Destaque

Destaque - 16 dez 2020

RetrosPUCtiva: Relembre os principais acontecimentos da PUCPR em 2020!

Quais os momentos mais marcantes da PUCPR neste ano? Relembre nossas principais conquistas e histórias

2020 foi um ano atípico, em que muitas certezas precisaram ser revistas. Diante deste cenário, a comunidade da PUCPR se mobilizou em diversas ações de solidariedade, eventos e iniciativas de pesquisa para contribuir com a sociedade. Relembre algumas das principais conquistas e histórias que marcaram a Universidade ao longo do ano:

Solidariedade

Campanha de arrecadação para moradores da Vila Torres

Para colaborar com as famílias da Vila Torres, fortemente afetadas pelo fechamento de comércios e isolamento, a Província Marista Brasil Centro-Sul, o Grupo Marista e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), uniram-se ao Padre Joaquim Parron e à Associação de Moradores da Vila das Torres, para organizar uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

relembre aqui

Semana do Saber Ser

Estudantes e professores do curso de Medicina de Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Londrina uniram-se para ajudar instituições da cidade neste período de pandemia. A Semana do Saber Ser, realizada entre 22 e 27 de maio, de forma 100% online, reuniu mais de 300 pessoas, resultando na arrecadação de seis toneladas de alimentos não perecíveis e 1,8 mil peças de roupa de inverno.

relembre aqui

 

Estudante da PUCPR organiza campanha de doação para o Caximba

Julia Augustini Hansaul, estudante do 2º período de Direito do Câmpus Curitiba, organizou uma campanha de doação depois da passagem de ciclone pela cidade. Foi arrecadada uma tonelada de alimentos, além de centenas de roupas, calçados e cobertores, encaminhados para o bairro Caximba.

relembre aqui

Dia do Abraço

No Dia do Abraço, comemorado em 22 de maio, a Universidade decidiu converter a experiência do isolamento social em uma ação prática de amor ao próximo: em posts nas redes sociais, a PUCPR incentivou a comunidade acadêmica a marcar quem eles gostariam de abraçar naquele momento, de maneira virtual. Cada comentário seria convertido em R$ 1 em alimentos, destinados a famílias e instituições que precisam de ajuda durante a pandemia. A campanha resultou em mais de mil cestas básicas doadas.

relembre aqui

Conquistas

61 anos de PUCPR

Em março, a PUCPR completou 61 anos! Em comemoração, foi inaugurado busto e o Bosque Dom Manuel da Silveira D’Elboux, fundador da Universidade. Também foi inaugurada a Alameda dos Reitores com diversas árvores da espécie Oliveira, que representam cada reitor que passou pela PUCPR, ao lado da Paróquia Jesus Mestre.

relembre aqui

Times Higher Education (THE)

O Times Higher Education (THE), um dos rankings mais importantes do mundo sobre ensino superior, divulgou a lista das melhores universidades da América Latina. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) se destacou na classificação, ficando entre as 50 melhores universidades da América Latina.

Relembre aqui

Acreditação Internacional da ABET

Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Curitiba da PUCPR foram acreditados pela ABET, organização que acredita programas de universidades e faculdades nas áreas de engenharia, tecnologia, computação e ciências naturais e aplicadas. A ABET (Accreditation Board of Engineering and Technology) é uma instituição reconhecida internacionalmente e que assegura que os cursos acreditados atendem aos padrões de ensino internacionais de mais alto nível.

relembre aqui

Prêmio Aberje 2020

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná está sempre aberta a novos pontos de vista e disposta a questionar aquilo que é conhecido. Essa postura inovadora da PUCPR foi reconhecida com dois primeiros lugares na etapa regional do Prêmio Aberje 2020, nas categorias Evento e Público Interno. O Prêmio Aberje é considerado um dos maiores reconhecimentos do setor de Comunicação Empresarial.

relembre aqui

Ranking de pesquisa em Inteligência Artificial da Fapesp

Um estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) classificou a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) como a instituição privada de ensino superior que mais publica pesquisas sobre Inteligência Artificial no país. No estado do Paraná, a Universidade também se destaca, ficando em terceiro lugar entre universidades públicas e privadas. Foram analisadas publicações de 2014 a 2018, de universidades do mundo todo.

relembre aqui

Eventos

6ª Bênção dos Animais

Durante este período de distanciamento social, os bichinhos de estimação se tornaram companhias ainda mais importantes. Para celebrar o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, a PUCPR realizou a 6ª edição da Benção dos Animais. A benção foi realizada no formato drive-thru e não faltaram sorrisos, latidos, miadas e cantos de passarinhos.

Relembre aqui

Acolhida dos calouros American Academy

Em março, aconteceu a cerimônia de Acolhida aos Calouros American Academy, programa de graduação internacional da PUCPR e da Kent State University. O evento contou com diversas atividades para integração dos novos colegas.

Relembre aqui

Formatura antecipada de Medicina

Estudantes do último período dos cursos de Medicina dos Câmpus Curitiba e Londrina da PUCPR puderam colar grau de forma antecipada, no final de abril, para ajudar no combate à pandemia de coronavírus. 89 novos médicos se formaram em uma cerimônia rápida na PUCPR Câmpus Curitiba. Em Londrina, foram formados 29 bacharéis em Medicina.

