Destaque - 07 nov 2022

Projeto Academia de Talentos PUCPR realiza cursos em parceria com a UniTI

Cooperativa Central de Tecnologia da Informação investe em modelos já aplicados

O Projeto Academia de Talentos PUCPR realizou aulas magnas de Ciências de Dados, que marcam o início do curso, com a UniTI – Cooperativa Central de Tecnologia da Informação.

O Projeto Academia de Talentos pertence a Escola Politécnica da PUCPR e tem como objetivo desenvolver habilidades essenciais da área de Tecnologia da informação, como ciência de dados, desenvolvimento de softwares e linguagem de programação. O mercado de trabalho de TI está em crescimento constante e com grande falta de mão de obra qualificada.

Além disto, muitas vezes, os profissionais que já trabalham na empresa, precisam de novos conhecimentos, de forma a se adequar a novas demandas internas e externas. Em vista disto, a Academia de Talentos tem como objetivo ensinar e aprimorar esses conteúdos para diminuir o gap de conhecimento profissional.

Além dos colaboradores das cooperativas, a Academia de Talentos já realizou outros processos seletivos para selecionar e preparar novos colaboradores para a empresa, de forma que eles já tenham o conhecimento necessário para a colaboração dentro da companhia. A última foi a capacitação em parceria com o Banco Bradesco e a fábrica de software Visionnaire.

Um dos selecionados, Daniel Botelho, veio de Belo Horizonte para Curitiba especialmente realizar o curso e assim tentar uma oportunidade de recomeço.

“Para mim é tudo muito novo: a cidade, a cultura. O curso tem um conteúdo interessante e apesar de corrido, está sendo de grande valor intelectual para mim. Acho que aprendi nesses 3 meses mais do que aprendi durante o meu curso de Tecnologia da Informação”.

Na capacitação realizada durante a parceria, cada uma das 5 trilhas de conhecimento trabalha com os módulos de: Front-end, Back-end, DevOps, Android e iOS. “A cada dia aprendemos mais ferramentas novas que podemos utilizar no futuro, as aulas são interessantes e os professores estão dispostos a ajudar, o que facilita muito mais o aprendizado”, conta Daniel.

A interação entre os colegas também é um passo importante no processo de aprendizagem e algo estimulado durante a capacitação, como também comenta Daniel, “Os colegas estão se abrindo cada vez mais e assim aprendemos um com o outro quando surge alguma dificuldade. Para mim, essa experiência está sendo muito produtiva”.

Outra participante da seleção é Lohine Musse, estudante de Engenharia de software da PUCPR, ela tem conhecimento em Python e JavaScript. “Durante esses três meses de curso tivemos aula de CBL, nivelamento, TDD, HTML e CSS. Atualmente estamos no curso de JavaScript e realizando projetos em grupo.”

A estudante que escolheu a trilha de Front-end conta que o seu curso na universidade não é muito focado na parte de programação e por isso a oportunidade foi fundamental para o seu aprendizado em uma área que gostaria de desenvolver.

“Conseguir ser aprovada na seletiva de um curso gratuito, focado para o mercado de trabalho e que me dará um certificado de capacitação é muito gratificante. Além disso, quando concluir o curso tenho a possibilidade de ser contratada pelo Bradesco ou pela Visionnaire”, conta Lohine.

Para ela, essa é uma oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho já no 1º ano de faculdade. “A área está crescendo bastante, saber que empresas estão procurando talentos e que eu estou incluída nesse grupo é incrível”, conclui.

As iniciativas realizadas em parceria com a PUCPR estão baseadas nos pilares de qualidade de ensino e inovação. Além disso, a Universidade também incentiva a aprendizagem constante, conhecida como lifelong learning, o aprimoramento das hard e soft skill é essencial para o desenvolvimento de bons profissionais.

Conheça os outros cursos e programas de capacitação realizados em parceria com a PUCPR

Capacitação em parceria com o Bradesco e Visionnaire

Curso de Desenvolvimento de Aplicações em parceria com a Volvo