Destaque - 19 jul 2023

Academia de Talentos da PUCPR auxilia empresas a encontrarem profissionais de TI

Iniciativa da Escola Politécnica faz seleção e capacitação na área

A PUCPR, por meio da Escola Politécnica, oferece o Projeto Academia de Talentos, que tem como objetivo desenvolver habilidades essenciais na área de Tecnologia da Informação para formar futuros profissionais para as empresas ou capacitando seus colaboradores.

O mercado de TI está em crescimento constante, mas com uma grande falta de mão de obra qualificada. Por isso, durante o curso na Academia de Talentos os participantes aprendem sobre ciências de dados, desenvolvimento de softwares e linguagem de programação.

No projeto a empresa pode optar por duas formas de processo:

Seleção de talentos

1. Na seleção de talentos é elaborado um projeto personalizado para atender as necessidades da empresa ou cooperativa;

2. Com esse mapeamento é feito um processo de recrutamento e seleção buscando o perfil de profissional que deve ser contratado;

3. A partir das características da vaga, os finalistas passam por uma formação específica com professores que desenham a formação a partir da necessidade da empresa;

4. Por fim, os melhores candidatos na capacitação são indicados para a contratação.

Capacitação

Na capacitação, a PUCPR realiza o aprimoramento de habilidades dos colaboradores da empresa para deixá-los atualizados com as necessidades da empresa e realidade do mercado. Dessa forma, conseguem realizar contratações mais assertivas para a área.

1. É elaborado um plano de capacitação de acordo com o perfil e necessidade da empresa;

2. Os colaboradores são capacitados, com a qualidade PUCPR, para o recrutamento de talentos em TI.

Empresas participantes

Entre as empresas que já participaram do Projeto estão a Bosch, Volvo, Landis+Gyr, Bradesco e a Visionnaire.

Para o Gerente de Tecnologia da Informação da Bosch, Thiago Moreira, “os profissionais com o perfil ou competência sobre desenvolvimento de softwares estão sendo bastante demandados no mercado local e mundial, em todas as esferas”.

O Gerente de Tecnologia e Indústria 4.0, Antônio Edson, também fala sobre a oportunidade de trabalhar na empresa.

“Abrimos oportunidade profissional para as pessoas e por outro lado, com engajamento, elas conhecem as ferramentas utilizadas no dia a dia da organização, fazendo um match perfeito no sentido de poder contribuir com a formação desses profissionais, no termo de futuro”.

Pedro Bertoldi é graduado em Engenharia de Controle e Automação na PUCPR e participou da Academia de Talentos. Para ele, a iniciativa além de aprimorar seus conhecimentos, também ajudou a escolher sua área de atuação. “Da parte acadêmica, pretendo continuar meus estudos com mestrado na área de atuação, e na parte profissional, desejo seguir carreira na Bosch, adquirir conhecimento e experiência para alcançar um cargo de especialista”.

A fábrica de software Visionnaire e o Banco Bradesco optaram pela Academia de Talentos, no modo seleção. O diretor da fábrica, Sergio Mainetti Jr., conta como foi.

“Em 2018 – 2019, tivemos uma escassez de mão de obra qualificada. Por isso, pensamos em formar profissionais com o foco necessário para a nossa empresa e para o Banco Bradesco”.

O Gerente de Tecnologia da Informação do Banco Bradesco, Marcio Alves, complementa “começamos a perceber um tempo maior para conseguir preencher as vagas que tínhamos em TI. Uma outra característica também foi o incremento significativo nos custos dessas recolocações”.

Oportunidade na Academia de Talentos

Lohine Musse, estudante de Engenharia de software da PUCPR, foi uma das selecionadas na seletiva de 2022 da capacitação em parceria com o Banco Bradesco e a fábrica de software Visionnaire.

Para ela, se você deseja conquistar uma vaga nas seletivas, é essencial ter pelo menos um pouco de conhecimento de linguagem de software.

Quando ingressou, sabia Python e JavaScript. “Durante os três primeiros meses de curso tivemos aula de CBL, nivelamento, TDD, HTML e CSS. Depois tivemos JavaScript e realizamos projetos em grupo.”

A estudante que escolheu a trilha de Front-end conta que o seu curso na universidade não é muito focado na parte de programação e por isso a oportunidade foi fundamental para o seu aprendizado em uma área que gostaria de desenvolver.

“Conseguir ser aprovada na seletiva de um curso gratuito, focado para o mercado de trabalho e que me dará um certificado de capacitação é muito gratificante. Além disso, quando concluir o curso tenho a possibilidade de ser contratada pelo Bradesco ou pela Visionnaire”, conta.

Para ela, essa é uma oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho já no 1º ano de faculdade. “A área está crescendo bastante, saber que empresas estão procurando talentos e que eu estou incluída nesse grupo é incrível”, conclui.

O Diretor da Visionnaire, Sérgio, acredita que “quem termina a Academia sai outra pessoa, com embasamento técnico muito bom e forte, o melhor que ele poderia conseguir e focado no mercado de trabalho”.

O Gerente de Tecnologia da Informação do Bradesco, Marcio, fala sobre o futuro da profissão. “Colocar profissionais jovens dentro da nossa estrutura nos dá garantia de um futuro muito mais gratificante no sentido de que teremos talentos avançando na carreira e ajudando a desenvolver nossos produtos e serviços”.

Iniciativa em números

O Projeto da Academia de Talentos mostra a quantidade de inscritos que desejavam participar, quantos foram capacitados e quantos entraram no quadro de colaboradores das instituições:

Empresas

Inscritos Capacitados Contratados

Bradesco (2019)

200

30

18

Bosch (2021) 1540 25

9

Volvo (2022)

1890 25 (Em andamento)
Landis+Gyr (2022) 819 Sem capacitação

(Em andamento)

Bradesco (2022) 595 102
(Em andamento)

As iniciativas realizadas em parceria com a PUCPR são baseadas nos pilares de qualidade de ensino e inovação. Além disso, a Universidade também incentiva a aprendizagem constante, conhecida como lifelong learning, e o aprimoramento das hard e soft skills é essencial para o desenvolvimento de bons profissionais.

Conheça a Academia de Talentos da PUCPR.

Notícias relacionadas
Na PUCPRTem Academia de Talentos
Projeto Academia de Talentos: PUCPR realiza cursos em parceria com Uniti
PUCPR realiza capacitação em parceria com Bradesco Visionnaire
PUCPR realiza processo seletivo para Landis+Gyr
PUCPR lança curso gratuito de desenvolvimento de aplicações em parceria com Volvo
PUCPR lança programa de capacitação em desenvolvimento de software em parceria com Bosch