Relembre aqui

Semana Literária PUCPR

A Semana Literária PUCPR 2020 ocorreu entre os dias 26 e 30 de outubro em uma versão totalmente online e gratuita. Na programação estavam conferências e oficinas com autores nacionais e internacionais para discutir diversos temas envolvendo o universo literário. Entre eles estavam nomes como Mia Couto, Conceição Evaristo, Cristóvão Tezza e Eliane Brum.

Relembre aqui

Colação de Grau online

Uso de máscara, distanciamento entre os colaboradores da Universidade, estudantes arrumados em suas casas e dividindo o espaço da tela de transmissão simultânea. Foi um cenário muito diferente do que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná estava acostumada em suas formaturas, sempre cheias de contato e abraços apertados. Porém, foi a adaptação necessária, por conta do momento histórico, para garantir que todos os estudantes pudessem se formar, mantendo a segurança da comunidade acadêmica.

relembre aqui

Gente da PUC

Quando mãe e filha sonham juntas

Lourdes Rodrigues da Silva tornou-se colaboradora da PUCPR em 2009 e sempre incentivou muito os três filhos a estudarem. Em abril desse ano, ela formou sua filha caçula, Emanuele, em Medicina na PUCPR. As duas são grandes companheiras, e a admiração é mútua. “Se tem uma pessoa que sempre esteve comigo, foi minha mãe. Desde o começo, nos momentos bons e ruins”, conta Emanuele.

Relembre aqui

 

“Eu vim para este mundo para fazer a diferença, nem que seja só um pouquinho, na vida das pessoas”

A experiência de 27 anos na área eletrônica e de outros 10 na área comercial não foram suficientes para Robson Luis Muniz se acomodar. Aos 50 anos, ele decidiu cursar Engenharia Civil. Há apenas um ano na graduação, ele criou um respirador para ajudar na luta contra o coronavírus.

Relembre aqui

Takeover no Dia do Profissional de Marketing

Para celebrar o Dia do Profissional do Marketing, comemorado em 8 de maio, a PUCPR convidou Luiza Barcelos, estudante do 5º período do curso de Marketing da Universidade, para assumir os meus stories do Instagram da PUCPR por um dia. Ela mostrou um pouco da sua rotina, de como é estudar na PUCPR, trouxe algumas curiosidades sobre o curso de Marketing e ainda respondeu algumas perguntas enviadas por seguidores.

relembre aqui

Você sabia que a Universidade tem uma equipe de paratletas?

Desde 1999, a PUCPR insere pessoas com deficiência no meio esportivo. Atualmente, a equipe conta com atletas de alto rendimento nas modalidades de natação e atletismo. Eles têm uma parceria com os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, cujos estudantes, por meio das matérias de estágio obrigatório, podem prestar apoio aos atletas em diversas áreas.

Relembre aqui

Clareza de objetivos, estudo e dedicação para uma carreira sólida

O Direito foi a área que melhor traduziu os anseios profissionais de Liliane Busato. Foi analisando o que era importante para sua carreira que ela escolheu o caminho – e o começou bem cedo. Liliane se formou pela PUCPR aos 22 anos e foi certeira no ramo que seguiria: direito processual civil. Assim que conquistou o título de bacharel, surgiu um processo seletivo para lecionar na disciplina de estágio civil, também na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

relembre aqui

#todosjuntos

Comunidade Acadêmica da PUCPR se mobiliza no enfrentamento ao Coronavírus

Estudantes e professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) se mobilizaram para dar suporte à sociedade na prevenção e no enfrentamento ao Covid-19. De forma voluntária, diversas iniciativas surgiram na Universidade para a produção e distribuição de álcool gel e equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da área da saúde.

Relembre aqui

Dia da Enfermagem: “A profissão sempre foi protagonista no combate a pandemias e grandes doenças”

enfermagem; retrospectivaO Brasil conta hoje com mais de 2 milhões de enfermeiros, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem. No dia a dia da assistência direta, eles são os responsáveis por cuidar e acompanhar os pacientes 24 horas por dia. E todo este trabalho de dedicação foi celebrado no dia 12 de maio, o Dia Internacional da Enfermagem, que em 2020 ganhou contornos mais comoventes com a pandemia do novo coronavírus.

Relembre aqui

PUCPR participa de doação de 900 faceshields para catadores

Professores da PUCPR entregaram 900 máscaras do tipo faceshield para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba. As máscaras, desenvolvidas pelos docentes da Universidade, foram distribuídas para 40 associações de catadores de materiais recicláveis do Programa Ecocidadão e complementaram o kit de proteção que inclui máscaras e luvas, já distribuídas pelo município.

Relembre aqui

PUCPR integra pesquisa sobre células-tronco como forma de tratamento da Covid-19

Pesquisadores da PUCPR, da UFPR e da Fiocruz trabalharam juntos em um estudo pioneiro que usa células-tronco no tratamento de pacientes com a Covid-19. As células do cordão umbilical foram utilizadas para ajudar na recuperação de pacientes em estado grave.

Relembre aqui

Professores inovam para melhorar a experiência das aulas

Em projetos de inovação, o “pulo do gato” é o acompanhamento, com melhoria contínua, adequando e melhorando a solução a cada insight. Essa prática, porém, não se restringe apenas a projetos de inovação, nem a grandes iniciativas. E disso os professores da PUCPR entendem bem. Em busca de melhorar cada vez mais a qualidade das aulas no modelo remoto – adotado desde março para permitir a continuidade dos estudos de maneira segura -, os professores têm encontrado novas formas de passar os conteúdos, sempre contando com o feedback precioso dos universitários.

Relembre aqui