Destaque

Destaque - 03 ago 2022

PUCPR realiza capacitação em parceria com Bradesco e Visionnaire

Das 102 pessoas selecionadas para o curso, 20% são mulheres

Com o objetivo de formar profissionais com as competências exigidas pelo mercado, a PUCPR realiza capacitação em parceria com empresas. Um deles é o “Programa de Atração e Formação de Talentos” desenvolvido para qualificar profissionais na área de TI, a nível júnior e pleno, para o Bradesco e a Visionnaire.

Essa é a 2ª edição do Programa, que acontece com um volume maior de participantes e mais tecnologias inovadoras de futuro. Durante a Aula Magna do curso foram apresentadas informações sobre as empresas, a seletiva e os módulos que serão trabalhados em cada uma das 5 trilhas de conhecimento: Front-end, Back-end, DevOps, Android e iOS.

A iniciativa teve uma alta procura: das 590 pessoas inscritas, quase 150 fizeram a prova de seleção e entrevistas individuais e 102 foram selecionadas.

Para Sergio Mainetti Jr., Diretor da fábrica de software Visionnaire, os selecionados já são considerados vencedores. “Pudemos observar que a qualidade dos inscritos era muito boa. Isso é mérito da PUCPR com seu alcance de estudantes, da equipe organizadora, mas principalmente dos próprios participantes, que acreditaram no projeto e decidiram se inscrever e estão junto com a gente”.

Conheça o Programa de Atração e formação de Talentos

Importância da iniciativa

O número expressivo de inscritos é resultado de o mercado de Tecnologia da Informação estar em pleno crescimento e a demanda por profissionais qualificados ser maior que a oferta. Além disso, é uma oportunidade de aprender com empresas de renome, professores da Escola Politécnica da PUCPR e ter a certificação da Universidade.

Um dos selecionados para o curso, Weverton de Oliveira do Nascimento, vê na área uma oportunidade de crescimento tanto pela formação quanto pela oportunidade de ser efetivado por uma das empresas. Ele, que trabalha com suporte técnico, soube do curso por meio de um amigo do colégio que também passou na seletiva.

“Eu decidi participar porque com esse treinamento vou adquirir novas skills para o meu currículo. Minhas expectativas são bem grandes porque receberemos capacitação nas tecnologias atuais usadas no mundo todo e nessas duas organizações. Além disso, o curso tem ótimos professores”, explica Weverton.

Ambas as empresas reconhecem que a PUCPR é uma excelente instituição de ensino para iniciativas inovadoras que sejam focadas em desenvolvimento de software e que precisam de uma formação sólida para os participantes.

Entre os pilares da PUCPR estão a qualidade de ensino e inovação. O Times Higher Education Latin America University Rankings 2022, organização que realiza a classificação internacional de universidades, aponta que a PUCPR foi considerada a melhor instituição privada do Estado e a terceira melhor instituição privada do País. A Hotmilk, ecossistema de inovação da Universidade é uma das opções para que estudantes, alumni, empresas e comunidade possam desenvolver suas ideias

Cristina Pinna, Diretora de TI do Banco Bradesco, conta que investir no desenvolvimento das pessoas é prioridade para o Bradesco. “Diante das expectativas dos nossos clientes quanto a produtos e serviços inovadores e aderentes aos seus momentos de vida, bem como aos avanços tecnológicos, o Bradesco deseja desenvolver profissionais de alta performance em tecnologia da informação”.

Visando o desenvolvimento profissional, por meio do Programa e novas oportunidades de trabalho, Daniel Botelho se mudou de Belo Horizonte para Curitiba.

“Quando vi que seria um treinamento para todos que se mostrassem aptos para fazer as tarefas exigidas, decidi me mudar. Em BH as ofertas de trabalho que apareciam na área de TI tinham o salário muito baixo, desejavam um conhecimento muito avançado, que eu não tinha, ou experiência comprovada. Por isso estava cada vez mais difícil conseguir emprego”.

Entre as expectativas de Daniel, ele espera fazer um bom curso, criar laços com as pessoas e torce para que dê tudo certo nessa nova jornada para realizar os seus sonhos.

Presença feminina

Na turma selecionada, quase 20% são por mulheres. Uma delas é Alessandra Ribas, que soube do projeto por meio de um professor do IFPR, onde ela está cursando a segunda graduação em Gestão em Tecnologia da Informação. Apesar de estar começando na área de tecnologia, ela fez segundo grau técnico em informática e graduação em desenho industrial na PUCPR.

Alessandra conta que até hoje nunca tinha participado de um processo assim. “É muito animador poder aprender algo novo e ao mesmo tempo ter a possibilidade de entrar no mercado de trabalho. Fico muito grata com a oportunidade porque o conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos tirar”.

Para Alessandra, essa é uma excelente oportunidade para quem está disposto a estudar, ingressar em uma área que sempre é necessária e que apesar da escassez de emprego que o país está passando, ainda tem carência de profissionais. “Temos que encarar com muita garra e dedicação, é uma área que está em expansão e o aprendizado e networking são muito importantes, principalmente para mim que estou mudando meu ramo de atuação”, conclui.

Historicamente, exatas têm maior presença masculina, especialmente nas áreas de matemática, que são a base dos algoritmos para desenvolvimento de software. Sergio Mainetti Jr., da Visionnaire, percebe que isso vem mudando nos últimos anos e a presença das mulheres está aumentando na área.

Cristina Pinna também destaca que dentro do Banco há uma prioridade para a igualdade nas oportunidades da instituição. “Temos diversas colegas mulheres atuando em tecnologia no Bradesco, incluindo cargos de liderança que são desempenhados de forma brilhante. Continuaremos investindo em programas de formação técnica e incentivando a participação feminina. Também temos cursos internos para empoderar cada vez mais as mulheres para que atuem em tecnologia e busquem posições de destaque. Precisamos acabar com o viés inconsciente que carreiras ligadas às áreas de Exatas e Tecnologia não são para mulheres”, detalha.

Assim como a Visionnaire, é um desejo do Banco que a diversidade esteja cada vez mais presente na empresa.

Importância de upskilling

No Bradesco os programas de formação de profissionais internos e de mercado vêm ganhando cada vez mais força, incluindo ações de reskilling e upskilling técnico e comportamental dos profissionais. Por isso, funcionários de outras áreas que tenham interesse em atuar na tecnologia participam de programas de estágio e incentivo para aprendizado de novas tecnologias, além dos próprios profissionais da TI.

Conheça outros programas de capacitação feitos em parceria com a PUCPR:  
Desenvolvimento de software em parceria com a Bosch
Desenvolvimento de aplicações em parceria com a Volvo
Programa de recrutamento e preparação para a área de TI Landis+Gyr