso trabalho e aprender com o pessoal da Alemanha que trabalha nessa área.”

O professor Roberto Zanetti Freire, orientador da dupla, destaca a importância da integração entre estudantes de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de novas tecnologias. “Essas competições servem de motivação e proporcionam visibilidade para os nossos estudantes internacionalmente, gerando muitas oportunidades para suas carreiras.”

A AWARE é uma rede de cooperação em pesquisa da Universidade Técnica de Ingolstadt, da Alemanha, que proporciona bolsas de mestrado a estudantes estrangeiros, trazendo oportunidades de trabalho na área de engenharia automotiva na Alemanha. A PUCPR tem trabalhado em conjunto com a THI, com foco na dupla titulação dos estudantes de pós-graduação, de modo a ampliar as ações de internacionalização da Escola.