Fique por dentro - 17 mar 2021

PUCPR é a melhor universidade do Paraná segundo ranking internacional

Instituição é uma das melhores do país de acordo com o ranking da Times Higher Education (THE) que avalia os países com economia emergente

Por mais um ano, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é destaque em ranking da revista britânica Times Higher Education (THE), um dos mais importantes do mundo em relação ao ensino superior. Na edição de 2021 do estudo Times Higher Education Emerging Economies University, que avalia as melhores universidades dos países com economia emergente e foi divulgada recentemente, a PUCPR foi considerada a melhor instituição do Paraná. A PUCPR também foi a única instituição privada do estado a figurar entre 52 universidades brasileiras listadas.

Os indicadores de desempenho utilizados pelo ranking estão agrupados em cinco grandes áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, receita e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva internacional (funcionários, alunos e pesquisa); e Renda da indústria (transferência de conhecimento).

De acordo com o ranking a PUCPR é líder em pesquisa científica no Paraná. A universidade investiu pesadamente em pesquisa nos últimos anos e considera esse ponto uma prioridade. Como uma instituição católica, a PUCPR vê a pesquisa como parte da busca humana pela verdade.

Para Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR, a boa colocação da Universidade em um ranking de prestígio internacional como o THE é resultado do foco da instituição em pesquisa e na busca constante por excelência em diversos níveis.

“Trata-se, também, de um reflexo dos esforços realizados pela PUCPR durante todo o ano de 2020, em que enfrentamos uma situação sem precedentes com a pandemia do novo coronavírus. De forma muito rápida, fizemos de nossas atividades presenciais, remotas, sem qualquer prejuízo quanto à qualidade de ensino que é tão característica da instituição”, afirma.

O ranking completo pode ser acessado aqui.